sexta-feira, 11 de maio de 2012

J.P. Morgan e o “baleia de Londres”


James Dimon, diretor-presidente do J.P. Morgan Chase & Co, soltou uma bomba no mercado após a teleconferência de última hora realizada na noite de quinta-feira. Dimon disse que o banco teve 2 bilhões de dólares em prejuízos com operações nas últimas seis semanas e pode perder mais 1 bilhão de dólares no segundo trimestre por causa de aplicações equivocadas em derivativos na mesa de gestão de balanço do banco.

Os negócios com derivativos faziam parte de uma estratégia do J.P. Morgan para compensar eventuais perdas com empréstimos e títulos de dívida.  O banco armou a operação de maneira estranhamente confusa e errada, o que na prática acabou intensificando ainda mais as suas perdas. Compraram seguro contra prejuízo em títulos da dívida privada, via derivativos de créditos (ganham valor quando aumenta o risco de calote). Ao mesmo tempo, apostaram com derivativos no evento contrário (redução do risco de calote).

O presidente do banco reconheceu que o hedge foi mal executado e mal monitorado. Por enquanto, esta foi a única informação disponibilizada ao mercado. Será feita uma investigação interna para apurar o caso, já que a mesma foi efetuada com os recursos do próprio banco. Os clientes não foram prejudicados.

Tudo indica que o corretor londrino Bruno Michel Iksil, mais conhecido no mercado como “baleia de Londres”, pode ser um dos responsáveis por este rombo no banco. Iksil trabalha na unidade do J.P. Morgan dedicada a minimizar os riscos do mercado e investir os excessos de fundos do banco. De acordo com a imprensa britânica, este sujeito podia movimentar sozinho o mercado de derivados (o paraíso da especulação).

O baleia de Londres estaria extremamente comprado em uma posição onde os fundos hedge estariam na ponta oposta. Este apelido ganhou fama no mercado porque Iksil efetuava operações muito volumosas que ocasionaram perdas milionárias na outra ponta.

Curioso é observar que o J.P. Morgan luta contra a tentativa das autoridades de aumentar a regulamentação para coibir aplicações arriscadas no mercado financeiro e a própria instituição foi vítima desta não regulamentação. Os bancos norte-americanos continuam livres para brincar no mercado financeiro, parece que o mercado não aprendeu nada com as lições de 2008.

O fechamento da semana ficou no vermelho em diversos índices mundiais. Nos Estados Unidos o índice Dow Jones iniciou a perda da linha central de bollinger indo de encontro para o teste na linha de suporte dos 12.7k. Ainda está dentro de uma zona de congestão de curto prazo, se o rompimento for para baixo deverá acelerar o movimento de queda e buscar sem muita cerimônia a região dos 12.2k.


No principal mercado europeu, o índice DAX na Alemanha fechou a semana em leve alta e deixou um candle de reversão bem acima da linha inferior de bollinger. Este tipo de candle não confirma a perda da LTA pois é um atrativo para os movimentos de repiques e está bem acima da região de suporte em 6.4k

  
Na China, o principal índice da bolsa de Xangai fechou em queda devolvendo todos os ganhos da semana anterior e marcando possível topo abaixo da resistência em 2.4k. Poderá fazer pullback na LTB rompida ou mesmo testar LTA mais abaixo.


No Brasil o índice Bovespa fechou mais um semana em queda perdendo importante linha de suporte dos 60k. Desde o topo marcado em 69k foram sete semanas de queda e apenas uma de alta. Mercado nacional continua extremamente vendedor, os repiques não aparecem pois não há força compradora suficiente para mantê-los por muito tempo, ou nos últimos casos, os repiques estão durando apenas algumas horas.


A média móvel simples de 200 períodos é a nova linha de suporte para tentar fazer o índice engatar um repique que o leve ao menos para um teste sobre a LTB bastante inclinada. Ainda não há nenhum sinal de fundo temporário no gráfico e se esta média móvel for perdida (atualmente em 58.8k) iremos testar a LTA do fundo do crash do ano passado (iniciada nos 48k). Alguns ativos de peso no índice já estão testando suas LTAs do crash do ano passado e não fecharam a semana soltando sinal de fundo.

Bom pessoal, então é isso. Por hoje é só. Desejo a todos vocês um ótimo final de semana! Bom descanso e até segunda!

Posts da semana:

38 comentários:

  1. FI,se o Bovespa chegar nos 48000 ( não é tão difícil de se imaginar assim ) você acha que poderia cair mais por causa do pânico ( sentimento de um outro 2008 ) e chegar a talvez 38000,como alguns analistas temem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal está falando na tal onda de Elliot. Se descontar a inflação, 38000 seria quase a mesma coisa da época da crise de 2008.

