terça-feira, 24 de abril de 2012

Repique na Europa arrastou Wall Street

Não foram os indicadores americanos (mesmo porque alguns vieram positivos e outros negativos) que provocaram o movimento de alta nas bolsas de valores nesta terça-feira. Infelizmente é isso que a mídia usou para justificar o desempenho das bolsas. Basta observar que os mercados europeus já estavam subindo antes mesmo de saírem os resultados da agenda econômica norte-americana, portanto esta tese é inválida.

Mais curioso ainda é que os indicadores europeus do dia foram ruins, pra variar. As novas encomendas à indústria na zona do euro caíram 1,3% em fevereiro comparado ao mês anterior, quando houve queda de 2,9%. O resultado veio pior do que as estimativas do mercado que apontavam para uma alta de 1,4%.

Outro fato preocupante é o grande número de eleitores europeus apoiando os partidos radicalistas de extrema-direita. Esta é uma situação nova e bate de frente contra os ideais de uma Europa unificada. Estes partidos de extrema-direita estão trazendo o nacionalismo de volta, apoiando os interesses específicos de cada nação. Além disso, países do norte europeu começam a questionar, mais abertamente, porque deveriam subsidiar os países da periferia do bloco quando eles próprios estão passando por dificuldades internas.

O que aconteceu na verdade foi bem simples. Repique forte na Europa que arrastou os demais índices mundiais. Cobertura de posições vendidas de curtíssimo prazo por lá, aliviando os papéis que apanharam tanto nos últimos dias. Na Alemanha o índice DAX subiu 1,03%. Na França o índice CAC-40 fechou em alta de 2,29%. Na Itália o FTSE-MIB teve alta de 2,48%. Na Inglaterra o índice FTSE-100 subiu 0,78% e na Espanha o Ibex 35 teve alta de 2,24%.

Este foi o movimento na Europa que atingiu Wall Street e por conseqüência os demais mercados mundiais que estavam abertos no momento. Dow Jones fechou em alta testando novamente a LTB de curto prazo que atua como resistência dupla, juntamente com a linha central de bollinger.


No Brasil o índice Bovespa fechou em leve alta acompanhando a movimentação nos mercados externos. Muitos papéis ainda estão sobrevendidos pois os repiques estão sendo curtos e fracos até então. Deverá manter sua oscilação entre a LTB que vêm do topo em 69k e linha de suporte forte dos 60k. Entre estas linhas vale tudo, jogo aberto.


21 comentários:

  1. Repique mentiroso e safado.

    É pra trader e robôs se acharem os gostosos.

    Tendência de LP quera violenta até a Europa criar vergonha na cara.

    E no Brasil o dólar lixo vai explodindo.

    Será que iremos voltar aos tempos de dólar a 3/4 reais?

    Se sim, consumidor se ferrando e empresário lixo exportador chorão de indústria que paga coca-cola de salário rindo a tóa.

    Eu odeio esse país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobretão,

      Calma rsrsrs... Faltam só 3 dias pra chegar sexta-feira. De fato ainda há muita sujeira pra ser limpada na Europa e nos Estados Unidos também, tem coisa debaixo do tapete lá desde 2008. Dólar até 2,00 tudo bem, acima disso não. Aí já prejudica no combate a inflação, reduz bastante a competitividade no mercado e prejudica o investimento porque as máquinas e equipamentos ficam mais caros.

      A classe média brasileira está sufocada. O salário aumenta mas o padrão de vida não. Produtos e serviços caros demais, impostos absurdos. O enriquecimento da população é apenas virtual.

      Abcs,

      Excluir
    2. Entendo que o dólar está tendo uma alta "técnica". O gráfico deve jogá-lo pra 1,90, talvez 2,00/2,10. O governo norte-americano continua imprimindo dólares, o que deixa a moeda abundante, e logo, barata. Mas, em torno de 1,90, parece agradar a gregos e troianos, não é? Ou estou errada?...
      Também acho o dólar um lixo. Por que essa $#%&*# tem que ser um padrão, hein?...
      Carla

      Excluir
    3. Carla,

      Boa pergunta rsrs... As moedas perderam credibilidade quando os BCs passaram a imprimir dinheiro sem lastro. Descobriram "a receita" pra qualquer crise e que ainda reelege os políticos.

      Para um país emergente é natural que a moeda seja valorizada no mercado. Não sei até quando o governo vai conseguir sustentar este dólar teórico. Os empresários aproveitarem bem o momento para chorar em Brasilía: ano eleitoral. Imagine "os acordos fechados" naquelas reuniões de portas fechadas..

      Abcs,

      Excluir
    4. Brasil, ame-o ou deixe-o.
      E quando sair apague a luz. Caso contrário a conta será cobrada de quem ficar.
      Se não sabe brincar não desce no play.

      Excluir
    5. FI, não chega a ser um problema pelo menos no curto prazo a emissão de moedas, pois não é emissão de moedas, é emissão de dívida.

      Eles sempre falam: "os bancos centrais EMPRESTARAM não sei quantos trilhões para os bancos..."

      O divertido vai ser se não pagarem as dívidas...

      Um abraço!

