quinta-feira, 19 de abril de 2012

Poupança vai continuar a mesma de sempre

A falta do que escrever tem originado alguns artigos na mídia sobre possíveis alterações no rendimento da caderneta de poupança. Este “movimento anti-poupança” (patrocinado, por trás, pela indústria de fundos brasileira?) ganhou força após a última reunião do Copom, encerrada ontem, o qual ficou decidido mais um corte definitivo de 0,75 p.p. na taxa básica de juros.
Alguns analistas chegaram a dizer que a taxa selic poderá cair ainda mais, abaixo dos 9%. Infelizmente estas pessoas não leram a última ata da reunião do Copom (publicada em 15/03/2012) disponível no site do Banco Central. Nela consta uma afirmação de que a taxa de juros cairá para um patamar ligeiramente superior à mínima histórica (8,75%). Após atingir este patamar de juro, a taxa seria mantida. E foi o que aconteceu. Não houve surpresa nenhuma.
Mas então porque tanto barulho no mercado? Porque alguns analistas resolveram passar por cima do próprio Banco Central? Não faz sentido algum dizer que a taxa de juros continuará caindo, pois esta informação contradiz o que está documentado na ata do Copom. Essas pessoas deveriam no mínimo aguardar a publicação da próxima ata do Copom antes de pensar em publicar qualquer coisa na mídia.
Outro ponto que não faz sentido algum é dizer que o rendimento da caderneta de poupança poderá ser alterado. Não adianta nem debater esta idéia pois ela simplesmente não existe. O  próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega confirmou a posição do governo hoje mesmo ao dizer que "com o juro básico a 9%, não há necessidade de mudar a regra da poupança".
Como o governo jamais iria fazer uma alteração no rendimento da caderneta de poupança em ano eleitoral, podemos pressupor que a taxa de juros ficará mesmo em 9%. Reparem que o Mantega começou a frase dizendo: “com o juro básico a 9%...”. Isso porque se a taxa selic ficar abaixo deste patamar, poderá ocorrer uma fuga em massa de capital da indústria de fundos para caderneta de poupança. E numa situação dessas o governo terá de intervir, mesmo que as medidas sejam impopulares.
Lembrando que os fundos de renda fixa compram títulos públicos do governo federal para montar carteira, portanto seria um tremendo “tiro duplo no pé” provocar uma fuga de investidores destes fundos devido à continuação de queda na taxa selic. O próprio governo seria prejudicado por ter de recomprar os papéis da dívida, vendidos aos fundos, para cobrir os saques dos investidores, além de reduzir sua captação de recurso no mercado. 
No mercado de capitais os principais índices mundiais fecharam esta quinta-feira em baixa. A desconfiança em relação à Espanha tem aumentado cada vez mais. O índice Dow Jones fechou em baixa pelo segundo dia consecutivo formando um topo descendente em 13.1k. Poderá trabalhar dentro do espaço entre esta nova LTB e linha de suporte em 12.7k.

No Brasil o índice Bovespa fechou o dia em baixa. A região de fraca resistência nos 63k está conseguindo barrar todo o movimento de repique, evidenciando a fraqueza da força compradora, incapaz de romper uma resistência de baixa representatividade. Abriu oportunidade para entrada de operações vendidas na tarde de hoje. Stop dos ursos está um pouco acima dos 63k.

37 comentários:

  1. O povo gosta de tumultuar... Fi, se vc parar para ouvir o que esses comentaristas econômicos falam, ou vc fica doido ou vc xinga...

    Alguns até falam coisas sérias... Mas o que tem de bobagem no meio...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike Rico,

      Ou então você prepara uma pioca pra curtir o show de comédia que já vai começar rsrs... Pior que quando os caras aparecem na TV eles falam numa seriedade e fazem uma cara de "eu sou o senhor da verdade". Eu me divirto de dar risadas! Repare pra você ver kkkkkk

      Abcs,

      Excluir
    2. Senhores, eu penso igual a vocês. Análistas de mercado são os melhores humoristas da atualidade!

      Abraço!

      Excluir
    3. E o show é de graça rsrs... Melhor ainda

      Abcs,

      Excluir
    4. O maior barato é quando tem uma queda...
      O mercado está realizando lucros...
      Como se o mercado inteiro estivesse realizando lucros... kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Eike Rico,

      Imaginação limitada a deles né rsrs...

