quinta-feira, 12 de abril de 2012

Será que é tão difícil assim?

O índice Bovespa fechou o pregão desta quinta-feira em forte alta de 2,88% em meio à tanto pessimismo da mídia e do mercado em geral nos últimos dias. Curioso observar mais uma vez as explicações de baixíssimo nível vinculadas na maioria dos veículos de comunicação que abordam o mercado financeiro. A qualidade e amadorismo das matérias e análises postadas na mídia são inacreditáveis. A tamanha falta de conhecimento sobre o mercado permitiu que atingissem nesta quinta-feira um nível cômico em suas explicações. Estão fazendo papel de palhaços para o leitor que conhece e opera no mercado.

Explicações das mais infundadas possíveis garantiram boas gargalhadas, tais como: “expectativa de que o PIB (Produto Interno Bruto) da China possa surpreender o mercado positivamente nesta sexta-feira levantaram os papéis da bolsa.” Então quer dizer que agora todo mundo virou insider do governo chinês? Ou, deixando a “teoria infundada do insider de lado, como pode os participantes do mercado “resolverem mudar de humor” sem envolver nenhum fator psicológico para tal mudança? Qual o fator psicológico que influenciou a expectativa positiva do PIB chinês se a própria mídia estava bem pessimista até ontem? O dia amanheceu bonito e todo mundo ficou otimista?

Tem mais! “Os mercados reagiram depois de comentários de William Dudley,vice-presidente do FED (Federa Reserve). Ele indicou que as taxas de juros vão permanecer baixas até 2014” Nãaaao me diiiiiga? É mesmo? Noooossa! Meu amigo, o Bernanke, presidente do FED, está falando isso desde o ano passado! E você, que trabalha cobrindo o mercado, só foi descobrir isso hoje? Misericórdia...

E tem mais. Além de utilizarem notícias absurdas, omitiram importantes acontecimentos no cenário macroeconômico desta quinta-feira. A Itália emitiu títulos da dívida (totalizando quase 4,9 bilhões de euros) a médio e longo prazo, com taxas de juros em forte alta na principal operação, a de três anos. Justamente no período do ano onde irá exceder o prazo para pagamento da LTRO (aqueles empréstimos de juros insignificantes do BCE concedidos às instituições financeiras no final do ano passado e início deste ano). Os bônus dos títulos de três anos saltaram de 2,76%, do último leilão de março, para 3,89% no leilão de hoje.

Portanto está absolutamente comprovado o efeito irrelevante (ou melhor, nulo) das notícias nos comportamentos das bolsas de valores nesta quinta-feira. O verdadeiro motivo está postado na análise deontem. Não há segredo algum, o mercado abriu uma excelente janela de oportunidade para entrada do movimento especulativo e nada mais. Risco x retorno da operação estava ótimo, conforme destacamos ontem. Muitos operadores aproveitaram esse momento e foi apenas isso.

Olhando para o gráfico diário do Ibovespa podemos observar a formação de fundo descendente na região dos 61.3k. Esta formação poderá jogar o índice para testar a LTB da tendência de baixa que vem do topo em 69k. Está armado também para tentar um reteste sobre a linha de resistência nos 64k. Por enquanto, esta movimentação do índice não passa de um repique dentro da tendência de baixa. Mas para quem entrou comprado é bom manter a operação em aberto (protegendo parte do lucro com stop). O volume de negócios ficou bem acima do normal (acima dos 8 bilhões) e este pode ser um sinal de inversão de tendência. A conferir.

  

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones também fechou o pregão em alta, dando continuidade ao movimento de repique iniciado ontem. Segue rumo para o teste de sua linha central de bollinger nos próximos dias.


24 comentários:

  1. eai FI!

    Hehehe melhor q esta invertida do indice foi a eliminacao do flamengo! hiauhauiahiuah a vale sempre ela, fundamentos excpcionais e sub-avaliada no mercado levou uns 10 pregoes caindu e num so dia subiu quaze tudo de novo amanha o mercado devi dar mais uma bombadinha, pra semana q vem vir com tudo pra cima dos 69k, e as elpl? o mercado desovando pesado e eu me embuxando, mas meu precomedio ta vindo pra baixo mesmo assim ela superou os 20% de DY!!!! se vier pra 30 deve buscar os 30% meu deus tudo q eu queria aconteceu nem nos melhor sonhos esas oportunidades hehehe bullmarket com tudo!!! abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saimon_Rijo,

      Hehe, boa! No caso da Vale os players pegaram bem na veia, foi um belo upside, um dos poucos papéis do índice que aceitam "volume monstro". Tinha muita com posição vendida nela também, aí deu no que deu (zerou posição, recomprou, sobe mais ainda). Eu ainda estou fora de ELPLs ou qualquer outra elétrica do tipo. Pra visar DY, estou mais interessados nos FIIs.

      Boa sorte aí. Vamo que vamo!

      Abcs,

      Excluir
    2. eai FI, me diz alguns fiis q estas analisando ou fazendo aporte? estou interessado em diversificar mas cada dia q passa aparece um novo fundo com uma rentabilidade melhor ...so ta faltando liquidez mas pelo visto isso vai logo logo mudar muita gente se interessando pela rentabilidade liquida acima da poupanca e de tesouro direto...

      Excluir
    3. Saimon_Rijo,

      Os últimos que peguei nos dois últimos meses foram: FFCI11, XPGA11, FIIB11, AEFI11 e TRXL11. Todos aportes modestos e visando longo prazo. Mas tem que ficar esperto pra pagar um preço bom na cota. Acho que a liquidez não é um problema quando o investimento é de longo prazo.