      Excluir
    2. Chegar nos 54/55k - provável
      Chegar nos 48k - possível, pertinente
      Dar uma escorregada por pânico, até 38k - possível, pertinente
      4ª onda de Elliot, de correção, até 48k ou 38k - muito possível
      MAS, LEMBREMOS!
      Depois da 4ª onda de Elliot, de correção, vem a 5ª onda, de boa alta.
      É o que acho, e já vi alguns bons analistas projetarem por aí.
      Carla

      Excluir
    3. ...só não entendi porque tanto 38000 quanto 48000 são possíveis e pertinentes(ajudaria saber qual é mais provável),mas já explicou melhor que muita gente.Obrigado,Carla!\o/

      Excluir
    4. Olá, tudo é válido, estes 38~40k são suporte e uma LTA, más vejamos; as contagens de eliot estamos na onda C que é a final do ciclo de alta desde 2003, teoricamente a onda C irá perfurar ou pelo menos testar o último fundo em 30k, os 48k são teste da LTA que vem desde 2003..observem que tivemos uma indicação muito negativa que foi o mercado voltar para baixo da LTB, imagino um repique na região dos 57~58K em muito breve;
      Ivan Gomes

      Excluir
    5. Rafael Pereira,

      Ainda está muito longe pra pensarmos em 48k, mas acho que se chegar lá vai ser difícil segurar. A linha de suporte não é muito forte assim e nesta região teria perdido a LTA de 2008.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    6. Eike Rico,

      Verdade, Ibovespa indexado pela inflação acho que está entre 38k/40k e o topo histórico acima dos 80k. Pra análise técnica isso não faz muita diferença, mas para o investidor de longo prazo faz e muita. Perde nas grandes quedas e perde pra inflação.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    7. Carla,

      Sim. Acho que chegar nos 55k pode ir tranquilo, sem muita cerimônia. Abaixo disso eu não me arrisco nem a chutar rsrs.. Mas com certeza até esse nível não seria uma queda ao estilo crash.

      Eu não conto ondas porque é muito difícil enxergar apenas uma contagem válida. Tem a, b, c, e 1, 2, 3, 4, 5 pra todos os gostos.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    8. Ivan Gomes,

      Exatamente. Tudo é válido no mercado, inclusive temos sempre que considerar a hipótese do outro lado. Vai saber se o fundo será na média móvel simples de 200 período? As probabilidades são bem pequenas, mas ela existe.

      Sobre elliot é o que falei pra Carla. Mas você tocou num ponto importante. Esta LTB com bull trap deixou uma marca horrorosa no gráfico. Foi assim que a bolsa de Xangai construiu aquele canal de baixa de longo prazo.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. Olha, na boa? essa história do JPMorgan esta muito mal contada...
    de qq forma, vamos esperar o que vem pela frente, ao q parece vamos até 48k tranquilamente.
    bom final de semana por aí
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostra,

      É ficou uma interrogação no ar. Como o JP Morgan não percebeu que estavam fazendo m...? O prejuízo na operação foi muito grande, mesmo que o baleia de Londres esteja envolvido, ficou muito estranho no final.

      Abcs, bom final de semana!

      Excluir
    2. Ostra e FI, essa história do baleia não é nova. Há algumas semanas o JP anunciou que estava apurando irregularidades na condução das operações desse sujeito. Só não tinha falado de prejuízo ou coisas do tipo. Na época já tinha ficado o alerta. Agora apareceu a ponta do iceberg. Talvez seja somente a ponta e mais coisas venham à tona. Tem gente do mecado dizendo que os bancos de investimento mundo à fora estavam estimulando este tipo de operação do baleia, mas esse cara exagerou no tamanho e no risco das operetas. Mas e o banco? Não tinha controle? Parece a história daquele fundo hedge administrado por ganhadores do prêmio nobel de economia que quebrou na crise russa. Todos são geniais enquanto os lucros são gigantescos. Mas quando se descuidam e sofrem prejuízos maiores que os lucros anteriores, dai a culpa é do operador. Sempre assim.
      Abraço.
      LFB.

      Excluir
    3. LFB,

      Fico imaginando como ele conseguiu operar com tanto volume assim e o banco não fez nada na época. Acho que ele começou a montar essas operações no início do ano se não me engano. Será que a tentação do mercado subiu pela cabeça e perderam o controle de risco? Isso dentro de um JP Morgan? Inaceitável. Pra você ver como são as coisas, você pode acertar tudo no mercado, mas basta uma lambança que você quebra de uma vez.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    4. LFB descreveu minha sensação, de q isso é só a ponta do iceberg, realmente lembra o escorregão da LTCM... O Baleia vai ser um laranja nessa história, acham realmente q não sabiam o q ele estava fazendo? Nesse valor? duvido muito.

      Viram q o Fitch rebaixou o Morgan p AA- e o Standard & Poor's está revisando o rating tb?
      bjs

      Excluir
    5. Ostra,

      Vix. Mas também depois de um absurdo desses, tem que cortar mesmo pois parece que não aprenderam nada com a lição de 2008.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. Olá, pessoal quais papéis estão na radar de vçs?? Vamos debater oportunidades de curto prazo?? Más só papeis de liquidez, do Ibov, este monte de micos não né, abraços!! Sou investidor más de vez em quando trader, rsrsrs!!
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Ivan Gomes, eu também gostaria de saber uma lista para treidar... kkkkkkkk

      Eu estou querendo aumentar minhas posições em ELET3, pois os dividendos estão chegando...