      Abcs,

      Excluir
  2. BOA NOITE FI.

    TA DIFICIL CHEGAR NOS 64K,ACHEI Q IRIA CHEGAR HJ,SERA Q TEREMOS ALGUMA NOVIDADE POSITIVA PARA AMANHA?

    GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Ficou difícil mesmo, hoje definiu você viu? Não passou pelos 63k, os ursos entraram. Se amanhã a força compradora não tentar empurrar pra cima e ganhar no stop de quem abriu venda hoje, o índice deverá testar de novo aqueles 61.3k.

      Abcs,

      Excluir
  3. Olá FI! Parabéns pelo post. Não me canso de te elogiar, pois você consegue colocar as coisas de um modo muito coerente e compreensível. Pois então, lembra que esses dias comentei que achava que hoje seria o dia da pancada no IBOV? Estou começando a pensar que é só começo. Agora à noite dei uma olhada no Dow Jones Brazil Titans 20 ADR Index e percebi que ele fechou hoje abaixo da mínima anterior dentro do mês de abril, mas aqui ainda não. Vamos ver. Por "precaução" entrei vendido ontem, com stop bem curto. Até agora está indo bem.
    Um abraço.
    LFB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LFB,

      Obrigado! Pois é, acertou heim? Definiu hoje mesmo, porque não passou pela resistência e chamou venda.

      Humn... ADRs perdendo fundo de abril, então quer dizer que estão querendo encaçapar a bola 7 logo logo. Antecipou bem a sua venda, boa jogada! Agora é só administrar o lucro e deixar o mercado andar. Parabéns!

      Abcs,

      Excluir
  4. FI,

    Algo está me dizendo que esta queda na Selic vai dar liquidez para os estrangeiros sair. Teoria da Conspiração da minha cabeça? rs

    Mudando de assunto. Abaixo de qual valor você acredita que a PETR4 se torna pechincha? Sei que a pergunta é difícil, mas quero uma ideia fundamentalista. Não estou preocupado com o fundo.

    Obrigado,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Pelo menos de juro real não somos mais os campeões mundiais. Perdemos o posto para a Rússia, se não me engano. Se os estrangeiros pensarem e sair estamos ferrados pra segurar o dólar, porque o câmbio poderá disparar de uma só vez, ainda mais com este empurrão do governo. Isso é péssimo pra indústria, quem não fez hedge, ou montou errado, leva uma naba feia.

      PETR4 uma pechincha só se for de graça rsrs... Estou brincando, mas não penso em comprar PETRO (visando investimento de longo prazo) nem se o papel derreter, mas pra especular com os preços sim (caiu rápido e forte, bateu no suportão, pode dar compra tiro curto). A minha análise fundamentalista nela é simples. Empresa trabalha pro governo e não pro acionista. Então estarei de fora até que este quadro seja revertido.

      Abcs,

      Excluir
    2. Fi,

      Não tinha pensado na Petro por este lado. rs

      Em relação ao juros, somos segundo nominal e real.

      Uma fuga dos estrangeiros puxaria o juros para cima?

      Também poderia ser um saída lenta. Entrar num bullmarket?

      Abraços,
      Sir Income

      Excluir
    3. Sir Income,

      Uma fuga de estrangeiros seria péssimo em vários segmentos inclusive para economia. Em se tratando do mercado de juros, a fuga dos estrangeiros provocaria uma alta do dólar. O dólar alto não ajuda no combate a inflação e portanto seria mais combustível para manter o IPCA aquecido acima da meta de 4,5%. O problema é que mesmo se a saída for lenta, o mercado pode especular no dólar forçando esta disparada.

      Dependendo de como estiver o acumulado do IPCA nos três primeiros meses deste ano, acho que o BC poderá até mesmo pensar em aumentar um pouco os juros após o período eleitoral.

      Abcs,

      Excluir
  5. Finanças.. boa noite!
    Disponibiliza um plugin de RSS ai.

    assim fica fácil acompanhar o seu blog!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Eu sou analfabeto nessas coisas kkkkk. Mas prometo que vou ler aquele link no final de semana pra tentar colocar o tal do RSS.

