quinta-feira, 10 de maio de 2012

Brasil é um bull market.... político


Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde do CSHG (Credit Suisse Hedging-Griffo), relatou em sua carta mensal aos investidores do fundo que o Brasil passa por um período de “Bull Market in Politics”. Este termo, criado em 2008 pelo hedge-fund Clarium Capital, é utilizado para caracterizar um cenário de intervenção do Estado (acima do normal) sobre a economia. A influência da política populista sobre o mercado financeiro no Brasil atingiu um novo patamar com as recentes ações e declarações do governo atacando o sistema financeiro privado, a taxa básica de juros, o mercado de câmbio e a caderneta de poupança. Isso porque não mencionamos ainda a lista de grandes empresas privadas brasileiras onde o governo possui participação majoritária. Deixando de lado a eficácia destas medidas, o fato é que o Estado está aumentando cada vez mais sua intervenção sobre a economia.

“Via de regra, períodos de bull market in politics se caracterizam por uma maior intervenção do Estado na vida das pessoas. É quando a disputa por influência política sobre questões financeiras, sociais, e até mesmo de guerra e paz, se torna a variável chave. Alguns países da América Latina vivem longos períodos deste bull market, como a Venezuela de Chávez e a Argentina peronista”, ressalta Stuhlberger.

Segundo o CSHG, o bull market político começou no dia 31 de agosto de 2011, quando o Banco Central cortou pela primeira vez a taxa básica de juros na gestão de Alexandre Tombini. O gestor ainda afirma que "desde então, temos visto uma ação concentrada do governo brasileiro no sentido de reduzir os juros, desvalorizar o câmbio, dar incentivos a determinados setores industriais ao mesmo tempo que força setores vistos como ganhadores a aumentarem seus investimentos. O ponto mais recente é a ação do spread bancário".

Tal como os ciclos econômicos, há uma classificação no mercado sobre os ciclos políticos. Historicamente, países classificados como “Bull Market in Politics” penalizam o desempenho do mercado de capitais. Há um desinteresse geral dos investidores em comprar ações, além da deterioração dos múltiplos. O gestor do fundo afirma que esta é uma das razões por manter uma posição menor na renda variável brasileira. “Estamos comprados em inflação implícita e no câmbio”.

O dia na Bovespa foi bastante turbulento. O índice abriu em forte alta, seguindo o movimento especulativo na Europa ao mesmo tempo em que aliviava os indicadores intradays que estavam bastante sobrevendidos, mas devolveu todo o movimento no final do pregão e ainda fechou em baixa. Vamos copiar e colar a frase utilizada na análise deontem: “os repiques são rápidos e temporários, visíveis apenas nos gráficos intradays”. Este é o mercado até o momento.

O candle de fechamento pode ser considerado um martelo invertido, mas como a pontuação da abertura e fechamento ficaram bem próximas, podemos analisá-lo como um doji lápide, que indica indecisão. Pode ser construído um fundo temporário dentro da tendência de baixa a partir deste candle.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em leve alta plotando, este sim, um martelo invertido de menor tamanho. Este candle nasceu de uma pernada curta de baixa, portanto não há como dizer se realmente será um candle de fundo. Mas o fato de estar acima da zona de suporte em 12.7k é um atrativo a mais para tentar engatar um repique de curto prazo.


41 comentários:

  1. O pior de tudo é que a bolsa esta caindo junto com os juros. Em 2008, pelo menos tinha a RF para os perdedores da bolsa.

    Parece que estrangeiros continuam saindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      É aquela história dos fundos reduzirem exposição em renda variável. 1% a menos em renda variável numa Previ por exemplo, causa um tremendo impacto no mercado. Imagine 5%, que é a meta deles.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. FI, ok alguns, noq frigir dos ovos poucos creio eu diante do potencial do br, sairao. E o pessoal todo da RF, que so deixava dinheiro parado, vc acha q vao para onde. Eh bem possivel que tenhamos uns 5 por cento vindo para a RV, isso tambem eh coisa pra caramba... Vsmos ver ano q vem como esse pessoal q diz q vai cair fora estara posicionado...

      Excluir
    3. Anônimo,

      É um mato sem cachorro para o investidor de longo prazo, não tem pra onde correr porque no geral a rentabilidade está caindo em todas as modalidades. Por isso acho que alguns investidores irão acabar procurando outros meios de investimento fora do mercado.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    4. Nem tudo... Os titulos indexados à inlação estão subindo um monte....

