sexta-feira, 9 de março de 2012

Efeitos colaterais

Os países emergentes, considerados até então os motores do mundo moderno, começam a sentir o peso de carregar a economia mundial nas costas. O impulso econômico dos últimos anos proporcionou crescimento acelerado, mas também gerou sérios problemas estruturais para as economias em fase de desenvolvimento: inflação, bolhas (imobiliárias, como na China), déficits e moedas fortes. Estes problemas são uma pedra no sapato para o crescimento econômico sustentado e atualmente já estão causando desgastes consideráveis nas economias emergentes.

Nesta semana, o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, reduziu a meta de crescimento anual do país para 7,5%. Uma semana antes do anúncio de Wen Jiabao, a Índia disse que sua economia cresceu 6,1% no último trimestre de 2011, o ritmo mais lento nos últimos dois anos. Na África do Sul, a previsão de crescimento caiu para 2,5% este ano, bem inferior aos 7% estipulados pelo banco central do país. E no Brasil, como todos nós já sabemos, tivemos um crescimento pífio de 2,7% em 2011, menos da metade da taxa prevista pelo ministro Guido Mantega há um ano atrás. Para completar, a produção industrial brasileira caiu 2,1% em janeiro, esta foi a maior queda desde a crise de 2008.

O Brasil ainda consegue ser um caso a parte entre os emergentes, pois está entre os países mais caros do mundo para se produzir manufaturas. Reflexo do famoso custo Brasil: péssima infra-estrutura, baixa educação, elevada carga tributária, burocracia exagerada e corrupção.

Mas o governo está com uma carta na manga para mostrar ao mercado na próxima semana. O ministro Fernando Pimentel afirmou que o governo vai anunciar novas medidas de incentivo ao crescimento. Entre as medidas podem surgir novas linhas de financiamento e de crédito a taxas subsidiadas ao setor produtivo, redução de impostos e desonerações. Pimentel disse também que o objetivo das medidas é aumentar a ridícula taxa de investimento da economia doméstica este ano (equivalente a um acréscimo de 4% a 5%) em relação a 2011, quando foi registrado investimento de 19,3% do PIB (Produto Interno Bruto).

Ao mesmo tempo que o mercado comemora as medidas de incentivo à economia (entre elas o afrouxamento monetário do Banco Central, com um recente corte de 0,75 p.p. na taxa selic), fica um receio no ar referente aos solavancos econômicos que estamos levando. Parece que o país não consegue manter um ritmo de crescimento gradativo por dois anos seguidos porque sempre esbarra em uma série de problemas que continuam sendo ignorados pelo governo.

Do que adianta afrouxar a economia e dar incentivo ao processo produtivo no curto prazo, sendo que mais pra frente teremos que apertar o cinto novamente porque o crescimento ficou desregulado devido à falta de estrutura e planejamento. O empresário brasileiro que conseguiu sobreviver até hoje teve que desenvolver uma característica única, saber surfar a onda e se preparar para a tempestade que vem depois.

Para o mercado de capitais, o que interessa mesmo é liquidez no sistema. O Ibovespa continua mantendo o seu rally de alta mas encontrou uma faixa de resistência importante, os 68k. Não vai ser fácil romper esta barreira em nível de sobrecompra nos gráficos diário e semanal, além do candle deixado esta semana que sugere pelo menos um respiro no curto prazo. Há um grande espaço para realização de lucros sem que comprometa a tendência de alta, o que torna operações na ponta compradora ainda mais perigosas. Neste nível é recomendado operar apenas com trades rápidos.

  
Na China, a bolsa de Xangai fechou com um candle parecido com o do índice Bovespa. Também parou para respirar mas ainda tem espaço para testar a principal resistência de curto prazo na região dos 2.5k. Está se firmando acima de uma LTA bem inclinada, se esta linha for perdida a situação pode se agravar um pouco no curto prazo.


