segunda-feira, 21 de maio de 2012

Se ficar o bicho come


A correria para encerramento dos contratos de opções nesta segunda-feira garantiu um forte movimento de repique na Bovespa com o movimento especulativo saindo de posições vendidas de curtíssimo prazo tanto no mercado à vista, quanto no mercado de opções. O pânico de alta esteve basicamente concentrado em ativos de alta liquidez, os preferidos para operações de alta freqüência e opções. Não foi por acaso que só as blue chips explodiram para cima.

A abertura do pregão foi bem tranqüila, índice operando em leve alta sem nenhuma novidade. Mas em dias de vencimentos de contratos de opções ou índice futuro você deve prestar bastante atenção nos movimentos do mercado pois sabe que há uma grande quantidade de especuladores com o dedo no gatilho. Basta um “espirro na agenda econômica” ou um rompimento técnico e você vai ver um movimento parecido com a largada da São Silvestre, todo mundo correndo.

Do lado macroeconômico não aconteceu nada que surpreendesse os mercados, nem mesmo a reunião do G8 (por sinal este encontro foi bastante emocionante. Os líderes políticos fizeram uma pausa importante para assistir a final da UEFA Champions League. Acredite é verdade). Então o que aconteceu foi um movimento técnico importante. Para entender melhor vamos abrir o gráfico de 60 minutos do Ibovespa.

  
Observem no candle de sexta-feira passada. Um spinning top bem abaixo da LTB rápida de curto prazo (é a linha de tendência que originou todo este derretimento desde os 60k). Spinning top significa indecisão, ou seja, o fechamento do último pregão não indicou tendência para o próximo dia, justamente com vencimento de contratos de opções. Por este motivo a abertura dos negócios foi bem fraca, mesmo assim as negociações normais (até então o pessoal das opções estavam só monitorando) empurraram o índice para um novo encontro com esta LTB.

Estas negociações permitiram o início de rompimento da LTB e a partir daí foi dada a largada da São Silvestre. Aperta o gatilho, salve-se quem puder. A massa especulativa em posições vendidas bateu em retirada. O movimento deu seqüência no mercado à vista com a confirmação de fundo nos 54k, originando assim uma perna de alta.

No gráfico diário podemos observar também a configuração de fundo pelos candles. Um hamari de fundo que originou um candle de forte alta nesta segunda-feira engolfando o candle de quinta-feira. Não significa que esta pernada de baixa iniciada em 69k chegou ao fim, mas houve uma virada de mão no mercado e a pernada agora é pra cima, rumo à próxima LTB e posteriormente os 58k. Observar a pernada pelo intraday em 60 minutos, fundo ascendente pode abrir novo ponto de entrada.


O mercado em Wall Street também fechou em alta, mas não tão forte quanto o nosso devido aos fatores internos citados logo acima. Os índices repicaram com novos resultados das pesquisas de opinião do final de semana na Grécia. Os dados mostram que os conservadores do Partido Nova Democracia e os socialistas do Pasok estão recuperando alguns votos, onde juntos (hipótese) podem conseguir formar um governo de coalizão que manterá a política econômica no país.

Com isso o índice Dow Jones conseguiu fechar em alta formando um fundo descendente na região dos 12.3k. Existe uma LTB rápida que poderá ser rompida amanhã. O possível rompimento desta linha abre espaço para um movimento de pullback sobre a linha de resistência em 12.7k.


40 comentários:

  1. Olá, o mercado esticou demais pra baixo, bom vamos ver se o Ibov passa pra cima da MME13 que está sendo guia nesta queda, observe que depois da primeira hora já montou uma deriva, perda de força, acho que vai ser repique de galinha!!
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Exato. Veja pelo nível de sobrevenda no gráfico diário, estava bem alto. Normalmente os movimentos de repique das pernadas bem esticadas são assim mesmo. Agora temos que ir monitorando esta nova pernada no intraday, principalmente na formação do fundo ascendente.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. volume de 10 bilhoes, bem acima da média... Apesar de ter sido influenciado pelo vencimento de opções...

    Também acho que é um simples repique de correção... até que prove o contrário, não acredito em reversão de tendência neste momento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor de Risco,

      Correto. Muito cedo ainda para falar em reversão de tendência. Vamos ter que acompanhar esta pernada que nasceu neste fundo em 54k. Na minha opinião, qualquer topo abaixo dos 60k/média móvel 200 períodos vai ser bem perigoso para os comprados. Pode dar reentrada de posições vendidas.