      Excluir
    5. Max,

      Sim, mas para o investidor que carrega os títulos até o vencimento não altera nada. Vai receber o percentual que ficou acertado no dia da compra. O beneficiado foi o investidor que já tinha essas NTNBs, e na atual conjuntura não compensa liquidar, na minha opinião. É melhor carregar esses bônus recheados até o vencimento.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  2. Quem manda vender já vendeu... rs

    "Bandidos" e "Mocinhos" da gringolândia: É para VENDER ou COMPRAR ?

    http://gringolandianabolsa.blogspot.com.br/2012/05/bandidos-e-mocinhos-da-gringolandia-e.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe,

      Agora que já descarregaram tudo, mandam vender. Espertinhos eles né. Repique a vista rsrs..

      Abcs,

      Excluir
  3. IF, eu estou com uma leve impressão que a gente está próximo de uma reversão no Ibovespa. Vc consegue ver também ou só eu estou vendo isso?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike Rico,

      Reversão da tendência iniciada em 69k não. Mas fundo temporário sim, está querendo trabalhar um fundo acima da média móvel simples de 200 períodos.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. caro FI, Dilma é lobo em pele de cordeiro, acabou com a RF e vai afetar a RV pra grande maioria que só sabe operar comprado...no cassinão do ibovão o negocio é DT, ST...pra mim vamos visitar os 48k novamente até setembro...ainda bem que tô ITM na petro4, amanhã vai apanhar de costa de mão...vou ter que recomprar pe20 e lançar pe19, se bobear recompro pe19 e lanço pe18 ...anota ai -2,5% no ibov amanhã...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Já fiquei todo perdido no meio da sua estratégia na petro. Mas desejo boa sorte!

      Abcs, bons trades

      PS: governo quer fazer o dinheiro sair do mercado financeiro para encontrar o caminho do empreendedorismo

      Excluir
    2. O governo está certo. Vocês tem que parar de olhar só no curto prazo, a longo prazo as ações vao decolar...

      Excluir
  5. acreditem na tendência, parem de tentar ficar tentando achar reversão, no momento é queda, queda, queda e queda...parem te tentar achar fundo e topo, ganhem dinheiro seguindo a tendencia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      A tendência é a melhor amiga do trader. Mas não é difícil tirar uma lasquinha contra tendência, desde que o trade seja num ponto de bom risco x retorno e de curta duração.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  6. boa noite FI.

    bom eu sou muito otimista imagino q dara uma reviravolta a qualqer momento,e a estressada da vale q vai estourar denovo.eu vou nas opiças.srrss

    bons trades aos amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Desde os 69k que não aparece uma perna de alta pra definir um topo descendente "bem feito". Até agora foi uma queda forte, congestão, e nova queda.

      Abcs, bons trades nas opiças

      Excluir
  7. clap clap clap ...valeu Worldtrading, Parabéns!!! eu fiz perguntas a você na sua entrevista lá no Infomoney, mas apoio sua atitude....respeitando as regras do fórum, o pensamento, a troca de idéias, opinões divergentes têm que ser sempre respeitadas, afinal vivemos em uma democracia, havendo educação e respeito todos aprendem...infelizmente hoje naquele fórum só existe a opinião do Frajola e do Cadu...qualquer pensamento diferente vc é falsário, fake, etc...abraços FI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigado! Mas o pior é que já tiraram do ar...


      Abcs, bons negócios

      Excluir
  8. Caro FI, alguem precisa avisar o CSHG para deixar de ser fanfarrao. Primeiro nao da para comparar a forma da conducao da politica economica no br com a argentina ou venezuela, chega a ser infantil. Segundo, nao quer aplicar aqui pois o estado interfere na economia? E na europa, onde deram dinheiro aos bancos de baciada, ounos eua onde os juros praticamente inexistem? E a china entao? Fala serio o banco so ta desdenhando pq eh banco e enquanto la fora os bancos estao recebendo ajuda, aqui eles estao sendo chamados a colaborar. Como as propostas ferem os interesses deles eles vem com esse papinho para boi dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Esse gestor da CSHG é um ótimo profissional muito respeitado pelo mercado. Faz um ótimo trabalho e acho que isso deve ser levado em consideração pois ele não falou nenhuma inverdade. Ele tocou direto na ferida isso sim. Não chegamos ao ponto do radicalismo de uma Venezuela ou Argentina por exemplo, mas foi assim que tudo começou por lá.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. FI, não dúvido que seja um ótimo profissional, mas acho que ele está sendo corporativista. Provavelmente tinha carteira recheada com bancos brasileiros, que tinham lucros absurdos no Brasil (os maiores do mundo) e agora que viu q a mamata diminuiu (pois falta muito para acabar) fica reclamando. Em sua análise ele simplesmente ignora o estímulo ao setor produtivo que representa o corte nos juros. Considerando que a inflação está sob controle, o corte só é ruim para os bancos. O setor produtivo está muito feliz com isso. E o setor produtivo também tem empresas listadas no mercado de capitais. Pessoalmente, com todo respeito ao conhecimento do analista, me pareceu pura dor de cotovelo. Abs, PS: Sempre acompanho seu blog, acho excelente, mesmo quando não concordo com a visão de alguns analistas acho muito bom saber o que eles pensam. Parabéns pelo trabalho!

