quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tem tubarão na praia


O último dia útil do mês é sempre o dia preferido dos gestores para acerto de carteira. A mídia descobriu este “motivo” (até que enfim!) e adora utilizá-lo nas análises de encerramento do mês, hoje não foi diferente. Apesar de estarem corretos, análises deste tipo são bastante limitadas se não observarmos outros pontos importantes.

Os players sabem da existência desta “data oficial”, portanto podem fazer movimentações de grande importância no mercado que não serão “pegos” pela mídia, pois as análises “pré-fabricadas” se concentram na informação do acerto de posições e nada mais. Mas basta ampliarmos um pouco a visão para suspeitarmos de que algo está sendo armado no mercado.

Primeiro: o volume financeiro superou os 10 bilhões de reais (atípico, até para o último dia útil do mês). Segundo: o mercado abriu em baixa em meio ao pessimismo do noticiário, o que por sua vez causa impacto psicológico (medo) nos investidores pessoa física, favorecendo as condições para o abandono de posições. Terceiro: os players foram extremamente cuidadosos com a região de suporte nos 53k, esta linha não foi perdida e o start para abertura de posições compradas começou aí (percebe-se claramente através do aumento substancial do volume financeiro a partir desta região).

Mas e daí, onde estou querendo chegar com isso tudo? Pode ser que alguns players aproveitaram a oportunidade (da característica do dia, dos padrões técnicos e das condições macroeconômicas desfavoráveis) para montaram posição comprada nesta linha sem serem percebidos, acreditando em um repique próximo.

Pelo gráfico diário do Ibovespa pode-se observar que formamos o terceiro candle de pavio longo inferior bem acima da principal região de suporte no curto prazo: os 53k. Há uma LTB rápida que deverá ser atacada amanhã. Se esta linha for rompida, o índice ganhará impulso para atacar os 55k e posteriormente acionar um pivot de alta no intraday.


A situação para o médio e longo prazo é bem diferente. O gráfico mensal mostra a força da queda durante o mês de maio, um candle de alta relevância confirmando perda da média móvel simples de 20 períodos. A LTA de 2008 foi testada e respeitada, o que em tese seria também um bom ponto de compra (acreditando pelo menos em um repique) com stop barato. Mas nada garante que esta linha conseguirá segurar a queda do índice Bovespa. Em caso de perda ficará difícil para a linha dos 50k/48k fazer o trabalho de amortecedor da queda, bem como reversão da tendência.

  
Nos Estados Unidos o índice Dow Jones realizou teste sobre a região de suporte nos 12.3k. Após tocar esta linha, o índice conseguiu se recuperar. O candle de fechamento é um spinning top e sugere indecisão, com isso Dow Jones também vai se lateralizando no curto prazo.


Na Europa tivemos mais um dado negativo para tirar o sono do governo espanhol. O banco central do país registrou recorde de fuga capitais em março, devido à deterioração da confiança dos investidores na economia e no sistema financeiro. Observe o período, bem antes do agravamento da crise no país. Isto significa que a situação atual pode estar bem pior. A saída líquida de investimentos em março foi de 66,2 bilhões de euros.

Finalizando com a agenda no Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje que a produção industrial no país recuou 0,2% em abril, ante o mês de março deste ano. Na comparação com abril de 2011, a produção caiu 2,9%. Vale observar que neste período (abril de 2011) a taxa básica de juros estava em 12,00% ao ano, o dólar oscilava na casa dos 1,80 e mesmo assim a produção foi significativamente maior. O problema é câmbio e taxa de juros ou as pessoas que fazem a política econômica do país? Tirem as suas próprias conclusões.

40 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá ITM,

      No mínimo curioso não é? Estamos de olho..

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  2. Olá FI, creio que é puro ajuste mesmo, o gráfico da petromico está horrível, siderurgia idem, em resumo na maioria dos papéis de maior peso no índice temos figuras de continuação, Usim3-5 podem repicar amanhã e dar day trade, está com marobozu, exaustão do movimento, e com volume nunca visto, raparam todos os stops, olha creio que foi desmonte de grandes investidores, se amanhã não continuar a sangria vai ter repique forte, é ficar de olho!
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Eu estou achando que tem gente grande apostando nesse repique do Ibovespa. Pelas características dos acontecimentos e padrões técnicos. Mas vamos ver, posso estar errado também e estouraram os 53k pra baixo amanhã rsrs...

      Vamos monitorando!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. O melhor dos blogs...
    Sempre leio...

