quarta-feira, 9 de maio de 2012

Inflação avança antes do esperado


Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira revelaram o avanço inesperado da inflação durante o mês passado. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,64% em abril, seguido de uma pequena alta de 0,21% em março. O ritmo de alta da inflação triplicou em apenas um mês, esta é a maior elevação mensal desde abril de 2011. Este resultado desagradou o mercado e não estava dentro dos planos do governo, esperava-se um avanço gradual da inflação apenas a partir do segundo semestre deste ano.

Apesar da repentina alta, o Banco Central deverá manter os cortes na taxa básica de juros, pois esta é a estratégia do governo no momento. A prioridade é o crescimento do PIB via consumo interno e para isso a taxa de juros tem que continuar caindo. A média acumulada da inflação nos últimos 12 meses está em 5,10%. Este número continua alto, além de ser quase o dobro da média mundial medida pela OCDE. Mas o BC pode se apoiar nesta média dos últimos 12 meses para “justificar” novos cortes na taxa selic, isso porque o importante mesmo é não extrapolar o teto máximo de 6,5% (na visão do governo). Apesar das declarações do Banco Central, o que se percebe na prática é que a meta de 4,5% deixou de ser perseguida há muito tempo.

É muito ruim observarmos um avanço deste porte do IPCA em um período onde a economia segue patinando e o setor industrial em contração. Demonstra claramente que há um tremendo desequilíbrio entre oferta e demanda no mercado. Possuímos uma ótima demanda interna, mas as condições de negócio no Brasil inibem o avanço da oferta gerando todo este desequilíbrio.

Na bolsa de valores o índice Bovespa continua caindo e desta vez não conseguiu sequer fechar acima da forte linha de suporte dos 60k. Os repiques são rápidos e temporários, visíveis apenas nos gráficos intradays. O fato de ter perdido este patamar psicológico de alta relevância demonstra o nível da fraqueza da força compradora. O mercado está girando basicamente sobre operações vendidas à descoberto.

A média móvel simples de 200 períodos está sendo testada e será o novo patamar de suporte no curto prazo. Abaixo desta média temos uma área de poucas zonas de resistência até chegar na região dos 54.5k.

  
Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou mais um dia em baixa desconfigurando o martelo do dia anterior. Pode encontrar algum alívio nesta região de suporte em 12.7k. Se esta linha de suporte for rompida, o índice poderá acelerar o movimento de queda rumo aos 12.2k.


58 comentários:

  1. kkkkk, eu quero é que a inflação exploda! Presidente inconsequente! Vai aprender a fazer conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei a mesma coisa !

      Excluir
    2. Pessoal,

      A política econômica do governo deixa muito a desejar, mas o problema é que com a inflação alta nós é que pagamos a conta. O gargalo está na oferta (muito baixa, devido ao custo Brasil) e não na demanda. E o governo continua focando na demanda. Assim fica difícil...

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    3. isso ai baixa os juros e da credito pro povo se afogar na inflaçao

      brasil: um pais de pobres

      Excluir
  2. Veja a incoerência: diminui o juros, mas aumentam as taxas bancárias.

    http://www.dgabc.com.br/News/5956668/ipca-acelera-alta-em-abril-e-sobe-0-64.aspx

    A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou abril em 0,64%, ante uma variação de 0,21% em março, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado de abril foi o maior desde abril de 2011, quando a taxa foi de 0,77%. O IPCA é o índice utilizado pelo Banco Central para balizar a política monetária.
    O resultado ficou perto do teto do intervalo das estimativas dos analistas consultados pelo AE Projeções, que iam de uma taxa de 0,48% a 0,65%, e superou a mediana de 0,60%. No ano, o IPCA acumula alta de 1,87%, e, nos 12 meses encerrados em abril, a variação acumulada é de +5,10%.
    Os cigarros confirmaram-se como a maior pressão sobre a inflação do mês de abril. Os preços subiram 15,04%, após o reajuste médio de 25% em vigor desde 6 de abril. A contribuição dos cigarros foi de 0,12 ponto porcentual na taxa de 0,64% do IPCA do mês passado.
    Junto com os preços em alta de empregados domésticos, que subiram de 1,38% em março para 1,86% em abril, os cigarros levaram o grupo Despesas Pessoais a exercer o maior impacto de grupo no IPCA de abril. A taxa de Despesas Pessoais foi de 2,23%, o que resultou numa contribuição de 0,22 ponto porcentual na inflação. Outros itens que exerceram pressão no grupo em abril foram excursões (1,88%), hotéis (1,63%) e serviços bancários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. serviços bancários (1,42%).