      Excluir
    3. Olá!

      Claro. Uns concordam com Stuhlberger, outros discordam. Pode ter certeza que a sua opinião também é válida, isso é bom para gerar debates. Todo mundo sai ganhando. Só queria destacar quanto ao setor produtivo. A indústria de transformação não consegue mais crescer no Brasil (algumas estão a beira do penhasco) e a queda da taxa básica de juros não surtiu efeito. Isso pra mim acaba mostrando que o problema não é o juros e sim o ambiente de negócio.

      Obrigado, apareça mais vezes!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    4. Olá,

      querer que a industria de transformação responda imediatamente ao corte de juros é querer de mais não é não? Dê tempo ao setor produtivo. Finalmente está se apresentando o ambiente que eles sempre reclamaram, juros baixando e real se desvalorizando.

      Excluir
    5. Thiago,

      O corte de juros acontece desde agosto do ano passado. O tempo necessário para que a política de corte ou aumento nos juros faça efeito é de 6 meses. Este período já passou e a atividade está desacelerando ao invés de mostrar sinais de aquecimento, então o problema não está exclusivamente nos juros correto? Deve mostrar sinais de aquecimento no segundo semestre, mas o grande gargalo para manter um crescimento sustentado no longo prazo (entre eles a carga tributária, infraestrutura, educação, burocracia, leis trabalhistas, etc) continua sendo jogado para escanteio pelo governo. O momento de alta aprovação política do governo é propício para que tais reformas sejam feitas.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    6. O ambiente de negócio pesa mais. Falo principalmente para quem opera com exportação. Semana passada ouvi da minha assistente de exportação 'de que adianta o dólar a R$ 2,00, se não temos embarques para fazer caixa?'.

      Com a Europa down e os EUA patinando, não vai ter queda de juros que aumente os lucros da empresas.

      Will

      Excluir
  9. FI... sua entrevista sumiu la no ifomoney.. o Frajola deve ter apagado... coloquei uma msg.. de apoio e parabens.. e adivinhem... nao publicada.. sem mais comentarios.
    Parabens pelo espaço.

    Veigalex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veigalex,

      Tiraram do ar. Estou tentando ver se recolocam no ar novamente, pois não desrespeitei nenhuma regra.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Fizeram algo semelhante comigo no forum de imoveis. Frajola manipulou a ordem das mensagens e apagou alguns dos meus posts. Cheguei ate a tirar um screenshot da pagina com o meu post e um outro mostrando que ele tinha sumido, isso pq nao foi apenas 1 vez. É ridiculo isso....

      Odranoel

      Excluir
    3. Odranoel,

      Pelo menos agora todos nós estamos cientes do que acontece lá dentro. Eu já perdi a conta de quantas pessoas vieram me falar a mesma coisa. Lamentável.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  10. Vc vai receber uma MP do consenso dos moderadores:
    "Vc esta falando a verdade.. vamos te banir."
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É está difícil.

      Fiz tudo com a intenção de ajudar, ser um alto falante de todos vocês.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  11. Pessoal, em respeito a todos os leitores do fórum Infomoney, irei recolocar aqui a mensagem que gerou tal moderação e exclusão do tópico:


    "Prezados,

    Me senti na obrigação de tomar uma atitude, contra a minha própria vontade, referente aos acontecimentos recentes aqui dentro do fórum. Confesso que estava muito empolgado em responder todas as perguntas dos amigos foristas, mas infelizmente não irei participar da entrevista como uma simples forma de protesto.

    Todo o fórum deve ter uma moderação para manter um certo nível de convivência e organização do mesmo, isso por sinal parece ser muito bem feito aqui. E é isso que os moderadores devem fazer, apenas isso.

