quinta-feira, 14 de junho de 2012

Bancos centrais de prontidão


A agência de notícia Reuters divulgou ao final da tarde desta quinta-feira que os bancos centrais estão preparando uma ação coordenada para combater o stress dos mercados financeiros (se houver) após as eleições gregas deste final de semana. Esta informação não foi confirmada pelas autoridades monetárias, porém foi suficiente para mexer ainda mais com a volatilidade das bolsas ao final dos pregões que ainda estavam funcionando.

Esta ação coordenada citada na matéria seria basicamente uma cobertura de liquidez aos mercados. Os dados fracos divulgados nos Estados Unidos também voltaram alimentar a velha desculpa para justificar a subida nas bolsas de valores: “expectativa de que o FED (Federal Reserve) anuncie novas medidas de estímulo à economia na reunião da próxima semana”. O conto de fadas do improvável quantitative easing 3. O máximo que pode-se esperar é uma prorrogação da operação Twist.

Enquanto a mídia perde tempo com os boatos para tentar entender porque os índices estão subindo (“muito prazer, eu sou a análise técnica e esse é meu amigo especulador”), o mercado de dívida soberana segue pegando fogo.

Os rendimentos dos títulos de 10 anos do governo espanhol subiram para 6,91%. O nível de 7% já é considerado um ponto crítico para quem quer rolar dívida no mercado, são juros altos que geram uma dívida insustentável. Por este motivo Grécia, Irlanda e Portugal tiveram que pedir socorro as autoridades europeias. Os títulos públicos italianos também não param de subir, o rendimento dos títulos de três anos saltaram para 5,3%, ante 3,91% do leilão anterior. Os rendimentos dos títulos com vencimento em 2019 subiram de 5,21% (do leilão anterior) para 6,1%.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones conseguiu furar a LTB que vem do topo em 13.3k, chamando por mais força compradora, provocando um teste sobre a região de resistência dos 12.7k. Conseguiu sair da congestão de curto prazo mas continua muito volátil e abaixo da principal linha de resistência.

  
No Brasil o índice Bovespa fechou o pregão em leve baixa de 0,54%. Apesar da queda ser pequena a volatilidade se manteve alta. Quedas fortes e subidas rápidas, muitos giros de posições gerando um volume atípico de 7,34 bilhões. O Ibovespa segue lutando para romper de vez a região dos 56k e conta com o apoio da LTA de curto prazo iniciada a partir do fundo em 52.5k. O rompimento desta resistência pode gerar um novo upside até os 56.7k e posteriormente teste sobre a LTB dos 69k.


38 comentários:

  1. Ou a crise acabou e eu não estou enxergando ou vai vir uma paulada daquelas inesquecíveis em breve....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike Rico,

      Especulação é o nome do jogo. Mercados subindo no repique faça chuva ou faça sol rsrs... vamos ver até onde vai.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. acredito numa grande paulada,isso é a tal come quieto,ta de mancinho.a hr q vir qero ver nego e branco correndo o tal engana bobo.srrsr...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Hehe operar em repiques não é tão ruim, mas é perigoso. Tem que saber sair rápido antes que o mercado tome o lucro de volta. E como a volatilidade está alta, não dá pra bobear. Jogo rápido

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. Volatilidade continua alta com boas oportunidades. Acredito que não há nada definido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil Rodrigues,

      Sim, para trades curtos está ótimo. Só não dá pra usar calibre alto ainda por causa do risco embutido na volatilidade, por enquanto só no chumbinho rsrs...

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. Olá FI!
    Gosto muito das análises macros que faz aqui, é formado em economia?
    Já abaixei o preço médio de alguns ativos e nesse momento de grande volatilidade irei aguardar uma definição para voltar a comprar =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General Investidor,

      Não sou formado em economia. Pra te falar a verdade nunca li um livro de economia. Mas já li bastante sobre algumas teorias, alguns bons artigos também. O resto agente aprende por curiosidade mesmo. É igual administração, não tem muito segredo.

      Se eu fosse economista erraria tudo kkkkkk... brincadeira

      É isso aí. Mantenha a estratégia firme e aproveite as quedas do mercado!

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  5. Finanças boa noite!

    No fim de semana passado você comentou sobre ETFs. Já tinha lido à respeito há um tempo atrás e a liquidez não me pareceu convidativa. Você mencionou que a liquidez era garantida e essa semana dei uma olhada nos preços. A DIVO11 estava em 32,20 e a oferta de venda mais baixa em 33,00. Assim não brinco mais, hehehe. Brincadeiras à parte, não sei se era por que estava quase no horário de fechamento ou se é sempre assim. Nesse dia o índice idiv estava subindo perto de 2% e a DIVO11 apenas 1%. Isso se deve à composição do ETF que não é tão parecida com a composição do idiv, certo?

    Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Boa noite Hoffnung,

      O DIVO11 tem que replicar o IDIV e pra isso a composição da carteira deve ser a mesma. Isso ocorre devido à negociação do ETF. Vamos pegar um exemplo:

      idiv abriu o dia em baixa de 1%. Logo, o formador de mercado tem que formar o book na ponta compradora e vendedora para ficar dentro desta oscilação de -1%. Nesse momento apareceu um investidor e resolveu comprar DIVO11. O negócio fica registrado e o DIVO11 cai -1%. Mas se ninguém tivesse resolvido comprar/vender DIVO11 nessa queda de 1% do idiv, por mais que o formador esteja lá com as ordens no book garantindo a liquidez, o ETF não irá cair pois não houve negócio.

      Lembrando que nesse caso do DIVO11, o formador de mercado não entra na abertura e nem no fechamento. O Itaú aparece lá pelas 10h30 acertando o book conforme o idiv e sai do book lá pelas 16h30. No outro dia ele aparece novamente as 10h30 acertando com o idiv e por aí vai...

