sexta-feira, 4 de maio de 2012

O socialismo que pode atropelar Sarkozy


A ascensão do partido socialista de François Hollande sacudiu as bolsas de valores ao redor do planeta nesta sexta-feira. Neste domingo teremos o segundo turno das eleições presidenciais na França e o atual candidato a reeleição, Nicolas Sarkozy, está na corda bamba. As últimas pesquisas de opinião na França apontam uma vantagem de 5 pontos percentuais a favor de François Hollande.

A insatisfação da população com Nicolas Sarkozy é o principal motor do rolo compressor socialista de François Hollande. Sarkozy foi eleito há cinco anos atrás prometendo recuperar o poderio econômico da França com incentivos ao empreendedorismo, criar mais empregos e enxugar a máquina pública. Mas hoje em dia a França é uma economia que enfrenta um endividamento recorde de 1,7 trilhão de euros e uma taxa de desemprego de 10%, o nível mais alto em 13 anos.

Sarkozy pode ser o décimo primeiro líder europeu a ser varrido pela crise econômica europeia ou por medidas de austeridade fiscal (que por sua vez são medidas extremamente impopulares). Nomes importantes como o premiê italiano Silvio Berlusconi e o primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríquez Zapatero fazem parte desta lista.

A preocupação maior do mercado é se a direção política e econômica na França será mantida em uma possível vitória do candidato socialista. A posição da França dentro da zona do euro é de suma importância para os países membros, justamente por ser um dos pilares que sustentam o euro. Há um temor de que Hollande não siga à risca as medidas de austeridade que são necessárias para tentar conter a crise econômica. Um governo francês menos rígido que o atual é uma das grandes preocupações da Alemanha dentro do bloco.

Entre as principais propostas do candidato socialista está na criação de um banco de investimento público priorizando pequenas e médias empresas e garantir fomento aos empresários. Fraçois Hollande promete também uma grande reforma fiscal e luta contra o desemprego. Disse também que se vencer no domingo, sua conquista será mais uma censura ao governo de Sarkozy do que um resultado dos seus próprios méritos. Esta frase gerou um tremendo mau estar nos mercados.

O principal índice do mercado francês fechou a semana em forte queda devolvendo todos os ganhos da semana anterior. Com isso tivemos a formação de um topo descendente onde pode-se traçar uma LTB rápida a partir do topo do ano em 3.6k. Deverá testar LTA que vem do fundo da crise europeia no ano passado.


Dados macroeconômicos dos Estados Unidos chamaram a atenção do mercado neste último pregão da semana aumentando ainda mais a tensão dos investidores. O número de empregos criados fora do setor agrícola subiu para 115.000 no mês passado. Esse número ficou bem abaixo das expectativas do mercado. Indica que o crescimento econômico norte-americano está desacelerando.

Um fato importante pouco comentado na mídia é que parte do declínio no desemprego é causado por pessoas abandonando o mercado de trabalho, ou seja, cada vez mais aumenta o número de americanos que estão desistindo de procurar emprego. Estes portanto não entram mais nas estatísticas. O índice de participação da população economicamente ativa caiu em abril para o menor nível em mais de 30 anos.

O desempenho do índice Dow Jones na semana deixou a desejar ao entrar em uma configuração de topo, a ser confirmado na próxima semana, bem abaixo da linha de resistência em 13.3k. Perdendo a região do suporte psicológico nos 13k, Dow Jones poderá voltar a testar a linha dos 12.7k.


Movimento curioso na bolsa de Xangai. Os chineses fecharam a semana em alta, rompendo importante LTB, mesmo com o circo pegando fogo mundo afora. Está caminhando para testar último topo em 2.5k.


Para efeito comparativo vamos observar o desempenho do mercado indiano. O índice da bolsa de Bombay fechou a semana em baixa perdendo a linha central de bollinger e acionando pivot de baixa alimentando a tendência de queda iniciada em fevereiro deste ano.


No Brasil o índice Bovespa fechou a semana em baixa, renovando mínima no diário, semanal e mensal. Mais um péssimo fechamento para os comprados refletindo o total domínio do mercado pela força vendedora. Destaque para o giro alto do pregão desta sexta-feira atingindo 9,87 bilhões de reais, um dia atípico denunciando a presença acima do normal dos players de mercado.


