quarta-feira, 30 de maio de 2012

Reduzindo a calibragem


O Copom (Comitê de Política Monetária) acabou de reduzir a taxa selic de 9% para 8,5% ao ano, reduzindo assim o ritmo de corte na taxa básica de juros. Este é o menor patamar de juros em toda a história do Banco Central e provavelmente não será o fundo histórico, a taxa poderá cair novamente na próxima reunião do Copom. Segue o breve comunicado divulgado após a reunião:

“O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O Comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária. Diante disso, dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 8,50% a.a., sem viés”.

Percebe-se que o Banco Central continua se apoiando no cenário externo para justificar os cortes na taxa selic, já que a inflação segue puxada, sem sinal de alívio e com projeções de fechamento anual fora do centro da meta (4,5%), mais uma vez. Como não houve indicações sobre fim do ciclo de afrouxamento monetário, deveremos ter pelo menos mais um novo corte sobre a taxa selic na próxima reunião do Copom (10 e 11 de julho). Vamos obter mais informações após a divulgação da ata na semana que vem.

Os mercados foram abalados nesta quarta-feira com os resultados de uma nova pesquisa eleitoral na Grécia apontando o partido radical Syriza (contra a austeridade fiscal) com 24,4% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o partido Nova Democracia com 23,7% e terceiro lugar o Pasok com apenas 14% das intenções de voto.

Ainda na Europa, o ministro das Finanças espanhol, Luis de Guindos, detalhou o plano de resgate para o Bankia, dizendo que pagará o socorro de 19 bilhões de euros com dinheiro levantado por meio de um leilão de bônus do Tesouro. O yield dos títulos soberanos espanhóis de 10 anos saltaram para 6,64%. O prêmio de risco da Espanha (diferencial entre o bônus espanhol e o alemão, ambos de 10 anos) também saltou para novo recorde historio aos 525 pontos.

A tensão aumentou nos mercados e Wall Street virou a mão na venda. O índice Dow Jones (assim como S&P500) fechou com um forte engolfo de baixa marcando topo em 12.6k, originando a formação de uma nova LTB. Poderá buscar a próxima linha de suporte em 12.3k.

  
No Brasil o índice Bovespa fechou o pregão em baixa respeitando a LTB de curto prazo. O suporte intermediário dos 54k não agüentou a pressão vendedora na abertura do pregão e agora o índice poderá retestar mais uma vez a linha dos 53k. Se esta linha for perdida o Ibovespa poderá buscar a região dos 50k (psicológico) em algumas semanas.


35 comentários:

  1. FI,

    Quais critérios você utiliza para concluir que os fundos imobiliários estão caros?

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem gostaria de saber essa, estou comprado em knri11 a 1230 a cota, comprei neste momento pois olhando as épocas de emissão de novas cotas e comparando com os gráficos pude notar um padrao de altas após essas emissões. Isso foi em fevereiro. Hoje cada cota está sendo vendida a 1560, sendo que rompeu a resistência psicológica dos 1500 ontem após algumas semanas tentando romper. Pensei até em comprar mais cotas deste fundo agora neste novo ponto de entrada.
      Vc chegou a dar uma olhada no grafico deste fundo? Com a bolsa indo pro buraco acho uma opção interessante.
      Obrigado

      Excluir
    2. Sir Income,

      Porque subiram muito. Cota cara não compensa comprar na minha opinião. É muito complicado analisar FII, não conseguira explicar em um comentário simples. Além de ser muito relativo também.

      Este link abaixo explica muita coisa. Na parte final tem um passo a passo bem didático com 8 ítens. Sugiro leitura de todos rsrs... Vale a pena separar um tempinho pra ler:

      http://hcinvestimentos.com/fundos-imobiliarios/


      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    3. Anônimo,

      Sem dúvida FIIs são uma opção interessante. Mas eu não utilizo gráficos pra analisar, gosto de ver as oscilações e preços mas isso não interfere na minha escolha. Esse eu não conhecia, parabéns pelo upside!

      Este link que passei para o Sir Income é muito bom, depois dê uma olhada.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  2. Sobre os comentários de ontem, muito mimimi mas a analise fundamentalista explica perfeitamente a queda.

    Falo isso reconhecendo meu erro pois comprei com nos 6reais com P/L de 6 depois de cair 50% continua com o mesmo P/L pois o denominador despencou... fica a lição.

