segunda-feira, 7 de maio de 2012

O dia rendeu


Segunda-feira recheada de assuntos importantes a serem abordados. Por isso mesmo irei classificá-los em 4 tópicos distintos na análise de hoje. Vamos começar seguindo a linha do último post de sexta-feira, comentando sobre a vitória do socialista François Hollande na França.

- Não

Esta é a resposta enviada pela Alemanha e o FMI (Fundo Monetário Internacional) ao novo presidente da França, François Hollande. Este “não” curto e grosso significa que a Alemanha não irá negociar o acordo fiscal da Europa (impondo austeridade fiscal a vários países do bloco) e rejeita medidas para ampliar o crescimento proporcionado pela elevação dos níveis da dívida pública. O novo presidente da França havia afirmado que vai querer renegociar o pacto fiscal assinado em março do ano passado.


- Dinheiro cada vez mais empossado nos bancos centrais

Dados relativos ao mês de março deste ano, revelaram que os maiores bancos europeus depositaram mais de 1,2 trilhão de dólares em diversos bancos centrais espalhados pelo mundo. Esta quantia está cada vez mais alta e mostra que os bancos europeus estão se preparando para um cenário adverso nos próximos meses. Quando o recurso é depositado no banco central, as instituições financeiras deixam de emprestá-lo a clientes ou no mercado interbancário (onde o spread é bem maior), reduzindo assim a liquidez do sistema financeiro e da economia.

Segundo o diretor financeiro do Royal Bank of Scotland, Bruce Van Saun, "a grande prioridade é garantir a segurança do banco durante um período turbulento. O mercado de financiamento ainda está melhor do que no segundo semestre do ano passado, mas começa a ficar meio nervoso na Europa.” Suas reservas empossadas em bancos centrais subiram para 132,4 bilhões de dólares.

Outro ponto está na possibilidade de novos cortes na classificação de riscos dos bancos europeus pela Moody’s. O diretor do banco Lloyds, Antonio Horta-Osorio, pegou 11,4 bilhões de libras do BCE somente para blindar o banco sobre qualquer efeito de uma queda em sua classificação de risco. O Lloyds advertiu que um rebaixamento poderia provocar o saque de bilhões em recursos de clientes.

A histórica injeção de capital de mais de 1 trilhão de euros do BCE (Banco Central Europeu) trouxe um alívio momentâneo para os mercados. Parte deste dinheiro foi utilizado na compra de títulos da dívida soberana de alguns países do continente, uma pequena parte foi para o mercado de capitais e a grande parte ficou parada dentro dos grandes bancos que utilizaram os banqueiros centrais para “aplicar”(está mais para “guardar”) este dinheiro a juros irrisórios.

Este otimismo provocado pela injeção de capital do BCE durou pouco e praticamente evaporou dentro mercado financeiro europeu nos dois últimos meses. Claramente os bancos entraram na defensiva e o mercado não gostou.


- Diretores financeiros brasileiros: boa sorte

A agência de classificação de risco Moody’s soltou um relatório nesta segunda-feira dizendo que várias empresas brasileiras continuam vulneráveis a choques econômicos, principalmente em nosso mercado câmbio. Foram analisadas 47 empresas e concluiu-se que 59% delas tem um caixa bom ou minimamente adequado. Perdemos feio para o México, onde esse nível chega aos 81%.

A intervenção do governo brasileiro no mercado de câmbio provocou uma volatilidade bem acima do normal e prejudicou bastante as empresas que possuem dívidas no exterior (muitas foram obrigadas a captar dinheiro no mercado externo para fugir das elevadas taxas de juros do mercado nacional). Com a desvalorização agressiva do real, os valores destas dívidas sobem assustadoramente podendo quebrar o caixa da empresa se as mesmas não procurarem antecipar pagamentos ou renegociarem termos dos contratos (o que acaba gerando mais um desencaixe financeiro).

Empresas onde o fluxo de caixa possui uma considerável exposição em moedas estrangeiras, sejam com despesas operacionais ou compras de maquinários no exterior, também estão sendo impactadas pela oscilação no câmbio. Os empresários que desejam investir ou inovar sua produção, não buscam crédito no exterior porque “acham mais bonito” e sim porque é muito difícil conseguir financiamento digno aqui dentro, e isso não mudou com a queda da selic. O pior é que as linhas de capital de giro para situações de emergência é praticamente inexistente, ou quando existe, a negociação e burocracia impedem na agilidade e disponibilização do recurso. Quando o crédito é finalmente liberado, o sufoco já passou. Isso acaba forçando as empresas a manter uma reserva em caixa somente para cobrir estas necessidades de curto prazo.

