quinta-feira, 22 de março de 2012

Todo mundo já sabia. Mas então porque caiu?

Dados econômicos importantes divulgados nesta quinta-feira revelaram como está o processo de desaceleração da economia mundial. Começando pela Ásia, o índice gerentes de compras do setor manufatureiro na China registrou mais uma vez retração na atividade industrial ao atingir os 48,1 pontos em março, ante os 49,6 pontos registrados no mês passado. O simples fato de fechar abaixo de 50 pontos demonstra contração na atividade, mas fechar bem abaixo do nível registrado no mês anterior revela que a desaceleração continua ganhando força.

Na Europa a situação não foi diferente. O índice gerente de compras do setor manufatureiro na zona do euro também registrou uma queda significativa em um único mês. O indicador saiu de 49 pontos em fevereiro para fechar em 47,7 pontos neste mês.

Apesar de tudo os indicadores negativos não são nenhuma surpresa. O processo de desaceleração das economias asiáticas está sendo observado desde o final do ano passado. Algumas importantes economias europeias estão passando por um processo de recessão neste exato momento, evidenciado desde o final do ano passado com o reflexo das políticas de austeridade fiscal e crise da dívida soberana. Mas então porque o mercado cai quando são divulgados esses indicadores mesmo quando todos já sabemos que serão negativos?

Efeito psicológico da notícia aliado à uma pressão vendedora. Como todos nós já sabemos, existem pessoas e instituições que sobrevivem da especulação no mercado. No topo desta nata da especulação estão localizados o que chamamos de players de mercado. São aqueles que possuem o poder de girar uma quantia considerável de alguns bons milhões em suas operações. Este profissional faz o mercado acontecer e utiliza todos os artifícios para arrancar um bom spread na operação. Um deles é o efeito da notícia.

Basta ter uma notícia negativa nas mãos e entrar com as pesadas ordens de venda no leilão de abertura, à descoberto mesmo. Nada mais, o ingrediente é simples e o show tem bilheteria garantida. Uma pancada na abertura obriga a massa de investidores procurar por notícias na mídia. Ao encontrar a notícia você não percebe, mas já está emocionalmente abalado pela força do movimento de baixa. Então o conjunto de fatores: notícia ruim + movimento de baixa irá inevitavelmente alterar o comportamento do ser humano. Na maioria dos casos o medo faz-se presente no processo de tomada de decisão, influenciando as vendas da massa de investidores. Quando a massa vende no desespero, o player está recomprando sua carteira, liquidando-a. Dificilmente dormem na posição nesses casos.

Desta forma o índice Bovespa abriu estourando a linha central de bollinger para baixo, perdendo região de apoio. A próxima parada será a linha de suporte (fraco) nos 65k, em caso de perda teremos teste importante nos 64k, principal zona de suporte no curto prazo.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones segue confirmando análise dos últimos dias, buscando a zona de suporte psicológico nos 13k. O teste está coincidindo com a LTA de toda esta tendência de alta. O segundo teste da linha de tendência de alta em pouco tempo reflete uma certa fraqueza da força compradora no mercado.


10 comentários:

  1. FI, vc nao acha que as ações da Petro e Vale estão subvalorizadas se olharmos sob a ótica da análise fundamentalista?

    Não será possível que um fundo do Warren Buffet da vida um dia decida entrar comprando pra montar posição?

    (principalmente Petro, que tem boas expectativas de crescimento, pré-sal e muito mais por vir)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus Brito,

      Petro e Vale são empresas altamente expostas em... governo. Infelizmente. Análise fundamentalista não é apenas olhar balanço e indicadores. É ter um conjunto de dados e informações nas mãos, traçar perspectivas acima destas informações e decidir se vale a pena o investimento.

      Petro e Vale são ótimas empresas, não estão baratas (nem caras), mas a gestão condena. Justificaria uma compra aceitando o risco em caso de promoções generosas do Sr. Mercado.

      Abcs,

      Excluir
  2. Eai FI!

    Olha como o mercado é insano e maluco, JBS divulgou que conseguiu reverter um baita prejuizo num lucro de 25mi, dai o q acontece, obaa hj eu vou comprar jbs uma baita empresa conseguindo reverter prejuizo astronomicoa que baita expectativa para ela, dai tu olha na cotacao e o mercado derrubando o papiro em -7%!!!! dai eu me pergunto, eu sou burro, sou louco ou sem nocao? bom cada um sabe a estrategia que tem e na minha a jbs ainda n faz parte mas para fazer este trade essa queda me coçou a mao!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saimon_Rijo,

      Hehe, sobe no boato e cai no fato. Isso acontece mesmo. Mas repare bem, quantas empresas fazem parte do grupo JBS? São tantas que eu não sei nem dizer. Se existe uma diretoria para cada empresa que compõe o grupo (logo, são mais pessoas com acesso as informações privilegiadas), imagine como a informação não vaza? Impossível até de controlar internamente. Não posso afirmar nada, mas isso tem cara de insider.

      Abcs,

      Excluir
  3. Saimon, o mercado deveria esperar um lucro maior. O lucro reportado pode estar menor que o consenso, entao o preço alvo calculado com uma premissa mais generosa nao se realizará, portanto, a queda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Sim pode ser também.

      Mas eu acho que é insider. Eles gostam de desovar no dia que sai o balanço mesmo, pra ter demanda compradora (não dá pra todo mundo se desfazer de suas grandes posições compradas - devido ao forte movimento de alta anterior - sem demanda pra repassar esses papéis).

      Abcs,

      Excluir
  4. Bom dia, o mercado é assim, caiu agora se procuram explicações, a entidade "preço" impoderável e com "grandes players" conduzindo, ainda tem muitos orfãos de 2008 e com nossa economia ao que parece estagnada acho muito pouco provável o rompimento dos 74K sem antes uma forte correção, a prova tá ai, mal se aproxima dos 70K que vem pressão vendedora.
    Provavelmente teremos um teste das LTA´s curtas, será ponto de trade rápido;
    FI, parece que temos um baita triangulo no mensal, vê assim tbm?? Imagina o rompimento p/ baixo!!
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Excelente observação. Tem um baita simétrico no mensal, puxando as linhas pelo topo de 2008 (LTB) e do fundo de 2008 (LTA). 68k é osso duro de roer, ajudou a formar esta LTB de 2008 (aproximada). Vai ficar muito feio se deixar um candle de indecisão/reversão no mensal bem abaixo dos 68k juntamente com essa LTB do triângulo. Jogaria pra essa LTA... Os 64k vai ser o ponto chave, pode dar alguma pista.

      Abs,

      Excluir
  5. Perfeita a análise ali do player 'poderoso' e o efeito manada. Perfeita!... Minha comprinha da CSN vou esperar ver se o Dow reaje nos 13k. Se não reagir, saio com leve preju... E começo a estudar umas vendinhas. Mas dólar não, que o Manteguinha não tem tanta bala na agulha! haha.
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... é só ter um pouco de malícia e observar a reação do mercado que agente começa a "sacar" essas estratégias dos players. Utilizam todas as ferramentas disponíveis pra fazer o spread de cada dia no mercado.

      Hoje está bem turbulento, mercado está querendo repicar mas parece sem rumo... levantam uns papéis, socam outros. Virou bagunça pra fechar a semana rsrs

      Abcs,

      Excluir