      Esqueci de citar, opções movimentaram 2,99 bilhões.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. boa noite FI.

    sera q teremos um repique de alta amanha?
    qual seu ´´CHUTE´´.sera q vamos pros 68k?

    grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrigindo o q mandei ai encima.nao ´pros 68k e sim 58k eu quiz dizer,rrsr.

      Excluir
    2. Anônimo,

      68k está muito longe e improvável no momento. Prefiro trabalhar com targets mais curtos. Vou acompanhando os movimentos do mercado e fazendo os acertos.

      Se romper esta próxima LTB tem espaço para ir nos 58k. Por enquanto são essas as possibilidades para o Ibov.

      Qualquer coisa volte a perguntar,

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    3. Ah bom! rsrs...

      58k já seria bem mais plausível. Não está muito difícil de chegar lá não, basta acompanhar a pernada de alta no intraday.

      Abcs,

      Excluir
  4. 68k? Ta animado hein...
    Repique ate os 60k nas proximas semanas.
    Depois lenha ate os 44 k pelo menos.
    Aposto nisso.
    Abc Anonimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo do BC,

      Um provável pullback. Se este for rápido acho que pega a média de 200 um pouco abaixo dos 60k. Mas se a pernada perder força vai acabar tendo dificuldades ao chegar nos 58k.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. Fiz trava de baixa em VALE. Subiu módicos 5% desde então... hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Troll,

      Pouca coisa né? rsrs... Parabéns pelo trade!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  6. assim que chegar nos 60k vou zerar todas minhas posições e entrar vendido, anota aí e me cobra mês que vem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Hehe, está certo. Este cenário não é tão improvável assim. Eu só acho que vai ser difícil passar pelos 58k e média de 200 períodos. Se furar alí pode dar um sinal de que boa parte dos bears desistiram de reentrar.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  7. BC ja fez duas vendas hoje e dolar continua subindo.
    Ahh mantega, vc criou um monstrinho!
    Anonimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilma, Mantega e Tombini em o Trio Parada Dura kkkkk

      Inflação subindo, dólar subindo e bolsa brochando!

      E a FGV disse que o IGPM ainda não refletiu o aumento do dólar.

      Abraços,
      Sir Income

      PS.: escrevendo do alto das colinas kkkk

      Excluir
    2. É Anônimo do BC,

      Fizeram a lambança agora terão que gastar mais pra limpar. Política econômica aqui parece mais um jogo de banco imobiliário, você tem que contar com a sorte pra não sair revés.

      Saudações cambiais! rsrs

      Abcs,

      Excluir
    3. Sir Income,

      Trio cabeça dura? rsrs...

      A lista só vai engordando. Agora o governo cruza os dedos para a inflação, dólar, fluxo de capital, contração na indústria, crédito, inadimplência, etc. Isso tudo poderia estar em uma situação bem mais confortável se ao menos estivéssemos feito o dever de casa.

      Abcs, bons negócios por aí! Pelo menos no alto da colina o ambiente está melhor rss..

      Excluir
    4. Acho que é cabeça dura mesmo rs

      Ricardo Torres metendo a lenha rs
      http://tradingcafe.wordpress.com/2012/05/22/felicidade-consumo-voto-vocabulario-do-governo-a-idiocracia-instaurada/

      Deve ser difícil ser professor de economia neste país. rs

      Excluir
    5. Desceu a lenha mesmo.

      Não conhecia o blog dele. Vou começar a seguí-lo.

      Abcs,

      Excluir
  8. Pessoal com posições compradas: teste na LTA intraday pode sair nos 55k, bem na linha de suporte. Ajustem os stops!

    Vendidos à descoberto: ajustar saída por aí também já que faltam pouco mais de 2h pro encerramento do pregão.

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje realizei um pouquinho do que tinha, mas continuo compradasso! Vale, Itub e bvmf. Tenho "fé" que repica até a mm200, pelo menos.
      Arnaldo

      Excluir
    2. Olá, Arnaldo esse é mais um erro comum, "esperança", o Ibov não tem forças nem de chegar na MME13, tá ruím demais;

      Ivngomes

      Excluir
    3. haha... Ivn,
      Claro que estou brincando... Apesar de hoje estar fraco, ainda não desfez a possibilidade de alta/repique. Sigo comprado.
      Abraço, Arnaldo

      Excluir
    4. Olha onde "os homi" foram fechar as porteiras: exatamente nos 55k.