      Excluir
    2. Sir Income,

      Está pra nascer algum banqueiro brasileiro "bonzinho" em aceitar abaixar os spreads de graça. E já que você tocou no assunto, saiu um relatório do BC apontando que as linhas de créditos dos bancos públicos não são as mais baratas.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    3. FI,

      Acho que não existe banqueiro bonzinho em lugar nenhum do mundo. E acho que em outros setores é a mesma coisa. Empresário quer trabalhar pelo lucro.

      Abraços,
      Sir Income

      Excluir
    4. Com certeza. Mas acho que pelas características do mercado bancário brasileiro (bem concentrado e de pouca concorrência) essa prática fica mais fácil.

      Abcs,

      Excluir
    5. Concordo quanto aos banqueiros, mas deveríamos cobrar preços e qualidade de 1º mundo também em outros setores: Veículos, Tecnologia, vestimenta e etc.

      Abs.,

      Igor Eduardo

      Excluir
    6. Igor Eduardo,

      Com certeza! Mas infelizmente a grande parte da população aceita isso. Então é natural que as empresas acabem aproveitando esta característica da população brasileira. Aqui o que importa é ter futebol e carnaval, o resto...

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. E a história da J&F comprar a Delta? Difícil bolsa subir desse jeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe que bagunça... a cada dia que passa mais podres aparecem

      Abcs,

      Excluir
    2. Isso tem cara de maquiagem. Os ocupantes do poder precisam desse dinheiro sujo para continuar no poder. É o poder a qualquer preço.

      Excluir
    3. dinheiroqrende,

      É lamentável. Vamos ver se desta vez não acabe em pizza.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. fala FI...negocio é procurar fundos atrelados a inflação com baixa taxa de administração...mercado deve buscar novamente os 48k até setembro de novo...comprei 5k do king kong petro pra LC visando taxa e vou surfando no intraday nas opiças, vendo, recompro, vendo, recompro...

    Em relação ao infomoney melhor procurar outro fórum pra postar, o Frajola, moderador de lá pirou, pra ele todo mundo é fake, só existe AF naquele fórum, cara compra no fracionario e acha que é WB kkkk, qualquer opinião diferente o cara apaga, fala que é lorota, devem ser somente técnicos de contabilidade que estão frequentando lá (aquele cara que fica escondido no canto da empresa e ganha mal pra caramba KKKK)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      A maioria dos fundos fizeram isso. Formaram carteiras pesadas em NTN-Bs. Os espertos começaram a montar no início de 2011 quando naquela época o BC havia anunciado que iria abandonar a meta inflacionária de 4,5% para aquele ano. Hoje os fundos continuando aumentando exposição em títulos atrelados a inflação e "por incrível que pareça" estão reduzindo exposição em renda variável.

      Aí você me pergunta, porque estão vendendo renda variável se a taxa de juros está caindo e a tendência é o dinheiro dos fundos correr pra bolsa? Por isso eu coloquei aspas quando escrevi: por incrível que pareça. Os fundos são os maiores compradores de títulos da dívida pública. Se estes resolverem aumentar exposição em renda variável e reduzir exposição em renda fixa (logo, devolvendo os títulos ao governo) imagine o quanto o tesouro teria que desembolsar para recomprar todos esses títulos? Imagine também como seria difícil rolar os títulos no mercado sem contar com os grandes compradores (fundos). Bom, mas isso é só uma suposição, os fundos estão procurando o mercado imobiliário também para diversificar.

      Valeu! Abraços e bons trades!

