segunda-feira, 23 de abril de 2012

Estrago em dose tripla

Segunda-feira, 23/04/2012, um dia para ser esquecido na Europa. O primeiro estrago começou com a vitória do candidato socialista, François Hollande, no primeiro turno para as eleições presidenciais na França. A campanha de Hollande é de duras críticas ao setor bancário e bem relutante quanto as medidas de austeridades fiscais impostas pela União Europeia para todos os países do bloco. O futuro da França, bem como o da Europa, está em jogo com a possibilidade da não reeleição do atual presidente Sarkozy.

Outro fator que pesou muito foi a porcentagem de votos conquistados pela extrema-direita na França. Marine Le Pen, com suas propostas polêmicas de anti-imigração e a favor do abandono do euro, por exemplo, recebeu 18% dos votos. Percebe-se que o grau de descontentamento da população com a atual administração na França é bastante alto e alguns deles (uma parte considerável) estão simpatizando com o radicalismo.

O segundo estrago foi proporcionado pela Holanda. O primeiro-ministro Mark Rutte e todo seu gabinete renunciaram nesta segunda-feira, depois do fracasso para se chegar a um acordo sobre os cortes para reduzir 3% do déficit do país até 2013.

E para acionar de vez o botão “venda” nas mesas de operações das corretoras, o terceiro estrago ficou por conta do Índice Gerente de Compras Composto. A atividade do setor de serviços e manufatureiro na zona do euro recuou para 47,4 pontos em abril, ante 49,1 pontos em março. Abaixo de 50 pontos já está caracterizado uma retração na atividade. Acontece que o rítimo acelerou ainda mais, evidenciando que alguns países estão caminhando para a recessão. A Espanha aproveitou o embalo e soltou o seu número hoje mesmo. O PIB (Produto Interno Bruto) registrou uma contração de 0,4% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o quarto trimestre do ano passado.

A China apenas “temperou” o estrago feito na Europa com o seu Índice Gerente de Compras. Isso porque houve uma melhora nas condições de negócios ao sair de 48,3 pontos em março para 49,1 em abril. Mesmo assim, o número abaixo de 50 revela contração (e não expansão) da atividade industrial. Em outras palavras, a força da contração diminuiu neste mês.

Os índices em Wall Street fecharam em baixa refletindo os dados macroeconômicos citados acima. Dow Jones não conseguiu superar a linha central de bollinger que projetou uma resistência dupla juntamente com a LTB do topo em 13.3k. O resultado foi um candle de baixa projetando novamente teste sobre a região dos 12.7k.


No Brasil a queda foi maior porque os players entraram com a mão pesada logo no início dos negócios. Tamanha força vendedora que detonaram rápido demais o pivot de baixa no intraday. Mesmo fechando acima dos 61.3k, o pivot já está acionando. Tende a respeitar esta LTB e caminhar rumo ao suporte dos 60k.


24 comentários:

  1. Fala meu amigo.. é o anônimo do BC.. rsrsrsrsr

    E o dólar hein? Melhor fechamento e sem intervenção dos chefes. Viu o pivô de alta que tá montando?
    Fibonacci perfeito, traça aí, último fundo ao último topo, considerando a sombra. Olha que belezura.
    Obj em 1,94
    Vamo que vamo
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! E aí anônimo do BC! Só alegria heim? rsrs...

      Os seus chefes não foram trabalhar hoje ou o que? rrsrs... só porque é segunda-feira!

      Achei até estranho não entrarem no mercado, mas o dólar subiu mesmo assim. Sinal de que a especulação anda junto com o movimento comprador. Vai carregando porque a estrada está boa!

      Abcs,

      Excluir
    2. Ja estava planejando me desfazer das posições em dolar esse mes, vejo que não ando tão ruim nas minhas análises :)
      Se bater 1,94 começo a vender

      Só q diferente do Lord aí embaixo não vou afirmar que a longo prazo a tendencia é de alta, esse longo pode ser longo demais p a solvencia da maioria, e como dizem, a longo prazo todos estaremos mortos ;)
      bjs

      Excluir
    3. Etta James,

      Particularmente na maioria dos casos gosto de liquidar pelo menos uma parte pra garantir o lucro e também, se for o caso, dar uma folga no stop com este recurso líquido na conta.

      Abcs,

      Excluir
  2. Anônimo do BC daqui a pouco vai ter um blog próprio.
    Hahahahaha...

    Rumo aos 60k! "Lá vamos nós".
    TR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TR,

      Ele não pode ter um blog se não o Tombini vai puchar a orelha dele rsrsrs...

      Abcs,

      Excluir
    2. Não gosto deste Tombini, parece que o miserável tem raiva de juros. Está acabando com minha renda fixa.