Índice próximo de testar a região dos 60k. Esta é a principal linha de suporte no médio prazo e possui um efeito psicológico relevante. Pode aparecer algum respiro ao testar esta região, engatando um possível repique para formação de um topo descendente, pois a queda está em linha reta desde os 69k.

Não é de hoje que o mercado financeiro não está fácil para permanência de posições mais longas. Em uma visão geral, o investidor que montou estratégia no início deste ano (quando apareceu uma boa oportunidade de entrada) e não realizou o lucro da operação, devolveu quase tudo ao Sr. Mercado. Hoje em dia, qualquer lucro extraordinário deve ser minimamente preservado. A única semelhança entre a bolsa de valores dos tempos de Buffet e Cia e a bolsa de hoje está no endereço. O mercado mudou muito nos últimos anos como avanço da tecnologia, dos derivativos, HFTs (operações de alta freqüência) e mercado futuro. Se o mercado evoluiu, temos que evoluir também. Quem define as regras do jogo não somos nós. Pensem isso.

No mais, desejo um ótimo final de semana a todos vocês!

Posts da semana:

54 comentários:

  1. FI, concordo completamente com o que vc escreveu no último parágrafo. Desde que entrei na bolsa sempre tentei aprender sobre os derivativos e mercado futuro. Fiz cursos e gastei uma nota. Mas valeu a pena. Desde abril do ano passado tenho operado muito mais mercado futuro do que à vista. Tem quem pense que é loucura. Mas com uma boa gestão de risco pode ser ótimo. Basta deixar uma grana de margem em CDB (desde que seja com uma rentabilidade boa - tenho em 98,5% do CDI) e operar direitinho. Muita coisa boa pode acontecer.
    Um abraço.
    LFB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LFB,

      Realmente é uma questão importante a ser considerada pelo investidor. Não que seja obrigatório operar mercado futuro, mas pelo menos entender que a dinâmica do mercado mudou com esses novos avanços. A cada dia que passa os mercados são cada vez mais técnicos e especulativos e as oportunidades estão aí. Basta ter uma boa estratégia para se adaptar ao meio de negócios.

      Abcs, bons negócios

      PS: hoje quando estourou pivot de baixa lembrei do BR20 Titans.

      Excluir
    2. Então FI... falar da BR20 Titans parecia pregação do dilúvio. VAI CHOVER. Pois é. Choveu (caiu). Agora é óbvio. Fica fácil de falar que o troço tá feio. Eu, particularmente, acho que é só o começo. Mas não tem como fazer algo decente com base em opinião. Vamos ver onde vai terminar esta queda e aproveitar para comprar algumas promoções que façam algum sentido. Ainda não começou a queima de estoque.
      Abraço.
      LFB

      Excluir
    3. LFB,

      Também estou achando que vai ser difícil segurar nos 60k, apesar dos repiques costumeiros. Congestionou muito perto de uma linha forte e estourou pra baixo com volume muito alto.

      Ano passado, abaixo dos 60k começaram a aparecer algumas promoções, mas este ano deverá ser diferente pois no geral os resultados recentes das empresas estão sendo desanimadores.

      Abcs,

      Excluir
  2. FI,

    Concordo que a bolsa mudou bastante, mas ainda acredito nela como "poupança" afim de evitar um pouco do risco Governo.

    Com tantas mudanças de politica econômica, não seria uma boa seguir o conselho de Graham de ter pelo 25% de capital na bolsa? Até por quê duvido que todas grandes empresas brasileiras quebrem. Eu mesmo não tenho isso lá, mas pretendo fazer antes da virada do governo. Atualmente só tenho feito operações.

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Pra te falar a verdade eu não sigo conselho de ninguém rsrs... Eu tenho operar e investir conforme as oportunidades vão aparecendo ou de acordo com a sinalização do mercado. Se as coisas mudam, eu mudo também. Não gosto de ficar engessado em uma posição aguardando melhoras futuras. Eu tenho as minas estratégias, mas as regras são flexíveis.