    Parabens...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Obrigado! Mas melhor também não rsrs.. Aqui agente só tenta ajudar e de vez em quando quebra um galho =)

      Até mais e agradeço os elogios

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. FI, eu tenho uma grande dúvida. Leio muito dos seus comentários( por sinal são ótimos, e aprendo muito contigo)e gostaria de saber se num dia como o de hoje com toda essa sua experiência você faz daytrade com a mão mais pesada no play? (vendo que bateu no suporte de 53k e repicou).
    Abraços
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Quando a volatilidade está muito alta (mercado dando trancos pra todos os lados sem respeitar muito os padrões técnicos), não. A maioria das vezes eu fico de fora só observando. Ou quando entro, faço daytrades mais leves, além de encurtar o spread (alvos curtos, isso funciona muito bem). Eu gosto de entrar com a mão mais pesada quando a oportunidade de trade é gritante, além de dar segurança é psicologicamente mais confortável. A oportunidade do momento não é gritante, mas você deve ter visto no meu comentário de terça-feira que eu entrei vendido nesse dia na abertura, zerei rápido, peguei a gordura virei a mão abrindo compra. Não foi mão pesada, é uma posição comprada de swing que estou carregando com stop abaixo dos 53k, resolvi pagar pra ver (com gordura de trade) porque gosto desta formação de candles no gráfico diário do Ibov. No final das contas tudo depende mais das circunstâncias.

      Espero ter esclarecido, qualquer coisa volte a perguntar.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Ah! Sobre ITUB4 que você havia perguntado no post anterior:

      Perigosa. Intraday dela dá pra ver armando pivot de alta. Pra vender teria que pegar bem na resistência talvez alí nos 29,37 ou se passar daí nos 29,76.

      Abcs,

      Excluir
    3. FI, esclareceu bastante, tive essa dúvida porque como você disse e também concordo o nível de volatilidade está alto, não to conseguindo fazer trade pesado, o psicológico não ajuda nesses momentos, melhor ganhar pouco do que tomar uma grande trolha.
      Itub4 vou acompanhar mais de perto, é uma das poucas que vi querer virar as médias 9 e 21 no diário.
      Abraços
      Ivan

      Excluir
    4. Ivan,

      É isso aí. Trade pesado só com as condições bem favoráveis e psicológico preparado.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. Poderia explicar um pouco da Toyb4. Grato. Surfmao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sozinha no ADVFN, mostra volume de 6bi!!!

      Excluir
    2. Anônimo,

      Esta vou ficar te devendo. Mico eu não acompanho. Papel vale 0,03. Não há como fazer análise disso rsrs. Negócio só volta a subir quando entrar volume de compra suficiente pra dar um breakout.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  6. O petróleo também fechou o mês feio.

    Tem como fazer uma análise do petróleo com o fechamento de amanhã?

    Grato,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Anotado! Vou incluir o petróleo na análise de hoje.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. Europa sangrando feio.
    Vamos ver como se comporta o ibov.
    E tb o dólar.
    Anônimo do BC - firme e forte, sempre na área. rrsrsrs
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo acorda cedinho pra ver se a Europa está sangrando, e se seu dólar chance de alta... Poderia ir vendê-los na Argentina, que lá estão pagando bem mais!!! Só que tem que vender na rua, meio ilegal!! kkkkkk
      Abração aí,
      Arnaldo

      Excluir
    2. Anônimo do BC,

      Você viu que os seus chefes não gostaram do dólar perto dos 2,10 né?

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    3. Arnaldo,

      Só esqueceu de um detalhe: Tem que usar a camisa do Brasil kkkkkk

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    4. Argentinos "amam" o dólar. É incrível. (Arnaldo)

      Excluir
  8. Tava vendo aqui, DAX perdeu a mm200, deve ser por isso que aceleru a queda distoando um pouco das demais bolsas européias.
    Se ibov subir hoje é pq realmente vem repique mais forte.
    Vou ficar de olho nas doletas e se for o caso encerro a posição hoje. Entrei em 01/03, saindo em 01/06 com 13,5% líquido tá de bom tamanho.
    Abç- Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, mas vc não disse que dólar ia a 2,20!!?!?!!!
      Está assim tão pessimista com o dólar?
      hohoho...
      brincadeira aí, hein...
      Arnaldo

      Excluir
    2. Pessoal,

      Eu acho que será só um repique do índice. Mesmo assim eu liquidaria uma parte porque o governo já mostrou onde está o teto do câmbio.

