quarta-feira, 2 de maio de 2012

O efeito Dilma


O discurso da presidente Dilma Rousseff na noite de segunda-feira ocasionou uma reviravolta no mercado financeiro. A presidente atacou firmemente os bancos que atuam no país e reforçou a necessidade de uma queda maior na taxa de juros. O assunto câmbio também foi abordado aumentando as chances de que o real poderá continuar se desvalorizando ante ao dólar.

O pronunciamento firme da presidente contra os juros gerou uma nova onda de especulações referente à caderneta de poupança. "É inadmissível que o Brasil, que tem um dos sistemas financeiros mais sólidos e lucrativos, continue com os juros mais altos do mundo". O governo quer cortar ainda mais a taxa selic e para isso, terá de mexer nas regras da caderneta de poupança. Acredite se quiser e doa a quem doer.

A expectativa de que o governo anuncie as mudanças na remuneração da caderneta de poupança fizeram as taxas dos contratos futuros de juros desabarem nesta quarta-feira. A taxa do contrato futuro DI com vencimento em janeiro de 2013 fechou em 8,15%. O DI para janeiro de 2014 tinha taxa de 8,54%. Para janeiro de 2017 os juros futuros estavam em 9,87%. Já o DI para janeiro de 2021 fechou em 10,45%. Todos os contratos de juros futuros fecharam em queda referente aos negócios praticados na segunda-feira.

A reunião de última hora da presidente Dilma Rousseff com o ministro da Fazenda Guido Mantega alimentou ainda mais as expectativas do mercado. A presidente cancelou uma reunião com o Conselho Político e se reuniu com Mantega das 11h até as 16h30. Serão feitas novas reuniões com as centrais sindicais e grupos de empresários. Portanto, novas medidas de “incentivo ao crescimento” (ou seria incentivo ao consumo?) poderão ser anunciadas nas próximas semanas/meses.

O mercado financeiro está fazendo os seus ajustes. Agora a ordem ficou explícita e veio lá de cima. A presidente parece querer aproveitar o momento de sua alta popularidade para mexer nas regras da poupança, isso ficou mais claro após o discurso de segunda-feira onde os bancos saíram como vilões e o governo se fantasiou de mocinho.

As ações dos principais bancos listados na Bovespa fecharam em forte queda nesta quarta-feira. O movimento na Petrobras (o velho boato de que o preço da gasolina sofrerá aumento) e OGX (refletindo alta do preço do barril na segunda-feira) ajudou a contrabalancear o índice. O Ibovespa conseguiu romper sua LTB que vem do topo em 69k e deverá atacar amanhã a linha central de bollinger. Passando por cima desta linha, a próxima parada está na região dos 63k, com pulos até os 63.4k. Acima deste patamar é pivot de alta acionado projetando reteste sobre a resistência forte dos 64k.

  
Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou com um doji libélula que indica indecisão. Candle natural, pois está abaixo de uma forte resistência: os 13.3k.


64 comentários:

  1. Bem o que o governo quer é aumentar o crescimento do PIB, e quer fazer com base do aumento de consumo, só que isto tem um efeito de curta duração, o governo precisa rever a sua politica economica pois a mesma ja estar esgotada.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord Caçador,

      Sim. Aumentar o crescimento "artificialmente" tem perna curta. Agora eu não consigo entender porque o governo não usa a sua popularidade para fazer as refrmas. Mexer nos juros e na poupança talvez seja bem mais doloroso. É o caminho mais curto, mas a estrada escolhida também é.

      Abcs,

      Excluir
    2. Pelo que entendi vão mexer na poupança sim, foi o que escutei hoje, mas não estava prestando atenção, poia a poupança ganha de varios produtos de renda fixa.

      Excluir
    3. Lord Caçador,

      A possível intensão é fazer o rendimento da poupança ficar abaixo dos 0,50% a.m. + TR. Se eu conheço bem esse governo populista louco por impostos não duvido nada inventarem uma tributação para a poupança. Essa seria uma forma de fazer a poupança perder para os fundos de renda fixa.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    4. Em 2007/2008 (se não me engano) cogitaram tributar poupanças com saldo superior a 50mil reais. Acho que a proposta dessa vez deverá seguir a mesma linha.

