segunda-feira, 14 de maio de 2012

Grécia, sempre ela


Ano após ano a macroeconomia grega continua sendo o principal driver bear para o mercado. Quer derrubar os mercados mas não sabe como? “Seus probrema se acabaram-se”! Entre em contato com o “Seu Creysson da Zoropa” e agende uma visita. “Possuímiu excelentis opções em nosso estoquiu, pronta pra seris utilizadias!” Brincadeiras a parte, o que acontece na Grécia não é surpresa para ninguém, mas os players ainda a utilizam para contar com o efeito psicológico em suas estratégias de posições vendedoras.

O que acontece atualmente é o seguinte: se e o presidente da Grécia, Karolos Papoulias, não conseguir formar uma coalizão até quinta-feira, novas eleições serão realizadas em junho. Fora a velha especulação de que o país pode ser expulso da zona do euro. Em contrapartida o chefe do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, afirmou hoje que a Grécia deveria permanecer na zona do euro e que faria o possível para que conseguisse isso. Lembrando que o país deve manter as reformas acertadas com as autoridades europeias para se manter dentro da zona do euro.

A economia grega é irrelevante para a União Europeia como um todo, o risco maior está no contágio entre outros países periféricos via dívida soberana (aumento do custo destes países para captar recursos no mercado financeiro). Enquanto a situação não se definir na Grécia, os mercados continuarão instáveis, o que acaba sendo um prato cheio para a especulação girar uma posição maior no curto prazo.

Na Bovespa o agravante maior foi a perda da média móvel simples de 200 períodos diária e semanal. Esta linha disparou stops e deu saída de muitas posições compradas de investidores com posições mais longas nas carteiras. Isso porque a média móvel simples de 200 períodos funciona como um divisor de águas para muitos fundos e investidores da praça. A maioria considera que o mercado é bull quando o índice opera acima desta média e bear quando opera abaixo desta média móvel.

  
Queda forte e candle de alta relevância. Passaportes carimbados para visitar a região dos 55k. Não significa que o teste será feito de forma imediata, repiques intermediários podem aparecer dentro da tendência de baixa.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou iniciando perda da importante linha de suporte em 12.7k. O custo do seguro da dívida da Espanha contra default (o famoso CDS) atingiu um novo recorde nesta segunda-feira. O custo financeiro para o país conseguir emitir dívida no mercado também subiu atingindo níveis de dezembro/2011 devido as preocupações com o sistema financeiro local.


Teste de fogo para o Dow Jones amanhã. Se não mostrar uma reação em cima desta linha de suporte, vai acionar pivot de baixa e detonar esta congestão para baixo. Alvo inicial em 12.2k.

45 comentários:

  1. Olá, tenho uma dica FI, coloca um link para www.simulabolsa.com.br, antes de se aventurar com dinheiro real é altamente aconselhavel trades virtuais, nunca se deve esquecer que o mercado nunca para e está ali para quando se achar preparado para a batalha!!
    Vi um recado de um leitor seu sobre compras na Gafisa, meu recado é simples; sempre deem um zoom- no gráfico e olhem a floresta, terá muitos ativos voltando para preços próximos de 2004~05, creio que teremos uma grande correção da especulação e propaganda ilusionista deste governo, olha a situação que está nosso país, a baixa renda devendo aos cotovelos, isso não se sustenta e se a infação der uma boa alta o calote dispara, é uma reação em cadeia, já lançaram outra "bolsa", até quando vai esta ficção?? O país não está cheio de empregos?? Cade??

    IvanGomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IvanGomes,

      O pessoal comenta desses simuladores, eu nunca utilizei pra falar a verdade. Mas parecem ser bons, só não conseguem trabalhar a parte principal que é o efeito psicológico. A inflação não pode disparar de jeito nenhum, acho que o BC está próximo de encerrar o ciclo de afrouxamento monetário.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. O capitalismo sempre passou por crises e recuperações. Lembro até hoje de minha "agonia" entre 2007 e 2008. Na época tinha uma boa carteira e lucrei bem, como a grande maioria... Mas sempre me vinha a mente o fato de eu não estar ligado ao mundo das finanças em 2002 / 2003 e por isso ter perdido a "oportunidade da minha vida"...