      Excluir
    2. Ivngomes,

      Ibovespa colado na média móvel simples de 200 períodos, se perder esta linha vai dar mais uma venda. Mas todo cuidado é pouco porque tem muito papel esticado bom pra engatar um repique, ITUB4 é um deles. O candle na CSNA3 pode ser uma boa pra compra acreditando num repique também, stop barato.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    3. Eike Rico,

      Boa sorte na ELET3, particularmente não gosto deste papel nem pra formar carteira de DY rsrs. Papel não anda (não foi nem com a arrancada das elétricas ano passado), pior do que renda fixa. Pelo curto histórico que tenho aqui dá pra perceber que ela está no mesmo nível de 2007.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. FI.. o que vc acha da BISA3? Cai mais ou ja esta precificdo?
    Balanço veio medonho..

    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Construtoras estão na beira do abismo. Se Ibov recuperar agora (o que parece difícil...), essas ações também repicam bem. Mas se Ibov seguir a queda, as construtoras podem despencar! Veja o gráfico de algumas delas, e verá a beira do precipício...
      Carla

      Excluir
    2. Anônimo,

      Acho ela horrorosa rsrs... Tô fora mesmo se voltar a subir. Empresa ruim nos fundamentos e na técnica está em tendência de queda. Ela está no fio da navalha pra levar mais um tombo forte se perder os 4,68/4,70

      Abcs, sucesso pra você também!

      Excluir
    3. Carla,

      Verdade, tem muito papel bear aí. Setor de construção civil tem sempre um complicador a mais, além de ser bem dependente do crédito, opera atualmente com margens apertadas, custo alto. As únicas do ramo que eu boto fé são EZTC3 E HBOR3, mas não tenho a mínima vontade de abrir posição nelas mesmo se o índice cair.

      Nesse ramo a única coisa que me atrai são os FIIs.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. Média móvel de 200 períodos.
    Esta linha é importantíssima, e acontece, muitas vezes, de os preços ficarem muito voláteis nesse momento.
    Acontece às vezes (não é sempre!), de o índice perder a média com uma forte queda, e logo depois recuperá-la, com uma forte alta. Aí cai forte de novo, e recupera a média novamente...
    Fiquemos muito atentos à volatilidade deste período.
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,

      Esta é a média mais importante de longo prazo do mercado. Isso que você disse acontece mesmo, em 2011 foi assim antes de perder de vez a linha. Defendo a ideia de que essa média é divisor de águas para os gestores de fundos. Abaixo dela é bear, acima é bull.

      Tem outro fato importante também. São quase 10 anos que essa média não é testada pelo gráfico mensal. E na maioria das vezes, esses testes abrem raras (e ótimas) oportunidades de compras para posições mais longas.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  6. Aproveitando a deixa, to comprado em LLIS3, acredito na empresa, o gráfico semanal está lindo, papel tá forte, ibov caindo e ela se segurando. E a empresa tende a aumentar o faturamento, está aumentando a rede de lojas, to firme nela até o momento.
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Boa. Esse papel não está nem aí para o Ibov. Está em uma bonita tendência de alta "de cara para o vento". Boa sorte e bons lucros,

      Abcs,

      Excluir
  7. dólar a 1.98. O anônimo do BC deve estar comemorando...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Pois é, está comemorando tanto que até sumiu! Deve estar em alguma praia ensolarada por aí gastando as doletas multiplicadas rsrs...

      Abcs,

      Excluir
  8. Hahahahaha
    Nada, to na area, ando meio ocupado, mas sigo no dolar.
    Abs
    Anonimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrão colocando todo mundo pra trabalhar porque o dólar subiu e a inflação também está subindo rsrs...

      Dor de cabeça para o BC

      Abcs,

      Excluir
  9. Respostas
    1. O gráfico da bisa3 (e construtoras) estava prometendo um capote... Eu estava na espectativa de fazer uma venda, mas não fiz a tempo... Isso é um problema da Bolsa; faz o que tem que fazer, mas não nos avisa a hora certinha!! hahahaha...
      Arnaldo

      Excluir
    2. No geral está todo mundo levando capote. Pra especular vendido é uma beleza, pra investir está difícil. Só FIIs e olhe lá.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  10. Como havia dito antes, estava desconfiado de um belo bull-trap, olha ai os comprados jogaram a toalha, bom creio que tem passaporte para os 55k.
    Na bolsa sempre tem que se ter muita cautela pois a participação dos estrangeiros tem aumentado;
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Jogaram a toalha mesmo. Os que balizam as operações via média de 200 períodos estão pulando fora só agora.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  11. Imagina o coitado do Fabrício que comprou pdgr3 e gfsa3 achando barato.......
    Acho que ele não voltará a postar aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que ele entrou termado em uma operação long & short bem chatinha. Se não tiver com controle de risco daqui a pouco a pouco leva chamada de margem. Aí já era.

      Tomara que ele tenha pulado fora antes.

      Abcs,

      Excluir