      Abcs,

      Excluir
  2. Geralmente quando cai durante varios dias sempre tem o repique, ai tudo dispara para depois voltar a cair de novo, mas vejo tb que o indice estava com ifr abaixo de 30% o que demonstra estar sobrevendido...vamos esperar os proximos capitulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord Caçador,

      Sim a sobrevenda estava gritando muito nos gráficos intradays, precisava dar uma aliviada. Pra trade foi uma ótima oportunidade. É isso aí, vamos um dia após o outro.

      Abcs,

      Excluir
  3. Quando eu não sabia operar eu ficava na "esperança" quando acontecia um dia igual ao de hoje. Pois bem, agora só opero na tendência e esse candle de hoje não mudou em nada o panorama, vamos analisar, com tando dinheiro gringo saindo esses dias atrás não é num dia que as coisas mudam.
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Sim claro. É tudo questão de prazo e tentar tirar proveito do mercado independente do que acontecer. Operar tendência são operações um pouco mais longas. O que aconteceu foi uma boa oportunidade de risco x retorno para trade, pra quem gosta de especular em tiro curto foi uma senhora oportunidade.

      Abcs,

      Excluir
    2. FI,
      também tirei proveito da situação, quem não tirou?rsrsrsr, não tem bobo no mercado. O que quis dizer é que pra entrar mais pesado numas compras só com mercado comprador, por enquanto vamos vendo o que acontece, tive uma experiência bem chata ano passado com aquela queda em agosto,tomei uma pauladade de graça(mercado caindo e eu comprando) revi minha estratégia toda por conta disso.
      Ivam
      abraços

      Excluir
    3. Ivan,

      Quem nunca levou umas pancadas no mercado? rsrs.. Mas isso faz parte do processo de evolução e aprendizado. E foi um grande avanço porque você adaptou e melhorou sua estratégia, é assim que se faz! Essas oportunidades de curtíssimo prazo são só pra brincar. Eu, pelo menos, eu só voltarei a entrar pesado no mercado quando um novo crash aparecer.

      Abcs,

      Excluir
  4. FI note que o volume na capital do império foi bem baixo.

    Abs,

    Mario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario,

      Achei mediano, mas realmente não foi alto não. Também o fundo lá foi mais modesto, anterior a uma pequena queda (comprando com ibov que derreteu desde os 69k), com menor número de posições vendidas.

      Abcs,

      Excluir
  5. Oi FI

    Concordo com o que você diz. O mercado é simples: se a maioria das pessoas estão dispostas a pagar mais pelos papeis, ele sobe mas, se a maioria das pessoas recusa-se a isso ou está disposta a vender por menos, ele cai. A Longo Prazo ele se ajusta aos milagres ou às cagadas que são feitas no cenário macroeconômico, mas a Curto Prazo, no geral, o noticiário acaba por tentar justificar o que não necessariamente é justificável.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. investindoalp,

      Corretíssimo! Envie o documento para que eu possa assinar rsrs..

      Abcs,

      Excluir
    2. Assina digitalmente? Rsrsrs...

      Obrigado pelo retorno, da mesma forma que você, fico aborrecido (para não utilizar outros termos) ao ler algumas pérolas no noticiário que tentam justificar quedas ou altas no diário. Por alguns motivos particulares e por segurança, só pretendo fazer novos aportes na RV se o Ibov cair mais uns 20%, mas por enquanto só observo de longe a euforia e a depressão coletiva.

      Excluir
    3. Assino! Manda o arquivo aí! rsrsss

      Penso desta forma também. Eu só compro pesado em bear market. O resto das minhas operações são trades eventuais e/ou se aparecer alguma promoção atípica "foda da época". Estamos caminhando pra quase 5 anos de congestão. E mercado em congestão não é bom pra comprar e ficar segurando, é bom pra trades ou positions.

      Abcs,

      Excluir
  6. Muito bom, como de costume.

    "L'Argent de poche"

    P.S.: "À conferir" errado está, falta o 'a' de artigo para ganhar crase, okay.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo

    Obrigado!

    Putz.. vou corrigir, falha nossa rss..

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. FII, e o pior que os "insiders do governo" estavam errado.

    Noticia de agora no infomoney:
    PIB da China frustra projeções e cresce ao menor ritmo desde o início de 2009

    kkkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio,

      kkkkkkkkk brincadeira né?

      Esses analistas não sabem o que dizer e inventam coisa demais.

      Abcs,

      Excluir
    2. Vi isso agora e morri de rir da cara dos analistas!XD
      Até parece que ninguém tinha visto que a economia chinesa tinha começado a dar pra trás ( pelo menos temporariamente ) e que ainda tem muita merda pra rolar.O negócio agora é não vender na baixa e esperar melhores oportunidades de compra.

      Excluir
    3. Rafael Pereira,

      Também soltei boas gargalhadas heheh... Mas tem que rir pra não chorar viu.

      É isso aí, um olho no gato e outro no peixe!

      Abcs,

      Excluir
  9. Analistas são diveritidissimos, melhor q qq programa de comedia. Essa semana foi ótima p trades curtos, para quem se aventura valeu a pena o repique, vou passar o fds sorrindo :P ate tomar a prox paulada do mercado rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Etta James,

      É o melhor show de comédia gratuito disponível no mercado! rsrs...

      Semana foi ótima para trades, mercado com boas oportunidades e um bom spread. Presente do Sr. Mercado, tem que pelo menos salvar uma parte, mesmo que seja consumida rsrs...

      Abcs,

      Excluir