      Excluir
    5. Mure,

      Bem lembrado! Foi na época do fundo histórico da taxa selic em 8,75%. Ficou pouco tempo neste patamar, pois como a nossa economia é desregulada (descasamento da oferta e demanda) a inflação começou a subir e o BC teve que agir rapidamente elevando novamente os juros.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  2. Se mexer na poupança estamos ferrados, não teremos mais onde pôr nossa grana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaaha... o cara mó rico!
      Poupança é coisa de pobre, de verdade.
      Deixa isso comigo.
      :D

      Excluir
    2. Pobretao,

      Vamos ver o que vai sair e se vai sair alguma coisa. Dependendo do que acontecer, as LCIs podem ser uma opção.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    3. Anônimo,

      Pois é a conta do cara tem alguns bons zeros na direita rsrs.. Tem porte pra aplicar em boas gestoras de fundos por aí.

      Eu até acho a poupança interessante. Para aplicações curtas (menos de 6 meses) ou pra deixar lá enquanto você não decide onde aplicar.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    4. HAHAHA! Pobretão, vc é um sarro!
      A poupança é um mau investimento e sempre será... Agora que os fundos estão piorando, ela tem que piorar tb... É a lógica!
      Não sei porque esse espanto todo...

      Excluir
    5. Max,

      Seja bem vindo ao blog!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. ô dólar.... ô dólar.....

    ASSIM VC ME MATAAAAAAAA!!!!!!!


    Resistência rompida, quero ver segurar o bicho agora.

    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo do BC,

      Sua saga no dólar já está dando uma boa história rsrs... Eu confesso que se estivesse nessa posição teria descarregado metade da posição em 1,90.

      Abcs, aproveite bem as verdinhas!

      Excluir
    2. não sei pq, mas me simpatizo com o Anônimo do BC :)

      Excluir
    3. Anônimo do BC,

      Graças a você começei a comprar na casa dos 1,82 e venho aumentando a posição. Principalmente porque viajo em Agosto para o exterior e preciso de proteção contra a disparada do Dólar !!

      Valeu garoto !

      Excluir
    4. Merece todos os méritos, está cantando essa pedra há muito tempo aqui no blog!

      Excluir
  4. Como sempre o governo resolvendo as coisas na base da canetada, mas como bem disse vc poruqe não aproveitam e fazem as reformas? tão fantasiando o crescimento fazendo o povo gastar o que não tem mais..kkkk, vai ser nosso subprime dos sem dinheiro...kkkkkkkkk
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      A caneta é o melhor companheiro do político populista e ainda "resolve" mais rápido o problema. Pena que tem perna curta, mas o suficiente para garantir uma reeleição.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. ahn só mais um coisinha, quando esse crescimento( compras do povão) acabar pode aumentar o número de desempregados e aumentar aquele número de inadimplentes de forma mais preocupante?
    abraços
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Exatamente por isso a inadimplência hoje, em pleno emprego, é preocupante. Não deveria estar tão alta pois o emprego e renda das famílias aumentaram. Acho bom o BC ficar de olho.

      Abcs,

      Excluir
  6. Olá, Anon. BC, olha parece que o governo está deixando o dolar correr um pouco, não está havendo intervensões.
    FI, interessante o movimento da Petro, as adr's nem se mexeram em NY, estão em deriva se armando para outra pernada de baixa, será que a sardinhada viu isso??
    Observe o mini-indice que já está batendo cabeça em resistencia, caso rompa já dá trade e o Ibov deve acompanhar, caso contrario vai ser no popular "lona".
    Lembrando a regra numero 1, nunca opere comtra tendencia!!!
    FI, em 2010 e 2011 capturei vários vídeos de aberturas e fechamentos de mercado da equipe do stormer, se me permite colocarei links para quem quizer baixa-los, é uma boa fonte de aprendizado, foi muito complicado para rippar ao vivo mais deu certo;

    Ivan

    ResponderExcluir
  7. Huum.... cenário propício para o estouro da bolha imobiliária.

