terça-feira, 17 de abril de 2012

Fusões à vista, Santander na mira

O Banco Central da Espanha aprovou nesta terça-feira os planos de recaptalização apresentados pelos bancos do país em uma tentativa de fazer cumprir as normas mais rigorosas dentro do sistema, minimizando riscos futuros. O setor financeiro na Espanha é um dos mais preocupantes dentro da zona do euro, algumas instituições podem estar apresentando riscos de insolvência neste exato momento.

Segundo o BC espanhol, os bancos comerciais foram notificados sobre a necessidade de levantarem 29,08 bilhões de euros de valor extra de provisões, além de 15,57 bilhões de euros adicionais de capital principal. No total são quase 45 bilhões de euros em recursos a serem levantados pelos bancos.

Estes recursos podem ser levantados através dos próprios lucros das instituições financeiras, somado à novas emissões de ativos no mercado. O Banco Central da Espanha destacou também que irá criar incentivos para fusões e aquisições entre as instituições financeiras espanholas. Os bancos maiores provavelmente irão abocanhar os bancos menores que passam por dificuldades, deixando o sistema financeiro ainda mais compacto e longe do ideal.

O Santander, um dos grandes bancos espanhóis, pode estar envolvido em alguma fusão dentro da Espanha. Por este motivo (levantar capital), especula-se cada vez mais que o banco poderá vender seus ativos no Brasil ou se fundir com o Bradesco (conversas extra-oficiais podem ter ocorrido entre as diretorias executivas) ou com o Banco do Brasil (menos provável, já tem um caixa comprometido e acabou de abocanhar o Banco Postal do Bradesco).

Este foi o noticiário macro que serviu de impulso para as bolsas operarem no azul e não a venda de títulos públicos espanhóis conforme a mídia noticiou erroneamente. Na manhã desta terça-feira o governo espanhol captou 3,177 bilhões de euros em títulos de curto prazo no mercado, mas foi obrigado a subir novamente o yield dos títulos para arrumar comprador no mercado. 2,09 bilhões de euros foram em títulos de um ano, com uma rentabilidade de 2,73% (dobro da emissão anterior de 1,47% realizada em março deste ano). Outros 1,08 bilhão de euros foram títulos de um ano e meio com uma rentabilidade de 3,2 %, bem superior aos 1,77% da última emissão.

O dia foi definido logo na abertura do pregão em Wall Street. O índice Dow Jones abriu a terça-feira rompendo sua resistência psicológica dos 13k. Este movimento detonou pivot de alta no intraday e chamou abertura de posições compradas de curtíssimo prazo. Acabou passando por cima da linha central de bollinger também. Posições compradas em aberto visando teste na região dos 13.3k.


No Brasil o índice Bovespa também fechou em alta, mas não conseguiu armar pivot no intraday. O índice foi barrado novamente pela resistência fraca de curto prazo nos 63k. Se o movimento de repique conseguir passar por esta barreira dos 63k, deverá jogar o Ibovespa para romper sua LTB e projetar um teste sobre a linha de resistência nos 64k.


33 comentários:

  1. Santander só se ferrou no Brasil mesmo.

    Mas ele se fundir com a bosta do Bradesco só vai desagradar ainda mais o governo e ferrar nós pobres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk calma pobretao! Não vem não que a sua conta é Prime.

      O Bradesco está precisando de dar o troco no Itaú, deixou o principal rival se destacar na frente após a fusão com o Unibanco. Está precisando dar um troco no BB também, com a perda do Banco Postal.

      Oportunidade única para o Bradesco reassumir sua liderança e mostrar que é também um player de mercado.

      Abcs,

      Excluir
    2. Pobretao, não diga isso, melhor coisa que aconteceu foi o Santander ter vindo p o Brasil e ter comprado o Banespa :D agora pode ir embora mesmo q naõ vai fazer falta rsrsrs

      Excluir
    3. Etta James,

      Você deve estar agradecendo ao Santander até hoje não é? rsrs...

