terça-feira, 22 de maio de 2012

300% preparado? Então o buraco é mais embaixo


"Posso assegurar para vocês que estamos 100% preparados, 200% preparados, 300% preparados". Esta frase, mencionada pela presidente Dilma Rousseff, não caiu muito bem no mercado e somada com as medidas de urgência anunciadas ontem a noite, acabou revelando um certo desespero do governo em relação as projeções de crescimento para este ano.

Os problemas internos de nossa economia, constantemente abordados em nosso blog, continuam não recebendo devida atenção do governo federal. Em contrapartida, o pacote de 2,7 bilhões de reais anunciado ontem pelo ministro Guido Mantega para estimular o consumo (através do corte de impostos na linha de produção de carros e no financiamento de veículos, além da redução no compulsório) irá apenas minimizar a grande decepção do nosso PIB em 2012.

Um relatório divulgado hoje pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) revela que a indústria brasileira enfrentou em abril um cenário de elevados estoques, queda da produção, baixa atividade e retração nas expectativas. O indicador da CNI que mede a atividade industrial ficou em 45,3 pontos no mês passado, o que representa uma queda de 9,3 pontos em comparação com o mês de março.

A impressão que fica com essas declarações e medidas de urgência (de curto prazo e impacto limitado) é que a ficha está começando a cair para o governo e por isso mesmo o mercado entende que o buraco pode estar mais embaixo. As projeções de crescimento do ministro da Fazenda para este ano estavam (e ainda estão) otimistas demais. Além disso, deve-se reconhecer que deterioração do cenário interno poderá se agravar com a recessão (Europa) e desaquecimento (China) no cenário externo.

Na bolsa de valores o índice Bovespa fechou em forte baixa devido à nova entrada de operações vendedoras no mercado. Os ursos não quiseram esperar chegar nos 58k para formar a linha “de ataque” e derrubaram o índice nas proximidades dos 57k, ponto curioso pois é uma área limpa no gráfico.

  
A abertura do pregão de amanhã será decisiva para esta pernada de repique, isso porque será testada a linha de suporte em 55k juntamente com a LTA de curtíssimo prazo melhor visualizada no intraday de 60 minutos (ameaçando romper). Se estas linhas não agüentarem a pressão vendedora (pode-se observar que as posições ainda estão abertas), o fundo em 54k poderá ser testado novamente.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou com um doji de indecisão bem no rompimento da LTB rápida que vem desde o topo em 13.3k. Não confirmou o movimento e deverá se decidir amanhã.



61 comentários:

  1. Apenas para complementar:

    De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, este ano os consumidores brasileiros trabalham até o dia 28 de maio só para pagar impostos!

    Não é por falta de dinheiro que o governo não faz as reformas estruturais para permitir o crescimento sustentado de nossa economia.

    ResponderExcluir
  2. para o governo, estamos no meio de outra 'marolinha'
    Só tenho duvidas de até quando as pessoas vão comprar carros novos? Sem contar que as grandes cidades já não comportam mais tanto carro, depois da ultima redução de IPI SP ficou ainda mais insana para circular.
    Qto ao mercado, estamos em meio a ursos famintos rsrs
    beijão boa noite por aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostra,

      Sinceramente não entendo a linha de raciocínio do governo. Tudo bem que a indústria automobilística é muito forte e grande responsável por gerar uma cadeia de empregos, mas não vejo nenhuma crise interna neste setor, pelo contrário os preços dos automóveis falam por sí só. O lobby aí também é muito forte.

      Qualquer indústria de transformação é uma grande geradora de empregos, principalmente os indiretos. Não entendo porque não concentrar os esforços para permitir um ambiente de negócios propício para o desenvolvimento neste setor.

      Estamos entrando no inverno, os ursos estão com fome rsrs...