    Estes anos que estamos vivendo agora pode representar a "oportunidade da vida" para muitos.

    O momento é bom para investidores de longo prazo. Oportunidade de formar aos poucos uma bela carteira de ações de primeira linha por valores baixos e aguardar a recuperação, que mais cedo ou mais tarde virá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor de Risco,

      Penso diferente. O momento é péssimo para o investidor de longo prazo na bolsa, simplesmente porque há 5 anos estamos andando de lado entre quedas fortes e correções de alta. Se você ficou dentro da gangorra, não saiu do lugar. Custo de oportunidade perdida. Agora para o investidor que utiliza a bolsa para especular ou mesmo para formar posições nas quedas e rifar nas altas o negócio continua bom (sobe e desce rotineiro).

      A "oportunidade de uma vida" é quando a volatilidade dispara muito e o mercado fica extremamente barato. Ano passado apareceu uma boa oportunidade pra montar carteira, não foi "aquela oportunidade de uma vida", mas deu pra montar algumas posições. Este ano, por enquanto ainda não observei nada barato, os preços estão dentro de uma faixa intermediária (nem muito barato, nem muito caro). Isso não significa que o mercado irá cair, pode até voltar a subir. Mas acho que o momento das boas promoções ainda não chegou.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Quando se investe com foco no longo prazo você ganha mesmo dentro da gangorra reinvestindo os proventos e aproveitando os momentos de baixa para realizar mais compras. Um dia os preços param de andar de lado e a longo prazo as contações tendem a acompranhar os fundamentos, como você aumentou a quantidade de papeis durante a gangorra , você terá um lucro maior.

      É importante que seja observado que essa teoria só funciona caso o investimento seja realizado em boas empresas. Mesmo que a bolsa ande de lado durante 2 , 3 ou 5 anos , isso não faz diferença nenhuma, o que anda de lado ou sofre um efeito gangorra é a cotação, e nós ( investidores de longo prazo) não estamos muito preocupados com cotação, nós estamos observando, lucro, endividamento, ganho de mercado, aumento patrimonial, etc.. E esses multiplos dificilmente andam de lado ou gangorram , eles desenham um uma linha ascendete ou descendente de acordo com o desepenho da empresa. E esse gráfico nao pode ser observado no curto prazo, essa curva é analisada em longos periodos 5 a 10 anos...

      Grande a abraço e continue com suas análises! sou um leitor frequente do seu blog! Parabéns!

      Excluir
    3. Opa!

      Assim que eu gosto, boas discussões! Obrigado pelas contribuições!

      Sua visão é diferente da minha. Veja bem, se já é difícil projetar qual será o melhor setor para investimento no próximo ano, imagine em 5, 10 anos? Imagine ainda escolher a empresa que manterá esse ritmo? Quanto maior o prazo, mais duvidosas são as projeções. Eu utilizo análise fundamentalista dentro das minhas limitações de conhecimento, mas apenas para tentar identificar empresas baratas e traçar uma perspectiva. O mais importante pra mim é comprar essas empresas no melhor momento.

      A questão de reaplicar os dividendos considero um pouco controversa. Primeiro porque você paga corretagem pra operar pequeno. Segundo porque o Ibovespa é uma carteira teórica que reaplica os dividendos recebidos desta carteira de forma automática. Ou seja, quando digo que o índice está no mesmo nível de 5 anos atrás significa que mesmo com os dividendos reaplicados o índice não saiu do lugar.

      Esta estratégia de longo prazo funcionaria, na minha visão, se o investidor abrisse compra somente nos momentos de quedas fortes. Aí você teria um spread (chutando) de 10% em relação a pontuação atual de uma carteira formada há 5 anos atrás. É pouco. Eu penso assim: se o investidor consegue ter sangue frio pra montar carteira de longo prazo nas quedas fortes, porque não aproveitar as boas altas (sempre aparecem depois das grandes quedas) para não liquidar toda a posição ou pelo menos parte dela?

