sexta-feira, 20 de abril de 2012

Uma rápida revisão semanal

O post de hoje será bem resumido pois resolvi alterá-lo de última hora. Iríamos fazer uma abordagem polêmica sobre os HFTs (High Frequency Trading, ou traduzindo para o português: operações de alta freqüência), mas acho que este assunto poderá ser prorrogado por mais algum tempo. Para compensar vou descarregar uma quantidade maior de gráficos semanais de importantes índices mundiais.

Vamos começar então pela matriz Dow Jones. Fechamento semanal confirmando fundo da semana passada acima da linha central de bollinger. Deverá permanecer oscilando entre os 12.7k e 13.3k.


Uma curiosidade: Reparem na divergência absurda entre o índice Dow Jones e o Dow Jones US Banks (índice dos bancos). Três topos descendentes dentro de uma tendência de baixa que se arrasta desde abril de 2010. Continua sendo um sinal de cautela para as instituições financeiras.


  
O ouro, que ninguém comenta mais, deu uma estacionada após o rally dos últimos anos e não acompanhou este último upside dos índices mundiais nos três primeiros meses de 2012. É um sinal de esgotamento de tendência, mas só teremos pânico no mercado abaixo dos 1.500,00.


O petróleo tipo light está com uma formação técnica perigosa que se confirmada poderá fazer o preço do barril disparar ainda mais. Se os preços ultrapassarem a região dos 115,00 dólares ficará difícil tentar controlar o preço do barril via intervenções do governo, pois o movimento especulativo deverá aumentar ainda mais.


Na Alemanha, o índice DAX fechou a semana com um bom candle de alta marcando fundo acima da linha central de bollinger, tal como o índice Dow Jones. Segue trabalhando dentro de um triângulo simétrico.


Na China, a bolsa de Xangai fechou a semana com a terceira alta consecutiva. Índice totalmente descolado do mundo, mas agora encontrou uma LTB de médio prazo para fazer uma pressão sobre este repique de alta.


No Brasil, o Ibovespa fechou a semana com um spinning top colado sobre a linha central de bollinger. Mostra um certo alívio após 4 semanas de quedas fortes. Precisa romper esta LTB bastante inclinada para manter o movimento de repique na semana que vem.


No mercado de commodities podemos observar pelo índice CRX (Commodity Related Equity – índice de commodities) que o movimento de queda nas cotações das commodities já dura mais de um ano. Boa parte da alta de 2010 e 2011 já foi devolvida pelo mercado e não há sinais de que este movimento esteja perto do fim.


Pessoal, este post foi só pra não passar a sexta-feira no liso. Segunda-feira voltamos com as análises. Bom final de semana à todos vocês!

Posts da semana:

25 comentários:

  1. BOA NOITE FI.

    SERA Q PRA SEMANA Q VEM CONTINUARÁ BUSCANDO OS 64K, OU VAI TENTAR OS 61K ??QUAL SEU ´´CHUTE´´?


    GRANDE ABRAÇO E OTIMO FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anônimo,

      Houve outra tentativa de rompimento dos 63k sem sucesso, levou outra patada de urso e acabou deixando um candle de topo no gráfico diário. Então para curto prazo segue mercado vendedor, mesmo com este candle no semanal de fundo temporário.

      Abcs, bom descanso!

      Excluir
  2. F.I. eu sou o anônimo que comentou no meio da semana que vendeu a alll3. Eu havia comentado que tinha subido dois dias com pouco volume e vendi ela, ainda que me perguntando se teria feito a coisa certa. E vc até comentou que achou que fiz a coisa certa, porque tirei dinheiro do mercado e pus no bolso. Então, prosseguindo... Ontem foi divulgado prévia do resultado do 1º tri com aumento (de 6% ou 8%, algo desse tipo...) do ebitda. Acredito que a alta veio antes precificando essa notícia. Acho que nessa eu acertei mesmo. E ontem, aproveitei a baixa e entrei na eletropaulo a R$ 28,21. Vamo ver se dou sorte nessa tb.
    Desculpa estar postando experiências pessoais, mas vai que serve de aprendizado pra alguém (nem que seja do que não se deve fazer ! rsrsrsrs). Abraços e bons trades a todos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anômino, na minha opinião depende da estratégia, pois na eletropaulo se perder o fundo de 28,00 tem grande chance de a queda vai continuar, então vc teria um risco aí de menos de 1% se colocar um stop na perda dos 28,00. Vc tem que ver qual teu objetivo tambem, gahar 1, 2, 3%, LP. Bom resumindo, acho que a estratégia só é ruim se vc ver que tá sempre mais perdendo que ganhando num prazo médio. A pergunta não foi pra mim, mas tb quis colaborar. abraço.
      Ivan

      Excluir
    2. Boa Anônimo!

