segunda-feira, 28 de maio de 2012

Subindo na surdina


O mercado nacional aproveitou a ausência dos norte-americanos, devido ao feriado nos Estados Unidos, para levantar o índice na surdina. Ultimamente os investidores estrangeiros estão desovando parte das posições no mercado à vista e mais recentemente voltaram a montar operações de venda no índice futuro. O menor volume do ano (R$ 3,1 bilhões) revela pequena participação da massa especulativa que ficou concentrada em poucos players europeus.

A agenda econômica na Grécia foi positiva mas as bolsas fecharam no negativo. Novas pesquisas de intenção de voto mostraram que o partido Nova Democracia (favorável aos acordos de austeridade fiscal) reassumiu a liderança com 23,3% a 25,8% dos votos. A coalizão com o  Pasok (partido também favorável aos acordos de austeridade e permanência da Grécia na zona do euro) poderia alcançar a maioria no parlamento grego. A pressão dos líderes europeus (principalmente Alemanha) frente aos eleitores gregos parece estar funcionando.

A Espanha acabou azedando o desempenho das bolsas europeias. A taxa de risco do país (índice que mede o diferencial entre o bônus espanhol e o alemão, ambos de 10 anos) superou nesta segunda-feira o teto de 500 pontos base. Na Alemanha o índice DAX caiu 0,26%, na França o CAC perdeu 0,16%, na Itália o índice FTSE-MIB teve queda de 0,74%, na Espanha o Ibex despencou 2,17%. Inglaterra fechou de lado (pequeno ganho de 0,09%).

No Brasil o índice Bovespa fechou o pregão com uma boa alta, 1,38%, se compararmos com o desempenho dos mercados externos. A região dos 55k foi superada, mas observem no gráfico que ficamos esbarrados na LTB rápida dos 62k. Se esta LTB não for rompida o índice vai permitir entrada de operações vendedoras podendo devolver os 55k mirando teste sobre o  fundo de curto prazo em 53k.


A briga vai ser boa amanhã com a reabertura de Wall Street. Leilão de abertura poderá definir o movimento do dia na Bovespa e chamar entrada tanto na ponta compradora quando na ponta vendedora. Passando por cima da LTB, o pivot de alta no intraday ganha força para testar a resistência em 56.7k.

33 comentários:

  1. Olá,
    Por que você colocou uma seta no MACD-H ? Para indicar o estado de sobrevendido do mesmo ou para apontar uma divergência ?

    Grato

    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,

      Pra indicar o nível de sobrevenda e que as médias estão prestes a cortar. Isto é, se for vender tem que tomar muito cuidado, evitar virar o dia na posição.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. Olá FI, meu palpite para amanhã, abre em alta e entra em ação os ursos, bom tomara, que estou montando uma operação na cyre3, de qualquer forma é observar a primeira hora, seja com gap de alta ou baixa teremos operações na ponta vendedora a favor da tendência, ateñção então ao setor imob e contrução que tem papel dando venda com stop barato;

    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Se os ativos abrirem com GAP de alta eu tô fora. Essa CYRE3 vai ser uma das primeiras que eu vou olhar se o mercado mandar vender.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Wow! Eu também tava olhando Cyre3 pra vender hoje... E Bisa3. E não é que esta última abriu em forte alta e fechou no vermelho?!!
      Mas temos que ter cuidado com mercado ainda sobrevendido.
      Carla

      Excluir
    3. Carla,

      Exatamente, vender na sobrevenda tem que ser rápido. Por isso deve-se evitar de dormir na venda, pra minimizar o risco.

      Abcs, bons trades

      PS: vai todo mundo socar CYRE3 amanhã é? rsrs..

      Excluir
    4. Olá, Carla indicadores em sobrevenda significam que vai cair mais ainda, só funcionam bem em tendencias laterais, utilizo bastante apenas as médias, Macd, borlinger e figuras candestick;
      Parece que a abertura já vai ser em gap, fica ruim para abrir venda, vou esperar o gás dos afoitos diminuir e ver se dá ainda com uma boa relação;
      ivngomes

      Excluir
    5. Fiquei de fora por enquanto também, mercado foi pro outro lado. Quem manda é ele. Vamo que vamo!

      Abcs,

      Excluir
  3. Empresa chinesa compra salas de cinemas nos EUA e vira líder mundial
    21 de maio de 2012 | 14h38
    Sílvio Guedes Crespo

    http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2012/05/21/empresa-chinesa-compra-cinemas-nos-eua-e-vira-lider-mundial/

    O Japão também comprava os EUA, mas... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Esses chineses estão comprando tudo aqui no Brasil também, principalmente terras. Tudo debaixo do nariz do governo.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. Respostas
    1. Na época da crise argentina, muitos, muitos hermandos foram morar na Espanha!! Isso sim é crise! =|
      Carla

      Excluir
    2. pobretao,

      Difícil deixarem a Espanha quebrar. Curioso é que falaram (governo espanhol) semanas atrás que não iriam precisar de um plano de resgate e hoje já começaram a mudar de assunto.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    3. Carla,

      Talvez foi por isso que a Espanha entrou em crise kkkkkkk

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. Finanças Tudo Certo ?
    Amigo estou Precisando de um Favor,há Tempos Venho Procurando uma Alternativa para uma Aplicação fora da Bolsa.Como Comentei uma Ocasião com você,Tenho um CDB com 97,5 do CDI.Como a selic esta com Previsão de mais queda,Conversei Hoje com a acessoria do meu Banco que me Recomendou uma Aplicação (Renda Fixa Titulos do Tesouro).
    Pelo que me Passou esta com uma Rentablidade no Ano ate o Momento de 7.18 %.Gostaria de uma Opinião sua a Respeito.
    Desde já Agradeço.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. macr3,

      Pelo menos não te recomendaram a tal da previdência privada carregada de taxas rsrs. Qual é a taxa de administração cobrada neste fundo de renda fixa? Se você comprar os títulos do tesouro diretamente pela corretora sai mais barato.

