quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mantenha o sangue frio, a tensão aumentou


A sensibilidade dos mercados quanto às notícias e boatos divulgados na Europa está proporcionando um aumento de volatilidade nas diversas bolsas mundiais. Essas fortes oscilações nos preços de curtíssimo prazo demonstram como aumentou o nível de tensão nos pregões.

Qualquer informação ou boato (por mais inexpressivo que seja) pode causar um grande alvoroço nas negociações. Isso ocorre devido à alteração na parte emocional dos operadores (alto nível de tensão), que acabam agindo por impulso gerando movimentos bruscos típicos de manada.

Tudo começou quando saíram boatos de que as "autoridades da zona do euro" avisaram aos países membros para prepararem planos de contingência na eventualidade de a Grécia deixar o bloco. Acontece que esta suposta informação foi levantada na segunda-feira durante uma teleconferência da equipe de trabalho do Eurogrupo. Antes de espalhar o terror por aí, a mídia deveria informar que esta equipe de trabalho é formada por funcionários que trabalham para os ministros das Finanças do bloco. Ou seja, não há nenhuma autoridade aí. Além do mais, faz parte de qualquer equipe de trabalho levantar estudos e preparar planos de ação para qualquer eventualidade. Seja ela boa ou ruim.

Mas esta notícia caiu como uma bomba nos mercados altamente sensíveis a qualquer acontecimento na Europa, mais precisamente com o futuro da Grécia. Os índices então despencaram rapidamente.

Esta informação foi desmentida em um comunicado curto e grosso ao final da tarde pelo Ministério das Finanças da Grécia. "Essas informações não somente são falsas, como prejudicam os esforços da República Helênica (Grécia) para enfrentar seus desafios nesse momento crítico". Os operadores que abriram posição vendida foram obrigados a fechar posição e a volatilidade se encarregou do resto permitindo esta rápida recuperação ao final dos pregões que ainda estavam funcionando.

O Bundesbank também soltou um relatório nesta quarta-feira destacando que a situação na Grécia é altamente preocupante e se o país não manter os seus compromissos acordados no plano de resgate, terá de arcar com as graves conseqüências. O banco central alemão ainda destacou que o impacto sobre a zona do euro em uma possível ruptura com a Grécia seria significativo, mas contornável. Na verdade os alemães estão cruzando os dedos para que a Grécia continue dentro da zona do euro mantendo as políticas de austeridade fiscal. Este relatório do Bundesbank é uma forma indireta de pressionar os eleitores gregos.

Este show de volatilidade proporcionou a formação de um candle que pode emitir novo sinal de fundo no Ibovespa. Um martelo bem em cima da linha inferior de bollinger. A massa compradora deverá reabrir suas posições a partir do rompimento da linha nos 55k (se houver). Este rompimento confirmaria o martelo de hoje e superação da linha de resistência.

  
Nos Estados Unidos o índice Dow Jones também fechou o pregão em recuperação deixando um doji tipo libélula, mas que acaba lembrando um martelo. Descartamos o traçado da LTB rápida devido a seqüência de dois dojis no gráfico diário que indicam indecisão. O movimento poderá ser definido com os resultados dos índices de atividade industrial que serão divulgados amanhã.


37 comentários:

  1. eai FI, ta batendo 54 e aparecendo comprador, parece ser um bom fundo pra disparar as ordens d compra, se cair mais ta na hr de alocar da RF para RV essa queda ta muito brusca, quedas bruscas nao é mercado em tendencia d baixa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saimon_Rijo,

      Pode ser um fundo, vai depender do rompimento ou não dos 55k amanhã pra dar sequência a pernada. Particularmente só estou montando posições especulativas e devo continuar assim até que alguma coisa boa e barata comece a aparecer. BBAS3 é uma das candidatas. Em ETFs comecei a brincar de montar posição (ainda muito pouco) em DIVO11. Fora isso, e os FIIs, continuo totalmente fora da renda variável, mas com o dedo no gatilho e o olho na mira.

