sexta-feira, 23 de março de 2012

Fechamento da semana

No post de hoje iremos abordar apenas os fechamentos técnicos semanais dos principais índices mundiais devido à ausência de notícias relevantes e/ou novidades nesta sexta-feira. Vamos começar então pela matriz Dow Jones. Sinalização de realização de lucros na semana após o teste na região dos 13.2k (ante penúltima resistência até o TH - topo histórico). Até o momento conseguiu se manter acima do suporte psicológico dos 13k, mesmo ponto onde está passando a LTA de toda esta pernada de alta iniciada em outubro do ano passado. Região complicada, se perder estas duas linhas de sustentação na próxima semana, a força dos ursos poderá aumentar em Wall Street.


Na Europa, o índice DAX (Alemanha) também fechou a semana em baixa confirmando topo ascendente na região dos 7.2k. A próxima parada está na linha de suporte em 6.8k. Ainda tem bastante gordura pra queimar dentro desta pernada de alta de médio prazo.


Na ala dos emergentes o fechamento semanal foi pior ainda. O índice da bolsa de Xangai, na China, perdeu sua LTA de sustentação formada no inicio deste ano e tenta se manter acima da linha central de bollinger. Situação delicada, não há sinal de fundo no curto prazo. Tendência de baixa permanece para médio e longo prazo.

  
No Brasil o fechamento semanal do Ibovespa confirma mais uma vez a força da resistência em 68k. Houve uma nova tentativa de rompimento que foi completamente rechaçada derrubando o índice para abaixo dos 66k. São quatro semanas seguidas de tentativas infrutíferas de rompimento. Com isso temos mais um candle de topo no gráfico semanal que só será invalidado se passarmos por cima dos 68k, tarefa bem difícil e bastante improvável no momento.


Um pouco abaixo da atual pontuação do Ibovespa, temos uma pequena zona de apoio nos 65k, porém a principal zona de suporte está na região dos 64k. Esta linha é decisiva para impedir uma queda mais expressiva rumo aos 62k e posteriormente 60k.

Bom pessoal, hoje foi só pra repassar os gráficos. O mercado ficou estagnado, nada de novo aconteceu. Então vamos ficando por aqui. Um ótimo final de semana à todos vocês! Bom descanso!

Posts da semana:

15 comentários:

  1. Curioso que não aconteceu nada, mas alguns papéis tiveram oscilação monstro... Até exagerada eu diria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Também reparei isso. Pode ser peixe grande acertando carteira ou realocando em outro lugar. Suspeito que estejam reduzindo um pouco a exposição em renda variável no geral, ou realocando um pouco mais no setor industrial. Apostando no impulso do governo.

      Abcs

      Excluir
  2. Olá FI,
    Semaninha difícil ... mas valeu!
    Bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil Rodrigues,

      Acho que a partir de agora a moleza vai diminuir. Subiu muito nos dois últimos meses e o mês de março está querendo fechar com indefinição abaixo de uma zona forte de resistência. Sexta-feira que vem teremos fechamento mensal e trimestral, ponto importante nos gráficos. Vamos acompanhando.

      Abcs,

      Excluir
  3. BOA NOITE FI

    VC ACHA NA SUA HUMILDE ANALIZE Q SUBIRA PRa SEMANA Q VEM OU CONTINUARa caindo?

    grande abraço.obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Vou chutar. Acho que pode sair uns repiques curtos, mas a tendência é que continue caindo rumo aos suportes mais abaixo.

      Abcs,

      Excluir
  4. Olá, temos um potencial de queda grande, ao meu ver uma oportunidade boa será por volta dos 60k, se por ai apenas repicar e furar p/ baixo entra novamente em bear, ai salve-se quem puder!!! Isso são minhas expectativas para este ano e o próximo;
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Eu não sei quando isso irá acontecer, as grandes quedas são as melhores oportunidades na bolsa. Não costumam acontecer ano após ano, mas se o mercado resolver nos presentear novamente com uma excelente oportunidade, fazer o que, temos que aproveitar né rsrs...

      Abcs,

      Excluir
  5. FI, observe que as grandes viradas do mercado ocorrem nos extremos do Dollar-Index. já rodei para encontrar uma base para o Metastock e nada ainda, ´so consigo ver no WSJ, más é bem interessante, ao meu ver não é outra queda e sim continuação do ano passado pois caiu pouco, só surraram alguns papéis;
    Minha maior dificuldade é saber qual LTA de longo prazo é válida, muda à cada programa ai fica complicado;
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não será diferença entre as escalas? Alguns programas já deixam salvo na logaritmica e outros na aritmética.

      No mais, eu prefiro dar maior relevância as linhas de suporte e resistências. LTs podem passar por todas as partes nos gráficos. Já os suportes/resistências coincidindo com topos e fundos de ondas, não.

      Abcs,

      Excluir
  6. Olá, olhando o EWZ fica mais coerente, a LTA de longo prazo passa hoje em torno dos 40~45 pts, então paralelamente nos dá um potencial de queda em torno dos 30% dos patamares atuais, uns 44~46K, por outro lado caso se rompa o TH então abre-se espaço aos que sonham nos 90K o Ibov...o futuro dirá....gostaria da opinião além de FI outros leitores, afinal das contas estamos de certa forma no mesmo barco!!!
    Ivan

    ResponderExcluir
  7. Ivan, gosto das suas análises. São consistentes. Espero que você encare isso como uma simples análise: acho você pessimista demais. É a primeira vez em que vislumbro no seu texto uma possibilidade - ainda que remota - de uma subida surpreendente. Lembre-se, isso é sempre possível. A questão é: o quanto isso é possível.

    Particularmente, eu acho que há força para romper os 68k. "O volume estrangeiro é a nossa energia", parafraseando o mote da nossa grande, continua por aqui. Achei que fosse debandar, mas não. Se esse quadro for mantido, encontraremos razões mil para subir.

    Esperar e ver.
    Abraços
    TR

    ResponderExcluir
  8. Os índices emergentes e mais o índice CRB de commodities ainda não superaram a última resistência antes de seus topos históricos. Se isso não acontecer em breve, devemos ter uma bela queda. É o que eu espero...
    Carla

    ResponderExcluir
  9. É isso aí pessoal! Continuem participando, a opinião de vocês é muito importante também!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  10. Obrigado TR, más tenha sempre em mente que nenhuma economia se sustenta em especulação, é algo que derrepente desmorona, ai é que vem meu viés negativo, houve a oportunidade em 2008 e creio que virá novamente, meus alvos são estes ai, nada dramático o Ibov chegar por volta dos 45K, como a Carla disse realmente é pra ficar de olho nas comodyties, em especial petróleo, acima de 100U$$ o barril não se sustenta, até 2004 custava menos de 30U$$, creio que sofrerá forte ajuste;
    Ivan

    ResponderExcluir