Portanto, desejo boa sorte a todos os diretores financeiros brasileiros que se encontram nesta situação. Vocês irão precisar.


- Bovespa sobe com bear trap no intraday

O primeiro pregão da semana pegou alguns “vendedores de notícias” na Bovespa. Os vendedores de notícia são os operadores que trabalham exclusivamente operando notícias no mercado e nada mais. Os resultados das eleições presidenciais na França e legislativas na Grécia foram um prato cheio para o mercado cair nesta segunda-feira, tanto é que o pregão abriu pra baixo.

Mas se o mercado fosse tão simples assim seria muito fácil ganhar dinheiro com notícias. O especulador que analisou os gráficos intradays observou um esgotamento das vendas quando as mesmas chegavam na região dos 60.4k. Três candles de pavio longo inferior praticamente seguidos no intraday de 60 minutos é sinal de alerta para quem estava carregando posições vendidas à descoberto. Se você soca uma venda, o mercado cai e volta rápido é sinal de que naquele ponto tem uma concentração de força compradora. O gráfico denuncia isso com o pavio longo inferior no candle. Em uma sequência de 4 candles, este movimento apareceu em três deles. Sinal de que ali não é lugar de vender. Mas quem operou notícias (e muita gente pode ter caído no embalo da Europa) não percebeu este movimento técnico e foi estopado ou obrigado a zerar posição levando uma virada de mão do mercado. Esta por sua vez impulsionada pela própria saída antecipada destas operações vendedoras recompradas.

  
Nada indica que este movimento comprador terá continuidade amanhã. Primeiro porque o trap já pegou as vendas armadas hoje e segundo porque o índice parou abaixo da linha dos 61.3k, ponto onde coincide com uma LTB violinada dos 69k.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em leve baixa iniciando perda da linha central de bollinger e LTA de curto prazo. Precisa mostrar uma reação amanhã para tentar atacar novamente a forte linha de resistência em 13.3k.


26 comentários:

  1. FI, tudo bem?

    No ano passado, no meio daquele agridoce agosto, discutíamos algumas possibilidades de compras B&H. Você insistia que CSNA a 14 reais era uma pexinxa. Ainda é? Por que tá quase batendo por lá...

    Abraços,
    TR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TR,

      Lembro sim. Tanto é que eu peguei um pouco dela ano passado visando longo prazo, mas já me livrei do papel rsrs.

      Talvez ela volte novamente na região dos 14,00. Mas desta vez, apesar do preço ainda estar bom, acho que vou ficar de fora. Ainda não estou confiante para montar uma nova carteira de "LP".

      Abcs, bons investimentos

      PS: humn... esse candle no diário fora da banda inferior pode garantir uns centavos pra cima na abertura de amanhã.

      Excluir
  2. boa noite FI.

    vc acha q pra manha nao teremos um repique de alta?
    comprei vale nas opçoes e nao consegui vender,rsrrs.sera q ela vai pros 41.18?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Acima de 39,85 você segue no jogo. O fundo no intraday está demorando pra "pegar", ou seja, puxar uma pernada pra cima. Mas ainda há possibilidades para isso acontecer, o GAP aberto atrai o movimento. Tem tudo pra ir lá, deixe uma saída pronta (tanto pra cima, quanto pra baixo), porque o resto é com o mercado.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  3. Bom dia, sempre acompanho seu blog e creio ser um dos melhores atualmente com uma analise concreta. parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Obrigado! Quem sou eu pra ser um dos melhores rsrs..

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. Sou cliente da Ativa e todo dia tem analise de alguns papéis da carteira deles, e o que eu acho mais engraçado (quase absurdo) é o analista escrever "como era esperado o papel.....", como era esperado?? ele jah sabia?? na minha opinião eles poderiam colocar essas análises com outras palavras porque num lugar onde tudo é probabilidade como é que o indivíduo me coloca uma frase dessas?
    abcs, Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Esperado' vêm do verbo esperar, que quer dizer ter esperança sobre algo. É diferente de 'sabido'.