No mundo desenvolvido, o índice Dow Jones não está com cara de bons amigos. Após ter deixado um doji de indecisão na semana passada, soltou um enforcado bem abaixo do patamar psicológico dos 13k. Este enforcado está se apoiando justamente na LTA formada a partir do fundo em outubro do ano passado. Se o candle vingar esta linha de tendência de alta que originou todo esse rally do Dow Jones poderá ser perdida acelerando ainda mais o movimento de correção.


Na Europa tivemos a confirmação oficial da Grécia ocupando o posto de maior caloteira em títulos soberanos do mundo. A dívida grega reestruturada é de 206 bilhões de euros. Os investidores que aceitaram participar do “calote organizado” receberão “a bagatela” de 15% do valor devido em títulos líquidos e “fabulosos” 31,5% em novos títulos gregos (que fantástico!). E não é só isso, participando agora você recebe um bônus adicional de mais um título ligado ao crescimento do PIB da Grécia (eu juro, isso não é uma piada!). “Ligue agora e fale já com um de nossos atendentes do tesouro nacional”. Que espetáculo não é mesmo? Imagine se a moda pega... Tapem os ouvidos dos portugueses.

Não é a toa que os novos títulos foram negociados na faixa dos 20 centavos por euro nesta sexta-feira. As padarias europeias estão até pensando em adotar o sistema de títulos gregos para substituir as famosas balinhas de troco do pão. O problema é que haverá uma forte resistência por parte dos consumidores: Que papel é esse? Você está me roubando? Quero as balinhas de troco! (brincadeira pessoal, só pra descontrair a sexta-feita).

Para finalizar então vamos observar o fechamento da semana do índice DAX, na Alemanha. Reparem no doji de indecisão tamanho família bem abaixo da resistência de curto prazo na região dos 7k. A volatilidade voltou a aumentar na Europa e semana que vem podemos ter fortes emoções.


Apertem os cintos e bom final de semana a todos! Até segunda!

Posts da semana:

18 comentários:

  1. Eai FI,

    Estou bokiaberto com tanta informacao! o q esperar do final de semana? pois na proxima semana ou rasga ou raxa esses 68k agora comecou a forca vendedora e so papeis com bons dividendos estao se movimenando bem de resto vai tudo bater resistencia e pelo jeito vai voltar ou...ainda bem q a estrategia está bem montada heheheh e o que eu tinha dito anteriormente as NTB's dispararam quem comprou se deu q n comprou vai pegar com juros mais baixo, flw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, que nada eu ainda tenho que filtrar muita bobagem que soltam por aí. Acho que vai ser racha na cabeça, porque 68k não é uma barreira fácil de romper. Quem está com a estratégia montada está tranquilo na posição, basta manter e administrar o que já arrancou do mercado. Comprar NTNB agora é furada, "o bônus micou" rsrs

      Abcs,

      Excluir
  2. boa noite.
    qual seu palpite para semana q vem?sera q tera alta ou baixa?

    grande abrço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bom?

      Acho que não passa dos 68k. Mas isso tudo é palpite ok? Não tenho esse poder de prever o mercado rsrs, mas as probabilidades para continuar subindo no curto prazo estão bem pequenas.

      Abcs,

      Excluir
  3. Olá FI, exelente post, olha creio que já está precificado estas novas medidas do Manteiga, ao longo destes dois anos vimos varias e várias medidas para incrementar, diria até maquiar, o crescimento, aquela do Lula ir á tv pedir ao povão para ir as compras!!, agora só vejo lojas vázias, não tenho dúvidas que haverá uma freada, e esta liquidez nos mercados já é motivo para se estar lonje da bolsa, agora só para profissionais, que não é meu caso;
    Bom, na Usim5 sai em agosto, vendi por R$ 14,10 tudo, e já estou com + 20% aprox, estou estudando quais possíveis movimentos o papel pode tomar, estou ainda mais para que faça um teste nas proximidades dos R$ 8,50;
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Obrigado! O governo vai ter que se mexer e muito porque do jeito que está não dá. Indústria (principalmente de transformação) está sufocada no Brasil, os poucos que conseguem competir tem que partir pra inovação e buscar crédito fora se não conseguirem do BNDES. O meu receio é que o governo anuncie medidas de curto prazo apenas para tirar o setor da lama e depois cortem novamente. Precisa ser feito um trabalho sério de planejamento para manter o crescimento minimamente regular.