      Abcs,

      Excluir
    4. ahh FI, diariamente ao acordar e não ter q pegar transito faço uma oração de agradecimento ao santander e ao amigo do meu pai kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Agora que o santander já te deixou rica Etta, ele pode ir para o quinto dos infernos... kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Essa dos títulos espenhóis eu tava achando estranho tb. Pq os caras iam aumentar o yield se tinha tanto comprador assim? Não faz sentido...
    Parabéns pelo blog, FI. Leio todo dia. Mas acho q é a primeira vez que comento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mure,

      É o amadorismo da mídia para cobrir o mercado. Incrível né? Parece que não entendem nem mesmo o que estão divulgando. O fato relevante positivo da Espanha foi a aprovação de recaptalização dos bancos.

      Obrigado! E sinta-se a vontade para comentar. O espaço aqui é de todos nós.

      Abcs,

      Excluir
    2. Primeiramente gostaria de agradecer ao Finanças Inteligentes estar me seguindo e já comecei a seguir também.
      Agora em questão a amadorismo... Essa características está impregnado em todos os setores da nossa economia...
      Eu acho um barato os comentaristas justificarem qualquer queda da bolsa com realização de lucros...
      kkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Eike Rico,

      Eu é que agradeço. Tem que rir mesmo, é a nossa diversão rsrss... É bom que descontrai um pouco

      Abcs,

      Excluir
  3. Eu tinha umas alll3. Subiu dois dias seguidos com um volume que achei fraco. Então vendi metade delas. Vamo ver nos próximos dias se fiz certo, ou não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      É claro que você fez certo. Você arrancou dinheiro do mercado e mandou pro bolso, quer mais? É assim mesmo. Não precisamos adivinhar topo nem fundo, apenas fazer dinheiro. Agora aguarde uma próxima oportunidade.

      Abcs,

      Excluir
  4. Pois é FI. Só que tem aquela coisa: se subir amanhã, o psicológico vai ficar "droga, deveria ter segurado um pouco mais !"
    De qualquer maneira, tou pensando em pegar essa grana da alll3 e entrar na eletropaulo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está vendo, este: "droga, deveria ter segurado um pouco mais!" é que está errado. Esta é a parte que os investidores devem tentar superar. O trade está certo, mas o seu psicológico não. O importante é entrar pra fazer lucro, não deixe a ganância te atrapalhar rsrs..

      ELPL4 deu bons day-trades nestes últimos dias. Se amanhã superar a máxima deste doji de hoje, pode encaixar mais um, visando tiro curto. Jogo rápido e olho vivo.

      Abcs,

      Excluir
    2. Anonimo bobinho... para essas horas é que temos o stop...
      deixa lá, se reverter, ele vende automaticamente. se continuar subindo, vc faz mais lucros...
      Um abraço!

      Excluir
  5. FI, parabéns pelo ótimo post!
    E dê uma olhada no gráfico diário do IBOV: será que não temos uma bandeira de baixa em formação? Se for mesmo, o rompimento projeta os 59K. Se bem que antes temos os 60K, não é? Considerando que o índice futuro vence amanhã, estou começando a acreditar que o dia da sangria do IBOVESPA vai ser na quinta-feira. Vamos ver.
    Um abraço.
    LFB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LFB,

      Obrigado! Pode ser sim uma bandeira de baixa, mas eu não gosto de figuras na AT. Prefiro utilizar apenas suportes e resistências (que no final das contas fazem o "contorno" desta bandeira).

      Sim, antes teremos os 60k. Ponto de suporte forte, além de ser psicológico também pelo número e fama no mercado (é uma linha bem pop-star rsrs).

      Vamos ver, se não passar logo pelos 63k pode tomar uma sacudida básica.

      Abcs,

      Excluir
  6. O Dow foi embora! O problema do Ibov agora é que tem um monte de resistência bem na cara! Médias móveis, a LTB, 64k perdidos. Sei não se não terá que cair mais um pouquinho pra pegar um gas. Ou vem uma daquela altas que arrebentam com tudo! haha...
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,

      Dow Jones está bem mais forte que o Ibovespa nestes últimos dias. Foi embora logo na abertura do pregão e nós ficamos parados, barrados pelos 63k. Demonstra fraqueza do nosso mercado, falta aquela massa compradora local. Hehe, está difícil de subir desse jeito, somente se os estrangeiros voltarem.