      Abcs,

      Excluir
  9. Nossa se a gente romper os 53k vai ser incrível pra mim, jurava que ia dar um repique hoje, o mercado é soberano memso, estava pensando em compras agora jah não dá se o WINM12 abrir feio.
    bons trades a todos
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Se romper os 53k já era. Fica até difícil pra segurar nos 50k. Tem que ter sangue frio rsrs..

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  10. As pessoas ficam "excitadas" com fortes altas ou baixas nas Bolsas... Ô joguinho danado de bão!! Mas ganha mais que tem mais sangue frio, que controla o emocional.
    Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnaldo,

      Verdade. Não tem jogo melhor do que esse no mercado rsrs...

      Abcs,

      Excluir
  11. Passada rápida daqui a pouco respondo os comentários:

    Mundo abriu bem nervoso. Pode ter gente grande saindo de posições de ontem, mercado pode levar um tombo hoje. Vamo que vamo!

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualizando:

      Acabou que eu não fiz nada na abertura pois o emocional não estava 100% preparado rsrs..

      Excluir
  12. Ibov respeitando os 53k.
    Caso segure hoje, é pq o repique vem com força.
    Aí não vou segurar o dólar, pq vem pressão nele.
    Creio que ibov vá buscar os 59500 e o dólar 1,91.
    Pra daqui a algumas semanas inverter de novo e aí sim o dolar buscar 2,20.
    Vou fazer a troca ainda hoje, só vou esperar até 12:00 pra pensar melhor, mas creio que esteja na hora.
    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou achando isso. Só não sei se repica tanto até lá nos 59k. Mas está segurando bem nos 53k. Detalhe é porque os testes chegaram com bastante força nesta região e mesmo assim conseguiram segurar. Tem player aí que está rapando tudo rsrs..

      Abcs,

      Excluir
  13. Está feito.
    Sai dólar, entra ibov.
    E que Deus me proteja.
    Minha intuição tá mandando, vou obedecer.
    Ex-Anônimo do BC, agora Anônimo do Ibov...
    hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprou Ibov mesmo? Isso aí! Deixa o dólar pra os Argentinos, e vem com a gente pro Ibov!! hehehe...
      Arnaldo

      Excluir
    2. Opa!

      É isso aí. Siga a sua estratégia e confie na sua análise.

      Eu tenho uns cálculos aqui no papel pra aumentar consideravelmente a minha posição comprada no swing de terça-feira. Exposição de 10% em renda variável iria subir pra 80% em uma só tacada. Objetivo é só pra surfar este repique, se vier. Estou analisando ainda.

      Abcs, bons negócios:

      PS: vai continuar Anonimo do BC rsrss

      Excluir
    3. Olá, cheguei agora a noite e ví os mercados, aqui caiu muito pouco, más como disse antes já perdeu em fechamento o suporte, ao meu ver vç fez um péssimo negócio, más cada um decide não é??
      Figuras de continuação e não de reversão é o que vejo, ir contra a tendência é suicídio, ao meu ver a especulação só volta quando os indices devolverem boa parte da alta desde 2003, e foi muita alta sem fundamentos, olho vivo!!!
      Ivngomes

      Excluir
    4. Ivngomes,

      Entrei foi pra pagar pra ver mesmo rsrs. Mas só fiz isso porque a gordura que tirei na venda vai garantir a minha saída com stop abaixo dos 53k. Então no final das contas não vou ficar no prejuízo porque é recurso tirado do mercado. Eu não aumentei minha exposição, fiquei quieto no trade.

      Uma apostinha controlada de vez em quando é bom pra dar uma emoção rsrs....

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    5. Ok Fi, tenho tbm gorduras e muitas, más não opero contra a tendência, o mercado não é lugar para emoções e sim de se ganhar dinheiro, não se pode esquecer disso!!
      Quem opera com esperanças perde, emoções perde, amor perde...o mercado não tem dó...
      ivngomes

      Excluir
  14. FI,

    Interessante como USIM3 voltou a subir quando encostou no fundo de 2008. Tem várias blues que já estão nesse patamar, as siderúrgicas, petromico, etc. Outras estão ainda longe como os Bancões e VALE5. Fico pensando, se o ibov vir abaixo de 48k, o que é totalmente possível, vai ter muitas ações custando literalmente preço de banana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio,

      Se o Ibov perder 48k com esses papéis perdendo fundo histórico é sinal de pânico no ar e manutenção da tendência de baixa no longo prazo. Pode sim aparecer preço de banana, vamos acompanhando um dia após o outro.

      Abcs, bons negócios

      Excluir