quarta-feira, 16 de maio de 2012

O fantasma do corralito grego


Em dezembro de 2001 o ex-presidente da Argentina, Fernando de la Rua, entrou para a história mundial ao decretar uma medida de desespero para tentar impedir a quebra do sistema financeiro do país. O corralito foi criado para interromper a onda de saques nos caixas eletrônicos. Os argentinos estavam comprando dólares ou enviando dinheiro ao exterior para evitar a perda de recursos dentro das instituições financeiras. Evidentemente o corralito não funcionou, a Argentina quebrou e foi obrigada a declarar moratória.

Os saques volumosos dos últimos dias estão aumentando o risco de pânico dentro do sistema financeiro da Grécia. Clientes temendo o “corralito grego” ou mesmo a perda considerável de capital em uma conversão à moeda antiga (dracma) estão limpando suas contas bancárias nos bancos.

Desde a última segunda-feira, estima-se que foram retirados entre 700 bilhões de euros a 1,2 bilhão de euros em dinheiro por clientes dentro sistema financeiro do país. O Financial Times foi mais longe e afirmou que os saques já teriam superado 1,2 bilhão de euros desde a segunda-feira.

O Banco Central da Grécia está monitorando a onda de saques com bastante preocupação porque o sistema financeiro do país é um dos mais frágeis da Europa. Esta informação ficou evidente após os testes de estresse coordenados pelo BCE (Banco Central Europeu). Alguns bancos gregos não estão conseguindo operar com o BCE, as portas foram fechadas para instituições que não foram recaptalizadas.

Hoje também tivemos a divulgação da ata da última reunião do FED (Federal Reserve) nos Estados Unidos. A autoridade monetária sinalizou maiores preocupações com a política fiscal do país e seus impactos sobre a economia. O índice Dow Jones fechou em leve baixa com um martelo invertido que pode indicar fundo temporário de curto prazo.


No Brasil tivemos a divulgação de mais um dado negativo para a economia. Segundo a Serasa Experian, a inadimplência do consumidor cresceu 4,8% em abril, em relação ao mês anterior. Na  comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador registrou forte alta de 23,7%. Para o mês de abril esta é a maior elevação dos últimos 10 anos.

O índice Bovespa fechou o pregão em baixa após iniciar um movimento de repique forte na primeira hora de pregão. Após se aproximar da região dos 58k, a força vendedora apareceu rapidamente derrubando o índice para as mínimas em 55.4k. Este movimento culminou na perda da LTA que vem do fundo em 48k. Apesar de tudo tivemos um spinning top fora das bandas de bollinger que pode indicar fundo temporário no gráfico.


15 comentários:

  1. A ironia: povo grego não quer austeridade e investidores querem austeridade.

    Os investidores correm para o Euro pq não confiam no governo grego dando confiança ao governo alemão.

    Será que a democracia é o menos pior dos sistemas?

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Parte da população grega sabe que se a Grécia retomar ao dracma (em uma futura saída da zona do euro) o efeito câmbio vai fazer suas economias "desintegrarem", irão perder valor pois o dracma seria drasticamente desvalorizado. O risco deste cenário se concretizar aumentou com a realização de novas eleições onde os partidos radicais estão ganhando cada vez mais votos.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. FI os estrangeiros estão batendo em retirada, só voltam com ibov na lama, as adr´s perderam suportes o que pra mim agora qualquer alta chama venda, estou na RF esperando, se minhas expectativas se confirmarem vamos bater nos fundos de 2008. Tudo que desde ano passado vinha alertando está se confirmando, crescimento baseado em endividamento não se sustenta!!!
    IvanGomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IvanGomes,

      Acho que o Ibov está formando fundo acima desses 55k. O candle de hoje sinalizou uma boa configuração para início de um repique. Pelo menos as LTBs mais rápidas nos gráficos intradays deverão ser testadas. O crescimento com endividamento funciona, mas deve ser regulado para o BC não perder o controle da inadimplência. E até agora o governo não mostrou nenhum sinal de preocupação quanto a isso.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. FI, até estão preocupados... Mas vão empurrando o problema com a barriga...

      Excluir
    3. Eike Rico,

      Pode ser. Estão preocupados nos bastidores, mas não revelam esta preocupação ao mercado, por questões de marketing político e porque o governo está visando o crescimento "a qualquer custo".

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. qual é a lama desse ibov até aonde ela vai parar?qual é o limite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To torcendo por 12k dólares... sonhar não custa nada! rs

      Excluir
    2. Pra mim não importa muito pra onde vai. O que vier a gente negocia rsrs...

      Abcs pessoal, até amanhã!

      Excluir
  4. Coisa tá feia héin....

    Sigo no dólar, mas achava que com ibov a 55k o dólar estaria mais alto que isso. A queda do ibov tá tensa.
    O candle dessa semana tá assustador.
    Agora os "analistas" de plantão vão dizer que testaremos o fundo do ano passado.
    Isso a gente vem dizendo faz tempo.
    É isso aí pessoal, preservem seu capital pra grande promoção de 2012.
    Abç
    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, já estou começando me preparar, observe que está estourando um baita triângulo no mensal, alvo em 30k, interessante!!!
      Antes estava com um pé atraz em minhas análises, más depois que a Dilma deu uma ajudada e o Ifinanceiro entrou em derrocada estou mais convicto que os 30k serão novemente visitados;
      IvanGomes

      Excluir
    2. 30k dividido por R$ 2,00/dólar = 15k

      Quase o meu sonho. rs

      Quem sabe dólar chegue a 2,50

      Excluir
    3. Como eu já disse, não há porque o dólar subir muito. Só o BC e alguns especuladores não podem tanto... Estrangeiros, que são os "fortes", seguem vendidos no dólar. Eu avisei... hehe...
      Carla

      Excluir
  5. Olá pessoal.

    É isso aí. Situação está feia mesmo, passei a tarde toda observando a oscilação nos principais papéis do índice. Movimento típico de desova de posição, não estão saindo nem os repiques para o pessoal armar novas vendas à descoberto. Mais um suporte importante perdido com facilidade: 55k.

    Abcs a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clima de pânico. Acontece às vezes. Temos que estar preparados pra esses dias. Estrangeiros nem venderam tanto assim. Acho que agrava o Dow ter perdido suporte do semanal.
      Carla

      Excluir