      Mas enfim. Não existe estratégia perfeita. A mesma estratégia pode ser ruim para mim e boa pra você.

      Abcs, e até mais!

      Excluir
    4. Independente do momento, da análise efetuada, seja ela gráfica ou fundamentalista, acho bastante arriscado um investidor entrar com uma posição uma única vez. Entre entrar, por exemplo, com 300k numa operação ou fazer 10 operações de 30k, a segunda é bem menos arriscada.
      Com certeza muitas ações com excelentes fundamentos estão em promoção atualmente. É uma oportunidade rara de comprar com calma, ao longo de um período esticado, a preços baixos. É montar a posição aos poucos e aguardar os resultados. Com certeza eles virão.

      Mas concordo com você. A estratégia perfeita é algo individual. E ela se fará perfeita se estiver enquadrada na sua forma de investir e se der resultados iguais ou melhores aos esperados.

      A tempo, não sou um investidor fundamentalista inveterado. Na verdade tendo mais para análise técnica. Mas o momento profissional atual não me permite reservar um tempo maior para observar, analisar e entender as oscilações de prazos menores. Então, montar posição em tempos de "promoções" foi a forma que encontrei de me adaptar a situação atual do mercado e a minha situação profissional atual.

      Abraços.

      Excluir
  3. Seria um prenúncio de algo pior ou só a continuação do sangue de hoje? o Nikkei está caindo 0,5%....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike Rico,

      Nikkei (mico) eu nem olho mais rsrs. Este índice pouco influencia o nosso índice aqui. Vale a pena acompanhar é o Bombay na Índia (bem parecido com o Ibov) e Xangai na China. Fora as matrizes Dji e S&P500.

      Aqui tem tudo para testar 55k. Repiques podem aparecer antes, mas por enquanto sem sinal de fundo temporário.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. FI,
    Este presente grego viu...
    O momento é novamente favorável para compras visando o longo prazo. Amanhã volto às compras.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jônatas,

      Acho que este ano está diferente. Ano passado nos 57k já começava a pipocar alguma coisa barata, este ano não. Muitos balanços não vieram bons e a economia não mostra sinais de reaquecimento para as empresas tentaram voltar a aumentar receita e consequentemente lucro. O dólar alto prejudica o endividamento externo de algumas empresas também.

      Por enquanto eu vou continuar líquido na moita rsrs... Vamos acompanhando.

      Boa sorte e bons negócios!

      Abcs

      Excluir
  5. Bolsa caido significa liquidação ou promoção de boas ações a preço de banana! É hora de comprar desde que fundamentado, é claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor em Ação,

      Depende, se a bolsa cai por fundamentos não. Tem muito papel despencando aí e com razão. Como expliquei pro Jônatas logo acima, a queda do ano passado chegou num ponto onde os preços não justificavam os fundamentos (algumas empresas bem baratas) e a correção apareceu. Este ano a queda na bolsa está respaldada pela queda no LL das empresas e ainda não houve pânico de baixa (é no pânico que agente deve formar carteira).

      Mas cada um deve fazer sua avaliação. Pode ser que eu esteja errado. Pode ser que esse ano não tenhamos pânico de baixa como no ano passado. Vamos ver, o importante é ter estratégia formada independente do que acontecer.

      Abcs, bons investimentos!

      Excluir
    2. Claro, por isso eu disse que é hora de comprar, desde que fundamentado. A queda, gera oportunidade de ir abaixando o preço médio.

      Excluir
  6. No site http://www.mises.org.br/FileUp.aspx?id=26 pode ser vista uma palestra sobre a crise inciada em 2007. Me parece que agora só resta resolver logo este imbroglio da Grécia pois na fila temos Espanha, Portugal, Italia, UE, Eua e China...Parece que bolsa ainda pode cair muito mais...é só esperar para ver...