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. O negócio é assim: NINGUÉM gosta de resolver problemas, nem as pessoas do governo. Logo, fazem essas porcariazinhas para ganhar tempo e esperam para quem sabe daqui uns 6 meses a crise internacional já tenha acabado e a economia volte ao crescimento.

      Se a crise piorar, aí temos um problema sério. O Brasil já passou por isso nos anos 70 e qual foi o resultado? Moratórias de 83 e 87 e a década perdida.

      Um abraço FI

      Excluir
    3. Eike Rico,

      Você tem razão. Poucas são as pessoas que assumem erros, reconhecem os problemas e tentam resolvê-los. Mas acho que em determinadas posições, como lideranças políticas, estas pessoas tem de estar preparadas para isso.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. Eu ouvi alguem falando de marolinha aqui?

    Caso se confirme outra crise, seria essa novamente causada pelos loiros de olhos azuis? rs

    Ou será que podemos culpar um ser de 19 dedos? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Pois é, na minha opinião os problemas internos preocupam mais do que o mau estar dos olhos azuis rs..

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. Como comentado por finanças esperava-se através da AT que o índice chegasse aos 58k, no entanto o mesmo se antecipou nos 57k, o que indica na minha opinião, que AT é apenas um palpite a mais no casino da bolsa, o que determina a queda ou a alta é quem manda no jogo.
    Abs,
    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato,

      Eu enxergo sobre outra ótica. AT serve para o trader traçar objetivos e estruturar a estratégia. Não é e nunca vai ser uma ciência exata, logo você não pode contar com a certeza nos alvos. O importante é você entrar no ponto certo e o mercado decidirá quando você irá sair. Quem entrou comprado na formação de fundo dificilmente saiu no prejuízo, no mínimo realizou um lucro menor se o stop foi acionado.

      Sempre gosto de dizer que o importante não é adivinhar os movimentos do mercado e sim saber o que fazer independente do que acontecer. Para isso, basta ter uma estratégia bem traçada, o resto é com o Sr. Mercado.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. Enquanto não se fizer uma reforma tributária nesse país a situação não se resoverá.
    Não adianta medidas pontuais como a redução do IPI para, como sempre, as montadoras e outros setores.
    O ICMS creio ser o imposto mais anacrônico do mundo. A idéia de se tributar o valor agregado e boa, porém essa bagunça de cada Estado ter sua própria legislação que tem como consequência a guerra fiscal e uma das coisas mais perversas desde país.
    O pior não vejo solução pois a constituição garante aos Estados esse direito.
    Isso sem contar que a aliquota sobre energia eletrica chega a ser de 30% em certos Estados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandman,

      Essa questão do ICMS não dá nem pra esperar a reforma tributária, na minha opinião. Se não me engano o Guido Mantega disse já ter estudos suficientes pra resolver de uma vez por todas essa questão. Não divulgaram ainda, mas tomara que seja algo definitivo e eficaz.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  6. Tesouro não vende lote de NTN-B

    22 de maio de 2012 - O Tesouro Nacional realizou nesta terça-feira, por meio do Banco Central (BC), leilão de Notas do Tesouro Nacional da série B (NTN-B).

    O lote de 1 milhão de NTN-Bs não foi aceito.

    As NTNs-B vendidas teriam vencimento em agosto de 2016, agosto de 2018 e agosto de 2022.

    O leilão seria quitado amanhã.

    Leia Mais: http://www.ultimoinstante.com.br/economia/renda-fixa/72002-Tesouro-vende-lote-NTN-.html#ixzz1veQaIDio

    Tá um cheiro estranho por aí?