      Excluir
    2. NTN-B principal ontem oferecia 4,18% e hoje oferece 4,57%. Queda de 8,35% num único dia.
      A ntnb-principal caiu 1,09%.

      Efeito IPCA?

      Me parece que os fundos indexados a inflação não eram populares em 2008. Pelo menos não lembro deles.

      Será que os investidores entendem os riscos destes fundos? Será que teremos uma forte retirada nestes fundos?

      Abraços,
      Sir Income

      Excluir
    3. Eu odeio o Frajola. Ele destruiu o forum infomoney.
      Se a empresa expulsar esse sujeitinho aos poucos vai ficar bacana de novo.
      FI, nem perde seu tempo respondendo aquela entrevista.
      Se vc falar algo que um moderador nao goste, ele vai te banir.
      Concentre seu tempo no seu blog que esta cada vez melhor e mais acessado.
      Abs, Anonimo do BC

      Excluir
    4. Sir Income,

      Eu sei que tinha também títulos atrelados ao IGP-M mas o governo acabou com isso. O risco é muito pequeno, assim como o rendimento. É preferível comprar diretamente do site do tesouro direto e montar carteira do que comprar cotas de fundos em bancos.

      Abcs,

      Excluir
    5. Anônimo do BC,

      Estranho, em um ambiente de fórum isso não pode acontecer, o debate tem que ser livre. Parece que o ambiente ficou muito ruim lá...

      Abcs, bons trades

      Excluir
    6. E o Frajola.
      Ele é um robozinho, não é humano... Faz o seu trabalho. Já eu gosto mais do fórum Infomoney agora do que antes. Acabaram os exibicionismos e brigas por vaidade. Não é um lugar de muita informação relevante, mas nem tinha que ser, né.
      Carla

      Excluir
    7. Carla,

      Essa eu não sabia rsrs.. Parece que hoje voltou ao normal.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. Fala Finanças,Republica de Bananas.
    Coitada da PetroLixo,Governo Safado,Utiliza a Petrobras
    Como Instrumento Politico,Empresa esta com o Pires na Mão
    Implorando por um Aumento no Preço da Gasolina.
    Deveria Constar para o Investidor na Parte de Riscos.
    Que a Empresa poderia ser Usada de Maneira Conveniente para os Interesses do Governo.Enquanto Isso,Apesar de Acreditar no Repique Depois de Tantas Quedas,Gostaria que Chegasse logo os 58500 para Faturar na Serie F das Opças.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. macr3,

      Está mandando bem nas opções, é isso aí! Pode ser que repique um pouco antes, mas o fato de ter perdido os 60k ficou mais bear ainda.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  6. Só quero ver até quando a Selic não vai subir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID,

      Até as eleições deste ano, será? A meta de 2012 já era mesmo rsrs..

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  7. Não tem jeito....neste momento é para ser conservador: NTN-B, Fundos imobiliarios, ouro e ações defensivas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Max,

      Exatamente. Os FIIs são uma ótima opção, pena que na maioria deles as cotas estão um pouco caras demais.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  8. Mudando de saco pra mala, li no fórum da L&S aonde o Leandro postou que apenas 20% das pessoas ganham na RV no longo prazo e para os que fazem DT apenas 5% são vencedores, será que esses números são tão baixos assim?
    abçs
    obs.: fórum da Infomoney já foi melhor.
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Não sei como ele conseguiu esses dados, será que foi enquete no site? rsrs.. Se foi por pesquisa é duvidoso também porque o pessoal mente muito sobre as operações.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. FI, boa pergunta, não sei da onde ele tirou esses dados (pode ser dado de corretora, sei la), mas achei muito baixo apenas 5% ganharem dom DT, pode ser que o povo minta mesmo.

      Excluir
    3. Ivan,

      Muito estranho mesmo. Ainda mais porque o pessoal mente favorecendo o lucro e não o prejuízo. Acho que ele não pode pegar esses dados na corretora, o cliente tem sigilo nas operações. Imagine se eu descubro a conta de um player e ligo lá na corretora perguntando qual é a posição dele? rsrs. Na minha opinião isso está me cheirando estratégia de marketing pra vender curso. Posso estar errado, mas que é estranho é...

