sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fúria no futebol e na economia


Cuidado que lá vem a fúria. Era assim que os comentaristas, torcedores e telespectadores costumavam dizer ao transmitir e/ou assistir os jogos da seleção espanhola durante a última copa do mundo Fifa 2010 realizada na África do Sul. A seleção que encantou o mundo naquele ano conseguiu trazer o troféu pra casa e proporcionar um dos últimos momentos de alegria para a população daquele país.

Atualmente a economia da Espanha também pode ser apelidada de fúria. Uma fúria das mais de 5,6 milhões de pessoas (ou 25% da população) desempregadas no país. A fúria de alguns bancos que lutam para se manterem solventes em um sistema combalido. A fúria dos CDS (credit default swap, uma espécie de seguro contra calote) que estão batendo recordes de alta. A fúria para rolagem da dívida pública, que voltou a ficar cara demais. A fúria de uma economia que não consegue mais crescer e gerar empregos.

A cada dia que passa a situação da Espanha fica mais delicada, as sujeiras vão aparecendo conforme levantamos o tapete. Um bom exemplo está na recente operação de salvamento do Bankia. Estudos apontavam que seria necessário injetar 4,5 bilhões de euros para cobrir o rombo dentro da instituição financeira. Pouco tempo depois observaram que este valor não seria suficiente, o montante então subiu para 9 bilhões. Mas quanto mais se descobria sobre os ativos podres do banco, mais a quantia subia. O valor então saltou para 15 bilhões de euros.

Humn... isso não está me cheirando bem, pensou o governo. Não eram 4,5 bilhões quando ficou decidido que iríamos salvar o banco? E agora este valor já subiu pra 15 bilhões de euros? Ok, vamos fazer esta “doação” logo antes que suba novamente. E não é que subiu de novo? Hoje o Bankia informou que será necessário 19 bilhões de euros do governo para evitar a quebra da instituição financeira.

Se somarmos com a “doação” anterior de 4,46 bilhoes de euros já efetuada pelo governo, teremos um valor total de 23,4 bilhões de euros que foram “pelo ralo” somente para cobrir o rombo do Bankia. Este é o resgate financeiro mais caro da história da Espanha.

O governo autônomo da Catalunha (uma das regiões mais prósperas da Espanha) resolveu abrir o bico também ao dizer nesta sexta-feira que precisa de uma ajuda financeira urgente do governo espanhol. Artur Mas, governador da região, disse aos jornalistas que “o estado espanhol deve emitir títulos de dívida nacional para financiar a dívida regional da Catalunha”. Valor desta brincadeira? 13 bilhões de euros. Mas o governador não está tão “exigente” assim, ele reiterou depois dizendo que não interessa como, mas precisa de dinheiro para cumprir os seus compromissos no final do mês. Não há como retomar a confiança perdida para o mercado desta forma, aumentando ainda mais as dificuldades do país para conseguir rolar sua dívida.

A agência de classificação de risco S&P revisou nesta sexta-feira sua nota de risco econômico para a Espanha e informou considerar que a economia do país está dando um segundo mergulho na recessão, o que deverá provocar considerável aumento na quantidade de ativos problemáticos. A avaliação subiu de "risco elevado" para "risco muito elevado”. Além disso 5 bancos espanhóis foram novamente rebaixados pela S&P, são eles: Banco Popular Espanhol, Bankinter, Banca Cívica, Bankia, Banco Financiero e de Ahorros.

Analisando o fechamento dos principais índices mundiais, podemos observar que no geral os mercados de economias desenvolvidas conseguiram fechar a semana em leve alta enquanto os mercados emergentes fecharam a semana em leve baixa ou em indecisão.

Olhando o gráfico do índice Dow Jones percebe-se que apesar do aumento na volatilidade, o candle semanal mostrou sinal de um certo alívio após a queda forte da semana anterior. Este alívio temporário pode se estender pela próxima semana pois o fundo está sendo mantido até então.


Na Europa o índice DAX (Alemanha) fechou a semana em alta, conseguindo se manter acima de uma importante linha de suporte. Duas semanas seguidas trabalhando fundo em 6,2k pode resultar em uma pernada de repique. A conferir.


