quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mais uma vez, bear market


A bolsa brasileira conseguiu realizar a façanha de entrar novamente em bear market num período inferior a 12 meses. A queda já superou os 20% (percentual que caracteriza um bear market técnico) desde o topo registrado no mês de março deste ano, na região dos 69k. Diferentemente do último bear market em 2011, este novo mercado de baixa mostra-se mais respaldado do que o anterior pois conta com a deterioração nos fundamentos de diversas empresas que participam do índice Bovespa.

Outra diferença está no intervencionismo do Estado sobre a economia. A influência do governo sobre algumas empresas, bem como na economia como um todo, aumentou consideravelmente obrigando investidores de posições mais longas a se retirarem parcialmente (ou totalmente em alguns casos) do mercado.

Medidas e intervenções no câmbio para inibir o movimento especulativo e desvalorizar o real artificialmente também fizeram com que muitos investidores estrangeiros (bem como os japoneses experts) partissem em retirada do mercado brasileiro em busca de outros países emergentes com políticas econômicas mais estáveis.

A não realização das reformas estruturais tão necessárias para o crescimento econômico e sustentado da economia nacional também desagradam alguns investidores que apostam no crescimento do país. O fato do setor industrial não conseguir crescer em uma nação emergente, com um excelente mercado interno a ser explorado, revela falhas graves na política econômica do país. Fechar 2012 com PIB inferior a 4% (e mesmo assim inflado pelo aumento do gasto, endividamento e inadimplência das famílias, via política de afrouxamento monetário) pode significar uma tremenda derrota para o Brasil.

Não vamos adentrar nos demais fatores macroeconômicos, bem como padrões técnicos, para não sermos repetitivos. O fato é que novamente entramos em um bear market perfeitamente justificável. Nas atuais condições, o mercado não está sendo nem um pouco irracional. Reparem que não foi necessário apontar a crise na Europa, o baixo crescimento nos Estados Unidos ou a desaceleração na China para justificar o bear market brasileiro. Estamos descendo a ladeira por motivos (em sua maioria) internos.

Observem que desde o teste na LTB (região dos 62k) houve apenas um único dia em que o índice conseguiu fechar em alta, e mesmo assim foi um movimento bastante tímido. Pode-se dizer então que descemos 8.000 pontos praticamente sem parar.

  
O Ibovespa sequer esboçou reação compradora na região de suporte relevante dos 55k, ponto por onde passava também a LTA do fundo em 48k. Abaixo dos 55k as linhas de suportes são mais fracas e o mercado fica à mercê da incerteza ou de um bear trap para tentar engatar um repique de alta.

No cenário macro tivemos o anúncio de rebaixamento no rating de 16 grandes bancos espanhóis pela Moody’s, devido a rápida deterioração de qualidade dos ativos, restrições no acesso ao mercado e menor solvência financeira do país. Eis a lista:  Banesto, Santander UK, BBVA, CaixaBank, La Caixa, Caja Rural de Navarra, Banco Cooperativo Espanhol, Bankinter, CECA, Caja Rural de Granada, Liberbank, Cajamar, Lico Leasing, Unicaja, Banco Popular e Banco Sabadell. Nem o Santander e BBVA conseguiram escapar.

A Agência de classificação de risco Fitch também apareceu em cena ao rebaixar o rating da Grécia para “CCC”, devido ao elevado risco de que o pais seja expulso da zona do euro. Esta condição está vinculada ao resultado das próximas eleições, onde as pesquisas apontam maioria dos partidos radicalistas anti-austeridade.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em baixa invalidando o candle do dia anterior. Segue rumo para o teste na região dos 12.2k, mesma região por onde passa a importante média móvel simples de 200 períodos.


59 comentários:

  1. Como diria Galvão Bueno:

    "Haja coração"


    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Vamo que vamo! Agora o mercado começa a ficar mais interessante.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  2. FI, este é um de seus melhores textos! E vários deles são muito bons. O melhor ponto aqui é quando diz: "não foi necessário apontar a crise na Europa ou a desaceleração na China para justificar o bear market brasileiro. Estamos descendo a ladeira por motivos (em sua maioria) internos."
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,

      Obrigado! A mídia mau consegue fazer uma análise de mercado e se prende demais em questões externas enquanto os problemas estão de baixo do nosso próprio nariz.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Precisa.... Irretocável

      Paulo

      Excluir
    3. FI, boa noite.

