terça-feira, 10 de abril de 2012

Sell off nas corretoras europeias deu correria nos mercados

Dias de correria nos mercados é sempre assim. Analistas, economistas e a mídia em geral, todos perdidos no meio da arena. Ao primeiro sinal de queda nas bolsas, todos correm para as notícias. “Temos que tentar encontrar alguma explicação! O mercado não pode cair sem que possamos dar algumas respostas aos nossos leitores que ainda acreditam em nossas palavras”.

Dizer que o mercado caiu devido os números da balança comercial na China (que foi superavitária em 5,35 bilhões no mês de março) é simplesmente ridículo. Pior do que isso é dizer que as bolsas caíram devido o aumento das preocupações com a situação fiscal de países da zona do euro. Fico imaginando de onde saem esses artigos na mídia, provavelmente de outro planeta. Desde quando não se sabe que a situação fiscal na Europa é complicada? Esse tema foi exaustivamente abordado no ano passado. Ou será que alguém estava achando que a situação fiscal na Europa seria resolvida como num passe de mágica, “da noite para o dia”?

Para entender porque as bolsas cederam, deve-se primeiramente pensar como um grande articulador de mercado. A pequena fatia de pessoas e instituições que sobrevivem da especulação e tem poder ($$$) para manter sua posição vencedora. Se você está dentro da arena, deve no mínimo saber por onde pisa. Quer queira ou não, a especulação é que move o mercado e se você quer sobreviver nesta arena tem que entender toda essa dinâmica que envolve o mercado financeiro.

O que aconteceu hoje foi um belo sell off (recomendação para vender) que soltaram nas corretoras europeias, simples assim. Os mercados europeus ficaram fechados até ontem devido o feriado da Páscoa. Como Wall Street tombou na segunda-feira, os pregões na Europa já abriram pra baixo para descontar o “atraso” de ontem. Aproveitando a quantidade de notícias negativas vinculadas na mídia desde sexta-feira da semana passada, a ordem nas mesas de operações na Europa foi descer o porrete. Não por causa da mídia, mas sim porque o ambiente estava muito favorável pra vender. E foi tudo muito bem arquitetado pois o volume vendedor foi maçante em cima dos bancos. Quedas superiores a 5% em diversos bancos da zona do euro.

O índice DAX na Alemanha fechou em baixa de 2,49%. Inglaterra tombou 2,24%. França -3,08%. E na Itália a bolsa de Milão despencou 4,98%. Foi um verdadeiro sell off que deu correria nas demais praças mundiais. O tumulto não foi porque caiu (isso já era esperado), mas sim pela força do movimento bem concentrado.

Observem que a força da queda de hoje foi bem maior (comparando com os dias anteriores) no índice Dow Jones. Nem tomou conhecimento da zona de suporte em 12.750 pontos, onde seria um ponto ideal para repique de curtíssimo prazo. Próxima linha de suporte relevante somente na região dos 12.3k.

  

No Brasil a força do movimento ficou nítida pelo volume (acima dos 7 bilhões) e pela formação do candle. Mesmo com os papéis gritando na sobrevenda, no curtíssimo prazo, os players conseguiram derrubar as cotações obedecendo o sell off originado na Europa. Ibovespa rumo ao teste na região dos 60k, mas rápido do que se esperava.


18 comentários:

  1. FI, parabéns pela lucidez no comentário. Essa explicação dada pela mídia foi ridícula mesmo. Ontem você comentou sobre a China. Quer dizer, a notícia não era nova. E dizer que a Espanha seria alguma novidade não cabe também. O mercado aqui abriu com uma queda "amena" de uns -0,75%, mas bastou o dado relativo aos estoques do atacado nos EUA e pronto, descobriu-se uma nova razão para vender, e chegou a mais de 2% de queda. Outra coisa, sei que agora é fácil falar, mas dê uma olhada no Dow Jones Brazil Titans 20 ADR Index, seu pico foi no início de março, enquanto aqui foi só na metade do mês. Se comparar os gráficos vai ver que esta queda era "esperada". Só os 60K nos salva, ou não. Abraço.
    LFB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LFB,

      Obrigado! Muito boa sua observação sobre o BR Titans 20, antecipou mesmo. É sempre bom acompanhar esse índice, pelo menos de vez em quando.

      É meu caro, 60k vai ser teste de fogo porque a pressão vendedora está ganhando forças, tal qual uma bola de neve rolando montanha abaixo.

      Dow Jones nem tomou conhecimento dos 12.7k, estourou de primeira e com muita facilidade. Mercado na mão dos ursos.

