sexta-feira, 13 de abril de 2012

Bancos espanhóis sob alerta

O CDS (Credit Default Swap - uma espécie de seguro contra calote) da Espanha disparou nesta sexta-feira atingindo máximas históricas devido às preocupações quanto ao sistema financeiro do país. De acordo com o banco central da Espanha, as instituições financeiras tomaram uma quantia bastante considerável em empréstimos junto ao BCE (Banco Central Europeu) no mês de março deste ano. O valor bruto atingiu um recorde de 316 bilhões de euros. Para se ter uma idéia esta quantia é bem superior aos 169,86 bilhões de euros emprestados no mês de fevereiro.

Estes números revelam que algo não muito bom atingiu o sistema financeiro espanhol no mês passado. Motivo ainda desconhecido pelo mercado, mas algumas pistas começam a indicar a gravidade da situação.

Porque os bancos da Espanha aumentaram os empréstimos junto BCE, sendo que na segunda rodada do LTRO em fevereiro/2012 (Long-term refinancing operations -  aqueles empréstimos “de graça” do BCE) foram os que mais solicitaram empréstimos? O que os bancos espanhóis fizeram com tanto dinheiro do LTRO? Repassaram à economia ou reaplicaram no mercado financeiro?

Vamos tentar responder estas perguntas. Quando uma instituição financeira solicita crédito junto ao Banco Central, obviamente significa que a mesma necessita de caixa para cobrir suas operações. Na maioria das vezes o Banco Central é acionado quando a instituição financeira não consegue crédito suficiente no mercado interbancário. Este aumento considerável de empréstimos, mesmo após o LTRO, pode demonstrar que a liquidez no mercado interbancário espanhol está secando. Um dos principais causadores da queda na liquidez do mercado interbancário é a desconfiança entre os bancos. O nível de confiança diminui inversamente proporcional à suspeita de solvência entre alguns bancos participantes daquele mercado.

Mas e aquela pilha de dinheiro do LTRO? Foi parar aonde? Evidentemente que na economia não foi. Uma pequena parte correu para compra de ativos no mercado de capitais e a grande maioria correu para compra de títulos da dívida soberana. Não foi por acaso que os yelds dos países periféricos da zona do euro cederam bastante após a injeção de recurso do BCE.

Os bancos espanhóis estão atolados de títulos da dívida soberana (fizeram carry-trade com os recursos do LTRO), principalmente da Espanha, onde o risco de calote (medido pelo CDS) está em nível elevado.

Reparem como o dinheiro está todo amarrado dentro do sistema financeiro e pode provocar um efeito dominó a qualquer sinal de default na Espanha. Qualquer sinalização de dificuldade financeira no governo espanhol poderá derrubar o sistema bancário atolado em dívidas públicas, que por sua vez irá arrastar, por incrível que pareça, o próprio BCE, grande financiador (e credor) dos recursos injetados no sistema financeiro.

Para evitar um desastre deste tipo, basta as autoridades europeias ficarem sob alerta, para que ao primeiro sinal de escorregão na Espanha, o pacote de ajuda seja liberado de forma rápida e eficiente.

Os mercados na Europa fecharam em baixa na semana, mais uma vez. Na Alemanha o índice DAX renovou mínima e segue para o teste sobre a linha central de bollinger talvez já na próxima semana. Tudo indica que a LTA do fundo formado no crash do ano passado será testada em breve também.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones também fechou a semana em baixa, mas pelo menos conseguiu se manter acima da linha de suporte dos 12.7k. A força deste suporte recebeu ajuda da linha central de bollinger, formando uma boa região de apoio. O rompimento dos 12.7k poderá jogar o índice para a região dos 12.2k sem muita cerimônia.


Na China, a bolsa de Xangai fechou a semana em alta mesmo com o PIB (Produto Interno Bruto) do país crescendo 8,1% nos três primeiros meses deste ano. As previsões e boatos lunáticos da mídia giravam em torno de 8,3%, sendo que ontem inventaram que o número seria 9%. Mais um vexame da mídia, para não perder o costume.
 
  
De fato o PIB chinês foi o menor número registrado desde o primeiro trimestre de 2009 e representa o quinto trimestre seguido de desaceleração no crescimento. Mas ainda assim, expansão de 8,1% sob o período anterior, mostra a força da economia xing-ling. O pouso forçado da China é o sonho de crescimento da maioria dos países ao redor do planeta.

No Brasil o índice Bovespa fechou a semana em queda, levemente abaixo da linha central de bollinger. Não conseguiu se manter acima de uma antiga LTB rompida, o que poderia caracterizar um pullback para retomada da tendência de alta. São quatro candles fortes de quedas no semanal sem esboçar nenhum sinal de reversão de tendência. Pode ocorrer algum alívio no curto prazo, mas ao que tudo indica os 60k serão testados em algumas semanas.


Bom pessoal, vamos finalizando as análises por aqui. Desejo a todos vocês um ótimo final de semana!