    Os bancos não querem mais brincar de juros baixos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Estranho. Não explicaram porque o lote de 1 milhão não foi aceito e não consegui achar em nenhum outro lugar sobre o que aconteceu. Nem no site do Tesouro. Agora fiquei curioso rsrs... Mas não acho que seja rejeição dos bancos.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Só podem ser os bancos, porque, segundo os PeTralhas, investimentos estrangeiro está bombando...rs

      Excluir
    3. Bombando está mesmo, em outros países emergentes rsrs.. E o papai noel esse ano vai distribuir os presentes viajando num foguete da Nasa kkkkk

      Abcs,

      Excluir
  7. Me assusta mais no momento a fuga do capital estrangeiro . Nossa bolsa infelizmente ainda depende muito dele.
    No momento acompanho só a saída(fluxo) de capital extrangeiro.
    Posso até estar errado , mas tá feio de operar , ainda mais com a ajuda da equipe ecônomica.

    [ ]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não há essa tal "fuga" assim tão forte. Acho que não. Parece-me que estrangeiros vendem e compram conforme o "momento". Pelo que sei, saíram um pouco, mas não é tanto. Onde você vê essa informação?
      Arnaldo

      Excluir
    2. Olhe essas duas páginas:

      http://www.dadosdabolsa.com/Investidores%20Bovespa
      http://www.dadosdabolsa.com/Fluxo%20Bovespa

      Excluir
    3. Anônimo,

      Está ruim pra dormir na posição contra tenência, mas pra day-trade está mais "tranquilo". Realmente, estrangeiros saindo do mercado à vista e bem indecisos no mercado futuro.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    4. Arnaldo,

      Complementando as informações do Sir Income eu gosto de olhar também pelo blog do Paulo Guaraná neste link: http://www.mercadobmfbovespa.blogspot.com.br/

      O estrangeiro opera um pouco diferente da nossa de pessoa física. Eles operam tendência, são extremamente técnicos (pelo menos aqui) e quando o mercado vira eles viram também. Na verdade eles é que acabam influenciando bastante o nosso mercado.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    5. Então, pessoal, o que eu vi aí de estrangeiros não é saída tão forte assim. Eu que vi a FUGA deles em 2008, posso dizer que estão bem calminhos... Não são os estrangeiros que estão provocando esta queda, é a tendência mesmo de queda das commodities.
      Arnaldo

      Excluir
    6. Ah... comparando com 2008 isso aí sim é uma marolinha rsrs...

      Abcs,

      Excluir
  8. Essas medidas anunciadas pelo governo são piadas para com o povo brasileiro, qualquer um com o mínimo de conhecimento de economia percebe que essas mudanças não tendem a ser eficazes. Enquanto nosso querido país não promover uma reforma tributária que vise seu desenvolvimento, educação de qualidade e deixe de lado essa cultura de tapar o sol com a peneira, incentivando o consumo em detrimento do investimento e do desenvolvimento real da economia, infelizmente continuaremos sendo "o país do futuro" (ah, o futuro... gostaria de saber quando ele chegará...).

    Abraço$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. investindoalp,

      Também gostaria muito de saber quando este momento chegará. Somos otimistas até por acreditar que este dia chegará. Infelizmente pegamos a estrada errada há muito tempo e os desvios estão cada vez mais distantes.

      Na atual situação, se não piorar (inadimplência, contração na indústria, política fiscal, corrupção, etc) já estaria "bom demais".