      Só pras emoções ficarem pra amanhã rsrs...

      Abcs a todos

      Excluir
  9. Pessoal, essa é minha expectativa pro ibov:

    http://i46.tinypic.com/2cz7k10.gif

    Abç - Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isso talvez motive muita gente nas compras, más parece que vai é tirar direto até a região dos 50k, são as opções simétricas, tudo é possível, enquanto não pivotear acima de pelo menos a MMe13 não me arrisco em nada!!
      Olha minha opinião é que o governo da Dilma ficará nos gráficos como a maior queda da bolsa, vamos acompanhando!!
      Ivngomes

      Excluir
    2. Anônimo do BC
      Muito boa projeção! Boa mesmo!
      Você deduziu isso pela tua experiência ou copiou de algum lugar? Despulpe perguntar, mas como você só fala de dólar e quase nunca de índices, ações etc...
      Acho que tua projeção é bastante possível, embora pense que perdendo os 48k possa ter uns crashs, levando pra baixo dos 40k. E depois volta a subir.
      Arnaldo

      Excluir
    3. Boa! Também gostei da projeção. Só tenho minhas dúvidas quanto a esta pernada de repique chegar perto dos 60k. A segunda perna de baixa estaria coincidindo com o tamanho da primeira (69k-54k), desta forma a AT pode coincidir com um ABC de elliot. Onde C = A.

      Abcs,

      Excluir
    4. Arnaldo,
      Obrigado. A análise é minha mesmo.
      Estudo análise gráfica desde 2008.
      Falo mais do dólar pois é onde estou posicionado no momento.
      Estou afastado da bolsa por hora, até cancelei meu profit chart há uns meses atrás.
      Estou curtindo uma fase mais tranquila, visando operações mais longas usando fundos e longe da volatilidade da bolsa.
      Poderia ganhar uma boa grana na venda, mas estou preservando meu emocional e meu capital para a hora certa.
      Tive altos e baixos na bolsa até hoje, no momento estou mais focado nos estudos, sem deixar de aproveitar umas oportunidades como essa do dólar, que na minha opinião foi escancarada, óbvia demais por tudo que venho dizendo.
      Em breve voltarei com força total ao ibov.
      A fase ruim deve acabar no fim do ano, 2013 promete ser um ano de alta forte como 2009 (veremos) e aí sim quero estar cheio de energia pra operar.
      Abç
      Anônimo do BC

      Excluir
    5. Anônimo do BC
      Excelente estratégia. Excelente.
      Arnaldo

      Excluir
  10. Pára tudo. BC se meteu duas vezes e mesmo assim dólar a 2,08 (+2%)

    Putz...... por essa nem eu esperava.

    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pânico de compra. Acontece alguns dias antes de uma boa queda. Especuladores estão "jogando" com a cara do Mantega. haha...
      Arnaldo

      Excluir
    2. Que frio na espinha. Olha os 2,10 chegando aí rsrs...

      Você mesmo disse. Seu chefe criou um monstrinho

      Excluir
  11. Dólar a 2,08? Sorte minha que não estou viajando de férias no exterior... :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E azar das empresas que se endividaram no exterior. E não foram poucas não. Principalmente no ano passado quando o custo do dinheiro estava bem alto, em torno de 12%, e o dólar barato, em torno de 1,60.

      Abcs,

      Excluir
  12. GFSA -10%
    PDGR -11%

    Acho que o amigo Fabrício quebrou.
    Que sirva de lição.
    1º Por fazer venda descoberta termada
    2º Por divulgar detalhes do seus trades antes de concluí-los. Isso dá muito azar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última vez que ele havia comentado ainda estava no lucro por causa das vendas termadas. Mas com essas duas caindo do desfiladeiro não sei como está agora. Pior que ele comprou apenas pra dar garantia nos termos, isso que eu não entendi. O corretor poderia ter sugerido outra coisa como garantia.

      Abcs,

      Excluir
  13. Fi, ainda vou olhar mais tarde, más com essa alta do U$$ estes 55k já eram, sai olhando o comportamento dos gringos e suporte dolarizado perdido eles somem da compra, dai as derrocadas ferozes..pra mim nunca tomo nenhuma atitude sem antes dolarizar as blues, indispensável;
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Parece que pelo BR20 já era também. Ainda não chequei.

      Abcs,

      Excluir