34 comentários:

  1. Claramente vem mais turbulência.

    Quero rir da galera rindo de mim da minha grana parada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobretao,

      Essa da Espanha pegou na espinha. Devem ser aqueles bancos de poupança do país, as "cajas". Desde 2010 estão apresentando problemas, parece que não souberem aproveitar bem a oportunidade que tiveram com o "free money" do LTRO.

      Abcs,

      Excluir
  2. Lhe adicionei eu meu blog roll FI, poderia compartilhar eu por aqui?

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Valeu!

      Eu não tenho o tal desse blog roll, mas eu estou te seguindo pelo blog.

      Excluir
  3. Valew...
    Parabéns pelas análises!

    ResponderExcluir
  4. Meu dim dim também tá parado agora soh esperando o teste e quem sabe a perda do 60k do ibov. Por enquanto só tiro curto mesmo pra acumulação.

    um abraço FI, e bom fim de semana!
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      É isso aí! Continue assim, estratégia boa.

      Bom final de semana pra você também!

      Abcs,

      Excluir
  5. Finanças Ultimamente Tenho Operado Mais Opções.
    Ontem com a Vale Serie D,Apesar da Proximidade do Vencimento. Sai com um Lucro Estratosférico.
    Não Aconselho aos Amigos do Blog este tipo de Operação.
    O Nivel de Stress é muito Alto,e o Risco da Perda é Proporcional ao Ganho.
    Finanças, Ontem Voce Mencionou a Respeito de FFCI11, XPGA11, FIIB11, AEFI11 e TRXL11.
    Seria a Respeito de LCI ?
    Caso Afirmativo,é Melhor que Aplicação via Corretora ?
    Poderia me Informar Melhor ?
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. macr3,

      Eu vou lhe dizer porque não opero opções: por medo de mim mesmo rsrs... Meu controle de risco é muito rigoroso e ele me impede que eu opere opções e mercado futuro. O efeito psicológico é 10 vezes pior, eu não aguentaria me segurar, já no mercado à vista eu me seguro.

      São Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs). Amanhã posso fazer uma seleção de links para estudo, caso você tenha interesse em aprender mais sobre esta modalidade. É um pouco complicado, mas acho interessante.

      Abcs,

      Excluir
    2. macr3,

      Segue alguns links sobre FIIs:

      http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/invista-ja/tipos-de-investimentos/fundo-de-investimento-imobiliario.aspx?idioma=pt-br

      http://www.fundoimobiliario.com.br/

      http://hcinvestimentos.com/2009/11/17/investindo-em-fundos-de-investimentos-imobiliarios-fii-parte-i/


      Abcs,

      Excluir
  6. Muito bem escrito! Esse dinheiro que os bancos ganham para brincar no mercado financeiro tem que dar M uma hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TraderLP,

      Obrigado! Mercado viciado na injeção de liquidez sem lastro. Estão entupindo cada vez mais o sistema financeiro. Não quero nem imaginar como será feita essa desalavancagem nos próximos anos.

      Abcs,

      Excluir
  7. FI, acredito que teremos mais uma semana interessante pela frente, vou apenas montar posiçao p trades curtos e opçoes, LP acho que não é momento ainda, provavelmente teremos mais descontos pela frente.
    Gosto assim, qto mais volatil mais chance de aumentar ganhos :)
    Bom texto e analise! Vc é um dos poucos que acompanha cenario internacional, gosto disso
    BJ$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Etta James,

      Obrigado! Hoje em dia, com os mercados de derivativos bombando, operações de alta frequência dominando os pregões e sistema financeiro todo interligado não há como deixar de observar o que acontece na Ásia, Europa e Estados Unidos. Os players são globais, operam nos 4 cantos do planeta, então temos que ficar de olho e tentar absorver o máximo possível das informações e análises.

      Entrar pesado pra LP não dá mesmo. No máximo positions. Repare bem, estamos na mesma pontuação de outubro de 2007 rsrs.. Quem deixou o dinheiro parado na humilde poupança está ganhando de lavada uns 37%. Imagine então no CDI.

      Mercado não sai do lugar. Péssimo pra hold, ótimo para trades.

      Abcs,

      Excluir
    2. FI, é por isso que eu penso que só ganha dinheiro no mercado quem está acompanhando direto, aí vc consegue pegar alguns papéis que nesses anos de ibov parado deram uma subida vide HGTX3, KLBN4, CRUZ3, AMBV4, LLIS3 e alguns outros, mas vc tem que passar uma peneira nessas ações mas pra swing trade. Olha, comecei em 2007 e não sei o que é hold, apenas swing, e daytade. Estou estudando position para prazos de 4 meses a 1 ano. Vejo que position quando vc acerta de dá um ótimo retorno.
      Ivan

      Excluir
    3. Ivan,

      Acredito que mesmo com acompanhamento direto o investidor pode não conseguir atingir seus objetivos. Mercado é uma das poucas áreas no mercado de trabalho em que a total dedicação pode não garantir o sucesso desejado.