      No momento atual estou focando apenas em operações de curto prazo e não sei até quando continuará assim. Vai depender do que aparecer por aí no mercado. O mais importante é você se sentir bem com o seu sistema e sua forma de investir.

      O risco sempre vai existir, no caso do governo você pode minimizar isso adquirindo ativos reais.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. Eu trabalho com um frances e ele disse que os 2 canditados são uns merdas, mas o pessoal tem um pe atras com os socialistas....o pessoal vai votar no menos pior.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord Caçador,

      Parece que é isso mesmo. Sarkozy ainda tem a desvantagem de pegar o período mais turbulento da história do euro. Parece que pararam de fabricar bons políticos no mundo inteiro rsrs..

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. FI, na minha visão o mercado tá de lado, por isso não tá fácil pra position, mas se tiver estratégia sempre dá pra ganhar um trocado.
    abrço, bom fds.
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      É isso aí. Uma estratégia bem definida é meio caminho andado para o sucesso da operação, além de ajudar e muito no fator psicológico.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. eai fi!

    Realmente quanto mais o governo se esforçar p tirar a economia do povo da poupanca e migrar para a bolsa, mais a bolsa tende a cair hehehe tem que mudar é a educacao do povo e nao os juros, para daki uns 10 anos o povo estar endividado ate o talo e os bankeiros dando risada dakele juros baixo de anos atraz(presente) se é que me entendes... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saimon_Rijo,

      Eaí, tudo bom? Uma boa parcela dos investidores que se aventuraram na bolsa em 2008 (foi o pico dos investidores PF) saíram machucados e talvez não voltem nunca mais. Os poucos que insistiram e ficaram para aprender e estudar o mercado estão conseguindo sobreviver, uns mais, outros menos. Mas estão aprendendo e esta experiência é o que fará a diferença ao longo dos próximos anos.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  6. Sarkozy será semprem melhor que qualquer idiota socialista que só farão afundar a Europa que está nesses problemas pelo que os próprios socialistas criaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobretao,

      Também votaria no Sarkozy para pelo menos dar prosseguimento as medidas que foram adotadas para tentar trazer de volta a estabilidade fiscal do país e da própria moeda. Essa peça (euro) é fundamental para impedir que a Europa afunde numa crise sem precedentes.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Não sou grande estudioso da política francesa, mas se o Sacorzy fosse tão bom seria reeleito.

      Certeza q teremos forte emoções na abertura das bolsas na segunda-feira. Já tô com dinheiro separado para as compras eheheh.

      Excluir
    3. f,

      Concordo, bom também não é. O desemprego alto lá na França fala por si só. É como o Lord Caçador disse logo acima, o menos pior ganha.

      E parece que o Hollande vai levar. Vitória construída em cima do erro do adversário. O mar está turbulento no mercado, fortes emoções para pelo menos até o segundo semestre deste ano.

      Abcs, bom domingo

      Excluir
  7. BOA NOITE FI.

    O Q VC ACHA DA VALE,ELA TEM CAIDO MUITO,PENSEI DE ENTRAR NAS OPÇOES DA VALE NA SEMANA Q VEM TO ENTRE VALEE43 E VALEE44,O Q VC ACHA QUAL SEU CHUTE PRA SEMANA Q VEM,FAZ UMA ANALIZE PRA MIM FAZ ESSE FAVOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este rapaz não tá falando sério... Opções é quase sempre um jogo de azar. E de muito azar...
      Arnaldo

      Excluir
    2. Anônimo,

      Não opero opções, mas pelo menos uma análise da vale para curto prazo eu consigo fazer rsrs..

      Nos 39,85 tem um suporte meia boca alí. O mercado acabou antecipando um pouco repicando nos 39,98. Não pegou no ponto, paciência. Continue na mira aguardando o alvo perfeito. Se por ventura perder os 39,85 na semana que vem, vai abrir nova janela de venda rápida. Um ponto positivo para compra é se respeitar esses 39,85 pode dar um pulo lá nos 41,18 pra fechar o GAP. VALE5 é um papel que tem por característica soltar muitos GAPS, sendo que a maioria são fechados.