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  9. FI, analisando as bolsas de valores mundo a fora, e quando me refiro a “analisando” não falo a respeito de grafismo e sim de macroeconomia, tem algo que esta me deixando intrigado. Você já reparou que Wall Street anda meio descolada do mundo? As noticias e o cenário do front europeu estão influenciando muito pouco a movimentação das bolsas norte americanas. A impressão que me passa é que eles cansaram de acompanhar a tragédia Grega (com cara de novela mexicana) e estão mais interessados nas noticias do front domestico. Eu tinha convicção de que a DJ iria corrigir em breve, mas não sei não, não tá parecendo que vá acontecer isso.
    No Brasil a bolsa esta caindo por três motivos, fuga do investidor estrangeiro, péssimos balanços corporativos e alto do dolar. Justificar a queda da bolsa por razões relacionadas a economia europeia me parece um erro de interpretação.
    Em relação as medidas do governo, estas que estão sendo pizoteadas pelos colegas floristas aqui deste espaço, me parecem corretas e pontuais. Estoque das montadoras aumentado, vendas diminuindo, atividade industrial em queda... o que o governo poderia fazer??? fez o obvio, o que tem de errado nisto?
    A única coisa que me preocupa é que desde a era Lula, o nível de endividamento das famílias esta aumentado, isso pode criar uma bolha, fora isso, ao meu ver as coisas estão indo bem economicamente. Só to magoado com a Dilma por ela ter forçado eu fechar minha empresa de importação, com a criação da Operação Maré Vermelha, mas isso são outros 500...
    Hã, tava me esquecendo...
    Anonimo – Sim, minha posição comprada em ativos do setor de construção deixou minhas pregas ardendo...
    Fui obrigado a stopar, mas fiz isso com prejuízo de 10%. Eu realmente não sei onde vai parar a PDG e a Gafisa, eu sou um cara hiper ultra metódico, traço vários cenários diferentes antes de montar posição comprada num ativo. Nenhum desdes cenários figurava o atual patamar das ações neste momento. Mas o que elas me tiraram vão me devolver eu tenho certeza, só to esperando o momento certo de voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabricio Santos,

      Sim acompanho diariamente Ásia, Europa e EUA. Wall Street ainda está surfando sob a liquidez do QE2 que deverá ser encerrar em junho ou julho deste ano. Sobre a queda da bolsa brasileira concordo com você. Sobre a economia eu discordo, quem está indo mal é principalmente a indústria de transformação. Corte 5% na margem de lucro das montadoras e você vai ver esses pátios vazios em menos de uma semana. O preço do carro praticado aqui é um absurdo e a população aceita livremente. Se o governo fizer a sua parte (garantir um ambiente bom de negócios com as reformas estruturais) saímos do sufoco. Concordo sobre o endividamento e são dívidas de longo prazo, além de comprometer a renda das famílias por um bom tempo é totalmente dependente da baixa taxa de desemprego.

      Boa sorte nos próximos trades. Só volte a operar até que esteja psicologicamente preparado.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Prejuízo de 10% não é tão duro assim... É normal para iniciantes. Depois perde mais um pouco, aí estuda e aprende, e volta a se recuperar...
      Arnaldo

      Excluir
  10. Será que algum desses elliotianos famosos nos EUA fizeram alguma contagem de longo prazo para o índice de commodities? Esse topo de 2011 está com cara de fim de ciclo bull.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finanças,
      Olha só este texto aqui, sobre commodities, é perfeito. Acompanho este analista a um tempo, ele é ótimo, mas já o vi errar algumas vezes no pessimismo... (Arnaldo)
      http://www.forexpros.com.pt/analysis/tudo-em-p%C3%A2nico-1---commodities-5588

      Excluir
    2. Arnaldo,

      Bem completa a análise, muito boa mesmo. Era o que eu estava observando ultimamente. Parece que o ciclo bull de commodities se encerrou no ano passado mesmo. Isso não é bom pra nós.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  11. Magia do crescimento brasileiro vai acabar

    País não consegue se livrar da herança portuguesa. Tudo continua como na época da colônia, com uma terrível dependência de um estado que não tem dinheiro para investir ou estimular o crescimento empresarial.

    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/arnaldo-jabor/ARNALDO-JABOR.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí.

      Agora as críticas começam a surgir mais abertamente. E eu quase apanhei aqui no fórum alguns meses atrás levantando estes mesmos assuntos polêmicos. É um bom momento pra mídia fazer um coro e cobrar atitudes do governo.