    Abs,

    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio,

      Sim, muitas empresas apresentando resultados ruins isso vai prejudicar os fundamentos. Por isso que eu gosto de acompanhar macroeconomia pra pelo menos tentar fazer algumas projeções de crescimentos, setores mais afetados, etc.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. Ótimo post FI!
    Com toda essa tensão e incerteza, eu não vou comprar nada por enquanto. Vou fazendo caixa com opções e aportes. Só volto a comprar abaixo dos 50K ou acima dos 57K.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, compra apenas quando a tendencia virar, o fechamento de hj já aciona novo pivot de baixa em fechamento, à confirmar amanhã ou depois tálvez; Objetivo os 48K onde pretendo uma entrada com stop barato, e por falar em 48K este é um nível muito importante, caso perdido deveremos buscar os 35K rápido e em seguida 30K, por ai será que vai ser barata a bolsa?? Acho que não, digamos 24K ao meu ver!!
      Ivngomes

      Excluir
    2. kkkkkkk

      a negada viajar nos comentarios

      Excluir
    3. Investidor Troll,

      Obrigado! É tem que aparecer coisa boa pra comprar, caso contrário não tem negócio rsrs.. É isso aí, mantenha-se fiel a estratégia.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    4. Ivngomes,

      Não sei porque vai depender dos resultados futuros das empresas. Atualmente percebe-se que os preços caíram e as ações não ficaram baratas. Ano passado os preços caíram e apareceram algumas promoções. Eu gosto de ir com um passo de cada vez rsrs.. Perdendo 53k vamos testar o psicológico dos 50k.

      Vamos ver como fecha o candle mensal amanhã. Está querendo ficar mais feio do que os rachas do ano passado.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    5. Clerton,

      Que nada rsrs.. Debater é sempre bom


      Abcs, bons negócios

      Excluir
    6. Não sabemos quase nada sobre o que se passa no mundo corporativo. A coisa pode estar muito pior do que se divulga. O fato é que se cair, vai ser rápido e quem investe pra longo prazo não vai poder fazer nada. O jeito é fazer caixa e aguardar as promoções. Não gosto de ficar especulando movimento de mercado, pois nem de AT eu entendo.

      Excluir
    7. Investidor Troll,

      Pelos números podemos ter uma idéia, os últimos resultados foram desanimadores. Quem investe no longo prazo sempre vai ter que colocar dinheiro novo na bolsa pra tentar reduzir o preço médio durantes os crashs. E quanto mais a bolsa cair, maior será o rombo (na queda você perde mais e na alta você ganha menos). O pior é que quase não aproveitam essas oportunidades raras do mercado.

      Se precisar de qualquer informação sobre análise técnica pode perguntar.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    8. Caro FI,

      Seu commentário é perfeito. Apenas permita-me aprofundar um pouco sobre a postura do holder num crash. Eu não acho que ninguém tem que colocar dinheiro novo para reduzir preço médio na queda acentuada de preços. Acho sim, que devemos aproveitar baixos preços para comprar mais papéis de empresas boas e lucrativas, pois quando o pânico passar, essas serão as primeiras a se recuperar. Quando a empresa é ruim, o investidor tem que vender a qualquer preço e colocar o dinheiro numa empresa boa. Nada de reduzir preço médio em empresa ruim. Pra que eu vou querer reduzir meu preço médio em Gafisa, por exemplo?

      Temos que ter em mente que se os fundamentos são bons, o crash é apenas passageiro. Veja o gráfico do IBOV com as crises que coloquei no meu blog.

      Para aproveitar a oportunidade de um crash, tem que ter dinheiro na renda fixa, coisa que eu não tenho atualmente. Um grave erro que estou cometendo nas minhas finanças, mas que pretendo resolver com o tempo. Mas tomara que o IBOV não vá aos 30k antes disso... hehehe

      Um abraço!

      Obs: atualização mensal já postada!

      Excluir
    9. Investidor Troll,

      É, tem sempre que separar uma boa parte do capital para aproveitar nos crashs. Mas esse erro é administrável e nos próximos crashs você estará mais preparado e vai saber aproveitar bem a oportunidade. Mercado tem todo dia, toda semana, todo mês, todo ano, vai ser assim até durar o capitalismo rsrs...