      Lembro sim.! Pra mim você também fez a coisa certa, parabéns! Só tome cuidado com a ELPL4, papel muito arisco com a desova de alguns players. Não pode perder os 28,00 porque o próximo suporte forte seria apenas nos 24,80.

      O espaço aqui é de todos nós. Todos os comentários, estratégias, experiências pessoais são bem vindas. Continue postando pois certamente agrega conhecimento para muita gente.

      Abcs, bons trades e bom final de semana!

      Excluir
    3. Olá Ivan,

      Postamos na mesma hora, temos uma visão parecida da ELPL, obrigado por contribuir também! Acho que dá pra encaixar até um trade rápido alí colado no suporte dos 28,00 pra ganhar alguns centavos no repique do intraday. Stop barato, como você mesmo disse. É isso aí.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. Voltou a banda cambial oficialmente?

    http://www.youtube.com/watch?v=D0i79UXZ-vQ&feature=g-u-u&context=G2febbedFUAAAAAAAcAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Por enquanto o que temos observado é a forte entrada do BC na compra de dólares para levantar a cotação. Antes era para segurar a queda, agora querem levantar ainda mais. Imprensa, FIESP e empresários gritaram tanto nos ouvidos que acabou surtindo efeito. Vamos ter que observar como o governo vai reagir quando (e se) o dólar passar de 1,90.

      Abcs,

      Excluir
  4. No gráfico semanal o IBOV respeito a mínima da semana passada e mais a formação desse spining top sugere fundo não ?? Rompendo a máxima dessa semana e LTB a força compradora deve voltar com força pra tentar romper os 64k hein...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Sim, inclusive o fundo em 61.3k segue válido. O stop dos comprados está abaixo desta linha. Enxergo mais como um alívio porque foram 4 semanas seguidas de quedas fortes, movimento natural, pode até mesmo manter o repique, o problema é que a força compradora anda muito fraca. Não conseguiu passar sequer dos 63k, uma resistência fraca "recém-criada" na semana passada.

      Abcs,

      Excluir
  5. E ai, teremos mais uma semana de patadas de urso? Ao q tudo indica acredito que sim.

    Aproveitando a volatilidade FI? Ao menos eu estou curtindo, entrei na Oi essa semana e me dei bem, estou gastando o lucro no fds, e deixei uma parte p LP no papel, vamos ver o q dá.

    Comenta aí sobre a situação da Petro na Argentina, estão pedindo maior investimento, será q é p pegar tudo arrumadinho p eles? Estou a fim de encerrar toda posição no papel...

    Beijão bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Etta James,

      O fato de não ter rompido os 63k indica que sim. Mas enquanto acima dos 61.3k, como disse acima, ainda é movimento de repique de alta. O gráfico diário já aliviou bastante, mas ainda está sobrevendido. Sexta-feira fechou mau (para os comprados), podem tentar jogar o índice para testar 61.3k novamente. Aí é briga boa.

      Dentro do possível sim hehe. Bom trade na Oi! Patrocinou o final de semana, é isso aí! Sobre a Argentina eu juro que não entendo essa Cristina Kirchner. Eles acabam de expropriar a maior petroleira do país e na mesma semana pedem mais investimento da Petro na Argentina? Essa mulher ficou maluca ou o que? rsrs... Pior de tudo, maluco somos nós de sermos simpatizantes com esse modelo e acabar injetando mais dinheiro lá. O mundo inteiro criticou a posição da Argentina, não há como fazer negócio em um país com uma política populista radicalista. Se ficarmos do lado deles, vai manchar ainda mais a nossa imagem que não é das melhores. Eu acho que exitem opções melhores do que a Petro para LP.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Sim FI, malucos seremos nós se governo enfiar mais grana na Petro por lá com o alto risco deles estatizarem.
      Pois é, petro não tem valido a pena a muito tempo, mas mantenho pelas opções, mas estou achando q não vale mais a pena, se colocar na balança custo x beneficio x stress, tenho tirado bem mais em trades q dão certo (é, a Oi patrocionou a viagem de fds e ainda sobrou troco rsrs)
      qto a cristina, acho q ela já era maluca, mas disfarçava bem!!
      bj