      Acho que pra USIM5 ir nos 8,50 Ibovespa teria que ceder para abaixo dos 64k.

      Abcs,

      Excluir
  4. Ótimo post. Realmente o momento para compras não é o mais indicado. E nem para vendas. IBOV indeciso. E na minha opinião o SP500 também: http://traderlp.wordpress.com/2012/02/25/minha-acao-do-momento-e-nao-agir/

    E o nosso governo além de não ajudar a indústria ainda mancha a imagem do país na organização da Copa.

    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Sim, apesar de manter uma tendência boa de alta no médio prazo, há uma indecisão para formação do próximo topo ascendente que poderá ser bem abaixo dos 68k. E se o movimento de correção estourar os 64k pra baixo a coisa fica um pouco mais feia pela ausência de suportes importantes até os 60k.

      Incrível né? Estamos mais desorganizados que a África do Sul na última copa.

      Abcs,

      Excluir
  5. Olá, foi um erro conseguir a copa para cá pois os graves problemas virão à tona;
    FI, minha concepção é que nenhum movimento especulativo é sustentável, tudo é questão de tempo, enquanto houver esta liquidez do dinheiro fácil os emergentes ficarão nesta de fortes altas e baixas, vamos tentar algumas pistas, o dolar index é interessante, está armando pivot de alta, indício de forte ajuste nos mercados;
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que foi um acerto trazer a copa pra cá, por que os graves problemas virão à tona e o país terá oportunidades de resolvê-los.
      Pior é colocar os problemas debaixo do tapete,ou ignorá-los ao invés de resolvê-los.

      Excluir
    2. Exatamente.

      Pior é que a FIFA chega aqui e deixa o governo de cabelo em pé porque faz as cobranças devidas e critica quando deve ser criticado. Se pensar bem, nós é que deveríamos estar fazendo esse papel como cidadãos. Mas a maioria da população brasileira não está nem aí rsrs..

      Abcs,

      Excluir
  6. FI ,,

    Pelo jeito teremos uma correção , esses notícia que o governo deverá anunciar nesse semana poderemos ter umas altas repentinas , mas o que tudo indica que realmente o mercado está muito esticado.Teremos uma mercado lateral , sobe um pouco desce um pouco .

    ASS: ARRISCATUDO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode formar topo ascendente a qualquer momento devido a sobrecompra e região de resistência forte. Mas a tendência de alta no médio prazo continua viva, tem muito espaço para correção sem comprometer a tendência. Vamos um passo de cada vez e acompanhando o humor do Sr. Mercado que anda sempre bem alterado rsrs..

      Abcs,

      Excluir
  7. Pessoal só pra lembrar porque esqueci de avisar no post:

    Amanhã as porteiras voltam a abrir no horário normal, 10:00h e fecham as 17:00h

    Bons negócios,

    ResponderExcluir
  8. Seus textos são um primor! Tanto de informação, como de formulação textual. Espero que de alguma maneira consiga capitalizar um pouco. hehe... Se não acaba cansando, né?
    Carla

    ResponderExcluir
  9. Obrigado!

    Não são lá aquelas coisas, mais dá pra ler né? Hehe, muito pouco, quase nada pra falar a verdade. Mas o grande lucro do blog é o aprendizado que fica pra vida inteira, esse sim é um capital valioso e irá fazer diferença no futuro. Eu acho o mercado tão fascinante que nunca vou me cansar de escrever, fazer análises, acompanhar, operar, etc. É como se fosse um hobbie pra mim, não consigo viver sem e me sinto feliz fazendo o que faço aqui no blog mesmo sem ganhar nada.

    Tem doido pra tudo né? kkkkkk

    Boa noite pessoal,

    Abcs,

    ResponderExcluir