      Abcs,

      Excluir
    2. Finanças,
      Molezinha.. ai no Blogger mesmo vc pode adicionar uma ferramenta de assinatura de feed.. ta tudo pronto.. é so vc escolher o lugar e pronto. Pode escolher colocar debaixo do contador.. arquivos do bloog.. vc nao vai encontrar dificuldades. ja esta prontinho..

      Excluir
    3. Anônimo,

      Obrigado pela ajuda! Vou dar uma olhada.

      Abcs,

      Excluir
  6. Pessoal, AT da ETER3

    A danada está saindo de uma congestão de curto prazo sem fazer muito baralho e já rompeu o último topo ascendente da tendência de alta. Acima de 9,40 as resistências são mais fracas e em menor número, o que em tese significa mais espaço para subir sem muita pressão vendedora.

    Gráfico limpo para testar 9,90 e depois 10,30. Está ficando cada vez mais bonita pela AT.

    Abcs, bons negócios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fi
      pela primeira vez vejo vc falando details acoes , gostaria que acontecesse mais.olhei essa acao tb eter3,uma grande congestao . ALGUMA OUTRA ACAO?

      Arriscatudo

      Excluir
    2. Arriscatudo,

      É só chegar com o fogo que eu toco gasolina! rsrs... Ou seja, mandem os ativos pra mim que eu faço uma análise. Não gosto de influenciar na escolha do papel, isso não dá certo.

      Outra que comentamos ontem é a BBAS3. Tocando o suportão de 22,00 pode dar entrada mesmo que seja para trade rápido.

      Qualquer coisa é só pedir, estamos à disposição

      Abcs,

      Excluir
    3. Valeu FI, obrigado pela análise.

      Estou com ela desde março, comprada a 9,10. Já recebi dividendos (1,47 % do valor investido) e agora começou um movimento interessante !

      Sinto dificuldade para montar os stops !!!

      Abs.

      Excluir
    4. Rogerio,

      Eu tenho um pouquinho dela. Comprei no crash do ano passado, não tenho ponto de stop definido pra sair porque é uma posição que pretendo carregar por mais algum tempo. Temos que ficar de olho é no negócio do amianto.

      Está levando uma refugada hoje rsrs.. típico de ETER3

      Abcs,

      Excluir
  7. Finanças,Deixa eu Insistir um Pouco Sobre FII ( Prometo que é a Ultima Pergunta. rsr)
    Já li os Sites que Voce me Passou,a Liquidez é Realmente Baixa.
    A Duvida que Tenho,em que se Baseia as Oscilações dos Ativos ?
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. macr3,

      Última pergunta nada. Pode perguntar sempre que surgir alguma dúvida, estamos aqui é pra isso mesmo!

      A liquidez é realmente muito baixa. Mas vejo FIIs como buy & hold. Compra visando recebimento do rendimento da cota. Confesso que depois que fechei minha posição do ativo nem acompanho a oscilação da cota.

      A oscilação é somente pelo book. Qualquer distorção no volume em algum dos lados (compra ou venda) faz um belo estrago no papel, justamente por não ter liquidez para suportar aumentos de volume esporádicos. Normalmente pra comprar tem que ter um pouco de paciência, tem que jogar a isca e esperar algum peixe aparecer pra fisgar.

      Abcs,

      Excluir
  8. FI,

    Você tem razão. Olhe a notícia abaixo. Todo mundo correndo da Argentina e adivinhe onde nossa querida Petrobras vai investir.

    Radar: Petrobras investirá US$ 500 mi na Argentina; Chesf vence leilão de energia

    http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/2409123-radar+petrobras+investira+500+argentina+chesf+vence+leilao+energia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Tá vendo? Cada dia é uma surpresa desagradável. Show de horror essa Petrobras. Argentina tomando de assalto as petroleiras e a Petrobras injetando dinheiro lá. Inacreditável...