      Abcs, bons investimento

      Excluir
  2. cara, não entendo nada de analise grafica, 90% do q vc fala aqui eu fico boiando. mas com sua experiencia, vc acha que ibov bate nos 50 mil ainda em 2012? to com um feeling que sim, e será nessa hora que comprarei ações de boas empresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Não tem problema, estamos aqui pra ajudar. Qualquer dúvida sobre a análise é só perguntar.

      Tem boas probabilidades de bater 50k, mas talvez não tão rápido assim. Pode formar um topo descendente antes ou lateralizar. Isso pode consumir algumas semanas ou até meses.

      Não sei se vai aparecer muita coisa boa e barata quando (ou se) chegar nos 50k. Mas com certeza estaremos aqui pra avaliar as opções.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. boa noite FI.
    faz pouco tempo q entrei no mercado e acompanho seu blog por indicaçao de um parente,acho muito proveitoso as dicas e comentarios q aqi postam.sou meio leigo no assunto.todo dia acompanho a bolsa.vi q ontem e hj caiu bastante e no finalzinho faltando pouco pra fechar a bolsa ela deu uma grande recuperada,será q vai qerer engatar uma recuperaçao daqi pra frente ou ta meio arriscado de entrar comprando ainda?sera q vai subir?qual seu palpite de mestre?

    PARABENS PELO BLOG UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Vou ficar devendo o palpite de mestre porque não sou nenhum mestre rsrs. No mercado, somos todos aprendizes.

      Mas é o seguinte. Se você está de fora da bolsa, querendo entrar, então o momento pode ser bom para começar a estudar algo pra montar posição. Você não pode e nem deve fazer essas compras de uma só vez, pois você assume um risco desnecessário.

      Se você pensa em manter posições no longo prazo, seria legal estudar a estratégia de compras escalonadas conforme o índice vai caindo. A cada 5% ou 10% de queda você entra com uma parte do seu capital na renda variável. Quando o mercado virar você pode entrar com a outra parte ou manter a carteira do jeito que está.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. boa noite FI.
    será q vai dar uma pausa nessas quedas ou vai continuar caindo qual seu ´´CHUTE´´.?como faço para localiza-lo no facebook,ja que dias atras mencionou aqi que usava a rede para fazer algumas analises,gostaria de acompanha-lo na rede social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Bom dia!

      Tudo vai depender se vai conseguir furar ou não os 55k. Rompendo esta linha pode dar entrada na ponta comprada. Do contrário nada feito, mercado continuará nas mãos dos ursos. Esse martelo muito influenciado pelas notícias é perigoso, perde um pouco a confiança. Mas vamos ver o que acontece na abertura.

      O "faceboobo", bem como o twitter, do FI está no canto superior direito do blog onde está escrito redes sociais. Eu utilizo pouco, prefiro ficar mais por aqui.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. VALE5: resistência em 37,90 e 37,20. Stop loss na venda só acima dos 37,20 tem que deixar uma gordura.

      Excluir
    3. OGXP3: por enquanto está no meio do caminho, difícil de achar um ponto bom de venda

      Excluir
    4. PETR4: dois candles de pavio longo no intraday bem abaixo dos 19,60. Pode chamar venda perdendo os 18,90

      Excluir
    5. Olá, não podemos esquecer que a tendência é de baixa, tem muitos investidores apressados que não podem ver uma alta que já ficam com expectativas positivas, em resumo fazendo o jogo do mercado dando a liquidez necessária para as derrocadas. As condições macro-economicas aqui de nosso belo país estão caindo, pra mim isso é o motivo desta tendência que está apenas começando;
      Ivngomes

      Excluir
    6. Ivngomes,

      Sim. Na verdade o movimento de repique dentro de uma tendência de baixa é o famoso "pega sardinha" dos players. Saiu um fundo no gráfico e o pessoal entra comprando (não há problema algum acertar a compra, mas desde que o trade seja rápido) e naturalmente acabam carregando o trade por mais tempo do que deveriam (pois é uma operação contra tendência), isso é natural pois o psicológico ganha confiança quando a operação já entra no lucro. Aí fica fácil para os players socarem depois porque tem a gordura dos stops dessas posições compradas em aberto pra detonar aumentando a força pra baixo.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. fi,gostaria q fizesse uma analize emcima de opçoes para mim entre quais delas seria melhor para operar,vale,ogxp e petr se abrir oportunidades de compra pra manha.sei que nao é seu forte,faz esse grande favor.

