segunda-feira, 9 de abril de 2012

O dragão perdeu a linha

Desaceleração no crescimento econômico e aumento na inflação. Tudo que a China não precisa no momento, mas é exatamente isso que está acontecendo, e pior, simultaneamente. Os dados de inflação divulgados hoje surpreenderam novamente o mercado e revelaram que os preços ao consumidor subiram 3,6% em março em relação à um ano atrás (a previsão era de 3,3%). Em fevereiro o índice fechou em 3,2%.

Pela lógica, a inflação deveria estar diminuindo e não aumentando, pois a China está em processo de desaceleração econômica. Então como pode uma economia desaquecida gerar pressão inflacionária? Por vários motivos. No caso do dragão asiático a causa principal está no forte aumento da oferta de dinheiro nos últimos três anos (política de afrouxamento monetário, semelhante ao que estamos fazendo aqui no Brasil), e grandes aumentos salariais que estão engordando cada vez mais o bolso da população (efeito colateral de um crescimento insustentável e evolução do sistema).

Como a economia chinesa está desaquecendo mais rápido do que se esperava, o governo precisará atuar novamente com algum tipo de afrouxamento monetário afim de se evitar uma queda do PIB ainda maior, mas o problema é que a inflação resolveu aparecer no pior momento. O aumento dos preços ao consumidor deverá limitar a margem de manobra do governo chinês. É como ter o antídoto para o veneno, mas não poder usá-lo na dosagem correta.

Dados do mercado de trabalho norte-americano também impactaram em cheio as bolsas de valores nessa segunda-feira, já que sexta-feira passada Wall Street não funcionou. A criação de empregos no país somou 120 mil postos de trabalho no mês de março, o menor aumento desde outubro do ano passado. O número veio abaixo do esperado e com isso Wall Street mergulhou no vermelho. O índice Dow Jones fechou em baixa dando continuidade à tendência de baixa de curto prazo que se acelerou após a perda da LTA da tendência de alta iniciada no ano passado.


No Brasil o índice Bovespa também fechou em baixa renovando nova mínima no primeiro dia da semana (impactando negativamente também no gráfico semanal) e sem esboçar sinal de fundo. O giro da bolsa está baixo porque os gráficos de curtíssimo prazo estão socados demais para abrir novas operações vendedoras e a força compradora ainda está fraca demais para chamar um repique (pouca gente querendo comprar, por causa do medo da queda). Ursos aguardando formação do próximo topo descendente para reentrada.


Conforme prometido, a Caixa Econômica Federal anunciou na manhã de hoje um corte nos juros das linhas de crédito para pessoa física e micro/pequenas empresas. No cheque especial por exemplo, a taxa baixou para até 1,35% a.m. (perceberam o efeito da palavra até* na frase? Não é uma taxa generalizada). O presidente do banco, Jorge Hereda, afirmou que a inadimplência poderá subir um pouco com esta nova estratégia do banco, mas fez questão de destacar que a mesma está sob controle. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos, a inadimplência deverá ser rigorosamente monitorada pelo Banco Central.

12 comentários:

  1. Olá, em resumo "paulada na concorrência", vai arrebentar os outros bancos grandes, imagina os médios e pequenos?? É possível repiquezinho fraco até médias rápidas e depois seguirá ladeira abaixo, tem muitos gaps de continuaçao para fechar e gorduras tbm.. papéis que podem repicar bem BBAS3, BBDC4, prá quem tem coragem é claro, contra tendência pode dar zebra!!
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Ivan, trades contra tendência precisam ser bem mais rápidos do que os trades a favor da tendência. Esses papéis estão bons pra tiro rápido.

      Os bancos pequenos e médios deverão centralizar ainda mais suas operações no financiamento de linhas de capital de giro (para empresas de pequeno e médio porte) e/ou operações com recebíveis. Desconto, caução, etc. Não conseguem competir com as novas taxas do BB para estas mesmas operações, se começarem a perder bons clientes acho que irão acabar afrouxando um pouco o gerenciamento de risco pra captar novos clientes não tão bons assim.

      Abcs,

      Excluir
  2. Tem que ter coragem pra entrar em Banco, vai destruir os lucros recordes deles, ninguém mais vai entrar, corte de DY, bancos já eram na minha opinião, ainda bem que não entrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesses preços só entraria em bancos pra especular. Pra investir não. Mas se, digamos daqui alguns meses, o mercado resolver oferecer aquelas promoções que citei nos comentários do post anterior, ficará difícil resistir.

      Abcs,

      Excluir
  3. Resumindo compre quando estiver correndo sangue pelas ruas e venda no tocar das trombetas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Uma coisa tão simples e o pessoal complica tanto! rsrs...

      Abcs,

      Excluir
  4. vou esperar mais, quem sabe compre um promoção da ITUB4, olha o gráfico desceu numa paulada só, mas tem que dar algum sinal de entrada, ainda vai demorar um pouco até o gráfico se arrumar pra compra.
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra futuras posições de longo prazo eu já prefiro os múltiplos do BB.

      Essas quedas fortes da ITUB4 são boas pra fazer uns trades rápidos de repique quando encontra uma boa linha de suporte.

      Abcs,

      Excluir
  5. FI,

    Qual sua opinião para hoje no mercado?

    CELJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CELJ,

      Desculpe, só fui ver sua mensagem agora. Não vale responder agora. Bolsa em mini crash, seguindo análise técnica. Deve testar os 60k mais rápido do que se esperava. Eu achava que seria no próximo mês.

      Abcs,

      Excluir
  6. Olá, os 60K são importantes para defender a tendência secundária altista, más como suporte que darei muita atenção será a banda inferior do canal, por volta dos 55~57K, devemos observar com atenção os gráficos semanais e diários dos 10 ativos de peso no Ibov; Para mim tivemos um sinal muito negativo com o Ibov voltando para dentro deste canal, a bandeira de baixa ainda está válida, muita cautela pois seu rompimento para baixo tem alvo por volta dos 43K, suporte bastante relevante;
    FI vou agora aparecer como Ivngomes, tem outro Ivan, a mensagem acima não é minha, apenas p/ não confundir

    ResponderExcluir
  7. Putz, são dois Ivans! E eu achando que era um só! rsrs...

    Beleza!

    Pra mim, os 60k são de suma importância. É a linha mais importante para impedir o retorno de um bear market.

    Abcs,

    ResponderExcluir