      Mas eu sinceramente evito de operar na VALE5, somente quando o gráfico está gritando muito. O papel é muito estressado, volta e meia arrebenta pra algum lado. Sem falar que nesse terreno aí é cheio de player fazendo spread com centavos, alvo também dos HFTs.

      Espero ter ajudado, qualquer coisa volte a perguntar.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    3. Arnaldo,

      O problema é que muita gente entra nas opções sem uma estratégia bem definida e psicologicamente despreparado. Tem que ter cabeça de monge rsrs.. Não é fácil não.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  8. É complicado o que está acontecendo no mundo FI.

    O pessoal não seguiu o que o Keynes ensinou (para tirar uma economia da recessão é preciso inundar o mercado com dinheiro mas por pouco tempo e não por 10, 15 anos initerruptos) agora a solução não resolve mais.

    Já a austeridade fiscal só piora mais as coisas, pois aprofunda a recessão.

    Não vai ter jeito. Na minha visão será necessário desalavancar a economia. Não se faz isso sem dor.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike Rico,

      Keynes é a melhor teoria do político. Você inunda o sistema financeiro e este por sua vez repassa a liquidez para a economia real. Só que esqueceram de combinar com os bancos, que é a peça chave nessa história. Cometeram um erro grave de injetar liquidez em instituições totalmente falidas, o sistema financeiro está cheio de zumbis e não sabemos quais são.

      Concordo com você, mais cedo ou mais tarde essa desalavancagem vai ter que acontecer. Mesmo que seja através de uma inflação alta no mundo inteiro. Sinceramente acho que estão tapando o sol com a peneira desde 2007, quando os primeiros sinais do subprime começaram a aparecer.

      Sobre a austeridade fiscal, é um remédio amargo no curto prazo, mas é o que vai garantir o alívio fiscal dos países no longo prazo e permitir que rolem dívidas em taxas sustentáveis. O endividamento precisa estar sob controle e as contas tem que fechar (superávit primário pelo menos). Se não fizerem isso estariam rolando títulos com bônus cada vez mais altos, isso é igual uma bola de neve. Em uma década você fica com a corda no pescoço e acaba declarando moratória.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Definitivamente estamos num "buyer´s market". É uma pena que ainda não tenho $$ suficiente para comprar ETFs americanas e européias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Max,

      É bem complicado porque aí entra o câmbio também. E nossos amigos de Brasília fazem o que querem com a cotação. Tem que ter pelo menos um hedge aqui.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  11. Destaque para a forte queda dos bancos, elétricas e petrobras. Segundo o Leandro (L&S) é o governo destruindo o valor das empresas.
    Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnaldo,

      É o que acontece quando o estado consegue se infiltrar dentro das empresas privadas e exercer sua influência na administração em prol da política pública. Alguns governos criam estatais ou até mesmo se apropriam de empresas privadas, mas aqui é diferente. O governo faz isso comprando ações. Basta ser o majoritário. Hoje há uma boa quantidade de grandes empresas brasileiras onde o governo possui uma participação relevante.

      Abcs,

      Excluir
  12. Olá, , observem que sempre as correções do indice fica entre os 50 e 60% aproximadamente, então é de esperar que novamente chegue por volta dos 35K, ao meu ver vamos ver um Ibov lateralizado por vários anos, ótimo!!!
    Crises são apenas justificativas para as quedas, as correções fortes são na verdade grandes players colocando os preços em níveis para longo prazo, aconselho sempre um acompanhamento semanal e o diário e intraday para ajustar o timing;
    ivngomes
    ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Dentro de zonas de congestões longas tudo pode acontecer. Por isso é interessante focar em operações mais curtas. Na minha opinião, o ganho da operação está no timming. Se você consegue fazer boas entradas a saída pode ficar por conta do Sr. Mercado.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  13. Paulo Simões Diniz5 de maio de 2012 21:01

