terça-feira, 13 de março de 2012

Nasdaq Day

Um índice que renasceu das cinzas após o crash das empresas de tecnologia há mais de 10 anos atrás começa a ganhar espaço novamente nos mercados chamando atenção de muitos investidores e especuladores.

Aquela febre de investimento do Nasdaq em 1999, favorecendo empresas pouco lucrativas, é bem diferente do que está acontecendo atualmente. Hoje, as 100 maiores empresas do índice Nasdaq têm caixas gordos e quase metade destes papéis pagam dividendos. A relação preço/lucro é bem inferior ao daquela época mesmo com as empresas 10 vezes mais alavancadas do que em 1999. Algumas empresas podem ser até mesmo comparadas com o topo de Wall Street, os 30 maiores ativos que compõe o índice Dow Jones.

Pouco fez diferença o comunicado do FED (Federal Reserve) no desempenho dos mercados nesta terça-feira, apesar da mídia insistir neste ponto. O FED reconheceu os sinais recentes de retomada na economia americana e redução das dificuldades no mercado financeiro. Ou seja, nenhuma novidade para o mercado, e nenhum sinal de QE3. O grande responsável pelo alvoroço nas bolsas foi o “novo” Nasdaq, tanto é que os índices já estavam subindo antes mesmo de sair o comunicado do FED. Para entender o porque desta agitação no mercado vamos abrir o gráfico mensal do Nasdaq: 


Visível não? Movimento técnico de extrema relevância para o médio e longo prazo. Você pode desenhar um OCOI, triângulo, traçar médias, ou o que for. Tudo vai indicar forte movimento de padrão altista. O topo histórico de 2008 foi rompido acionando pivot de alta clássico no gráfico. E o principal, o “novo” Nasdaq acima dos 3.000 pontos é um índice que trabalhará com poucas zonas de resistência, justamente por englobar a faixa de pontuação do crash em 2000 onde as quedas eram rápidas e portanto não “fabricaram” linhas relevantes.

E o Nasdaq não fez barulho sozinho no mercado, a sua força empurrou o S&P 500 para romper o último topo ascendente do ano passado e acionar importante pivot de alta no gráfico diário e semanal. Movimento muito importante para o mercado norte-americano, S&P500 aumentando a força da tendência de alta no médio prazo. No índice Dow Jones também pode-se observar um rompimento importante, da zona de congestão de curto prazo, acionando pivot de alta.

  
No Brasil também tivemos forte movimento altista na Bovespa mostrando entrada de força compradora acima do normal. Os negócios giraram 8,18 bilhões. O mercado utilizou a Vale como trampolim para romper último topo ascendente do Ibovespa e importante resistência nos 68k. Esta puxada no índice espantou os ursos que estavam posicionados logo abaixo dos 68k, por isso fechamos com mais de 3% de alta. As posições vendedoras foram varridas pelo mercado.


A superação dos 68k é um movimento de suma relevância. Esta linha era uma das barreiras mais importantes para impedir que o índice caminhe rumo ao TH em sua tendência de alta no médio prazo. Acima dos 68k a próxima parada de curto prazo é o patamar psicológico dos 70k.

17 comentários:

  1. PS: Não postei o gráfico do S&P porque o post ficaria muito carregado de gráficos. O movimento foi muito importante para tendência de alta, mas em compensação o do Nasdaq está sendo histórico. Por isso optei pelo Nasdaq.

    ResponderExcluir
  2. Eu tive aqui em janeiro e disse que o ibov tinha formação gráfica pra buscar os 70k.

    Vc disse que tudo depende da cabeça do grafista, algo assim. Basicamente debochou.

    Agora o rally está no fim. Dólar já deu o sinal. Daqui a pouco vou ler aqui coisas do tipo "tudo pronto pro ibov testar TH e etc...".

    Agora só se fala em 70k. Eu falei isso enquanto estava 55k, onde comprei.

    Já ganhei mais de 5% no dólar, entrei a 1,71. Estou dando a dica mais uma vez, vai quem guenta.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente acreditou nesta alta. Só que a maioria apontava objetivo em 66k, 67k. Eu fiz boas compras em desembro e vendi quase tudo nos 66k. Agora estou esperando uma boa correção. Mas dólar eu não gosto não. Estou me preparando pra umas vendinhas.
      Carla

      Excluir
    2. Anônimo,

      Sim claro, tudo depende do analista, caso contrário o mercado nem se mexia. Volte alguns meses atrás e leia os posts de dezembro, tudo apontando para rompimento dos 60k. Só faltou escrever uma faixa e colocar no cabeçalho rsrs..