      Excluir
    3. Montar carteira de LP hoje em dia é mais difícil que especular. Por isso a escolha tem que ser bem rigorosa nos fundamentos. Com boas perspectivas de ROEs e DYs pra pelo menos tentar compensar a renda fixa. Se pensar bem, bolsa não anda muito "simpática" com as estratégias de longo prazo, não é só no Brasil, mas no mundo inteiro. Com a informatização dos mercados o dinheiro correu pra especulação, mercado futuro e derivativos virou paraíso dos players, e por aí vai. Acredito que isso tem afetado o desempenho dos índices mundiais. Hehe... viajar assim é bom demais! Parabéns!

      Abcs,

      Excluir
  6. Eai FI, otimos post...vou te responder a msg do pobretao, como ele mesmo diz "so estou posicionado em defensivas" o q aconteceu? desovaram ELPL!!! e eu estou me embuxando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pela ultima cotacao a empresa ficou assim:

      P/L = 2,99
      P/vpa = 1,15
      DY% = 26,6%!!!

      Excluir
    2. Saimon_Rijo,

      Putz, se for isso mesmo é uma pena. Além de desovarem ainda alugaram o papel pra socar na venda, por isso despencou tão rápido. Desejo sorte a vocês.

      É por isso que desde o ano passado não abri nenhuma posição no setor e continuo de fora, justamente pra não correr esse risco, tal como aconteceu na ELPL4. Esses múltiplos que você citou são os atuais, a tendência é que o impacto comece aparecer no 3 ou 4 TRI deste ano. Mas eu estou de olho nela pra especular, se continuar nessa quebradeira logo logo pode soltar um fundo e dar um bom position. Vamos monitorando,

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. Olá, minha opinião; Ao meu ver está apenas no começo possível bear-market, os estrangeiros estão em retirada, esta pancada no mercado financeiro foi o estopin, vai arrebentar os resultados dos bancos, a pressão compradora não aparece, estratégia de players?? Creio que sim, se realmente entrar em bear espero em algum momento possível teste entre 30~37k, seria então fundo duplo em W.
    Bom, isso são minhas expectativas de longo prazo, no curto prazo o Ibov continua em seu canal de alta,diário e semanal, porém papéis de peso já perderam sua LTA o que torna o movimento do índice em alerta, no mensal está configurado um belo canal de baixa, caso não se defenda os 60K tem alvo teórico perto dos 45K, antes um enrosco nos 55~56k..
    Por fim, se a farra da especulação for continuar esqueção as palavras acima, pra isso "é só" o Ibov romper a faixa do paredão entre 68~74K...
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Hoje é venda. Olha o leilão de abertura, tocando o terror. Vamo que vamo!

      Abcs,

      Excluir
  8. Parece que os ursos não estão para brincadeira... Jogaram o mercado abaixo de 61,3k. Será que fica assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Detonou pivot de baixa. Mesmo esquema: socam a porrada de uma só vez, deixam o mercado aliviar um pouco (repicando), pra depois descer mais uma lenhada. Nesse ritmo vamos caminhando para os 60k.

      Abcs,

      Excluir
  9. Olá, hj deu day-trade em vários papéis, Bbas3, Ogxp3 ... pra quem fica ligado direto foi uma boa...
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Foi sim. Muita gente entrou à descoberto mesmo, por isso esse puxãozinho no final. Hoje o mercado foi generoso demais, amanhã é dia de observar no front, com o dedo no gatilho.

      Abcs,

      Excluir

Conheça o meu eBook Muito prazer, Sr. Mercado

Entenda a dinâmica do mercado de capitais e descubra como é simples e fácil investir com sucesso na bolsa. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.