    Apesar dos apesares, o investidor estrangeiro continua aplicando na Bolsa brasileira ainda que de modo tímido. Se vc pegar o total do mes de abril, os gringons compraram mais R$ 470mi do que venderam. No dia 02/5 compraram R$ 180mi mais do que venderam. Depois disso não tenho os dados. Mas eles parecem mais confiantes em nossas empresas que os próprios brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo isso é estratégia, vão deixando um pouco de saldo pra enganar, em 2008 era desse jeio e olha o resultado, olha e é pra ficar de olho quando noo EUA subirem os juros vai ser um derrame nos mercados emergentes tirando dolares, estou propício as compras más bem escalonadas, aos poucos e com stop sempre armado, isso investimento;
      Ivan

      Excluir
    2. Paulo Simões,

      Se você observar bem o fluxo de estrangeiros na Bovespa vai notar que houve um forte movimento comprador iniciado em dezembro do ano passado até final de janeiro/início de fevereiro este ano. O pico foi aí. Depois começaram a vender, mas como todo o movimento, não é uma saída em "linha reta", os repiques acontecem.

      Porém isso não significa muita coisa para os fundamentos das empresas, a grande parte desse fluxo é especulativo. Tanto é que já realizaram boa parte deste lucro.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    3. Ivan,

      Estrangeiros utilizam também as corretoras nacionais para tentar esconder ao máximo suas estratégias. As vezes montam posições contrárias à sua estrategia em algumas corretoras só para impedir este vazamento.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  14. bom dia FI.

    me desculpe pela insistencia,rsrsrs.
    perguntei a vc da vale,qual seria na sua opiniao pela logica operar,valee43 ou valee44 pelo strike?
    na serie D passada vi a valed43 a 0.02 e ela chegou num dia só a 0.44 ou 0.46 c nao me engano.nao entrei por q tava ja com meu psicologico meu abalado com medo de entrar,rsrs.c eu tivesse entrado tinha ganhado muito dinheiro.mais tudo bem oportunidades na bolsa sempre tem,a vale na minha opiniao é boa pra ganhar dinheiro mais é boa pra perder tambem como vc dizia ai na resposta q me deu,ela é muito estressada as vezes sobe demais e as vezes dece demais.eu anlizando no dia a dia vi q a vale caiu demais entao quando ela cai demais,atendencia é uma hr ela subir de uma vez igual na série D passada.me corrija c eu estiver errado.sempre sigo seu blog acho muito interessante ta de parabens.

    grande abraço.obrigado pela paciencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Bom dia!

      Estamos aqui é pra isso mesmo. Como você bem notou o papel é bem estressado, cai forte, sobe forte, abre GAPs e fecha GAPs. Como tem um GAP aberto pode ser que ocorra um tranco pra cima. A pergunta que fica é: quando será? Para minimizar esta dúvida do quando, seria interessante abrir compras em regiões de suporte.

      Apenas uma sugestão, não sei se vai lhe ajudar mas pra mim funciona: não olhe para trás e diga qualquer frase com a palavra "se". Isso acaba com o seu psicológico.

      Abcs, bons trades!

      Qualquer coisa volte a perguntar

      Excluir
    2. Tem que saber também que a série E vence daqui duas semanas. Se o trade der errado, não terá muito tempo pra tentar recuperar. Nas minhas observações, esses ganhos de 200, 300, 500% acontecem a cada 15 ou 20 perdas nessa mesma quantia. Digamos, uma chance em 15/20 de dar certo... O resto, é "perda total".
      Arnaldo

      Excluir
  15. FI,

    A dívida líquida vêm diminuindo, mas a bruta nem tanto. Pelo que entendi, a dívida líquida é a dívida bruta menos ativos. Se for isso, uma queda no mercado das ações de "estatais" elevaria a dívida líquida. É isso mesmo?

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Se eu entendi bem a sua pergunta, sim. Mas pra tirar a dúvida, poderia exemplificar melhor? Obrigado,

      Abcs,

      Excluir
    2. FI,

      Então...

      Eu vi esse vídeo do Kanitz onde ele argumenta que os juros estão caindo pq a dívida líquida está caindo.

      http://www.youtube.com/watch?v=Jp1N8P0Ef9w

      Minha dúvida é se a dívida líquida aumentaria no caso de queda no valor dos ativos da união, por exemplo ações de bancos, mineradoras e outras.