      Excluir
    3. Na verdade é o governo que está fazendo pressão em cima do BC. É a tendência, não dá pra ir contra a maré. Mexer com juros agora, somente migrando para os pré-fixados, quando as taxas sobem.

      Abcs,

      Excluir
  3. Eu acho que esse balaio de gato vai durar muito tempo, um dia é de otimismo extremo e no outro, pessimismo. Mas mesmo assim a longo prazo a tendência sempre será de alta.
    -
    -
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord Caçador

      "Longo e eterno" prazo sim. Mas eu estou revendo os meus conceitos com este avanço das operações de HFTs, mercados futuros e derivativos. Nos últimos 10 anos tem muito mercado que não sabe o que é uma tendência de alta.

      A referência do mercado são os índices, e os mesmos acabam expurgando as empresas ruins além de reaplicarem os dividendos de uma carteira teórica. Isso por si só "garante" um leve upside no índice e mesmo assim alguns não andam mais.

      Abcs,

      Excluir
  4. Imagina um blog "anonimo do bc".....
    Policia Federal bate aqui em casa
    Vai explicar que o FI inventou esse apelido maldoso.... Hahahahaha
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camarada do BC, você só tem que ter medo da PF se for mesmo do BC. Se não, fica na piada do FI. O difícil vai ser explicar sua espetacular atuação no dólar. Coisa de insider ou de cara bom. Fico com a segunda opção. Enquanto isso, sigo vendido desde quinta-feira passada.
      Abraço.
      LFB.

      Excluir
    2. LFB,

      Também fico com a segunda opção. Acho que o preço dele está muito bom, se não me engano está carregando a posição desde janeiro deste ano. Foi uma ótima tacada. É isso aí, parabéns pelas vendas também!

      Abcs,

      Excluir
  5. FI,

    Hoje na europa esta verde e EUA tambem, só bovespa que ta no vermelho, sera que vamos mergulhar nos 60k???

    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      Hoje está pipocando, sobe e desce. Com este pivot acionado a tendência é testar os 60k. Por enquanto tudo dentro da tendência.

      Abcs,

      Excluir
  6. Tem pegadinha nos juros bancários

    Taxas praticadas pelos bancos caíram, mas somente sob algumas condições

    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/miriam-leitao/2012/04/24/TEM-PEGADINHA-NOS-JUROS-BANCARIOS.htm

    Nem tudo são flores... kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Hehe... está vendo? Quando anunciaram estas reduções do spreads eu comentei sobre isso aqui no blog também. Cada cliente possui uma "classificação de risco" dentro do banco. As condições de negócios variam de cliente para cliente de acordo com este perfil. Se você solta dinheiro demais para uma categoria de risco alto (tal como o subprime nos EUA), certamente irá elevar o seu nível de inadimplência. Outra coisa também é a pessoa conseguir um empréstimo na agência, mas acaba fazendo, por pura e espontânea pressão, uma capitalização aqui, um seguro alí...

      Abcs,

      Excluir
  7. Isso é verdade, são poucos os Brasileiros que atentam, ou melhor que sabem calcular os juros, creio que no geral vão arrebentar os resultados trimestrais, bom pra quem está de fora no setor pois certamente teremos boas entradas, num futuro estes juros vão começar à subir novamente, é ficar de olho!!
    O Ibov está testando a banda inferior do canal de alta que vem desde agosto e nada de pressão compradora, perdendo este canal aplica-se Fibo para prováveis targets de curto prazo...a usim5 deu venda hoje com um bom objetivo por volta dos R$ 10,xx, chegando ai é bom ponto de entrada para investimento, um dia a onda muda e é bom estar posicionado...compras pontuais.
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Fora isso que você citou também. Brasileiro não tem educação financeira nenhuma. Muita gente não sabe nem o que é cheque especial e usa como se fosse dinheiro próprio.

      Abcs,

      Excluir
  8. FI,

    VOCÊ PODE COMENTAR SOBRE A OGXP3? SERÁ QUE É HORA DE ENTRA NELA? O QUE ACHA?

    CARLOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      Se for pra especular sim. Suporte em 12,70 confirmando fundo temporário no gráfico. 5 semanas seguidas de queda, está aliviando. Movimento normal. Mas para longo prazo não entraria nela.

      Abcs,

      Excluir
  9. Seus artigos são muito bons!

    Ainda não estou na bolsa, mas logo logo estarei lá e assim poderei entender um pouco melhor e poderei "sugar" esse rico conteúdo que você posta.

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serei Milionário,

      Obrigado! Seja bem vindo! Estamos aqui pra ajudar no que for possível. Sinta-se à vontade para contribuir com os seus conhecimentos também.

      Abcs,

      Excluir