      Ótimo post mesmo, curto e direto!

      A mídia mau consegue ou não quer fazer uma análise de mercado??? Fico doente todos os dias de manhã, quando assisto aos jornais e vejo "especialistas" afirmando que a Bolsa caiu e o dólar subiu por causa da Grécia... A Grécia já virou culpada por tudo, logo vai ter até time de futebol justificando que perdeu a partida por causa da Grécia!

      Abs.,

      Igor Eduardo

      Excluir
    4. Igor Eduardo,

      Obrigado! Infelizmente é assim, a maioria dos analistas não entendem sequer a dinâmica do mercado. Isso só se aprende com experiência, acompanhando os movimentos e se interessando realmente pelo assunto.

      Mas isso é muito bom de se ver. Leitores do nosso blog sabendo criticar as análises alheias. Isso mostra que vocês tem a capacidade de serem os seus próprios analistas.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. Estava com o comp. ligado apenas aguardando o seu texto de hoje, sempre é bom, mas hoje vc se superou.
    Continuo achando que vamos até os 48k
    beijão e novamente, valeu o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostra,

      Obrigado! É uma honra receber elogios de vocês, não mereço tanto assim rsrs... Faço apenas a minha parte para contribuir com o que for possível.

      Abaixo dos 55k estamos "à mercê das ondas".

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. Pessoal, por falar em mídia é inacreditável os erros grotescos que aparecem por aí. Observem o trecho desta análise divulgada no agência estado:

    "SÃO PAULO – A Bovespa rompeu hoje um novo suporte de resistência e encerrou a quinta-feira na mínima..."

    suporte de resistência***

    Além de não citarem a região de suporte cometem esta gafe.

    Inacreditável. O nível de conhecimento do pessoal que faz cobertura do mercado deixa muito, mas muito a desejar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Link da matéria:

      http://blogs.estadao.com.br/economia-tempo-real/2012/05/17/bovespa-rompe-novo-suporte-e-ja-cai-1259-no-mes/

      Excluir
    2. Vamos ser otimistas, FI... Pode ter sido somente um erro de digitação...

      Excluir
    3. rsrsrs... estão precisando trocar o teclado então pois os erros são constantes e bizarros.

      Excluir
  5. Finanças,este Saco Parece não ter Fim.rsr
    No dia 9 deste mes, saiu uma Reportagem na Exame com
    o Seguinte Titulo :
    A Perspectiva do Brasil Segundo a Morgan Stanley no momento é Negativa.Interessante este anúncio após comportamento vendedor Abundante,Lideram em 2012 a ponta Vendedora dentre as Corretoras Estrangeiras.
    Engraçado que quando o Morgan soltou esta Informação.
    Já Estavam com saldo negativo de R$5,8bilhões.
    E Bom Lembrar, que Antes do Crash de 2008 Estourar.
    Fizeram o Mesmo Movimento de Agora.
    Fica então a Pergunta:
    Após Venderem tal Montante fazem Relatório de Perspectiva Negativa.
    Será o Início do Movimento ou Estamos Próximos do Final do Movimento para Recomprarem no "Pânico" a "Preços de Banana" ? Vamos ver ....
    Eu apostaria que, alem de Tudo que Você Mencionou...(Esse Mantega, eu já Mencionei Aqui,é uma Piada como Ministro da Economia)Só o Povão que, por Razões Obvias não Enxergam Nada. Os Americanos e Europeus sabem bem mais o Tamanho do Rombo que esta lá na Europa e os Impactos que podem causar na Ásia.
    Vamos Acompanhando.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. macr3,

      Quando esses relatórios chegam no mercado "de graça", ou seja ninguém pagou pra ler ou nenhum cliente da corretora saiu por aí espalhando informação é porque tem uma estratégia por trás. Realmente a Morgan vem desovando posições compradas há muito tempo. Ganharam no início do ano e já embolsaram o lucro.