    Estou de olho em ELPL4 VALE5 ETER3 LREN3 PETR4 NATU3 CIEL3 MPLU3 ECOR3 TGMA3 GRND3 AMBV3...vou comprar o que der.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mstarfire,

      Pra cair tem motivos macroeconômicos de sobra. Mas o Sr. Mercado é quem decide.

      Dessas que você citou entraria no meu radar em caso de um crash: ETER3, GRND3 (fundamentadas), VALE5 E PETR4 (pra ganhar no preço, costumam subir bem quando Ibov entra em recuperação). Mas se bem que depois dos crashs tudo sobe, até as porcarias rsrs...

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. É engraçado como nenhum analista de mercado, principamente os que trabalham com analise fundamentalista, não aproveitam as baixas para recomendar a compra de bons ativos. Você só lê sobre cautela, ficar fora do mercado, etc. Eu não estou falando sobre fazer trades ou realizar compras com objetivo de realizar lucros no curto prazo, mas quem aproveitou as crises anteriores e montou uma boa carteira nesses momentos ganhou muito dinheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor em Ação,

      Exatamente. É sem dúvida o melhor momento pra montar carteira. Crises sempre irão aparecer, acompanhadas de grandes quedas nos mercados. É aí que estão as oportunidades. E o melhor de tudo é que você não precisa saber quando elas irão aparecer, apenas estar preparado para aproveitar a oportunidade.

      Se a agente seguir o que esses analistas dizem por aí, compramos 68k e vendemos nos 58k rsrs...

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  8. Concorso Investidor em Ação, o pessoal manda socar na venda, e manda comprar quaondo o ibov tá nos 69k, por isso não sigo analista, investidor de verdade que quer ganhar dinheiro compra na baixa e não ao contrario, eu to esperando que os graficos façam um fundo nos 60' pelo menos pra comprar, eu to olhando ELPL4 e to babando por ela,kkkk, a hora que me der um sinalzinho de fundo vou comprar a danada, vai ficar linda pra segurar depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Eu não gostei nada dos números dela. Mas pra especular, se der uma boa entrada eu pulo junto também rsrs...

      O pessoal manda socar com gráfico berrando na sobrevenda. Só os players podem se dar ao luxo de fazer isso, o máximo que a gente pode tentar fazer é pegar uma lasquinha e nada mais.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  9. Acho que o Lula estava certo quando criou o famosos slogan “sou brasileiro e não desisto nunca”. Lendo o comentário do pessoal aqui no geral deu para notar uma claro e notório otimismo sobre o atual momento das cotações e todos já conseguem vislumbrar “pontos de compra” de ativos que sofreram recentes quedas.
    Eu ainda fico com a opinião de que não é hora para comprar(de modo geral), o pior ainda esta por vir.
    Não vejo ninguém em qualquer parte do mercado enxergar o que para mim é obvio.
    Em janeiro de 2012 a bolsa de valores começou a receber o retorno dos investidores estrangeiros e foram eles (sempre eles) os únicos responsáveis por levantar o índice. O que ninguém se deu conta é que para um fundo de investimento estrangeiro comprar ações na bovespa ele tem que trocar seus dólares por moeda local, logo quanto mais investimento estrangeiro entra no pais para aplicações de renda variável, mais despenca a cotação da moeda local. Como o Banco Central interviu na queda e hoje observamos um rali de alta na cotação, quando estes fundos tiverem que trocar suas moedas locais (sob forma de venda de ações) por dólares, estes estarão amargando um enorme prejuízo financeiro. Pois venderam o dólar na casa de + ou – R$1,75 e agora tem que comprar a R$2,00. Não é somente nós investidores pessoas físicas que utilizamos a famosa regra do stop nas aplicações, eles (fundos de investimento) também fazem isso, só que eles perdem quando desvaloriza uma ação e perdem também quando sobe o dólar. Ibov abaixo dos 58 mil pontos e dólar acima dos R$2,00 já começa a criar panico de mercado. Não preciso dizer o que acontece com as ações quando o mercado esta em panico...
    Obs. O saldo na balança dos investimentos estrangeiros já esta negativo a 2 mêses, já pensaram que talvez por isso a bolsa esteja caindo?