    Desemprego + inadimplência.

    Olha a tragédia se desenhando:
    Recessão na Europa, juros menores, queda nos imóveis e na bolsa...
    Hora de correr para ouro e dólar.
    Mercado não terá outra alternativa.
    Vamos ver a atuação do BC na ponta vendedora.. será que segura?
    Xiiii... Falei que o Mantega tava encarteirando dólar, eles caras sacam, olham lá na frente....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Por enquanto a taxa de desemprego está baixa. O BC tem que se preocupar com a inadimplência, tem que pelo menos parar de subir.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. nãoooo hora de começar a se desfazer das posições de ouro e dolar e se preparar para compras com descontos :)

      Excluir
    3. Ostra,

      Estou de olho nesses descontos. Enquanto eles não aparecem, vai no trade mesmo rsrs..

      Abcs, bons trades

      Excluir
  8. Grande Finanças Inteligentes,ai ai ai. Não me Preocupo de Perder nas Aplicações Atrelado a Selic,O Problema é que Antigamente as Quedas dos Juros era Otima para Bolsa.
    Mais na Atual Conjuntura com a Situação Economica Mundial
    Se Deixa de Ganhar um Certo todo Mes para o Salve-se quem Puder na Bolsa,é por essa, que Finanças. Passei a Operar com Opções.Apesar de Reconhecer que não é esta a Finalidade das Mesmas,Ações,só de vez em Quando.Finanças
    me Desculpe, mais estou Postando um Link aqui no Site para os Amigos que Achei Interessante para quem Opera as Ações e Opções da Vale.Pode ser que os Gringos Especulem com essa Noticia.Grande Abraço.
    http://amazonia.org.br/2012/04/stj-julgar%C3%A1-liminar-da-vale-que-suspendeu-cobran%C3%A7a-de-r-24-bi/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. macr3,

      Boa! Eu também estou mudando um pouco minha estratégia. Ultimamente só tenho feito trades e minha carteira de hold na bolsa está com pouca coisa. Se não aparecer nenhuma oportunidade no curto prazo deverei trabalhar focar tudo em trades mesmo, mercado futuro passa a ser uma opção

      Abcs, bons trades

      Excluir
  9. Cara, que coisa de louco kkkk

    Quero só ver o reboliço que essa mulher vai aprontar na nossa economia!

    Pelo jeito vou ser obrigado a comprar dólar e ouro porque se o dólar disparar vamos ver nossa bolsa aos 30k pontos, ela está querendo dar uma de China desvalorizando a moeda pra aumentar as exportações mas esquece que nossa mão de obra não é barata igual a de lá.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Alternativo,

      Bem colocado. E na China eles sabem fazer planejamento de crescimento sustentado no longo prazo, aqui nós não sabemos nem o que é isso.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  10. Veja bem, pessoal...
    Não acho a política econômica atual tão ruim assim... O spread bancário é altíssimo, assim como os lucros dos bancos... Tem muita margem para diminuir... Juros menor estimula toda a economia.
    E a forma escolhida para baixar (competição com bancos públicos) foi a melhor possível.
    Ele já fez isso há alguns anos, e deu muito certo! Não vejo razão para não funcionar de novo...
    Quanto ao endividamento brasileiro, apesar de ter aumentado, ainda é pequeno... Crédito é necessário para o crescimento da economia.
    Acho que vai dar certo de novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Max,

      Concordo 50% rsrs... Por um lado os bancos abusam mesmo, o spread é alto demais. Mas por outro lado a tributação em cima dos bancos é completamente insana. Então o governo acaba sendo um dos responsáveis pelas taxas de juros absurdas nas linhas de crédito. Só não acho certo fazer o que fizeram na segunda-feira, o governo também é vilão junto com os bancos. Logo, ambos deveriam fazer o dever de casa.

      Sem crédito a economia não cresce, mas o BC tem que regular isso muito bem pra não deixar a inadimplência disparar. É como soltar pipa, de acordo com o vento você puxa e solta um pouco a linha... Exemplo ridículo mas foi o único que veio a cabeça no momento rsrs..