Na China a bolsa de Xangai fechou a semana em leve baixa perdendo a linha central de bollinger indo de encontro ao teste da LTA de curto prazo formada a partir do fundo em janeiro deste ano. 

  
No Brasil o índice Bovespa fechou a semana em leve baixa (praticamente de lado), mas oscilou bastante devido ao aumento da volatilidade. O candle de fechamento é um doji de indecisão fora das bandas de bollinger (colado na LTA de 2008) que pode indicar esgotamento desta forte pernada de baixa iniciada nos 69k. É uma queda em linha reta praticamente sem repique algum.


Tendência de baixa continua forte e inalterada. O fato de repicar ou lateralizar no curto prazo não invalida a tendência no médio prazo.

Bom pessoal, semana bem puxada e de volatilidade alta na bolsa. Por isso mesmo todos vocês merecem um descanso em baixa volatilidade neste final de semana. Aproveitem! Até segunda!

Posts da semana:

30 comentários:

  1. Olá, só lembrando segunda é feriado na matriz, o volume de hj foi menor e segunda próxima será o mesmo.
    FI, vejo apenas uma certa lateralização, enquanto isso as médias vão chegando, em especial a 13Expon., não duvido em nada mais uma pernada de baixa, o repique já se foi;
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Bem lembrado! Tem esse feriado na segunda. Mercado vai andar sem parâmetro.

      É pra dois candles seguidos de pavio longo inferior no diário o repique hoje foi até fraco. Não conseguiu ainda passar pelos 55k. Se não furar aí nada feito. Vamos acompanhando.

      Abcs, bom final de semana!

      Excluir
  2. Paulo Simões Diniz25 de maio de 2012 22:28

    Já sabemos que depois da Grécia vem a Espanha. Depois a Itália, depois a França e finalmente a quebra da Alemanha. Quem vai salvar a Alemanha. Estados Unidos continuam combalidos. Será que o mundo vai terminar em Miojo cotado em Renminbis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Simões

      Eu acho que nem a Grécia vai cair, caso contrário o euro estaria seriamente comprometido. FMI, BCE e Alemanha estão em um jogo de palavras, indiretamente fazendo pressão em cima dos eleitores gregos para não elegerem os radicais.

      Mas se tudo piorar, preparem as redes porque a pescaria será intensa rsrs..

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. Finanças, primeiramente, obrigado por responder à questão de ontem sobre BBAS3. Acabei não conseguindo entrar, coloquei o preço em 20,50 ao meio dia e ela não biliscou mais, rsrsrsrs, deixei quieto daí.

    Ando com o pé atrás sobre a economia desde 2008. O que me assusta um pouco é o tamanho dos rombos.

    E no Brasil nem se fala. Faltam estímulos ao empreendorismo e educação técnica, além da infraestrutura, que todo mundo já conhece. Também me deixa desconfortável a compra de produtos da China. Não falo nem só de nós consumidores, mas sim das nossas indústrias. Vejo isso acontecendo com frequência cada vez maior.

    Abraços, bom fim de semana à todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoffnung,

      As ordens! Deixe a isca, uma hora pega. É bom jogar outras iscas também, é difícil pescar fora da temporada rsrs..

      Você tocou num ponto importantíssimo. Algumas fábricas brasileiras pararam de produzir e estão virando centros de distribuição de produtos asiáticos. Isso porque, em determinados setores, o custo para produzir aqui é tão alto (custo Brasil) que não compensa, ou se você insistir muito pode ir a falência. Então em alguns casos, virar um centro de distribuição, não foi questão de escolha e sim sobrevivência. É triste e lamentável...

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. O mais interessante em relação a Espanha é que mesmo no auge de crescimento de sua economia o desemprego já era bem alto em relação aos seus pares europeus, mas isso era devido a uma economia torta baseada na construção civil (eles contruiam mais casa do que Inlgaterra, França e Itália juntos) relegando para o segundo plano os outros setores da economia, agora que o setor da construção civil entrou em colapso, não tem mais nada para contrabalancear.
    É aquela história de colocar tudo numa mesma cesta KKKKK.

    Um abraço.

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andei vendo umas histórias da espanha, é escabroso mesmo.