    IvanGomes – Não se deixe engar com as ilusões grafistas (axioma de zurique)

    Bons trades a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício Santos,

      Sim a análise do dólar é 90% do trade do estrangeiro aqui. No início do ano nós mostramos isso aqui no blog, bolsa patrocinada pelos estrangeiros. O fluxo de pessoas físicas e investidores institucionais permaneceu descendente.

      Dólar subindo é péssimo pro estrangeiro sair daqui e zerar posição. Mas depois de atingir um certo nível no câmbio, basta marcar um topo no gráfico que aparece nova janela para comprarem aqui. Se irão fazer isso eu sinceramente não sei. A política econômica aqui não anda muito receptiva para especulação.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  10. Fabricio Santos, bons momentos para investir variam de acordo com a forma que você investe. Pra quem tem foco em 10 anos ou mais, esse é um momento excelente de realizar compras. Simplesmente pq está mais barato. Claro que é um bom momento para comprar boas empresas. Não adianta comprar qualquer porcaria só porque está em liquidação! Estou falando aqui de invesrtir, formar patrimônio, com foco no longo prazo, sem nenhuma pespectiva de venda. Agora, se é ou não um bom momento para fazer trades, nem me atrevo a comentar sobre o assunto pois não é a minha praia!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor em Ação,

      Nossa 10 anos é muita coisa rsrs... Mas é isso aí, cada um seguindo a sua estratégia. Manda bala! Desde que seja uma estratégia vencedora =)

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Rs, o tempo assusta né.. Mas não é muito não agente trabalha 30 ou 35 pra se aposentar com uma "esmolinha" do INSS. Investir 10 ou 15 anos para se atingir a independência financeira é mole!

      Excluir
    3. rsrss... assusta e o pior é que passa rápido. Tem que dar um jeito de fazer a Terrar girar mais devagar kkkkk

      Abcs,

      Excluir
    4. Investidor, eu respeito profundamente sua estratégia de investimento a longo prazo e reconheço que no mercado de ações, a maior parte das pessoas agem e pensam igual a você. Mas cuidado. Em 2008 muitas pessoas testemunharam o ibov nos 75 mil pontos e quando corrigiu, acharam que 60 mil era ponto de entrada. Meses depois acabou indo a 28 mil.
      Não sou investidor e sim especulador financeiro, mas penso que se fosse um dia utilizar a renda variável sob forma de poupança, escolheria ativos que fossem bons pagadores de dividendos e estes por sua vez deveria obrigatoriamente me fornecer um rentabilidade anual de no minimo 18%. Porque 18%? Simples, alocar seu dinheiro em uma aplicação de alto risco como a bolsa e não vislumbrar uma rentabilidade no minimo 2x superior ao de renda fixa seria no minimo burrice.
      Ai eu pergunto, qual empresa hoje listada na bolsa possui múltiplos capazes de remunerar seus acionistas nesta faixa?
      O problema que eu vejo em investir a longo prazo é que as vezes isso é que nem rabo de cavalo, “cresce só para baixo”.
      2008 Embraer valia R$35,00 – Nunca mai voltou a este valor...
      2008 Lojas Americanas R$22,00 - Nunca mai voltou a este valor...
      2008 All América Logística pasmem, valia R$55,00 - Nunca mai voltou a este valor...
      2008 Gerdau valia R$45,00 - Nunca mai voltou a este valor...
      Poderia citar mais umas 10 empresas.
      Sem falar nas grandes empresas com pedigree que faziam parte do ibov que morreram e mataram seus acionistas no meio do caminho como Aracruz, Sadia etc...
      Aqui no Brasil comprar ações visando longo prazo é muito, mas muito complicado...