      Esta queda é bem perigosa. Caímos mais de 20% desde o topo deste ano sem gerar nenhum alarde no mercado. Ainda não chegamos no pânico de baixa, vamos monitorando os movimentos.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  6. Mas FI, vamos reconhecer que os preços de petróleo e commodities também derrubaram o Ibov. O gráfico do Índice CRB tá igualzinho o nosso índice. Inclusive a relação fundos de outubro, dezembro e agora.
    Carla
    Ah, nosso jornalismo, em diversas áreas, e com poucas exceções, é de mediocridade inacreditável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,

      Boa observação. Em geral os preços das commodities estão caindo desde o topo em 2011. Como a maioria das empresas do Ibovespa são exportadoras de commodities, uma queda nos preços reflete drasticamente a receita das empresas. Por isso pode-se dizer também que a alta no dólar está sendo anulado pelo efeito da queda nas commodities.

      Mas deve-se observar também que as commodities renovaram o topo histórico em 2011. O Ibovespa não conseguiu acompanhar a arrancada do CRB (ou CRX) iniciada em julho de 2010 até fevereiro de 2011 (quase bateu 100% de alta).

      Concordo com o jornalismo rsrs.. Infelizmente

      Abcs, bons trades

      Excluir
  7. Cara, o seu blog é o melhor do brasil. Sempre leio, mas nunca comento. Continue assim.

    Abraços,

    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      Obrigado! Melhor do Brasil nem tanto, talvez o "melhor do bairro" rsrs... Faço o possível para tentar ajudar com o pouco do que sei. Sua participação também é importante. Sinta-se a vontade para comentar sempre que achar necessário.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  8. O governo fica com medidas paliativas, de curtíssimo prazo, achando que com essas gambiarras a economia vai deslanchar. Não existe mais espaço para "puxadinho". Ou a gente faz as coisas direito, ou vamos ficar para trás, novamente...

    Um abração FI. Vc é o cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike Rico,

      Você que é o cara! Exatamente, o governo precisa aproveitar toda esta popularidade para colocar a mão na massa e mostrar serviço. Caso contrário vamos ficar mais uma vez contando história na estação de trem. Acho que somos o país recorde de "bondes perdidos" rsrs...

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  9. BOA NOITE FI.

    O Q ME DIZ DA VALE,ELA SÓ CAIU NA SERIE ´´E´´ CAIU MAIS DE 5,00 EM MENOS DE UM MES.SERA Q NAO VAI TER NENHUM REPIQUE ANTES DE TERMINAR ESSA SERIE,QUAL SEU PALPITE?

    GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Está caindo forte precisando de um repique mas a coisa está ficando feia pra Vale. Observe o gráfico semanal dela, está arrebentando uma congestão longa (desde 2009) pra baixo. Abaixo dos 35,00 é sujeira. Última prega da esperança fica em 33,50.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  10. Gostei muito do artigo e das análises apresentadas FI, mas meu receio é essa queda ir bem abaixo do que o planejado e se estabilizar por um bom tempo, o bom dessas quedas é para manter um preço médio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. General Investidor,

      Obrigado! Dependendo do papel, preço médio pra baixo é extremamente perigoso. Tudo pode acontecer no mercado. Isso deve ser levado em consideração, para caso aconteça você não ser surpreendido em sua estratégia.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  11. Tembém leio diariamente este blog e é, sem dúvida, um dos mais honestos e fundamentados que existem. Meu primeiro post é para parabenizar o alto nível e agradecer pelo que tem ensinado. Sucesso, FI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Rafael,

      Obrigado! Que bom estar conseguindo repassar alguma coisa. Espero estar sendo útil. Participe sempre, a casa é sua também.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  12. na blogsfera brasuca, nada mais fundamental que a leitura do financas inteligentes

    parabens pela enesima vez pelos grandes post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clerton,

      Obrigado! Vocês estão gastando o meu estoque de "obrigado" rsrs.. Espero estar ajudando com alguma coisa.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  13. Dolar buscou maxima no fim do pregao hein....
    e ibov fechou na minima.
    Nem sinal de reversao.
    Bloomberg hj impregnando com o ipo do tal facebook, nao se fala outra coisa.
    Vamos ver o que acontece, se dependesse de mim o zuckerberg era pobre.
    Nunca usei nem pretendo usar o facebook hahaah
    Abs do anonimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo do BC,

      E pretende carregar essas doletas até quando? Já está com um baita lucro! Esse ano todo mundo lá no BC vai querer ser sorteado por você no amigo oculto rsrsss...