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  11. FI,
    Eu não acreditava em mudanças na poupança em ano eleitoral, mas já estou começando a acreditar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jônatas,

      É, agora a ordem veio lá de cima. Mudou tudo depois deste ataque em rede nacional.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  12. Colegas, prestem atenção!

    O Governo, ao pretender alterar as regras da poupança em pleno ano eleitoral (para "forçar" a queda dos juros), está passando recibo de que a situação econômica está se deteriorando muito rapidamente.

    Podem apostar que vem turbulência pela frente.

    abs.

    Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a turbulência lá fora já está grande, estão tentando disfarçar e segurar a 'marolinha' por aqui.

      Excluir
    2. Olá, vai mudar a regra sim, eita governo descarado, quem coloca dinheiro em poupança é aquele que não sabe e nem se interessa em outros investimentos com um monte de siglas esquisitas, imaginem quando sair oficialmente a MP, se houver queda grande nos depósitos o governo vai utilizar os outros investimentos para capitalizar suas obras e programas sociais e moradias??
      Ao meu ver um tiro no pé!!!
      Ivn

      Excluir
    3. Sim, é o famoso vôo de galinha. Você dá um impulso pelos juros mas não dura mais do que alguns anos, pois as reformas ficam engavetadas.

      Eu também não tenho a mínima ideia do que o governo irá fazer para manter o investimento da construção civil caso a poupança fique pior do que já é. Mas a Dilma tem todos esses estudos na mão. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.

      Abraços a todos

      Excluir
  13. Excelente Post, estou revoltado com esta despreparada da Dilma, ela esta iniciando um processo de destruição da economia brasileira através do fomento do endividamento da massa que daqui a um tempo não vai ter caixa para arcar com os compromissos. Subprime brasileiro. Vamos ficar igual a grande potencia americana abrindo consulado em pais de terceiro. Será que ninguem ver isto. Esta miserável deveria reduzir os impostos. Agora toma quem votou em mulher para controlar um país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camaleão,

      Vamos ver o que vai sair hoje. Parece que o Mantega vai se pronunciar daqui a pouco sobre a poupança. Mercado aguarda ansiosamente.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Essas ações não são coisa de "mulher", são coisa de petralha-parasita-do-estado. Tudo o que essa gente quer é mamar nas tetas do estado, e os trabalhadores que paguem a conta.
      Carla

      Excluir
    3. Sim, é o partido inteiro mergulhado na ideologia estúpida do populismo. Olha que interessante: o Brasil quer ter taxa de juros a nível internacional, ótimo. Mas porque ninguém do governo fala que quer taxas de inflações a nível internacional também?

      OCDE divulgou hoje que a inflação dos últimos 12 meses dos 34 países membros caiu para 2,7%. E a nossa dos últimos 12 meses é o dobro disso...

      Abcs,

      Excluir
  14. Já pensou se essa mudança na poupança gerar uma corrida bancária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Tudo tem que ser muitíssimo bem estruturado e planejado para evitar qualquer coisa do tipo. Se fizerem de qualquer jeito pode ser um tiro no pé, como disse o Ivan.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  15. Lucro do Banco do Brasil recua para R$ 2,5 bilhões no 1º trimestre
    Banco havia registrado ganhos de R$ 2,932 bilhões um ano antes.
    Carteira de crédito cresceu 19% em 12 meses.

    http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/05/lucro-do-banco-do-brasil-recua-para-r-25-bilhoes-no-1-trimestre.html

    Coitado do acionista! Além de ver o lucro diminuir, tem que ver sua empresa sendo usada politicamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu caro. Parece que os 22,00 serão testados em breve. E confesso que não estou nem um pouco animado pra comprar nesse preço visando longo prazo. Só para especular, mesmo assim só se der uma boa entrada.

      Abcs,

      Excluir
  16. mais um ponto na colcha de retalho...rs

    Regra da poupança mudará só para novos depósitos, anunciará governo
    Novas poupanças serão corrigidas por Selic mais TR.
    Remuneração será menor para permitir queda do juro, diz governo.