      Abcs,

      Excluir
  12. Chamando um fundinho no intraday após a pancada. Dá-lhe day-trade rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu saí na perda dos 54k, com pequeno prejuízo. Se voltar fico doido... E agora? Vamos pra 51k?
      Arnaldo

      Excluir
    2. Saiu certo. Detonou pivot pra baixo é venda. No momento estou só com os gráficos intradays abertos, por enquanto é fundinho meia boca em 53k. Estou de olho nele mas já liquidei o trade. Estou monitorando agora CSNA3, OGXP3 e BBBAS3 pra quem sabe encaixar mais um.

      No final do dia dou uma olhada nos gráficos diários.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    3. Finanças,
      Não precisa ver pra mim não... Sempre que há suportes importantes eu compro mesmo! Às vezes dá certo, às vezes saio com pequeno prejuízo.
      Estou "seguindo" os gráficos do CRB e índice emergentes. Estão cumprindo grande projeção de queda, e já se aproximam de suportes importantes.
      Arnaldo

      Excluir
    4. Valeu Arnaldo,

      Vamos ficar de olho nas commodities! Também gosto de comprar em suporte fortes no intraday, pra encaixar um day-trade rápido. Funciona bem, mas não pode ter ganância pra liquidar. Tem que jogar um stop um pouco pra baixo porque as corretoras adoram fazer uma limpa bem abaixo desses suportes (é onde muita gente arma saída).

      Abcs, bons trades

      PS: esse repique está rendendo, acho que hoje não entro mais.

      Excluir
  13. FI,

    Fiz um DT sapeca hoje, vendi BBAS3 a 21,30 no leilão de abertura e recomprei logo depois a 20,30. Podia ter sido melhor, mas....

    Dessa forma vou diminuindo meu prejuizo... estava com PM de 24,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio,

      Boa! 1 real de lucro por ação está bom demais pra day-trade! Pode fechar a banca por hoje rsrs..

      Abcs, bons trades

      Excluir
  14. FI,

    Encontrei no Tesouro Direto o resultado do leilão NTNB de ontem.
    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/divida_publica/leiloes/downloads/resultados/Resultado.pdf

    Mas não diz absolutamente nada... Parece que títulos de vencimento mais longo estão subindo.

    Será que teremos uma surpresa a la 2008?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recusaram taxa de 6% para vcto 2016, 2018 e 2022?
      E oferta apenas para institucionais?

      http://www.tesouro.fazenda.gov.br/divida_publica/leiloes/downloads/Portarias/2012/ntnb/NTN-B_VENDA_2012.05.22.pdf

      PS. Só desço da colina quando o ibovespa chegar a 12k dólar kkkkkkk

      Excluir
    2. Pois então. Ontem eu tentei vasculhar também no site do Tesouro e não encontrei nada sobre aquela notícia. Muito estranho isso.

      Tesouro deu um salto básico porque os juros futuros subiram, mercado ficando estressado é assim mesmo. Surgem ótimas oportunidades. Estou de olho nessas NTN-Bs, perto dos 5% + IPCA eu começo a fisgar.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    3. FI,

      Eu também quero essas NTN-Bs, mas perto de 4,1% achei muito pouco.

      O ideal seria 5,5% para cima, mas 5% acho que dá para iniciar compras.

      Tá de olho na curtas, médias ou longas?

      Abraços,
      Sir Income

      Excluir
    4. Só pra institucional.

      Somente será realizada a operação especial se pelo menos 50% do volume ofertado ao público for vendido* (tirei do texto).

      Então pelo que eu entendi não teve demanda suficiente pra limpar essas lindas NTN-Bs. Ou será que a oferta é 6% mas derrubaram esse yeld no leilão.

      Excluir
    5. "VII - critério de seleção das propostas: serão aceitas todas as propostas com cotações iguais ou superiores à cotação mínima
      aceita, a qual será aplicada a todas as propostas vencedoras;"

      Acho que não teve proposta de valor igual ou abaixo!