      Abcs, bons negócios!

      Excluir
  4. OGXP3 ==> - 8,36%

    Tá buscando o valor intrínseco rs

    Do jeito que as coisas funcionam no Brasil, não duvido que a Petrobras compre essa bomba o Eike.

    ResponderExcluir
  5. Sir Income,

    Ou está carregando os minoritários para furar os poços de petróleo? rsrs... Empresa do Eike tô fora, são boas só pra fazer uns trades rápidos e nada mais. Se a Petro comprar a OGX vai formar uma bela dupla sertaneja.

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  6. FII ,

    Tava olhando uma ação nesse ano krot11 , alguém tem alguma análise fundamentalista sobre essa empresa .Agradeço desde de já


    ASS: AT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia AT,

      Essa eu não acompanho, está fora do meu radar. Passando o olho nos números dela dá pra perceber que o P/L está bem puxado e além do mais não paga dividendos. Mas pela técnica é papel em uma boa tendência de alta, subiu muito bem este ano.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. FI,
    Queda da SELIC, retirada ou diminuição do IPI...
    Fortes incentivos para se gastar mais. Assim a inflação é inevitável, aí daqui algum tempo a política toma sentido contrário: aumenta a SELIC, volta a taxar a linha branca e os veículos.
    Já estou cansado de medidas paliativas, quando o governo irá começar a educar de verdade o cidadão?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a Dilma mandou e pronto mais uma baixa na selic, o Pib virá minguado este trimestre e agora?? Como fazer o Pais crescer novamente com o povão endividado e a inflação nas alturas corroendo a renda, complicado!!

      Excluir
    2. Jônatas,

      O governo quer crescimento a qualquer custo pra ganhar votos e manter a popularidade. Os buracos vão sendo deixados na estrada, chega uma hora que terão de trocar o asfalto e aí vamos pagar a conta com novo aperto monetário.

      O governo gasta mal e não faz as reformas necessárias. É por isso que estamos ficando pra trás entre os emergentes. Muitos países fazendo o papel da cigarra e nós, como sempre, fazendo o papel da formiga.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    3. Anônimo,

      O governo primeiramente vai ter que permitir este nível de endividamento alto oferecendo condições para taxa de desemprego continuar baixa. A inflação é uma "pedregulho no sapato", acho que vai continuar alta e fora da meta.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    4. FI, na formiga x cigarra é o contrário, né?

      Excluir
  8. No ritmo que vai, OGXP3 vai fechar o mensal bonito na foto... foto para urso kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos vários lindos desenhos de queda!...
      Mas como diz o F.Goes, o filé mignon da venda já passou. Agora é só tiro de trincheira.
      Arnaldo

      Excluir
    2. Sir Income,

      Só faltou jorrar mel na sequência de candles mensal da OGXP3. Que paulada! rsrs...

      Abcs,

      Excluir
    3. Arnaldo,

      Sim. E está bem mais fácil ganhar nos tiros de trincheira vendido do que tirar uns trocos nesses repiques.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  9. PIB da Índia é o pior já registrado pelo país em quase 10 anos

    http://www.youtube.com/watch?v=JvRAngTVgac&feature=g-u-u

    Se for depender dos BRICs, o mundo salsi fufu! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Hahaha verdade. Mas se fossemos olhar apenas a questão macroeconômica, o Ibovespa não teria chegado perto dos 69k no início deste ano. A situação continua ruim, desaceleração no crescimento desde o ano passado.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  10. Esses gestores de fundos não falham uma. Mais uma puxadinha no final do mês pra "acertar" as carteiras rsrs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FI, lá nos EUA deu uma desandada no final, será que amanhã também vamos pro vermelho?? to de olho em ITUB4 se aprontar uma subida no dário.
      Ivan

      Excluir
    2. Ivan,

      Te respondi na análise de hoje.

      Abcs,

      Excluir
  11. FI,

    Interessante como USIM3 voltou a subir quando encostou no fundo de 2008. Tem várias blues que já estão nesse patamar, as siderúrgicas, petromico, etc. Outras estão ainda longe como os Bancões e VALE5. Fico pensando, se o ibov vir abaixo de 48k, o que é totalmente possível, vai ter muitas ações custando literalmente preço de banana.

    ResponderExcluir