      Acertar esses papéis de melhor desempenho no índice (como os que você citou muito bem: HGTX3, KLBN4, CRUZ3, AMBV4, LLIS3) é muito mais difícil que ganhar na mega sena. São quase 400 empresas listadas na Bovespa, passando um filtro fundamentalista podem sobrar, digamos, 150 a 200 empresas aceitáveis. Seria como acertar os 6 números da mega sena dentre 200 opções, isso é praticamente impossível.

      Também gosto de operar mais no swing-trade e eventualmente alguns day-trades. Quando há oportunidade, gosto de abrir alguns positions também. Dos atuais papéis da minha custódia, acho que não tem nenhum com mais de 1 ano mofando lá na carteira rsrs..

      Abcs,

      Excluir
  8. Eu estou líquida, esperando teste na LTA de longo prazo, que deve estar lá pelos 55k. Mas estou fazendo tiros curtos, é claro. Compra e venda. Aliás, nesta queda toda, fiz umas vendinhas também na Vale - só que a danada não cai!!!! Levei prejuzinho nessas operações... Parece que a Vale foi usada pra "segurar", evitar tombos maiores.
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,

      Pelo gráfico mensal este teste está bem visível, tem boas probabilidades de ir lá esse ano ainda. Eu tento evitar ao máximo abrir trade na Vale por causa disso, os players adoram ela porque a liquidez aceita tudo.

      Eu acho que quanto menor o percentual de participação do papel no índice Bovespa, melhor serão as condições para trade. Essas empresas (com grande participação sobre o índice) são o principal alvo para fazer o índice futuro mexer... além de oferecer boas condições para o mercado de opções.

      Abcs,

      Excluir
    2. Pois é. Essas empresas de maior participação no índice têm dado trades mais complicados, pois não "sacamos" bem a estratégia dos players. Não a tempo... Aprendendo isso agora. hehe
      A propósito, Petr também teve fortes vendas de um grande banco estrangeiro, nesta queda. Vendas exageradas na Petr e compras impressionantes da Vale. Fica difícil operá-las assim.
      Carla

      Excluir
    3. Hehe, vivendo e aprendendo! Não é bem uma teoria mas acabei deduzindo isso. Olha a lista de composição do Ibov: http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoCarteiraTeorica.aspx?Indice=IBOVESPA&idioma=pt-br

      Por falar em trade, ELPL4 está coçando a mão pra pegar essa faca caindo. Totalmente fora das bandas de bollingers diária.

      Abcs,

      Excluir
    4. Então! Também vi! Elétricas são dessas que "temos que pegar" quando têm uma boa queda. (Carla)

      Excluir
    5. Sim, e não é que a ELPL4 vingou mesmo? rsrs... Pena que tinha um compromisso de manhã e perdi um belo trade.

      Mas vamo que vamo, outras virão

      Abs,

      Excluir
  9. E a noticia do governo Chines de ampliar a banda do Yuan ?
    Como poderia interferir no mercado na abertura de segunda feira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,

      Pra mim foi uma notícia boa. A China aumenta a possibilidade de flexibilizar mais o câmbio, o mundo sai ganhando. Abre oportunidades para o país importar mais.

      Abcs,

      Excluir
  10. boa noite FI.

    será q na segunda tera alguma alta,o q tu analiza.
    ou tera uma semana de risco?


    OBRIGADO GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Vou dar uma olhada nos gráficos intradays agora de tarde e volto aqui para dar o meu "chute".

      Abcs,

      Excluir
  11. É... está difícil até pra chutar rsrs... Gráfico intraday muito solto. Se não perder 61.3k segue no movimento de repique. Mas se demorar muito pra furar 63k pode levar outra patada de urso.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Carla Vale5 está dentro de uma baita congestão, congestões aliás, muito complicado. este está sendo repique pega sardinhas, para poucos!! Bom agora é ver pra onde rompe, ao meu ver para baixo furando os 60K, estou de olho em Usiminas pois fatos fundamentais estão ocorrendo, vendi alguns K de Usim5 de uma compra aos R$ 10,00, por R$ 14,10, papel agora segue em busca dos R$ 10,00 novamente e creio que não deverá perde-lo nem tão cedo, caso fure este suporte próximos alvos podem ser marcados em R$ 6,xx;
    Fi como esta semana não reverteu os sinais de venda creio que dias piores vem à frente!!
    Ivan
    ivngomes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Todo mundo de olho naquele suportezinho dos 61.3k. Perdendo aí é mais uma venda encaixada, nesse caso empurraria logo para os 60k.

      Abcs,

      Excluir
  13. Olha o dólar batendo 1,85 (comercial)

    Adivinha quem é?
    Anônimo do BC, é claro! hehehehehe

    Logo mais volto aí pra ver o post de hoje.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      E aí Anônimo do BC!

      Hehe, mas também vocês fizeram duas intervenções no mercado. Dois leilões de compra só hoje... putz, estão querendo empurrar na força pros 1,90 rsrs

      Abcs,

      Excluir
    2. Olhei o dólar da BM&F agora. Se romper esses 1,85 vai bandeirar e jogar rapidinho pros 1,90.

      Abcs,

      Excluir