      Abcs,

      Excluir
  7. É possível colocar um plugin RSS.. para acompanharmos mais de perto?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,

    Se eu te falar que já tentei colocar esse RSS mas não consegui você acredita? Não sei se foi por falta de paciência ou ignorância mesmo pra mexer com sites e blogs rsrs.. Desculpe

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. FI, não sei se ajuda aí com o RSS:
    http://www.hardware.com.br/dicas/rss-blog.html
    Tudo explicadinho.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mure,

      Separei aqui pra dar uma linda no final de semana!

      Abcs,

      Excluir
  10. Rapaz, vc falou em realizar 20% da posição.... eu quero é dobrar a posição!
    Mas a doleta só sobe, queria pegar num recuo.
    Hoje, até o momento, já beliscou 1,868.

    Wonderful! Tenho certeza que testa 1,91. Não sou funcionário do BC como vc gosta de brincar, mas o Mantega deixou bem claro suas intenções e com ibov em queda, não tem muito pra onde correr.

    Sigo confiante, pretendo ficar posicionado até o 2º semestre. Creio em perda do fundo de 2011 e dólar a 2,15, mas não vou insistir muito senão começam as provocações. rsrsrsr. Sardinha é um bicho chato!

    Abç - Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo do BC,

      De fato sim, tem boas probabilidades de isso acabar acontecendo. Mas de vez em quando eu gosto de fazer realizações parciais, mesmo sabendo que a operação pode vingar bonito, apenas para garantir parte do lucro mesmo se o mercado virar a mão. Mas não sabia que você estava com pretensões de carregar até o 2º semestre rsrs... é muita emoção!

      Vamo que vamo!

      Abcs,

      Excluir
  11. Santander tem o cartão FREE para o povo!!!!!!!! Viva anuidade zero.......rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe.. vamos ver se isso dura por muito tempo. Mas os outros bancos também tem cartões com anuidade zero. Se quiserem cobrar anuidade é só cancelar e procurar outro. Pagar anuidade jamais.

      Abcs,

      Excluir
  12. FI,

    BBAS3 está completando 3 pregões com volume acima da média. Sendo que hoje, ao meu ver, marcou um fundo em 23,01, passou boa parte do dia oscilando proximo a 23,50 e está fechando em alta.

    Acho que a hora é boa !!! Já estou comprando desde 25,XX ! rs.. Aumentando a posição aos poucos, ultima compra em 23,50.

    Qual a sua opinião ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio,

      Vou dar uma olhada nos gráficos e comento no post seguinte do corte de 0,75 p.p.

      Abcs,

      Excluir
  13. Olá, o FI vai te responder, más um gráfico feio desses com as facas caindo fica complicado, Bbas3 está em um canal secundário de baixa com objetivos por volta dos R$ 19,xx, este repique dos R$ 23,00 é um suporte semanal, é normal a turma entrar comprando, pode até dar alguma coisa caso o papel novamente busque as médias rápidas.
    Creio que o mercado irá precificar um bocado estes juros menores "mandados pela dama de ferro".
    Ivngomes;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Parabéns pela iniciativa por emitir sua opinião! Vou postar a minha logo logo. Quanto mais pessoas opinando, melhor. Gera mais debates.

      Abcs,

      Excluir
  14. A rejeição ao Santander pelos clientes do ex REAL é muito grande, assim como pelos funcionarios do Real , o Santander está perdendo posição e não vai ter como competir com os principais plays e a venda é inevitavel.....

    ResponderExcluir
  15. Dentro do Santander existe uma briga interna entre o pessoal do Ex Real e do Santander estão nada mais nada menos cortando a cabeça dos principais executivos do Ex Real. Fabio Barbosa, José Berenguer, Fernando Martins, wAGNER fERRARI entao o resuktado já estou vendo BRADESCO!!!!!!!

    ResponderExcluir