quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sem firula, 0,75 p.p.

O Copom (Comitê de Política Monetária) acabou de anunciar mais um corte de 0,75 p.p. na taxa selic, confirmando as expectativas do mercado e carregando a taxa básica de juros para o nível considerado ligeiramente acima da mínima histórica (9% a.a.).

Destaque para o comunicado do Banco Central, em poucas palavras e sem mencionar novas possibilidades de cortes:

“O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O Comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária.
Diante disso, dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 9,00% a.a., sem viés.”
Com esta decisão, a taxa selic atingiu o nível desejado pela autoridade monetária conforme mencionado na última ata da reunião do Copom. Ao que tudo indica o Banco Central deverá interromper temporariamente a política de afrouxamento monetário e monitorar as pressões inflacionárias para o segundo semestre deste ano. Iremos confirmar esta informação após a divulgação da ata na semana que vem.
No mercado de capitais os olhos da especulação voltaram-se novamente para o dólar, pois reabriu oportunidades de trades rápidos com o rompimento dos 1,85. O Banco Central está colaborando para o movimento de alta da moeda com os seus leilões duplos diários de compras à vista pelo quinto pregão consecutivo.
O Ibovespa fechou o dia em leve alta, mas não conseguiu ultrapassar a barreira (fraca) dos 63k. Apesar de estar com boas possibilidades de rompimento desta zona de resistência, tal como a LTB que vem dos 69k, esta travada de hoje revela como a força compradora ainda está fraca. Não há nenhum ponto de venda (para curtíssimo prazo) no gráfico, com exceção dos 63k, mas foi só chegar perto que o índice parou. A briga foi prorrogada para amanhã, no leilão de abertura.



Nos Estados Unidos o índice Dow Jones corrigiu parte do candle de ontem mas não invalidou a tendência de alta no curto prazo. Segue acima da linha psicológica dos 13k, que atua solitariamente como suporte, já que a linha central de bollinger foi perdida.


28 comentários:

  1. BOA NOITE FI.

    SERA Q PRA MANHA TERA UM REPIQUE DE ALTA,OU VAI DESCER?QUAL SEU ´´CHUTE´´.

    GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Amanhã é dia pra definir se rompe de vez os 63k ou se leva mais uma pancada. Eu ficaria de fora, esperando o mercado definir para abrir uma posição no sentido do movimento. Acima dos 63k é compra, abaixo é venda (pra curtíssimo prazo).

      Abcs,

      Excluir
  2. Análise rápida BBAS3:

    Curto e curtíssimo prazo: fechou o candle diário com um pavio longo inferior, mostrou reação após tocar a região psicológica dos 23,00, o que é normal. Venda muito curta quando detonou pivot de baixa intraday, quem pensou demais acabou sendo violinado e teve que fechar posição recomprando. Para trades não abriria nenhuma posição amanhã neste ativo, mesmo podendo manter este repique iniciado hoje, não gosto de abrir trade quando o gráfico não está nítido e/ou gritando para você operar rsrs... Vai depender também de como será a briga pelos 63k no Ibovespa.

    Para prazos maiores compraria o papel apenas no suportão de 22,00. É uma região boa, pois a saída do stop é barata, se for o caso. Além do mais, 22,00 para BBAS3 não está caro (mas também não está uma pechincha). Pode ficar bem mais barato do que está e se perder os 20,00 a situação fica muito feia (a massa vai querer entrar vendida), o que por outro lado poderia oferecer boas promoções.

    Bons negócios à todos vocês.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, com esta alta do dólar o Anônimo do BC disse que vai pagar um churrasco pra todo mundo lá no centro de convenções do BC! rsrss...

    ResponderExcluir
  4. Hahahahahahah

    É só marcar!



    "Analista" acredita que o dólar pode chegar a 1,90.
    Agora que bateu 1,88 ele acha isso?
    kkkkkkkkkkk

    http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/dolar-pode-chegar-a-r-190-ate-o-final-do-mes_115732.html

    Abç - Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, incrível todo dia sai uma piada! Ainda bem que você utilizou devidamente as aspas na palavra analista. Estávamos falando isso aqui acho que há uns dois ou três meses atrás.

      Abcs,

      Excluir
  5. FI,
    Tem analista acreditando em nova queda.
    http://g1.globo.com/platb/thaisheredia/2012/04/18/juros-nao-devem-parar-em-9/

    Eu não acredito. Sem mexer na poupança não há margem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jônatas,

      Tem analista pra tudo nesse mercado rsrs... até os que acreditam em duendes. O pessoal especula demais pra vender notícia, mas o que vale é o documento da ata.