      Excluir
    2. Ivan,

      Quem faz isso pode ser tudo, menos analista rsrs. Eu não sei da onde que inventaram que analista tem que prever o que vai acontecer e da onde surgiram tantos destes aí.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    3. Anônimo,

      Na minha opinião acho que a frase deu outro sentido. Como se o analista soubesse o que iria acontecer. E mesmo se fosse "esperança", não se opera com esperanças no mercado. Independente do que acontecer o operador deve tomar as decisões corretas. Plano A e plano B. Isto é, o importante não é saber o que vai acontecer e sim o que fazer.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. Olá, Ivan as corretoras saem na frente pois sabem dos Stops, o problema é quando os estrangeiros mandam ver na venda ai todos se perdem e o pânico se instala, observe qua as Adr's Brasileiras nem se mexeram ontem, sinal de alerta, pra mim é fato consumado entrar em Bear..
    Minha expectativa de longo prazo continua na mesma, de novamente forte correção. tenho procurado algum trade mais tá complicado..
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Exato. Essa é uma das nossas desvantagens. Saber onde estão os stops é ter mais cartas nas mãos. Jogo desleal, mas é assim mesmo. Por isso procuro entrar somente onde o risco x retorno é muito bom. Quando está difícil achar algum ponto bom o melhor a se fazer é esperar pacientemente.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  6. Ibovespa arrancando cabaços Brasil a fora.
    Tá tudo ensanguentado e ainda tem gente facilitando, comprando opções a seco.
    Resultado é tragédia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Eu só estou na arquibancada, o couro está comendo na arena rsrs..

      Bastou uma tacada mais concentrada dos players para o índice capotar nos 60k. Pode dar um repique intraday aí, mas é tiro curtíssimo, só pra brincar rsrs...

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Como o Bastter diz:

      "Compra de opções a seco não existe".

      Excluir
    3. Eu disse que essa roubada tem uma chance em 15 de dar certo. Mas as pessoas não houvem, têm que aprender com os próprios erros.
      Arnaldo

      Excluir
    4. hahaha... não ouvem... (Arnaldo)

      Excluir
    5. É... se for pra arriscar em opções a seco, melhor gastar a quantia em um casino. As probabilidades de ganho são maiores rsrs

      Abcs,

      Excluir
  7. Dólar fez nova máxima. 1,94.

    Para noooossa alegriaaaa!!!!

    Ibov deve buscar o suporte em 59500 ainda hoje.

    Abç - Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tô vendo qual o destino do IGPM.

      Parabéns pela aposta acertada.

      Excluir
    2. Olá, este suporte dos 59,5K pra mim se torna fraco, seria relevante se o índice estivesse em tendencia de alta, como não está!!
      O mais relevante é a LTA desde o fundo de 2008, é por ai que imagino uma entrada com stop curto, perdida esta LTA num futuro ai fica feia a coisa pois outro suporte relevante entre 35~37K.
      Olha pessoal ao meu ver estamos vendo a longa tendencia do Lula ir por agua abaixo, bom só à titulo de informação tem a LTA que vem desde o início da bovespa que passa por volta dos 24K, procurem em notícias do passado e vçs verão que era objetivo de queda em 2009...
      Ivngomes

      Excluir
    3. Anônimo do BC,

      Caminhando para visitar os 2,00. Você está no trade do ano. Parabéns!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    4. Sir Income,

      E o governo nem toca no assunto. Essa meta de 4,5% no IPCA virou lenda rsrs

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  8. Ivngomes,

    Pra mim estes 60k são um divisor. Assim como foi nos 68k. São linhas importantíssimas. Abaixo de 60k acho que os players olham para o índice pensando apenas em socar.

    Esta queda desde os 69k está em linha reta no semanal, não saiu nenhum repique consistente até agora. Mercado continua muito fraco pra compra, até mesmo pra swing.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  9. Ações para longo prazo tenho dúvidas, ações viraram somente especuleta, mudei minha estratégia e vou procurar outros mercados, excelente blog FI, já acompanho a algum tempo e continuarei acompanhando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Também estou fazendo esta pesquisa. Estou flertando com a BM&F, operar futuros de índice.

      Abcs,

      Excluir