      Abcs, bons trades

      Excluir
  9. eai FI, ou eu sou burro ou a galera opera sempre na contra-mao...agora é q tem q se comprar papeis d boas empresas olha os DY% delas tudo acima da selic o pessoal quando v o HB com cotacoes no vermelho perde o psicologico, oportunidade novamente aparecendo daki uns dias vai da cirkuit break dai vai recomecar a disparada pra cima e quando voltar vai todo mundo comprar? n consigu entender pq os noticiarios e o jornalismo especializado nao estimula o q deveria ser o normal, bvmf3 perdeu o suporte q ja vinha batendo faz dias agora eh a hr d comecar a montar posicoes nela e ninguem diz isso assim como outras empresas, rapt4, petr3, bbas3...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saimon, (minha opinião) a Morgan Stanley reduziu a recomendação de investimento no Brasil, antes eu era bobo, tb não sabia fazer uma leitura melhor do que esses caras queriam dizer. No meu entender agora vão socar a venda, mas tb querem que todos vendam (por isso soltam a notícia, pois ninguém nesse mercado dá nada de graça), depois eles mesmos vão comprar mais barato e mandar notícias que as ações estão baratas frente aos múltiplos, é sempre a mesma história. Resumindo, vou aguardar sinais de fundo pra comprar, agora ainda não é hora.
      abçs Ivan

      Excluir
    2. Ivan, aonde vc consegue essas informações?

      Um abraço.

      Excluir
    3. Eike Rico, foi uma notícia de ontem no site da Infomoney.

      Excluir
    4. Saimon_Rijo,

      Mas sempre vai ser assim. O movimento de massa só perde no mercado. Compra caro lá em cima e vende barato lá em baixo. É por isso que eu gosto de dizer que o timming faz toda a diferença no mercado, e pouca gente utiliza ou tenta aperfeiçoá-lo.

      O movimento recente pode estar relacionado também com uma possível desova (pequena parte) de posições em renda variável dos fundos de previdência. Além do mais, a especulação está girando toda na ponta vendedora, até o momento a característica dos repiques intradays está mais para liquidação de operações vendedoras (compra) e não de abertura de posições compradas. Mas quem sabe hoje pode dar um trade na ponta compradora, vamos monitorar.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    5. Confere

      Morgan Stanley cortou recomendação do Brasil pra underweight. Isto é, recomendação para seus clientes reduzirem exposição aqui. Os motivos são velhos conhecidos nossos por aqui no blog: falha na política econômica brasileira e riscos inflacionários.

      Abcs a todos.

      Excluir
  10. essa merda de corretora 40 (Morgan Stanley) já estragou varios trades meus, se um dia encontro um fdp dessa corretora parto a cara!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha! penso o mesmo! MS são uns #@&**#, e uns *@#!@#.
      Arnaldo

      Excluir
    2. bando de manipuladores de mercado e a CVM sempre fazendo vista grossa

      Excluir
    3. kkkkkk

      Mas o mercado é assim mesmo. Quem tem poder ($$$$) tem vantagem na operação, pois fica fácil favorecer sua posição. Pra nossa vida de sardinha resta apenas tentar acompanhar o movimento e tirar uma lasquinha.

      Bons trades a todos

      Excluir
  11. Lucro no bolso!
    Ontem comprei Petro, Vale e Itub, e hoje vendi Vale e Itub. Lucro médio de 3,5% em um dia! Não sou de exibir meus ganhos, mas é pra mostrar que não devemos cair no papo dos pessimistas de plantão! Cada um deve ter seus conhecimentos e análises do mercado.
    Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. resumindo: quando os 'analistas' disserem pra vender COMPRE e quando disserem para comprar VENDA

      Excluir
    2. Arnaldo,

      Eu estava lá no leilão de abertura da ITUB4 hoje, tinha uma boa formação de fundo no intraday prontinha pra dar um repique. Pena que eu só fui observar isso hoje de manhã. Mas abriu alto demais e acabei deixando passar. Se eu estivesse entrado ontem teria liquidado alí nos 29,20 e acabou subindo até mais do que isso. Foi um belo trade, parabéns!