      Teve gente que ganhou muito dinheiro na construção e agora depende da esmola do governo.

      O povo também vive como se não houvesse amanhã...

      Excluir
    2. Lord Caçador,

      Muito bem colocado! Esses modelos de crescimento são bons pra eleger político pro segundo mandato e nada mais. São insustentáveis e de curta duração. E pior é que podemos fazer um paralelo com o Brasil..

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    3. Eike Rico

      Se a pessoa não acompanhar os rumos da política e economia, acaba caindo no conto de fadas do governo.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. Ola. Parece que a baixa no ipi não troxe muita empollgação. fi ja tem economistas abrindo o jogo e afirmando que o Brasil está em crise. Grande novidade. Em outro blog que acompanho quando vi o ibov perendo a lta de 2008 disse que minha expectativa seria novo teste nos 30k. Olha que ontem em sua analise disse estar preocupado. ´E acionista da vale..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Não dá nem pra dizer que será um vôo de galinha mais. Está mais pra vôo de codorninha rsrs.. Até que enfim começaram abrir o jogo. Realmente pra nós isso não é novidade. Percebe-se que esse ano os complicadores são maiores, se compararmos com o ano passado.

      Abcs, bom domingo!

      Excluir
  6. Oi FI. Obrigado por me visitar e parabéns por seu excelente blog.

    Felix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felix,

      Obrigado e boa sorte nos negócios,


      Abcs,

      Excluir
  7. Tenho opções vale f41, f39 e f38 e todos os dias na primeira hora sobem mas depois caem bastante. Se exercer no que estão agora, tenho uma perda de cerca de 30%. Você me recomendaria deixá-las mais pra frente arriscando u,a alta até vale5 cerca de 37,60 ou fecho com 30% de perda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ze Piu,

      Depende do seu controle de risco. Você aceitou correr o risco de perder 30% na posição, aceitaria arriscar mais 5% pra apostar numa reversão? Tem um fundo em 34,50 e nesse momento o papel tenta formar outro ascendente (em torno dos 35,00) para tentar posteriormente atacar os 37,26 e detonar pivot de alta.

      Abcs, boa sorte

      Excluir
    2. FI, sobre a vale observe que a Vale3 já perdeu a grande zona de congestão, me parece que está em pull-back, se eu estivesse comprado estaria de cabelos em pé pois uma confirma o movimento da outra, tenho alvo "otimista" nos fundos de 2009, más para ser sincero tem grandes chances de teste na região de 2008, ai sim diria uma promoção imperdível;
      BBas3 está testando a base de uma canal de baixa, não entrei ainda, ´so se pivotear acima da mme13 diária, más com as últimas do governo tem grandes chances de perder este canal ai vai ser uma grande derrocada podendo jogar o papel tbm aos níveis de 2008~09, tbm ao meu ver uma promoção!!!
      Amanhã a matriz está fechada, pode ser que de uma repicada boa pra depois descer a ladeira, vamos acompanhar de binóculo, nada de homebroker;
      Ivngomes

      Excluir
    3. Amanhã vai ser atípico. Bolsa girando em volume baixo é perigoso também. Vamos ver o que a Bovespa vai aprontar sozinha rsrs...

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  8. Mestre, pode analisar um pouco a relação entre a crise do euro e a participação de China, bem como a importância desta como obstáculo à derrocada da economia norte-americana? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O idiota,

      Eu não sou mestre mas posso tentar arranhar alguma coisa nessa análise aí rsrs..

      O mercado europeu é um excelente mercado consumidor para os produtos chineses (na verdade todo mundo quer exportar pra Europa, é um mercado que paga bem pelos bens de consumo). É inevitável para a China fugir de um processo de desaceleração no crescimento ao mesmo tempo em que boa parte do mercado europeu entra em recessão. O que os chineses estão tentando fazer é substituir parte desta demanda perdida na Europa explorando o seu próprio mercado interno, além de abrir novas frentes de negócios entre os seus vizinhos asiáticos, ou mesmo na Áfria.