      Excluir
  11. Fabrício, e suas gfsa3 e pdgr3? Como vc acha que o pior está por vir e pega duas facas ginsu caindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, como eu tinha profundo interesse em em vender a descoberto algumas ações que estão super hiper infladas e sem fundamentos para isso, eu fui obrigado a apresentar garantias junto a corretora. Estas garantias precisavam ser ações listadas no índice ibov. A escolha de montar posição comprada na Gafisa, PDG e Vanguarda se deu por acreditar que estas 3 empresas já foram penalizadas demais e entre todas as demais empresas listadas no índice são “na minha opinião” as que menos irão cair quando se instaurar o panico. Eu estou bem posicionado em Gafisa (R$3,71) e Vanguarda (R$0,36) mas a PDG sim hoje me deixou profundamente aborrecido. To comprado a R$4,58 portanto no maior preju. Mas caiu em função das expectativas maníacas depressivas do sr. Mercado. Hoje com a divulgação do balanço do 1 trimestre (que foi péssimo) ela volta a subir.
      Mas no balanço geral, levando em conta as vendas descobertas que fiz e o valor de compra das ações que dei em garantia para isso eu to no lucro.

      Excluir
    2. Puxa,

      Não tinha como dar garantia sob outra forma? Como aplicações em renda fixa dentro da corretora por exemplo.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  12. Olá, impressionante é a bolsa começar cair e já tem gente se atirando, cuidado gente esse é o jogo de quem só perde, não caio mais nessa à muito tempo, em meus setups ainda ñão vejo esgotamento da pressão vendedora, apenas repiques pontuais;
    FI estou estudando a correlação entre as adr's e as ações bovespa da Petro, vç poderia me dar um parecer tbm, vejo que as adr's ja perderam os suportes de out-11, pra mim significa que provavelnte será perdido aqui tbm, obrigado;
    IvanGomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IvanGomes,

      Eu gosto de olhar ADRs quando aqui fecha e a matriz funciona. No outro dia quando abre, o papel busca acertar. As ADRs não podem andar descoladas daqui, normalmente o mercado acerta esses preços, isso significa que existe uma boa possibilidade de perda desses suportes de 2011. Não é uma regra nem uma certeza, é uma indicação de que pode acontecer.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  13. Ser sardinha é uma lição de vida mesmo...

    Ainda acho mais simples comprar sempre no mês de agosto e vender sempre em dezembro e janeiro...

    Rsrsrsrsrs

    Brincadeiras à parte, sou da turma que entrou em agosto, vendeu em janeiro e só vai entrar novamente quando baixar de 55K (acho que forma fundo em 50-51k e repica quando os EUA mostrarem consistência).

    Will

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Will,

      O que eu comprei no crash do ano passado também não restou nada. Estou rodeando a feira pra fazer novas compras, mas por enquanto nada de aparecer os cartazes de "oferta relâmpago" rsrs..

      É isso aí, vamos acompanhando

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  14. Comprar ou não comprar?
    Acabo de ler opiniões acaloradas sobre o momento da Bolsa. O que eu acho é que AMBAS ESTÃO CERTAS! Talvez tenhamos agora uma "imperdível" oportunidade de compras! Mas talvez esta queda se estenda bastante, o que nos impede de fazermos compras imediatas.
    O que eu faria, e farei?...
    Ir monitorando o mercado, aguardando sinais de reversão, sem pressa, mas também disposto a comprar.
    Se - eu disse "se" - a onda de Elliot estiver certa, depois desta queda, teremos a quinta onda com alguns anos de alta.
    Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnaldo,

      Exatamente. O importante mesmo é saber o que fazer independente do que acontecer no mercado. É uma boa estratégia também, pouco risco e maior segurança.

      Vamos monitorando!

      Abcs, bons trades

      Excluir
  15. A discussão tá animada por aqui.

    Considero Warren Buffet um investidor de longo prazo. Warren se daria mal no Brasil?