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/05/regra-da-poupanca-mudara-so-para-novas-cadernetas-anunciara-governo.html

    Imagine os bancos tendo que rodar duas poupanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Opa! News nova!

      Pessoal, pra garantir quem tem dinheiro parado na C/C joga tudo pra poupança.

      Abcs,

      Excluir
    2. nem a mudança da poupança para fazer a bolsa subir :p

      Excluir
    3. PS: não sei se repararam na malícia do artigo da Globo. Para efeito comparativo utilizaram taxa de administração de apenas 0,5%. O que é totalmente fora da realidade da média de fundos para o varejo. Hoje em dia muitos fundos de renda fixa já perdem pra poupança.

      Excluir
    4. rsrs... olha então a petro. Hoje em dia se você dormir no ponto devolve tudo que ganhou.

      Excluir
    5. Petro é bipolar rs
      Um dia sobe como se não houvesse amanhã e no dia seguinte o oposto rs

      Excluir
  17. Olá, viu ai pessoal, ontem as corretoras soltaram um monte de "analistas" dizendo que o ibov mudou para alta, muitos foram nessa e se deram mau, é assim que funciona o jogo dos grandes!!
    Como mudou o panorama financeiro creio que Bbas3 está montando uma grande e perigosa figura de topo, está no momento em uma deriva de baixa no diário, pode trazer oportunidade de compra caso rompa a banda superior, num horizonte mais longo segue num canal de baixa consolidado, vejo trade na banda inferior, segue link do gráfico;
    [URL=http://imageshack.us/photo/my-images/195/bbrasil.jpg/][IMG]http://img195.imageshack.us/img195/4766/bbrasil.jpg[/IMG][/URL]

    Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
    Ivn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivn,

      Não consegui abrir o link. Alguém aí conseguiu ver?

      Excluir
  18. http://colunistas.ig.com.br/ricardogallo/2012/05/02/pesquisa-mostra-foto-da-industria-fraca/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece gráfico de algum país da zona do euro rsrs... É mais uma amostra de que o problema não está nos juros.

      Abcs,

      Excluir
  19. Vou acrescentar um ponto de vista novo.
    Sou bancário e posso afirmar que a inadimplência está muito relacionada a taxa de juros.
    Exemplificando: A linha Cartão BNDES com juros de 0,98 % a.m. possui taxa de inadimplência próximo a zero. Por outro lado, as linhas de CDC Automático com taxas de 5,98 % a.m. apresenta inadimplência acima de 4 % e crescendo.
    Então existe a possibilidade de que com juros menores a inadimplência possa se reduzir no médio prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo vc só pode estar de brincadeira, quer comparar cartão do bnds que só empresa tem com cdc que qualquer pé sujo pode ter? francamente...

      Excluir
  20. Rogerio,

    A taxa de juros é um dos motivos da inadimplência, eu concordo. Mas acho que o fator principal de risco está na capacidade do cliente em honrar com os seus compromissos. Por exemplo: uma empresa com baixo faturamento e endividamento alto dificilmente conseguirá crédito do nível cartão BNDES, justamente porque o risco de calote é maior. Agora uma empresa com um bom faturamento e baixo endividamento (ou médio/alto, porém perfeitamente administrável) consegue taxas bem melhores no mercado. O mesmo vale para financiamentos de curto prazo (taxas maiores) e de longo prazo (taxas menores).

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  21. Olá, segue link, p/ ver maior faça o download;
    ivn

    http://imageshack.us/photo/my-images/195/bbrasil.jpg/

    ResponderExcluir
  22. A inflação deixou de ser uma preocupação do governo do dia para a noite? Eu perdi alguma coisa? Já estão comentando em uma possibilidade da Selic chegar em 7% ao ano...Como fica a inflação nessa história, levando em conta que o último ano ficamos na risca para não extrapolarmos o limite da meta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eles esperam que a crise mundial (=desaceleração chinesa) cuide da inflação...

      Excluir