      Eu só uso esse facebook para postar a atualização do blog, porque muita gente me segue lá. Mas não passa disso, não aguento ficar mais do que 30 segundos nesse negócio rsrs.. Pago 1 real e olhe lá.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  14. Alguem percebeu que no JN, colocaram o dados do Mercado e nao falaram da Bovespa. Falaram que aconpanhou a queda.. isso ficou com a lanterninha... rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc acha que esse povo do JN entende alguma coisa de mercado? fala sério, acho que dão um papel e eles simplesmente leêm, ou fazem uma pesquisa xucra no google, pois é jornal pra massa mesmo.
      abraços
      Ivan

      Excluir
    2. kkkkk... eu não vi.

      Na verdade não assisto nenhum telejornal. Globo pra mim só presta pra ver F1.

      Abcs, bons negócios pessoal

      Excluir
    3. Falou e disse! Só para F1, e olhe lá pq acompanhar pela Skysports/BBC é bem melhor que aguentar as 'ratadas' do Gagá Bueno!

      Excluir
    4. Hehe.. eu só não coloco mudo porque gosto muito do barulho. Mas é dureza ouvir esse Galvão e ainda fica jogando a culpa na Ferrari pelo péssimo desempenho do Massa. O piloto é que é muiiiito ruim mesmo.

      Abcs,

      Excluir
  15. FI, não é preocupante essa queda sem respiro? Imagina se entrar um pânico agora, vai direto pros 49~48k. Parabéns pelo textos, sempre muito bons.
    abraço.
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Obrigado! É preocupante sim. Regiões de linhas fortes e importantes foram totalmente ignoradas. Esta queda recente começou com os bears socando lá nos 62k, mas acelerou o movimento porque muitas posições grandes foram desfeitas. Se conseguir ficar acima dos 48k é lucro, não tem suporte relevante pra segurar.

      Como disse pra Ostra lá em cima. Estamos "à mercê das ondas".

      Abcs, bons trades

      Excluir
  16. Olá FI, o suporte dos 55K durou 7Hs e a perda foi em 1000 pontos, novamente os pequenos investidores tomaram uma surra, me chamou a atenção no movimento da Petromico e tbm na Vale que em breve poderá disparar uma congestão grande, imagina a quantidade de stops abaixo!!!
    IvanGomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IvanGomes,

      Isso aí. Mas no curtíssimo prazo os gráficos estão bem esticados. Chamaram mais uma esticada novamente olha lá. Arena pegando fogo hoje rsrs...

      Abcs, bons trades

      Excluir
  17. Olá FI, viu ai a Usim5 perder os R$ 10, como cantei esta perda e não aproveitei!! Vai bater nos R$ 6,00 que é teste no canal de baixa, creio que por ai é boa entrada até para o longo prazo;
    IvanGomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse papel micou feio. Perdeu último fundo, detonou congestão e pivotou pra baixo. Vamos ver até onde vai essa queda...

      Abcs,

      Excluir
  18. Pregão hoje está oscilando 600 pontos em uma velocidade impressionante.

    ResponderExcluir
  19. Mas ta complicado pra daytrade com essa oscilação toda, acho que não vai dar mais os meus setups, não tá com cara de mais queda (hoje) mas tb não acho que vai subir.
    o índice futuro tá muito louco hj...rsrsrsrs
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Depois de muita briga conseguiu fechar o dia no repique. Um candlezinho solitário de alta no meio de tantos bears. Faltam 30 minutos, vamos ver se não escorrega no final também né rsrs..