      Espero que tenha esclarecido. Qualquer coisa volte a perguntar.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  6. Não seria "LTB dos 59K" no final da matéria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      É para demonstrar que a LTB começa lá nos 69k (ou seja, LTB principal). Atualmente esta LTB dos 69k está cortando a região dos 57k. Se ela for rompida terá espaço para o índice trabalhar um teste sobre a média móvel simples de 200 períodos que está na região dos 59k.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  7. petrolixo vai contra a manada e puxa o indice... pelo jeito amanha vai ser tiro certo na petr3/4 as opcoes vao aos ceus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saimon_Rijo,

      Curioso é que a Graça Foster foi no Jô Soares há dois dias atrás (marketing puro). E olha o que ela falou:

      "As ações da Petrobras estão muito desvalorizadas por uma série de razões, enfim, e você faz muito bem em comprar"

      Olha o resultado aí rsrs...

      Excluir
    2. Enquanto os PeTralhas estiverem no poder, Petro não tem salvação... Eu até acho bom que governo subsidie o preço dos combustíveis, mas o que fazem com a Petrobras é muito pior...
      Arnaldo

      Excluir
    3. Arnaldo,

      Sem dúvida. O papel é extremamente penalizado por causa disso mesmo. E com esse plano de investimento pode apostar que nos próximos anos poderemos ter nova capitalização na petro. Fora aquela enxugada de 70 bilhões de dólares na capitalização de 2010, deixou muita gente presa aí dentro.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  8. Acho engraçado a Sra. Foster se dar ao trabalho de ir no Jô falar esse tipo de asneira.

    Se você aumenta a dívida da empresa, produz menos, projeta mais dívidas e menos produtividade, não aumenta os preços do seu principal produto de venda e etc.

    Como, mas como que as ações vão subir???

    Será que R$ 15,00 é piso para a PETR4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser 9,90. Em 3x no cartão.

      Excluir
    2. José Wilson,

      Aquilo ali foi puro marketing pra tentar confundir ou desviar o raciocínio dos investidores que receberiam a bomba do novo plano de investimentos da PTbras, ooops Petrobras.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    3. Anônimo,

      Será que ainda assim compensa? rsrs..

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    4. E parece mesmo que a danada vai buscar os R$ 15,00.

      Vocês falam mal do PT, mas eles estão ajudando a socializar a Petrobomba. Com FHC o trabalhador só podia comprar 1 petrobomba, com a Dilminha pode comprar 2.

      Viva a distribuição de renda dos outros!

      Abraços,
      Sir Income

      Excluir
    5. Agora falando sério.

      Imagine pegar o extrato do FGTS e ver o saldo derretendo...

      Pode isso, Arnaldo?

      Abraços,
      Sir Income

      Excluir
    6. Sir Income,

      A regra é clara. Saldo derretendo significa prejuízo ao investidor. A capitalização estava bem à frente da linha de impedimento, erro da arbitragem.

      Abcs,

      Excluir
  9. FI,

    Tá rolando novamente aquele rodízio de ações para segurar o índice?

    Outro dia era BVMF3 e ITUB4 que estavam "segurando o índice".

    Hoje parece que é a VALE5.

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OGXP3 também... depois do chororo do Eike rs

      Excluir
    2. Sir Income,

      Não tão descarado quanto em 2011. Naquela época era bem mais trash, levantavam ativos de alta exposição no índice (para disfarçar/segurar o desempenho do Ibov) e desciam o porrete no resto. Neste ano a queda parece ser mais generalizada, com algumas pequenas distorções no curto prazo.

      Abcs,

      Excluir
  10. Respostas
    1. Parece que foi peixe grande entrando nela. Não só nela mas no geral, bolsa disparou no final.

      Abcs,

      Excluir
  11. Fechamento lindo!
    Que venha o pacotao europeu.
    Ibov rumo a 59500.
    Os touros estão na área, não adianta chorar.
    rsrsrsrsr
    Abç
    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo do BC,

      Bonito fechamento mesmo, intraday pivotando e semanal na máxima. Não dá pra por defeito. É legal ver um mercado touro mesmo com agenda econômica ruim, isso mostra como o mercado é soberano.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  12. Será que o comunista grego morreu? rs

    Santa confiança, Robin!

    ResponderExcluir
  13. Coincidência?

    Governo libera R$ 20 bilhões para investimentos em infraestrutura nos estados

    http://www.infomoney.com.br/economia-e-politica/noticia/2467566-governo+libera+bilhoes+para+investimentos+infraestrutura+nos+estados

    Puxada do PETR4 começou às 16:00

    ResponderExcluir
  14. Corajoso! rs

    Bilionário Carlos Slim adquire 8,4% das ações da petrolífera YPF

    http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/2467209-bilionario+carlos+slim+adquire+das+acoes+petrolifera+ypf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O homi tá querendo arriscar mesmo rsrs.

      Não entendi muito bem, mas acho que foi por questão de inadimplência. A matéria está confusa, parece notícia copiada/mal traduzida.

      Excluir
  15. Independente de quem vencer na Grécia vai ter negociação do plano de austeridade fiscal. Mas o mercado está 100% técnico, Wall Street bombando também.

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor que pode acontecer pra nós operadores do mercado, especuladores, sardinhas ou não..., é um mercado 100% técnico!! Até os pânicos têm lá a sua técnica!! Ô jogo bão, sô!!!
      Arnaldo

      Excluir
    2. É fantástico! Análise técnica foi uma invenção tão boa que mesmo com todo o avanço dos mercados e da tecnologia, uma técnica lá do século XVIII, utilizada nas antigas bolsas de arroz do Japão, continua funcionando até hoje!

      Abcs,

      Excluir