      Excluir
    6. Sim, mas acaba sendo uma "doação" devido o prazo longo e taxa de juros simbólica. O problema mais sério no curto prazo, na minha opinião, seria mesmo a inflação. A "sorte", no caso da inflação, é que os bancos não estão repassando toda essa injeção de capital dos BCs para a economia. Na verdade não está caindo nada na economia. Em contrapartida boa parte destes recursos ficam empossados dentro dos bancos, e acabam comprando mais títulos (de risco) da dívida soberana, fazendo um carry trade com as taxas de juros. Aí que mora o problema, pois está tudo amarrado... Dívidas soberanas, bancos comerciais, bancos centrais e BCE.

      Abcs,

      Excluir
  2. Olá, se aqui a farsa do governo PT vier à tona creio que sim, o dolar explode. Observem que depois que o Lula foi na TV mandar que o povão fose as compras tudo explodiu, bolsa (está no gráfico), imóveis, vendas de veículos, a especulação tomou conta do país, essa baixa dos juros ao meu ver é a última cartada pra segurar o crescimento que pra mim é fictício, cadê saúde, educação de verdade, infraestrutura???
    Que crescimento é esse que se baseia em endividamento de seu povo?? Eu hein!!!
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Sem as reformas básicas, nada feito. O país ainda não sabe o que é um crescimento longo e sustentado. E a mídia pouco toca neste assunto, porque será?

      Abcs,

      Excluir
  3. Fi, só p/ completar, olha só o potencial de queda na matriz, é de assustar qualquer investidor!!! Baita piso de vidro nos 12,7K..no dia que furar a porta vai ser estreita pra muita gente, obrigado por compartilhar minhas idéias;
    Ivan, Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo dos 12.7 não há praticamente nenhum suporte relevante no Dow Jones até os 12.2k. Seria um espaço limpo pra vender, tal como foi essa queda do Ibov recente. Domínio total dos ursos.

      Abcs,

      Excluir
  4. George Soros sabe tudo e já disse: euro está com os dias contados.
    Uma união econômica com separação política daria nisso mais cedo ou mais tarde.
    Farinha pouca, meu pirão primeiro.

    No Brasil a inflação já deu uma pequena acelerada, nada demais por enquanto. Mas as medidas do governo já surtem efeitos. rsrsrs
    Abrindo mão do controle da inflação e mostrando cada vez mais que o câmbio não é flutuante, lá se vai a base do plano real. Resta apenas uma duvidosa lei de responsabilidade fiscal.

    As profecias tinham razão. Muitos acreditam em fim do mundo físico, mas é uma questão de interpretação.
    Não será o FIM do mundo, mas vem muita tragédia no final de 2012. A terra dará realmente uma cambalhota. Não física, mas financeira. Transformações nas relações de poder, que devem trazer muito sofrimento pra boa parte da humanidade.
    E como dizem os doidões, o planalto central é um dos poucos lugares que vai se safar. Isso pode ser interpretado como o centro do poder político brasileiro, onde se tomam as decisões. Não necessariamente um lugar físico como Alto Paraíso, isso é bobagem. O RJ não será inundado pelo mar, a tsunami é financeira, imigratória..
    Enfim, as profecias tem razão, basta interpretá-las da maneira correta. Ou então pirei de vez, é uma hipótese provável. rsrsr

    Abç - Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo do BC,

      Confere. O Soros disse isso acho que ano passado. Lembrando que ele acertou contra Libra e quebrou o BoE. Basta um país sair do bloco e pronto, a Europa racha no meio. Não há como dizer com certeza se isso realmente vai acontecer e caso positivo, quando será. Mas tudo o que foi feito até agora para abafar as crises recentes apenas prolongam o problema mais para frente. A conta pode atrasar, mas ela sempre chega.

      Abcs,

      Excluir
  5. Nos Estados Unidos está interessante a correção do setor bancos e a Nasdaq. Será só uma correção, pra depois voltar a subir? Ou já é reversão de tendência? Não tenho opinião ainda...
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,

      Nos bancos pra mim está em tendência de baixa bem definida, vide gráfico do DJ banks. Nasdaq acho que é apenas uma correção. Subiu muito nos últimos meses.

      Abcs,

      Excluir
  6. Olá, hoje continua repique de ontem, a má noticia para os otimistas é que no mini-índice já está configurado deriva de baixa, alvo nos fundos de dezembro, olho vivo comprados!!!
    Sim, concordo com Vç, setor bancário está entrando em Bear, por aqui o start foi a guinada pra baixo dos juros, não duvido nada teste nos fundos de 2008 nos próximos meses...
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Sim. Acho complicado manter exposição alta em bancos nesta situação. No máximo alguns positions.

      Abcs,

      Excluir
  7. ITUB4 indo para a roça? Queda de 4,5%... Será esta a resposta do mercado para a derrubada do spread na marra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Esse papel está cada vez mais bear. Nas últimas semanas panicou feio, um mini-crash. Perdeu linhas importantes de sustentação de longo prazo também. A derrubada do spread ajudou, além do aumento da inadimplência.

      Abcs,

      Excluir
  8. Socaram venda na PETR4... No intraday parece que ficou feio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe está vendo como a força entra de uma vez e o papel mergulha rapidinho? Fizeram o estrago em 15 minutos. Player na área.

      Excluir