      Acho que aqueles teus amigos japa não querem mais negócio com o Tesouro brasileiro rs

      Excluir
    6. E o leilão já estava previsto no cronograma...

      http://www.tesouro.fazenda.gov.br/divida_publica/leiloes/downloads/cronograma/2012/Cronograma_Maio_2012.pdf

      Excluir
    7. rsrs... espantaram os japas agora aguenta.

      Sobre títulos do tesouro eu evito fazer compras com vencimentos longos demais. Fico de olho nos vencimentos de 2015 pra NTNB-P (gosto da principal), aceito propostas boas pra 2016 também (NTNBs ou LTNs). Aquelas de 2024 pra frente eu tô fora. Nem 6% eu pego. Carregar dívida do país por mais de uma década só se o yeld estiver muiiiito bom na minha opinião.

      Abcs,

      Excluir
    8. São Paulo, 22 de maio de 2012 - O Tesouro Nacional divulgou, há pouco, o

      resultado do leilão de Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-Bs, títulos de

      médio e longo prazo, com rentabilidade vinculada à variação do Indice

      Nacional de Preços ao Consumidor Amplo mais juros definidos no momento da

      compra, pagos semestralmente), realizada hoje.

      Nenhuma proposta para as NTN-B com vencimento em 15/08/16, 15/08/18 e 15/08/22 foi aceita.

      http://www.cma.com.br/tradesolution/news.aspx?tipo=noticias&ID=2148362737

      Excluir
  15. Aquela análise que postei ontem já era.
    Fizemos novo fundo!
    Acredito que a boa é posicionar aquele fibo no próximo fundo, que só saberemos depois de um repique mais consistente.
    Aí sim bota o 61,8% ali e teremos um objetivo pra queda do 2º semestre.


    Ou não. hahahahahahahah

    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tem razão... E aí vêm outras variáveis etc, etc... Mas eu acredito sim que ainda caímos bastante, talvez até perdendo os 48k, e no 2º semestre começa uma longa alta. Tiro isso de padrões de longo prazo e 5ª onda de Elliot.
      Arnaldo

      Excluir
    2. Mão pesada do BC no câmbio heim? Nesse ritmo vão torrar aquelas reservas que a Dilma fica se gabando rapidinho.

      Excluir
  16. bbas3, Santa Volatilidade Batman !!!
    Se eu tivesse tempo pra ficar no broker o dia inteiro dava pra ter feito uns 3 trades só hoje !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os players estão gostando de tirar uns trocos nela heim. Um papel com tanta liquidez oscilar desta forma é porque tem muito peixe grande brincando aí. rss

      Abcs,

      Excluir
  17. Não, não acredito que voltou pra os 54k!!
    Fui "trapado"!!...
    Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnaldo,

      E voltou martelando no índice. Pegou o pessoal que abriu venda nos 54k também e não realizou lucro. Saiu um boato forte que puxou os mercados rapidamente pra cima. Operar curto prazo em mercado volátil tem que ser no estilo Primeira Guerra Mundial. Sai da trincheira, atira rápido e volta.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Pois é, acontece...
      O meu caso é mais engraçado porque eu estava comprado, e não vendido!...
      Não é a primeira nem será a última vez...
      Abração, Arnaldo

      Excluir
    3. Isso aí. O importante é manter o psicológico intacto. A sua estratégia está correta, não pode dar bobeira em mercado de volatilidade alta.

      Abcs,

      Excluir
  18. VALE5 e BVMF3 pegaram os ursos com a calça na mão? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu estava com elas! Vendi-as quando Ibov perdeu 54k!!!!! Toma! hahaha...
      Arnaldo

      Excluir
    2. Exatamente. Concentraram o puxão principalmente na VALE5 e OGXP3. BVMF3, USIM5 e GGBR4 ajudaram.

      Pior eu que peguei OGXP3 perto da mínima bem no suportão, assim que repicou me livrei dela.

      Mas é isso aí. Mercado tem todo dia. Vamo que vamo!

      Abcs,

      Excluir