      Abcs,

      Excluir
  6. Com medidas assim, a RF torna-se cada vez menos atrativa e o povo que investe nela sem qualquer estudo terá que procurar outras alternativas para não perder dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. investindoalp,

      Na minha opinião, quem quer mexer com renda fixa tem que aprender a comprar pré-fixados. Ficar de olho nos juros futuros e fisgar quando as taxas subirem. Muita gente vai ter que aprender a investir na renda variável também, nem que seja na marra. Acabaram-se os bons tempos de juro real nas alturas.

      Abcs,

      Excluir
    2. Só qndo tiver outra paulada igual a de 2008 pra selic subir de novo. Aí compro mais LTNs. rs

      Excluir
    3. Mure,

      Tem que ficar de olho, porque as oportunidades sempre aparecem. Esse ano por exemplo consegui fisgar duas taxas boas em LTNs 2016. Uma a 10,80 e outra a 10,93.

      Abcs,

      Excluir
  7. Mexer na RF só através do congresso, medida altamente impopular, será que o PT vai encarar??
    Olha pessoal os juros no Itau, anunciou que baixou o que??

    TAXA DE JUROS MENSAL 8,890 % PRE
    TAXA DE JUROS ANUAL 177,879
    CET 9,470% a.m. CET 200,670% a.a.


    JUROS ACUMULADOS ATÉ 19/04
    JUROS DO LIMITE R$ 0,00

    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      E coloca impopular nisso. Poupança é invsetimento básico da maioria dos brasileiros. O Collor já meteu a mão, o trauma ainda é recente. Os populistas do PT jamais irão pensar em mexer na poupança em pleno ano eleitoral.

      Abcs,

      Excluir
  8. Bom dia nobres,

    Que tal um fórum pro Finanças Inteligentes?
    Podemos fazer uma parceria!

    Enfim... será que o dólar testa os 1,90 ainda hoje?
    Já estamos subindo novamente.
    Abç
    Anonimo BC

    ResponderExcluir
  9. Olá, o problema BC é que ao que parece nosso mercado é o de ações, não tenho visto ninguem além de vç operando em dolar que aliás de certa forma é manipulado pelo Banco Central;
    Ivngomes

    ResponderExcluir
  10. Anônimo do BC,

    Quem sabe algum dia rsrs? Acho que bater nos 1,90 hoje está um pouco difícil, mas está caminhando pra chegar lá.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  11. Ivngomes,

    É verdade. Operar em dólar não é tão simples quanto comprar papel à vista via Home Broker. Quem acaba operando dólar são os que gostam de operar mercados futuros, índices, opções, etc.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  12. Também acho que o dólar rende muito pouco. Não que eu despreze o câmbio, mas se é pra estudar mercado de capitais, que se mexa com os que rendem mais. hehe...
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... só não vale comparar com os micos. Eu prefiro especular em ativos no mercado à vista também. Meu psicológico está mais acostumado com isso.

      Abcs,

      Excluir
    2. E sabemos que o psicológico é o mais importante. O "trade system" que a gente se adaptar, psicologicamente principalmente, é o melhor.
      Carla

      Excluir
    3. Exatamente!

      E não é fácil montar o "trade system". Necessita de alguns anos de experiência operando no mercado.

      Abcs,

      Excluir
    4. Precisa de alguns anos de experiência, e uns bons prejuízos também! haha... (Carla)

      Excluir
  13. Ops, não rende "muito pouco". Rende pouco, comparado com outros ativos. (Carla)

    ResponderExcluir
  14. Isso mesmo Carla, a maneira mais f´cil de operar com cambio é através dos fundos cambiais, más é aquela coisa, tem que se ter um timing muito "certeiro" pra compensar;
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Sim a alternativa mais fácil é via fundo cambial. Mas o problema são as taxas. Tem que fazer a aplicação levantando as duas mãos porque o banco "está te assaltando" rsrs... Não acho que compensa muito. Melhor procurar um corretor na mesa e pedir pra ele armar a operação pra você, sai mais barato que investir diretamente nos fundos.

      Abcs,

      Excluir
  15. Fi, dá pra fazer uma análise gráfica de ETER3. Pra mim rompeu um resistência com volume acima da média hoje.

    Deve dar uma esticada até a resistência psicológica dos R$ 10,00.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada na AT dela e posto nos comentários da análise no próximo post: "o da poupança". Para que outras pessoas possam ver e opinar também.

      Abcs,

      Excluir