      Mas veja bem. O momento é péssimo para aplicar em renda fixa. Estamos perto do término do ciclo de afrouxamento monetário do Banco Central, ou seja, as taxas de juros devem parar de cair neste segundo trimestre e se você segurar alguma coisa agora estará pegando uma taxa ruim de fundo. NTNB2015 pagando IPCA + 3,84%, ou LTN2015 pagando 9,13% é mixaria. Pode até cair mais um pouco, mas certamente quando o BC sinalizar novo ajuste na taxa selic (pra cima, aperto monetário), a curva dos juros futuros irá apontar pra cima. Este será o momento de começar a comprar papel do tesouro, com os bônus lá em cima.

      Este fundo de renda fixa do banco, formado por títulos públicos, pegou a disparada dos títulos do tesouro que oscilam no curto prazo (bônus sobe e desce). A única certeza é que essa disparada será corrigida mais a frente, ou seja o que subiu hoje será devolvido amanhã, pois o tesouro paga no vencimento do título a taxa que foi combinada no ato da compra e não a taxa que oscilou no mercado.

      Se você liquidar o CDB e aplicar neste fundo atrelado aos títulos do tesouro poderá trocar 6 por meia dúzia, além de correr o risco de assistir (pagar) a correção desta alta de curto prazo dos títulos do tesouro. Sem falar no imposto de renda.

      Eu ficaria carregando o CDB até aparecer novas oportunidades de compra em renda fixa. E não compraria nada em fundos do banco, compraria diretamente do Tesouro Direto.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Finanças só um Detalhe que Você Mencionou,me Ofereceram a tal Previdênçia Privada,VGBL Fixo com Taxa de Carregamento Zero.
      A Taxa deste Fundo do Tesouro é 1,5
      Otima Explicação,vou Aguardar para ver como vai se Comportar a Taxa daqui pra Frente.
      Obrigado pelas Informações.
      Bom Negócios.

      Excluir
    3. marc3,

      As ordens! Conforme andamento do mercado vamos analisando as opções.

      Abcs, bons negócios

      PS: 1,5% não é das piores, mas continua caro.

      Excluir
  6. Ao FI e colegas.
    tenho uma grande dúvida. Muito se especulou que com a vinda da copa para o Brasil alguns ativos seriam beneficiados, pois bem, não sei se é minha análise ou não, mas não vi nada espetacular ou de significância em ganhos.
    E será que alguns ativos ainda vão ter boa performance por conta disso, pois faltam 2 anos pra Copa, poderiam dar um pitaco sobre o assunto?
    abraços
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Sinceramente não vejo nada demais. Pra mim o que vale mesmo é o crescimento econômico. Se a empresa for boa, estiver barata, em um bom setor, vale aposta independente de copa e olimpíadas. Caso contrário não tem negócio. Pelo menos eu penso assim.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  7. hahaha... esta é boa!
    "Bolsas europeias sobem devido às preocupações com a Espanha; DAX +0,84%"
    Acho que eles têm um software que faz esses títulos!!
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk

      Não é possível! Pessoal não sabe nem o que está "escrevendo". Esqueceram de atualizar o software.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  8. To de cama, gripadasso, nao tenho forcas nem pra levantar o ipad
    Doletas tao fazendo pullback, rumo a 2,20
    Abs Anonimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doletas deram um tombo no Anônimo que ficou até gripado!! kkk... Por isso ele some quando o dólar cai! hahaha...
      Arnaldo

      Excluir
    2. Anônimo do BC,

      Justo na semana de reunião do Copom! Quem é que vai votar no seu lugar? rsrs... Brincadeira, melhoras aí!

      Abcs, boa recuperação

      Excluir
    3. Arnaldo,

      rsrss... mas também estava virando festa. Dólar subindo em linha reta, BC entrou com a mão pesada. Vamos acompanhando.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  9. PetroMico querendo ir para o vermelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      PETR4 e VALE5 fazendo papel de contrapeso pra segurar o índice. A PETR4 um pouco menos. Mas o resto está caindo. CYRE3 do Ivngomes enrolou mas chamou venda. GFSA3 e PDGR3 também desceram junto.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Olá FI, quem aproveitou se deu bem, a porcaria do HB do itau não faz venda á descoberto, tinha de mandar a grana p/ corretora más infelizmente não é on-line, o rapaz me disse que demorava no mínimo 2 hs para aparecer disponível, fazer o que né...o fato é que agora creio que perde os 54K...
      Ivngomes

      Excluir
    3. Caímos numa congestão chata. Nem dá muito pra fazer venda, pela sobrevenda. Só se for muito rápido. Como dizem, tem hora que é pra fazer nada.
      Arnaldo

      Excluir
    4. Ivngomes,

      Putz! Deve ser aquelas contas de corretora dentro da BM&F, não sei porque atrasa porque o negócio vai de TED que é on line. Isso já aconteceu comigo uma vez, acabou que mandei o comprovante e pedi para liberarem um limite urgente só pra armar a operação e não perder o ponto.

      Mas mercado tem todo dia, novas oportunidades surgirão.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    5. Arnaldo,

      Sim. Pra virar o dia na venda é mais complicado. Prefiro ficar descoberto, me obriga a ser rápido. Mas aí o spread é curto também.

      Abcs, bons trades

      Excluir