      Abcs,

      Excluir
  9. Olá, más é assim mesmo, a Argentina é a maior parceira comercial na AL, o que são 500Mi para Petrobras?? Isso é para mostrar que o Brasil está firme na parceria, os frutos futuramante virão, olha meu sonho é as ações da Petro derreterem, estou na torcida para que cheguem pelo menos nos fundos de 2008 o que colocará os papéis num DY muito bom...não creio que esta tendencia de baixa dure além do próximo ano..
    ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é o Warren Buffet que diz que o melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada e o segundo é uma empresa de petróleo mal administrada.

      Não acho que a Petro vai ser mau negócio no LP, mas no curto tem muita jogada politica. É uma pena!

      Como será que os estrangeiros estão vendo esse investimento da Petro? E a forçada na queda da taxa de juros no BB? E a mudança na presidência da Vale?

      São muitas intervenções do Estado. Nesse cenário bolsa não parece bom negócio.

      Abraços,
      Sir Income

      Excluir
    2. Ivngomes,

      Não vejo sentido em investir esses 500 milhões na Argentina só para mostrar a parceria comercial, porque o pré-sal demanda um investimento alto e certamente vai fazer falta aqui, mesmo sendo "pouco" para o total investido. E pior ainda, estamos muito simpatizantes com esse modelo argentino, não é assim que se cria um ambiente de negócio, em lugar nenhum do mundo.

      Abcs,

      Excluir
  10. O fascismo argentino
    Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

    A Argentina caminha cada vez com maior velocidade rumo ao caos. A última das medidas obtusas da presidente Kirchner foi a expropriação da Repsol, empresa espanhola que controlava a YPF. Como o WSJ e a The Economist chamaram o ato, sem eufemismo, representa o velho e simples roubo. O governo argentino é uma quadrilha de gatunos, e preocupa o silêncio diplomático do Brasil sobre o caso. Já o companheiro Chávez, outro larápio, aplaudiu a medida, como era de se esperar.

    Miriam Leitão, em sua coluna de hoje no Globo, revela um fato estarrecedor. A presidente Kirchner teria visitado uma empresa brasileira na Argentina e questionado porque certo produto não estava sendo vendido no mercado doméstico. O empresário, então, explicou que o produto não era do gosto argentino, e por isso era apenas exportado.

    Ela relata o resto: “No dia seguinte, o empresário recebe um telefonema de Moreno, que o manda pôr no mercado o tal produto e informa a que preço deve ser vendido. O empresário avisa que aquele preço dá apenas para cobrir o custo da embalagem. Moreno liga então para a empresa fornecedora e dita o preço que ele vai fornecer a embalagem. A empresa pede desconto no custo da energia. E recebe.”

    Moreno é o manda-chuva do governo, que costumava despachar com u revólver em cima da mesa. A desgraça argentina serve para duas coisas ao menos: 1) mostrar como a esquerda radical, no fundo, aproxima-se do fascismo, que ainda é tido como “direita” por muita gente (a propriedade privada existe de jure mas não existe de facto, pois o governo controla tudo na economia, assim como faz no socialismo); 2) alertar aos brasileiros que o perigo mora ao lado, pois muitos petistas sonham em seguir nesta mesma trajetória (vale lembrar que o CEO da maior empresa privada do país foi demitido porque o governo assim quis).

    http://rodrigoconstantino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. E tem que continuar mesmo.

    A poupança é a única coisa que presta nesta país. Se ela desaparecer em rendimento aí mesmo que a poupança interna vai pro espaço por parte das famílias.

    Vamos ficar a mercê da indústria de fundos e suas ridículas taxas?

    A única coisa que o governo fez direito mesmo nesses últimos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobretao,

      Tem isso também, o governo não pode se dar ao luxo de perder os investimentos da poupança. Este dinheiro, por sinal, já está quase todo "injetado" na construção civil.

      Abcs,

      Excluir
  12. Quanto aos fundos imobiliários, é importante salientar aqui que as administradoras ganham em cima do PL do Fundo. Portanto, no fim do mês dão uma puxada para aumentar a taxa de administração, além é claro, que muitos pagam rendimentos no dia 1. Espero ter contribuído, um abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Boa! Contribuiu sim! Obrigado e participe sempre que puder.

      Abcs,

      Excluir
  13. Temos que ter cuidado com o que falamos na internet. Seu post com ar de sabedoria foi derrubado em menos de um mes com a mudança da loupança

    ResponderExcluir