      Abcs, bons trades

      Excluir
  20. Por enquanto Ibov tá "macho" de segurar 54k e pouco, enquanto Dow escorrega. Vamos ver se não amarela no fechamento.
    Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnaldo,

      Se não amarelar no fechamento é porque estão pretendendo carregar a posição comprada por mais alguns dias. Mesmo assim, estrago ficou feio no semanal.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  21. Dólar bateu 2,05!! E vc quer que eu venda?
    rsrsrsrsrs
    Enquanto tiver buscando máximas a cada dia, sigo comprado.
    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo do BC,

      Pelo menos uma pequena parte. Se não você vai acabar com os reais do BC quando for liquidar tudo. Vai ter que fazer previsão com 48h de antecedência rsrsrs....

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  22. Muita comemoração com o facebook, mas o petróleo está em 91,48. Parece que perdeu um suporte no semanal.

    Economia esfriando e correria para comprar uma empresa que não gera lucro.

    Talvez estejamos passando por uma daquelas oportunidade da vida.

    Sucesso a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a mídia fica dando atenção pra coisas inúteis. Não quero nem saber de preço de facebook, por acaso algum brasileiro vai querer comprar ação desse negócio? rsrs... O próprio IPO já nasceu com uma bolha.

      No stockcharts está marcando 92,90 o light, mas acho que não está atualizado. Vamos aguardar fechamento.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Vi no G1
      http://g1.globo.com/economia/mercados/
      Petróleo WTI

      Petrobras subindo bastante. Petróleo barato faz o custo da Petrobras cair.

      Excluir
    3. Sir Income,

      Confere. Olhei agora no stockcharts e fechou em 91,43. Ou seja perdeu suporte. Deve continuar caindo rumo aos 90,50. Abaixo disso é escorregador.

      Abcs, bons negócios.

      Excluir
  23. Financas só passei para deixar um bizu,Hoje é meu Aniversario e Estou Saindo para Comemorar.
    Mais......Antes o bizu,não contem pra ninguém.rsr
    Adivinha quem foi o maior fluxo Comprador de Hoje ?
    A Estrela da Queda o Proprio, Morgan.rsr,Olha o meu Post Acima.E Imagina,Logo Hoje No meu Dia Especial, Vale de Manha com IFR 9 não tive Duvida. meti VF38 em R$ 0,59 kkkkkkk
    Vamos se Pessimista, mais essa Estava Facil de ++++
    Saida em R$ 0,93,Vou Gastar Tudo em Chopp.rsr
    Finanças Grande Abraço e um Otimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Temos um aniversariante no dia! Feliz aniversário cara, tudo de bom aí. Saúde a paz!

      Belo trade na Vale! Pegou bem no osso da sobrevenda. Vai financiar muito chopp kkkkkk... dá até pra comprar uns galões e levar pra casa rsrs..

      Grande abraço e ótimo final de semana!

      Excluir
  24. Em primeiro lugar, agradeço por seguir meu blog, que está em fase de construção.

    Seu blog é muito bom! Eu gostei bastante! Parabéns!

    Com relação ao texto, achei-o excelente, porém, um pouco pessimista. Pequenos investidores devem abstrair de todos esses fatores, como crise do euro ou intervencionismo do governo brasileiro, e sempre focar no longo prazo. Essas justificativas para a queda acabam por afetar em demasia o lado psicológico dos pequenos players, os quais podem não aguentar a pressão e acabar vendendo no fundo. As notícias quando chegam até nós, já estão precificadas. A única coisa a se fazer é manter o plano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Troll

      Obrigado e seja bem vindo ao mundo dos blogs! Na verdade a intenção não foi ser pessimista e sim mostrar alguns dos vários motivos que tem afetado o nosso mercado. É justamente nessas horas que devemos testar nosso psicológico para manter o sangue frio e abocanhar as promoções quando elas aparecerem.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Caro IF,

      Reli o texto e mais uma vez parabenizo-o pela abordagem. Minha visão que devia estar impregnada de pessimismo. Sua análise é clara e serena, diferente de outros textos que vemos por aí, tais como "Petrobrás perde um Bradesco de valor de mercado", entre outras coisas sensacionalista.

      Mas de fato, mesmo em bull market a economia possui distorções, mas ninguém se incomoda com elas, pois o que importa é que está subindo.

      Eu continuo defendendo que a hora de montar carteira é agora. Para que deixar para comprar quando tudo estiver subindo?

      Vamos às compras! rs

      Abraços!

      Excluir