      27.02.2011: Papai noel do ano: BCE http://www.financasinteligentes.com/2011/12/papai-noel-do-ano-bce.html

      19.02.2011: Vai ser difícil segurar http://www.financasinteligentes.com/2011/12/vai-ser-dificil-segurar.html

      E em janeiro...

      02.01.2012: O Pulo do Gato http://www.financasinteligentes.com/2012/01/o-pulo-do-gato.html

      03.01.2012: Arranque pra furar http://www.financasinteligentes.com/2012/01/arranque-pra-furar.html

      E por aí vai...

      Mas tem uma coisa: aqui ninguém debocha da análise de ninguém, toda opinião é muito bem vinda. Eu faço questão de preservar isso.

      Abcs,

      Excluir
  3. Eu já tinha notado a força das empresas techs. Faz semanas que, o Dow abria caindo pela Europa, aí as empresas tech começavam a puxar o movimento pra cima. Mas esse desenho de longo prazo eu não tinha me tocado!! Impressionante!
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É desenho de livro rsrs... Impressionante mesmo, foi tanta força que o Nasdaq arrastou S&P500 e até mesmo o Dow Jones.

      Abcs,

      Excluir
  4. Parabéns Carla, o importante é ganhar, na próxima vç alinha os stops que fica melhor que adivinhar topo.
    Sai do mercado em agosto, e nem sei se volto mais, fiz investimentos à longo prazo na RF, e atualmente compro e vendo imóveis, se num futuro o Ibov corrigir vou pensar em alguma coisa, o importante é não ficar parado, e sempre estudando e acompanhando o pessoal das corretoras, são exelentes aulas!!!
    FI exelente post, o fato da matriz estar rompendo topo importante pode novamente fazer nosso mercado estacionar pois haverá fluxo voltando para lá, observe depois o Ibov dolarizado, não está bonito..

    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      É isso aí. Tirar dinheiro do mercado é o que importa rsrs.. independente da área de atuação. Vai ser difícil ibov dolarizado ficar bonito com esse câmbio. Hoje mesmo o Mantega confirmou o que todos nós já sabíamos: câmbio no Brasil é flutuante na teoria, mas na prática é "administrado" pelo governo.

      Abcs,

      Excluir
  5. eai FI,

    Realmente e melhor noticia foi esse rompimento por parte das bolsas dos EUA mostrando expectativas boas por parte dos investidores no mundo todo se o downjones vier cm tudo para romper esse seu TH aki no brasil vai ser um movimento bem mais forte pois vai chuver dolares na bolsa, salve o iof!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Saimon,

      Atualmente os donos da bola são os estrangeiros e parece que eles continuam empolgados com o nosso mercado também. Ibovespa é um dos índices que mais subiram este ano no mundo inteiro. Enquanto tiver fluxo ($$$), estamos bem.

      Abcs,

      Excluir
  6. boa noite FI.

    sera q amanha continua a subir?

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eai anonimo, a uma semana atraz a vale puxou o indice pq a china nao cresceu o q se imaginava, agora a vale puxa o indice pra cima pq o existe uma expctativa de crescimento chines, ta bom pra fazer um trade ai, deu 10% de desconto a vale5 e essa semana ja subiu 6% pelo jeito vai puxar o indice junto novamente os 10% ou seja essa semana vamos bater nos 70k e o jornal da globo vai dizer q o mercado ta euforico hihihihi

      Excluir
    2. Até no curtíssimo prazo está com tendência de alta. Acho que o mercado pode continuar subindo, tem poucas resistências até chegar no patamar psicológico dos 70k.

      Abcs,

      Excluir
  7. Senhores ,

    Tentar adivinhar pra onde o mercado vai , aonde vai chegar em quantos pontos é complicado .Nos posts atrás ,disse que as bluechips não eram um bom investimento , queimei a minha lingua , tentando adivinhar o que o mercado poderia sofrer com notícia sobre a economia da CHINA .

    ASS: ARRISCATUDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Tentar adivinhar o rumo do mercado não é análise, é apenas uma expectativa/chute. Por isso que eu sempre começo escrevendo as frases como acho, provavelmente, etc. As vezes é saudável dar uns chutes, pra descontrair.

      O importante é saber o que fazer independente pra onde o mercado for.

      Abcs,

      Excluir
    2. FI ,

      Concordo com vc , o mais importante não é entrar e sim saber a hora de sair , realizar os lucros .O velho ditado : Dinheiro é bom no bolso .

      ass: ARRISCATUDO

      Excluir
    3. É isso aí Arriscatudo!

      Só tem lucro quando manda pro bolso. Mas eu inverteria a sua frase: o mais importante é saber a hora de entrar. Se você entrou num ponto bom e está com lucro na operação, o resto é só administrar.

      Abcs,

      Excluir