      Abcs!

      Excluir
    3. o jogo é esse, como disse essas corretoras querem nosso dinheiro, não pense que querem ajudar a gente, a não ser que vc pague muito bem pra isso, mas de graça assim, de mão beijada, pode esquecer amigo.
      Ivan

      Excluir
    4. Pois é, moçada. Eu fiz compras num mercado sobrevendido e em cima da média móvel de 200.
      Não dei bola pra pânico nem catastrofistas.
      Mas acho que é só repique, logo continua a tendência de baixa.
      Arnaldo

      Excluir
    5. Ivan,

      Sim. Corretora adora stop. Quanto mais estopadas, melhor. E quanto mais o cliente girar, melhor ainda. Por isso não confio muito nas ATs deles, prefiro os meus rabiscos rsrs...

      Abcs, bons trades

      Excluir
  12. Arnaldo,

    É mais ou menos assim que eu gosto de abrir compra também. Agora está chamando uma vendinha descoberto, bem rápido e só pra brincar, alguns papéis fechando GAPs.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, digamos Arnaldo que vç teve sorte não é?? Ontem o mercado só deu uma aliviada por causa da matriz, as vezes aposto contra tendência só quando o papel dá uma despencada fora das bollinger, imagina se ontem novamante fechasse nas mínimas e abrindo em gap hoje fora das bollinger, vç seria stopado provavelmente;
      Comprei um pouquinho de Usim5 nos R$ 10,00 más já me desfiz hoje mesmo na abertura do gap, a pressão vendedora está grande, creio que é questão de tempo para furar esta zona de suporte e mergulhar até a faixa dos R$ 6,xx, tomara que ai compro p/ encarteirar!!
      Ivngomes

      Excluir
    2. Ivngomes,
      Sim, dei sorte. Mas eu sempre faço esse tipo de trade. Às vezes dá errado, mas mais da metade dá certo. Então, os lucros cobrem os prejuízos.
      Arnaldo

      Excluir
  13. Aquele camarada que comprou gfsa3 e pdgr3 e ainda fez venda termado em jbss3 e beef3 deve estar passando um calor danado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      É, tomara que ele tenha um bom gerenciamento de risco.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  14. com tudo que aconteceu hj, parece que o mercado que ir direto de encontro aos 54~55k, não tem força pra um dia de repique. Não to comprado em nada mais, mercado assim prefiro só daytrade. Depois do ano passado com todas aquelas quedas em agosto eu tenho como regra não ficar comprado em mercado caindo pq pode dar uma acelerada nessas quedas.
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao perder os 61.300, não seguraria os 60k mesmo. Se não me engano, primeira parada em 58.500. E ir até 54-55k, parece certo. E depois, segura aí ou vamos aos 48k?...
      Arnaldo

      Excluir
    2. Isso mesmo chará, não se rema contra a correnteza, dá muito mais trabalho!!!
      Cheguei agora de viagem e dei uma olhada no fechamento, horrível...isso é navalha nos pequenos investidores...bom como disse antes se nos 55K não segurar vai perder a LTA desde os 30K ai fica complicado, depois coloco meu gráfico de longo prazo p/ vçs..
      Saiu agora que a Petro adiou os resultados para semana que vem, vão tentar maquiar alguma coisa...
      Ivan Gomes

      Excluir
    3. É verdade que 55k perde a LTA. Tenho esses traçados aqui. Mas já aconteceu outras vezes de perder essa LTA, e depois voltar. Ou seja, pode até ir aos 48, 44, 40k. Aos 30k é mais difícil, mas não impossível. O jeito é aproveitarmos umas vendas. Nem precisamos nos preocupar muito com os pequenos investidores, parece que já há poucos na Bolsa...
      Bem, eu sou pequeno, mas tenho boa experiência.
      Arnaldo

      Excluir