    Em um ambiente de fórum toda a opinião deve ser respeitada, toda e qualquer análise embasada merece credibilidade. As divergências de idéias, estratégias, pontos de vista, projeções, etc devem ser livres de qualquer moderação para que possam gerar debates. Que por sua vez, na maioria das vezes, são enriquecedores para todos que acompanham.

    Isso aqui é um poderoso meio de comunicação e informação dentro do mercado financeiro e querendo ou não influencia a opinião de muita gente. Aqui tem pessoas que arriscam o dinheiro suado de uma vida inteira de trabalho na bolsa, pais de família arriscando as economias da família, jovens que vivem na frugalidade e aplicam boa parte de suas reservas na bolsa querendo acelerar o processo de enriquecimento.

    Enfim, são situações que envolvem o dinheiro de todos nós e por isso mesmo o fórum precisa ser o mais transparente possível para que tenhamos a certeza de que aqui é um bom lugar para aprendermos e discutirmos sobre um assunto tão delicado que é fazer dinheiro no mercado.

    Eu não sei ao certo o que tem acontecido, mas o fato de várias pessoas entrarem em contato comigo sobre o assunto (sem ao menos eu requisitar uma informação) me fizeram adotar esta postura em não participar da entrevista em forma de protesto.

    Não estou querendo prejudicar ninguém com esta minha atitude. Todos vocês, sem exceção, são grandes amigos do World Trading ou Finanças Inteligentes. Por isso mesmo em respeito aos interessados em saber mais sobre mim, me prontifico a responder todas as perguntas que forem enviadas para o meu e-mail. Basta procurar o meu contato no blog.

    Forte abraço e sucesso a todos vocês!"

    ResponderExcluir
  12. Fin.. estao procurando sua entrevista la.. coloquei uma msg.. pedindo para vir pra ca..Sera que vao publicar?

    ResponderExcluir
  13. Sacanagemmm.. merece um post.. manda ver..

    ResponderExcluir
  14. FI, se realmente excluiram a sua mensagem então o que todos dizem aqui, que a moderação publica apenas o que lhe agrada é verdade, uma pena, não basta falar, temos que saber ouvir os outros, achei total falta de respeito.
    abçs.
    Ivan

    ResponderExcluir
  15. E viva a democracia. Que, aliás, anda sobre risco no Brasil.
    "A liberdade é a única coisa pela qual se vale a pena morrer."
    (Lucia Hipólitto)
    "O preço da liberdade é a eterna vigilância".

    ResponderExcluir
  16. FI obrigado, belas palavras no seu texto, sem ofender, educado, mas o fórum do frajola e cadu é isso...em qualquer ambiente em que estivermos, seja no trabalho, em casa com os filhos, no mercado financeiro ou em um fórum...só seremos melhores profissionais, pessoas, com o aprendizado, o estudo, o debate, lendo um livro...a única certeza que eu tenho é que onde a censura e a ditadura são instrumentos de politica, trabalho, educação pode ter certeza que em curto momento de prazo teremos o empobrecimento da cultura e da inteligência das pessoas que frequentam o local ou vivem no local...

    ResponderExcluir
  17. outra coisa leiam o tópico EZTC3, o moderador posta foto dos empreendimentos da EZTEC...o cadu que tem um bom conhecimento de contabilidade, virou o WB do fórum, o que ele indica vem um grupo de fiel seguidores para se loucupletarem...
    minha analise, a empresa EZTEC é boa? sim, pelos dados que vem apresentando ao mercado até agora.
    mas e os riscos?? os riscos da RV, do mercado em si??
    agora imagina um pessoa, um leigo que busca informações e faz a leitura do tópico, da maneira que o cadu posta...
    isso é papel de moderador??

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pessoal!

    A cada dia que passa fico mais abismado com o que acontece lá dentro. Mas pelo menos serviu para alertar o pessoal. Eu pelo menos, a partir de agora, vou ficar mais esperto com tudo o que leio ali. Credibilidade caiu e muito.

    Abcs, bons investimentos a todos

    ResponderExcluir
  19. You should know approach to work the specific blender, for creating diy cleanser.
    This individual i would say the merchandise renovated along with set up a ones to their community for your International Place Demonstrate to at Detroit around
    1937, telephone dialing getting this done generally Tremendous Blender or food processor.
    Now, add some 50 percent a glass together with kale then
    half off Glass in lettuce to provide greater vitamins and minerals.
    You narrow the actual stickers off the sharp edge and naturally cleanse the
    entire plants.

    Also visit my blog post; hot Soup blenders

    ResponderExcluir