quinta-feira, 15 de março de 2012

Fundo da selic: 9% a.a.

A grande agitação dos mercados de juros futuros logo pela manhã desta quinta-feira já indicava que algo de novo apareceu na ata do Copom (Comitê de Política Monetária - Banco Central) divulgada hoje. Os contratos de juros futuros, exageradamente precificados para baixo, começaram a subir por conta deste conteúdo expresso no documento da ata:

"Considerando os valores projetados para a inflação e o balanço de riscos associado, o Copom atribui elevada probabilidade à concretização de um cenário que contempla a taxa Selic se deslocando para patamares ligeiramente acima dos mínimos históricos, e nesses patamares se estabilizando”.

Para melhor entendimento vamos destrinchar este trecho (o mais importante) da ata. A mínima histórica da taxa básica de juros foi 8,75% a.a., que vigorou no período de julho de 2009 a abril de 2010. Patamares ligeiramente acima da mínima histórica significa 0,25 p.p. acima. Logo 8,75 + 0,25 = 9,00. Após encostar nos 9,00% a.a., a intenção do Banco Central é parar de cortar a taxa básica de juros e deixá-la estabilizada neste patamar. Resumindo então, o fundo da taxa selic será 9,00% a.a. Quem está afirmando isso é o próprio Banco Central e com bastante clareza, que é uma novidade muito boa. Palavras utilizadas na ata, tais como: “elevada probabilidade”, transmitem uma segurança maior aos agentes do mercado financeiro que poderão projetar suas estratégias para 2012 sem maiores surpresas.

Sobre o último corte de 0,75 p.p. o Copom entendeu que o ajuste feito na Selic se sustentou pela desaceleração da economia brasileira no segundo semestre de 2011, falta de uma solução definitiva para a crise na zona do euro e riscos por conta da desalavancagem de bancos, famílias e de governos nos principais blocos econômicos.

Além disso, a taxa selic se firmando em 9% (ou futuramente acima, devido as pressões inflacionárias que poderão aparecer no segundo semestre deste ano) prorroga a necessidade de alteração no rendimento da caderneta de poupança. Mexer na “boa e velha caderneta poupança” do brasileiro é um assunto extremamente delicado e muito dificilmente seria feito em ano eleitoral.

O Ibovespa fechou em baixa por conta da ata do Copom. Agora todo mundo já sabe que o ciclo de afrouxamento monetário está próximo de terminar (mais uma ou duas reuniões) e que a selic não ficará abaixo de 9,00% a.a. A linha dos 68k foi perdida e caso não apareça alguma reação no pregão de amanhã, os ponteiros irão apontar para a linha de suporte em 66.4k/66.5k (mesma região da linha central de bollinger).

  
Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em leve alta subindo conforme a banda de superior de bollinger vai se abrindo. Ainda não há nenhum sinal de topo no curtíssimo prazo. Volume alto por três pregões seguidos pode indicar rebalanceamento de carteira de alguns bancos devido à provável liquidação de treasuries comprados nos anos anteriores (o bônus subiu nos últimos dias “milagrosamente” com uma ajudinha do “patrão” - FED).


4 comentários:

  1. dowjones ta dando de tapa na cara do ibov, se nao entrar recurso estrangeiro nossa bolsa nao se mexe, os papiros estao dando entrada, será q dps dessa realizacao o bixinho sobe mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saimon,

      O Spread Dow Jones x Ibovespa a partir de 01/01/2012 está favorável ao Ibov (ou seja, Ibov subiu mais que Dji). Aliás nós estamos no topo da lista das bolsas que mais subiram no mundo este ano. Dow Jones e S&P500 estão pegando carona naquele rompimento histórico da Nasdaq. Bovespa tá puxada mas está bonita para médio prazo. Se os estrangeiros conseguirem levar até o TH, a partir daí pessoa física pode voltar a comprar bolsa (deles) e teremos um novo topo após uma euforia.

      Abcs,

      Excluir
  2. boa noite FI.

    sera q teremos amanha a boa sorte de q suba um pouco?

    GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Agora não vale eu responder rsrs... Só fui entrar no blog agora, com as porteiras da Bovespa já abertas.

      No intraday de 60 minutos está tendo briga pra tentar retomar os 68k sem sucesso. Tem uma LTAzinha (puxada a partir dos 65k) que está pedindo pra ser testada, então pode lateralizar e cair um pouco no curtíssimo prazo. Se respeitá-la pode ter uma nova reação pra tentar retomar os 68k. Vamos monitorando

      Abcs,

      Excluir