      Nos Estados Unidos há algumas particularidades. Além de sofrerem o impacto da crise na zona do euro, tem de lidar com a alta taxa de desemprego. As empresas americanas aprenderam na marra como chegar ao nível de excelência na eficiência e isso implica principalmente na redução de postos de trabalho. Este é um dos motivos do descolamento de Wall Street com os mercados emergentes. As empresas americanas estão com múltiplos melhores justamente por terem atingido este nível de eficiência, resultando por conseqüência aumento na lucratividade. Por isso pode-se dizer que a situação dentro das empresas é diferente da situação econômica do país. Como resolver isso? Difícil. Talvez incentivando mais o empreendedorismo, novas tecnologias, etc.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  9. FI,

    Viu a postagem do Ricardo Gallo?

    http://colunistas.ig.com.br/ricardogallo/2012/05/27/brics-capital-x-trabalho/

    Destaco esta parte:
    "Quanto ao crescimento do lucro, seria de se esperar que, com o crescimento mais acelerado das economias emergentes, seus lucros estivessem crescendo muito mais rapidamente do que nas economias desenvolvidas. De fato o PIB real dos emergentes cresceu em média 5,8% aa desde 2002, enquanto que o PIB dos países desenvolvidos cresceu apenas 1,4% aa. Demos de goleada nos caras!!! Contudo, neste mesmo período o lucro por ação das empresas em países emergentes cresceu em média 16,4% a.a., enquanto que o lucro por ação das empresas em países desenvolvidos cresceu os impressionantes 14,8%, ou seja, 10 vezes o crescimento de seu PIB real! Apesar de um crescimento econômico pujante , o lucro das empresas em países emergentes não tem crescido muito mais rápido do que o lucro das empresas nos países desenvolvidos, embora a receita das empresas em países emergentes tenha crescido 140% desde 2005, enquanto a receita das empresas em países desenvolvidos cresceu apenas 35%. Isto aconteceu pois a taxa de crescimento do PIB nominal nos países em desenvolvimento foi bem maior do que a dos países desenvolvidos em função de taxas maiores de crescimento do produto interno e da inflação."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Fui ver esta postagem do Ricardo Gallo depois que havia respondido para O Idiota. Parece que estamos com a mesma análise. É isso mesmo que está acontecendo.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  10. Olá, no momento o dolar monta um doji na mms21, toda essa queda desde o topo nos R$ 2,10 e pouco o Ibov reagiu, bom então imagino que teremos novo teste nos R$ 2,10 e por consequencia o ibov afunda abaixo dos 54K, até o momento procuro algum papel que tenha ensaiado algum pivot altista e nada, as blue estão armando chamadas de venda...
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Os repiques de algumas blues estão bem fracos. Outras com o último topo descendente muito acima fica difícil acionar o pivot. Por enquanto ibov segue no repique, mas esse fechamento no final ficou indigesto. Tem papel na berlinda no intraday, amanhã pode ser um bom dia pra operar.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  11. Olá, Cyre3 doji em região de resistencia, uma operação de venda possível na perda da mínima de hj com stop acima dos R$ 15,60, o objetivo pode ser entre os R$ 14~13,50
    ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humn... spinning top bem no rompimendo da média de 20 períodos depois de uma puxada forte nos últimos dias. É mel pra urso. Intraday já confirmou topo com segundo candle de baixa. Só tem que tomar cuidado pra ver se não é apenas um alívio momentâneo ou correção mesmo. Mas o risco x retorno está bom, stop barato.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Ivn tá mandando muito bem nas análises. Poderia abrir um blog próprio, que teria leitores diários!...
      Carla

      Excluir
    3. Carla quando realmente tiver como profissão, sim terei um blog com minhas operações alvo. Por enquanto vou devagar, tenho acertado grande parte de minhas dicas..um bom sinal...cuidado com a vale, tá violinando direto, lembro que vç fez uma venda e deu zebra, ela realmente define rumo quando perder a grande congestão que pode-se chamar de retangulo e para os mais pessimistas um grande OCO semanal...
      Ivngomes

      Excluir
    4. haha... é verdade... fiz uma vendinha na Vale. Na época, todas ações caíram, menos ela... Como disse o FI, a Vale é o playground dos grandes players, melhor ficar de fora! haha...
      Carla

      Excluir