    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Posso fazer uma análise olhando os gráficos intradays e diários. Parece que vai dar venda na abertura. Vou acompanhar o movimento aqui e já te passo.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Putz, na correria coloquei as análises de curtíssimo no comentário acima.

      Excluir
  6. FI ,

    Senhores do conselho , vejo um divisor de águas no mercado no momento , saída ou não da grécia do euro .O QUE VOCÊS ACHAM DISSO .

    ass: arriscatudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arriscatudo,

      Eu acho que fica, para o bem de todos (Grécia e principalmente UE). Estão fazendo pressão nos eleitores gregos, para a população entender que deve dar sequência ao plano de resgate.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. Caro FI.

    Acompanho diariamente seu blog. Realmente eh muito bom.
    Por favor, vc poderia fazer uma analise de ELPL4. pois estou comprado a longo prazo e estou querendo comprar mais. Será que já esta na hora de comprar mais?

    Abs

    André Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André Lima,

      Obrigado!

      ELPL4 caiu por desova de grandes posições compradas devido aos últimos acontecimentos que você provavelmente deve estar ciente. Acho muito difícil a empresa voltar a ser aquela máquina de pagar dividendos do passado, mas também não deixou de ser uma boa empresa.

      Se você acredita na empresa e quer aumentar posição tem que ficar atento pois o papel está em tendência de baixa e se perder os 25,18 detona mais um pivot pra baixo.

      Não há como saber onde será o fundo, mas você pode utilizar a estratégia de compras escalonadas.

      Primeiro ponto: 24,30 (forte linha de suporte)
      Segundo ponto: 22,55 (também suporte)
      Terceiro ponto: 20,60 (suporte)
      Quarto ponto: 18,80 (forte suporte)
      Quinto ponto: 17,35 (linha forte, mas acho que só chega aí se a bolsa entrar em crash).

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  8. Facebook, precificação das ações e valores de mercados comparados com empresas de verdade…

    O Facebook vale mais que dois Bradescos?
    Uma Ambev?
    Vale mais que a VALE?
    1,8 vezes um ItauUnibanco?
    3 vezes e meia um Banco do Brasil?

    http://tradingcafe.wordpress.com/2012/05/24/facebook-precificacao-das-acoes-e-valores-de-mercados-comparados-com-empresas-de-verdade/

    1929 reloaded em forma reduzida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Absurdo não é? Criaram mais uma bomba pra estourar na Nasdaq. Vamos ver até quando isso vai durar.

      A Cristine Lagarde que estava meio sumida do noticiário repareceu ontem falando que a crise atual pode ser a maior desde o crash de 1929 que gerou a grande depressão. É mais uma forma indireta de pressionar os eleitores gregos, mas esta frase tem um pingo de verdade.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  9. Vai cair mais, tá tudo complicado na Europa, EUA no purgatório China descendo pra aterrissar e Brasil escondendo o vôo de galinha de novo.

    Torrei tudo no meu all-in e estou desesperado tentando recompor minhas reservas de volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa!
      Acho até "fácil" se posicionar no mercado depois que a gente estuda e entende os movimentos de longo prazo, Elliot, padrões etc.
      Esta queda agora estava "prevista", e provavelmente ainda não acabou.
      Pô, Pobretão, me engana que eu gosto...
      Carla

      Excluir
    2. pobretao,

      São boas as probabilidades de continuar caindo, mas perto dos 50k não é hora de vender. Você vai aprender muito com esse seu erro no ALL IN. Agora você precisa focar em fluxo de caixa para ter alguma reserva disponível caso apareçam algumas promoções nos próximos meses.