      Grato,
      Sir Income

      Excluir
    3. Sir Income,

      Humn... aí eu não vou saber te dizer com certeza. Mas eu acho que aumentaria sim.

      Abcs,

      Excluir
  16. Respostas
    1. Quero ver se o Hollande é "macho" de enfrentar o Sr. Mercado e a Sra. Merkel... Capaz de "amarelar" em vez de "avermelhar"! haha...
      Arnaldo

      Excluir
    2. BOVESPA já precificou ou vamos ter um dia de promoções?

      Excluir
    3. Arnaldo,

      Será que o vermelho vai virar rosa? rsrs... Alemanha não costuma pegar leve nessas coisas, deixa a Merkel fazer sua primeira visitinha, a partir daí vamos ver como será a postura de Hollande.

      Abcs,

      Excluir
    4. Sir Income,

      Promoção mesmo como aconteceu ano passado não. Pela AF, os preços dos ativos ainda não chegaram a um nível considerado barato. Mas pra especular pode dar uma oportunidade de compra se testar os 60k, pode sair repique aí.

      Abcs,

      Excluir
  17. Mais um país pintado de vermelho no mapa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Idiota,

      Mais um vermelho, só que este foi parar bem no centro da Europa. Pode bater de frente contra alguns dos ideais alemães e lutar para reduzir a austeridade fiscal. Vamos observar os discursos de Hollande pra enxergar melhor o que ele irá fazer.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  18. E na Grécia tem eleições legislativas importantes para a base aliada a favor do plano de resgate via UE e FMI. Estes por sua vez forçando o país a tomar severas medidas de austeridade fiscal para receber o dinheiro. Ao que tudo indica, esta base aliada será dissolvida e perderá representatividade permitindo a ascensão da Nova Democracia. Partido anti-resgate.

    ResponderExcluir
  19. Olá, pessoal minha visão da Petrobras que compartilho com vçs, o papel caminha depois de quase 10 anos para um novo teste em seu canal de alta, creio que se aproxima o fim desta baixa, que aliás a mais longa!! Para perder um canal destes só algo muito grave acontecendo, bom segue o gráfico mensal endexado em dolar-pronto, tirem suas conclusões!!
    IvanGomes
    http://imageshack.us/photo/my-images/600/petr4dol.jpg/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa!

      Se perder este último fundo poderá jogar o papel pra base do canal de alta mesmo. Só que iria testar esse canal um pouco acima da região do suporte que você traçou no gráfico.

      Abcs,

      Excluir
  20. FI, reivindico um robusto texto de sua autoria que analise visceralmente nosso amado país sob o jugo do Petismo. Desejo entender porque blogs do Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Azenha, Mino Carta, entre outros ufanam tanto o "social-capitalismo" brasileiro da era PT, defendendo, além do mais, a absolvição dos 40 ladrões do mensalão. Carecem de senso crítico ou estou completamente persuadido pelo que eles chamam de PIG? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Idiota,

      O que está acontecendo no Brasil é extremamente preocupante, mas eu não vou entrar muito a fundo nisso até mesmo porque o meu blog foi atacado semanas atrás.

      Em compensação eu vou deixar um artigo que recomendo leitura: http://www.imil.org.br/artigos/tendencia-perigosa/

      Abcs

      Excluir
    2. O Idiota
      O que acontece com o governo do PT é o mais sórdido do capitalismo. Paulo Henrique Amorin, Luis Nassif e Mino Carta têm seus blogs e revistas financiados pelas estatais.
      Quem faz análises corajosas sobre isso são o jornalista Reinaldo Azevedo e o economista Rodrigo Constantino.
      O FI, como você pode ver, já foi "censurado". Mas vamos pedir ao FI que fale de economia, que já está bom demais!
      Arnaldo

      Excluir
    3. Arnaldo,

      Exatamente.

      Podem ficar tranquilos que continuarei abordando todos os assuntos relacionados a economia, mercado financeiro, investimentos em nossas análises diárias.

      Abcs, bons negócios

      Excluir