      Abcs,

      Excluir
  2. Meu Caro Amigo Finanças,Perfeito a sua Colocação.
    Na Bolsa quando se quer,Tudo é Motivo para Subir ou Descer.
    Finanças,voce saberia me Explicar o Porque que na proxima Serie (E),no caso da Vale PNA o Preço de Exercicio da Valee42 esta R$ 40,14 e na Valee41 R$ 41,00.
    Se não Prestar Atenção Dança,Estranho.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marc3.
      o valor do strike se mantém mas o preço do exercício é reduzido sempre quando a empresa paga dividendos.Esta opção valee42 foi lançada há mais tempo que a valee42 portanto sofreu este desconto.Lembrando que a partir de 16/04 ambas sofrerão redução do preço de exercício pois a vale5 vira ex dividendo.
      Espero q tenha ajudado.
      abraços

      Excluir
    2. macr3,

      Obrigado! Infelizmente não sei te explicar. Acompanho apenas superficialmente o mercado de opções, não gosto de me arriscar no meio dessas bandas. Na verdade nunca gostei de opções, acho muito perigoso mesmo com gestão de risco. O perigo que eu falo é o psicológico... a matemática é simples, mas o efeito da "jogatina" é um veneno para o cérebro.

      Abcs,

      Excluir
    3. Boa Vascao Campeao. Esclareceu tudo

      Abcs,

      Excluir
  3. O Ibovespa ja esta proximo de um suporte de 60 mil pts...ja esta na hora de começar a montar uma operação. Vamos aguardar os proximos dias. Uma braço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord Caçador,

      Sim. Pra quem opera no buy & hold é hora de começar a dar uma olhada nos papéis pra ver se encontra alguma coisa "comprável". Barato dificilmente vai achar, mas pelo menos não tão caro quanto nos meses anteriores.

      Pra especular também pode dar entrada.

      Abcs,

      Excluir
  4. Fala my friend, anônimo do BC na área. rsrsrsrs

    Adorei seu post no fórum infomoney. Só não respondi lá pq há muito tempo fui banido pelo animal do frajola (odeio esse cara).

    Tá vendo como é bom ser rotulado? rsrsrs
    Aqui vc me batizou de funcionário do BC, lá vc virou filhote de tuba. kkkkkkkkkkk

    Enfim, doletas seguem firme e agora o negócio vai esquentar. Continuo apostando firme nos no teste dos 1,91.

    Ibov vem abaixo dos 60k, anota aí. Pode ter uns repiques, mas do jeito que tá indo..... humm..... já vi esse filme!

    Forte abraço irmão, seguimos na luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo do BC, tudo bom?

      Como anda o nosso amigo Tombini? Deve estar feliz com os números confortantes do IPCA. Próxima reunião do Copom vai ser traquila, e aí você vai votar pra cortar 0,75 p.p.? rsrss...

      Hehe, eu vi. Descontrair é sempre bom, quebra um pouco esse ambiente pesado do mercado.

      Humn... se perder os 60k pode correr o risco de entrar em bear market de novo porque a coisa vai ficar muito feia. Vamos monitorando o mercado, dando um passo de cada vez.

      Abcs, vamo que vamo!

      Excluir
  5. Muito boa postagem. Você foi bastante feliz ao afirmar que os "especialistas" estão correndo atrás de notícias para justificar uma queda tão injustificada quanto as altas do início do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. investindoalp,

      Obrigado! As vezes até pulo da cadeira quando leio certas coisas na mídia rs..

      Abcs,

      Excluir
  6. FI,
    Que mania que a mídia tem de querer achar explicação para tudo. O mercado é soberano e querer prevê-lo é pedir para errar.

    Abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jônatas,

      É meu caro, a mídia e o Sr. Mercado ainda não foram apresentados formalmente rsrs... total desconhecimento sobre o assunto.

      Abcs,

      Excluir
  7. Olá, continuo firme em minha visão, teremos forte queda nas comodyties e por conseguência ajuste nos mercados, como a tendência terciária é de baixa creio que os 60K serão rompidos em breve, tomara que monte novo fundo na região dos 55K pra não perder a LTA.
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      É, pelo menos espaço pra correção nas commodities tem. Se você pegar o gráfico dos últimos 5/10 anos vai reparar como os preços subiram de forma agressiva. Este inclusive é um dos principais motivos que forçam a entrada de dólares no Brasil. Por exemplo, com a disparada do preço das commodities, uma tonelada de minério de ferro que valia 1x no passado, passou a valer 10x hoje. Mesma quantidade exportada, porém mais dólares entrando porque o preço subiu. O mesmo se aplica para as commodities agrícolas também.

      Na minha visão os 60k são mais fortes que esta LTA. Esta linha é como se fosse uma base forte da congestão de quase 5 anos do Ibovespa. Perder a sustentação fica difícil segurar a pressão vendedora, tal como aconteceu ano passado.

      Abcs,

      Excluir
  8. Vascao campeao cuidado com o fogão.rsr
    Valeu Amigo,não tinha Atentando para este Detalhe.

    Finanças,Agradeço mesmo Assim.

    Abração,Pessoal.

    ResponderExcluir