terça-feira, 3 de abril de 2012

Da esperança à decepção

A forte queda do índice Bovespa resumiu bem o sentimento do mercado quanto às medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na manhã desta terça-feira. Entre as principais medidas anunciadas nesta manhã está a desoneração da folha de pagamento de 11 setores (são eles: têxtil, móveis, plásticos, material elétrico, autopeças, ônibus, naval, aéreo, bens de capital mecânico, hotéis e design house)  e o aumento de recursos para as empresas exportadoras. O pacote inclui ainda aumento de recursos do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e redução de IPI para montadoras de automóveis que investirem em pesquisa.
A desoneração, além de estar limitada à poucos setores da economia, não será imediata. A medida entrará em vigor daqui há 90 dias. Os setores beneficiados terão 20% de redução no pagamento de INSS, mas em contrapartida terão que pagar ao governo uma nova contribuição (em outras palavras, um novo imposto) de 1% a 2,5% sobre o faturamento bruto. Esta nova alíquota de 1% a 2,5% sobre o faturamento não incide sobre os produtos exportados, portanto a desoneração beneficia somente os grandes exportadores. As empresas que atuam no mercado interno não serão beneficiadas na prática.
Para estimular as exportações, os recursos do Proex (Programa de Financiamento às Exportações) foram ampliados de 1,2 bilhão de reais para 3,1 bilhões de reais no total. A taxa de juro no financiamento do Proex é relativamente baixa, mas o recurso disponível total chega a ser irrisório (disputado entre tapas e pontapés pelas empresas) para um país do tamanho do Brasil que almeja aumentar as exportações.
Ainda na questão tributária, o governo postergou para o segundo semestre deste ano a cobrança do PIS/COFINS para os setores de autopeças, têxtil, confecção, calçados e móveis. Boa parte da indústria de transformação, principalmente as siderúrgicas, não estão incluídas neste pacote de benefícios “pra inglês ver” do governo federal. Estas medidas não irão resolver os problemas da indústria brasileira, a competitividade continuará baixa e o país seguirá carregando o fardo de ser um dos piores lugares para se fazer negócios entre as economias emergentes. O famoso custo Brasil permanece nas alturas.
A decepção foi geral no mercado, o índice Bovespa fechou perigosamente colado na principal região de suporte no curto prazo, a linha dos 64k. Basta uma abertura negativa de 0,50% amanhã para invalidar o martelo de fundo da quinta-feira passada, perder o principal fundo de curto prazo, perder LTA intermediária e chamar a massa pra operar vendida na bolsa. Abaixo dos 64k, o mercado é predominantemente bearish. Operações vendedoras (com um prazo maior de duração) poderão ser abertas visando teste sobre a região dos 60k. Posições compradas de curto prazo estão no fio da navalha, implorando por uma reação amanhã.
Nos Estados Unidos o índice Dow Jones segue oscilando sem novidades mantendo as análises dos dias anteriores. O mercado americano azedou um pouco com a ata do FED (Federal Reserve). O documento indicou que, ao menos  por enquanto, a autoridade monetária não vai adotar medidas de incentivos à economia.

Na Europa, um documento que detalha o orçamento da Espanha indicou que a dívida pública do país vai atingir 79,8% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2012. Este percentual, além de estar bastante elevado, ficou ligeiramente acima dos 68,5% esperados em 2011.

18 comentários:

  1. Decepção!
    A equipe economica tem se mostrado muito conservadora, com falta de ambiçao e arrojo.
    Ou seja, chegaremos a lugar algum!

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      É muito barulho pra pouca música. Falam demais, fazem de menos. Equipe econômica desapontando mais uma vez... desse jeito está difícil mesmo.

      Abcs,

      Excluir
  2. não é isso não, é que se eles tomarem medidas pra valer, sempre alguem vai sair perdendo, e esse alguem e sempre de um estado de políticos poderosos. Veja este caso o governador do MS pediu que o gas da bolivia fica-se de fora da nova lei do ICMS porque isso convem a ele e ainda pediu que essa lei fosse votada o mais rapido possivel para não dar tempo de ninguem questionar...é o brasil meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord Caçador,

      Hehe que isso... não fiquei sabendo do casso desse governador de MS. Mas o que você relatou é a cara do Brasil. Incrível como esse país não muda.

      Abcs,

      Excluir
  3. Brasil, o país do futuro. Faz um tempinho que eu nasci, desde então sempre escuto essa frase. Eu ainda não sei como esse país não foi esmagado pela competição de mercado internacional.

    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Bem que você disse ontem que as medidas seriam meia boca. Acertou em cheio! Confesso que estava um pouco otimista e esperava mais do governo.

      Abcs,

      Excluir
  4. ...so se for o pais do futuro do preterito imperfeito! ta brabo nosso caso quando parece que vai o troço volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saimon_Rijo,

      kkkkk... tem que rir pra não chorar

      Dá um passo pra frente e dois pra trás.

      Abcs,

      Excluir
  5. Bom dia pessoal.

    "Anônimo do BC" na área. rsrsrsrs

    Não é que está engraçado esse apelido?

    E não é que o dólar rompeu os 1,8350 logo na abertura lá fora?

    Não sou o único apostando no mantega.

    Vc viram o conta-corrente de ontem, qdo o reporter pergunta "então o bc vai intervir comprando dólar se for preciso"?

    O mantega para, pensa, dá uma risadinha e diz - sim.

    Eu vi e todo mundo viu. Olha a abertura nervosa e aqui ainda tá todo mundo dormindo. hehehehe

    DAX agora tá em -1,30%. (São 04:40 da manhã)

    Agora vou nessa, tomar café com o Tombini... uhauhauhauha

    Mentira.. vou dormir mesmo. Sou coruja.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anônimo do BC,

      Tudo muito bem desenhado pro dolar seguir trajetória altista rumo ao teste em 1,90. Tanto no cenário macro, como no mercado e até mesmo pela AT.

      Hehe, foi você que deu uma cutucada no Mantega e ele acabou rindo na TV kkkkkkk

      Abcs, bom café com o chefe!!!

      Excluir
  6. Onde eu assino FI?
    Estas medidas do governo foram toscas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jônatas,

      Eu é que estou te devendo umas 5 assinaturas rsrs... Estamos com o mesmo ponto de vista.

      Abcs,

      Excluir
  7. Pessoal, sei que estou começando a ficar feliz, adoro quando os preços começam a entrar em liquidação.

    Principalmente porque estou 75% liquido desde fim de janeiro esperando por isso, rs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio,

      É isso aí! Ter disciplina, manter a estratégia. Mercado tem todo dia, oportunidades sempre irão aparecer.

      Abcs,

      Excluir
  8. Os ursos não estão de brincadeira... Petrobras abriu em gap e fora das bandas de bollinger, mesmo assim caiu 3,5%. Você sabe o motivo de tanto pessimismo com a queridinha do Brasil? rs

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Movimento arrojado na petro, pode dar repique posteriormente. O motivo são as operações vendedoras em bancos, arrastaram o índice...

      Abcs,

      Excluir
  9. Saldo dos estrangeiros ficou negativo em março na bolsa.

    http://www.dadosdabolsa.com/Fluxo%20Bovespa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão saindo no mercado à vista depois do forte movimento de entrada no início do ano. Realizando lucros e não tem ninguém pra comprar na mão deles... só alguns institucionais, então a bolsa desanda mesmo

      Abcs,

      Excluir