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Warren Buffet e mais uma dúzia de investidores e especuladores merecem todo o respeito do mundo, fizeram dinheiro no mercado isso é o que importa. Cada um possui um método diferente.

      Mas hoje em dia o mercado é totalmente diferente da época de Buffet e por isso mesmo acho que os investidores devem atualizar as estratégias utilizando as novas ferramentas disponíveis no mercado. Acho que se o Buffet estivesse no Brasil ele compraria boas empresas, mas não necessariamente as que estão listadas na Bovespa.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. FI,

      Listadas na Bovespa ou do índice Ibovespa?

      Abraços,
      Sir Income

      Excluir
    3. Que nada. Fora da Bovespa mesmo. Um exemplo: tem muita empresa no segmento de varejo que está bombando por aí, os centros comerciais estão se multiplicando, há bastante demanda. Outro exemplo: agronegócio. E por aí vai...

      Abcs,

      Excluir
  16. Senhores, realmente a discussão está calorosa. E isso é sem dúvida muito enrriquecedor pra todos nós. Cada um tem sua estratégia e no fim das contas o obetivo é o mesmo: ganhar dinheiro. Acho que muito dos pontos discordantes aqui é justamente em função da diferença de estratégia.

    Realemnte análise técnica não é a minha praia. Eu uso somente análise fundamentalista. Não sou a favor de minsturar as duas (mas isso é só minha opnião). E quando se pensa em investir a longo prazo, sem se importar com momentos de saída , sempre é hora de comprar. Em momentos como esse que estamos passando hoje, é hora de comprar mais, porque isso gera a oportunidade de redução do preço médio. E se as ações cairema mias amanhã ou semana que vem? Aí, nesse caso, é hora de comprar mais ainda.

    Exemplo: Você compra 1 ação a R$ 20,00 e depois de um tempo o preço vai a R$ 10,00 aí você compra mais uma. Seu preço médio nesse papel é R$15,00. Portanto não a menor diferença se vai voltar a R20 ou não, você já estará ganhando quando passar de R$15,00 e se cair mais vocÊ compra mais e abaixa mais seu preço médio. Você também ganhará com dividendos e outros proventos. Claro que isso tudo só funciona se a compra foi bem fundamentada (lucro bom, dividas baixas, caixa alto, etc )

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor em Ação,

      Concordo. Mas o investidor que fez isso em 2008 por exemplo tem muito dinheiro sobrando porque foram 45.000 pontos de queda no índice. Normalmente quem adota esta estratégia tem a maior parte do capital já alocado em renda variável e aproveita pouco os momentos de promoção.

      Existe também uma estratégia muito boa parecida com a do preço médio, mas novamente acho que só deve ser utilizada nos momentos de quedas fortes. Como é praticamente impossível acertar fundo no mercado, o investidor então abre compras escalonadas. Conforme o mercado vai caindo no pânico ele vai comprando de 20% em 20%, por exemplo. Ou a primeira compra em 20%, a segunda em 30% e a saideira em 50%.

      Abcs,

      Excluir
    2. Olá, olhando no passado sempre o Ibov tombou pelo menos uns 50~60%, se realmente entrar em bear vai ser por ai a queda..
      Más parece que o risco político é que está pesando por aqui, os estrangeiros estão fechando posições, ao meu ver estamos na fase 2 de correção, o pior ainda vai vir.
      Observem que não tem pressão compradora, qualquer subida declara venda, olha posso estar enganado más se montar o canal de baixa que estou vendo, vide de 2000~2003, vai ficar ruim de se montar carteiras LP;
      IvanGomes

      Excluir
    3. IvanGomes,

      Olha as construtoras. Levando sapatada do mercado inteiro. Nem está precisando abrir o gráfico rsrs...

      Abcs,

      Excluir
  17. E o fluxo estrangeiro caindo e PF subindo neste mês até o momento.

    http://www.dadosdabolsa.com/Investidores%20Bovespa

    ResponderExcluir