      Boa sorte, vivendo e aprendendo

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    3. Carla,

      Aprendendo a técnica não tem muito segredo, o problema é que o psicológico vai contra a razão. É nessa parte que o operador tem que ficar esperto.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    4. aprender a tecnica é facil, visualizar q o mercado está esticado demais e a economia mundial em ameaça, tb não é tão complicado, agora colocar a razão no lugar da emoção é outra história...

      em alguns casos a alocação é boa justamente por conta disso, te 'obriga' a seguir um %

      Excluir
  10. fi ,

    você poderia passar algum artigo de como operar vendido , creio que essa forma de operar vai prevalecer no mercado em baixa .Só sei operar na compra e nesse caso em mercado em baixa podemos recuperar o dinheiro operando na outra ponta .Desde de já agradeço a sua atenção .

    ass: arriscatudo

    ResponderExcluir
  11. 24/05/2012 11h02 - Atualizado em 24/05/2012 11h45
    Déficit das contas externas sobe 50% em abril, para US$ 5,4 bilhões
    É o maior déficit para meses de abril desde o início da série, em 1947.
    Em abril, investimento direto somou US$ 4,66 bi, e não cobriu déficit externo.

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/05/deficit-das-contas-externas-sobe-50-em-abril-para-us-54-bilhoes.html

    Investimento estrangeiros bombando, para fora daqui! rs

    BC vai bancar outra redução de juros mesmo com inflação em alta e deficit em conta corrente?

    ResponderExcluir
  12. Arriscatudo,

    Posso auxiliar nas operações vendidas. Não acho que não seria um bom momento em soltar um artigo ensinando a vender porque o timming já passou pra nós meros mortais. Carregar operações vendidas em mercado sobrevendido se aproximando dos 50k é só para os profissionais de peso.

    A venda é basicamente o seguinte: você precisa alugar o papel de quem está comprado (pagando uma taxa que oscila de acordo com a oferta e procura) pra poder entrar vendido. Para sair da posição vendida você solta a ordem de compra, liquidando a operação. Se você vendeu e o papel caiu, está no lucro. Se você vendeu e o papel subiu, está no prejuízo e ainda tem que arcar com os custos dos aluguéis.

    Mas nem por isso deixo de operar vendido. Para aproveitar a tendência de baixa, minimizar o risco e evitar o aluguel de ações eu opero vendido à descoberto. Ou seja, eu vendo o papel sem precisar de alugá-lo. Este tipo de operação deve ser encerrada no mesmo dia, caso contrário a corretora fecha seu trade porque você está descoberto.

    Pra operar vendido à descoberto você precisa ter algo na corretora como garantia, ou um limite previamente cadastrado disponível para tal. Dentro deste limite você pode operar a vontade sem precisar de desembolsar 1 real do seu bolso (pois está usando o limite), mas lembre-se que a operação deverá ser encerrada no mesmo dia, se você não fizer isso a corretora faz automaticamente.

    No HB é simples. Basta lançar a ordem de venda e pra sair da posição você envia a ordem de compra.

    Não sei se ficou confuso pois escrevi com pressa. Qualquer coisa volte a perguntar.

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FI,

      obrigado pela dica , pensei igual a você fazendo a evnda a descoberto , o grande problema que na minha corretora MYCAP só aceita a descoberto como sendo daytrade , não posso ficar com o papel por mais de um dia .

      Excluir
    2. Anônimo,

      Mas é isso mesmo. Descoberto tem que encerrar no final do dia. Eu acho até melhor assim, dormir com o papel é assumir um risco desnecessário para operações curtas. Pra operar curtíssimo prazo tem que se contentar com pouco mesmo. O importante é tirar do mercado e não devolver.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  13. Sir Income,

    Nossa, que cacetada. Mais uma dor de cabeça pro BC, haja dorflex... rsrs

    Mas acho que o BC vai continuar cortando os juros, dando sequência a política populista do governo. Na minha opinião o Tombini perdeu autonomia há muito tempo... infelizmente

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir