quarta-feira, 13 de junho de 2012

Derrubaram o vinagre na salada grega


Antonis Samaras causou uma reviravolta política as vésperas das eleições gregas a ser realizada neste final de semana. O líder do partido Nova Democracia afirmou nesta quarta-feira que se vencer as eleições deste domingo, seu principal objetivo será modificar o acordo de austeridade com a UE (União Europeia). A disponibilização imediata dos 100 bilhões para Espanha, sem qualquer contrapartida ou medida adicional de austeridade fiscal, motivou o Samaras a fazer o mesmo pela Grécia, que luta com as imposições da UE para receber as parcelas do pacote de ajuda.

Até então o partido Nova Democracia atuava como um potencial aliado ao Pasok para formar o novo governo de coalizão na Grécia favorável ao pacote de ajuda internacional vinculado ao cumprimento das medidas de austeridade fiscal impostas pela UE. O partido radical Syriza era o único, entre os grandes, que defendia a permanência do país no bloco, mas com a renegociação dos termos do pacote de ajuda, principalmente no que se refere às duras medidas de austeridade.

Com base nos resultados das últimas pesquisas eleitorais divulgadas no dia 30/05/2012 (a legislação grega proíbe pesquisas de intenção de voto as vésperas das eleições), o partido Nova Democracia segue com ligeira vantagem seguido pelo partido radical Syriza. A disputa está entre estes dois partidos pois o Pasok está em terceiro lugar, porém muito distante. Portanto é de se esperar que o novo representante grego irá bater de frente contra as medidas de austeridade que Angela Merkel já avisou: “não são negociáveis”.

Ainda na Europa o Tesouro italiano teve que oferecer nesta quarta-feira um forte aumento na taxa de juros (bônus) para rolar títulos da dívida com prazo de um ano. As taxas de juros passaram de 2,34% da emissão de maio para 3,97% nesta quarta-feira.

Os mercados continuam ignorando, até certo ponto, a agenda econômica. As bolsas na Europa fecharam mistas, relativamente de lado. Nos Estados Unidos o clima de faroeste continua rolando solto em Wall Street e os índices caíram ao final do pregão (não influenciados pelas notícias que saíram na parte da manhã). Dow Jones chegou a testar a LTB mas fechou em baixa se mantendo dentro “círculo do bang bang”. Pregão imprevisível para amanhã.

  
O índice Bovespa fechou o dia com uma boa alta de 1,09% totalmente influenciado pelo vencimento do índice futuro. Volatilidade alta durante o pregão para acerto de posições/abertura/rolagem originou um giro recorde inacreditável de 35,78 bilhões. Briga de cachorro grande e das mais violentas. Atenção triplicada para os próximos dias mesmo com o pivot de alta acionado no gráfico. Em tese há espaço para teste sobre a resistência em 56.7k dando prosseguimento ao movimento de repique.


Atenção sobre um dado negativo para as principais produtoras de commodities do país, divulgado hoje pelo Banco Central. O fluxo cambial revela que mesmo com o dólar na casa dos R$ 2,00 há várias semanas, o ingresso da moeda estrangeira pela mão dos exportadores é o mais baixo desde janeiro de 2011, quando o dólar era negociado na casa dos R$ 1,60. Este dado confirma a queda nos preços das commodities bem como possível queda nas vendas devido ao processo de desaceleração da economia global.

29 comentários:

  1. Os gregos estão se mostrando o povo mais vagabundo e malandro da Europa.

    Quer dizer, você recebe dinheiro emprestado de seus colegas vizinhos para consertar a casa mas não quer pagar as coisas corretamente? Isso porque o culpado de tudo é os gregos que gastaram tudo o que podiam sem criar riquezas para se sustentarem.

    O legado heleno foi pro buraco. Os Gregos são a Bolívia da Europa. Os vagabundos inúteis da Europa.

    Que se explodam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pobretao,

      Deixaram a Grécia entrar pra zona do euro agora aguenta Merkel rsrs.. Isso ainda vai dar muito o que falar, o que um país fizer o outro vai querer fazer também.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Pobreta...

      "Que se explodam." Junto com o seu All-in!

      Seja um pouco egoísta com as suas energias... kkkkkk

      Excluir
    3. Pô, emprestaram pros caras com uma montanha de exigências e os caras aceitaram.

      Agora emprestaram toda a verba do Fundo de Estabilidade para a Espanha sem exigir nada em troca?

      Até eu iria querer renegociar os termos...

      Os gregos estão errados mas estão certos...

      Excluir
    4. José Wilson,

      Justamente. Isso ainda vai dar muita chiadeira depois das eleições gregas, acho que a UE vai ter que acabar cedendo em alguns pontos.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  2. Finanças, quero te Agradecer pelas Explicações sobre Titulos do Tesouro.Só ficou me Restando uma Duvida,ate Porque ainda não Olhei Direito o Link que o Amigo dinheiroqrende Postou.
    Quanto a Plataforma devo Utilizar a do Banif,já que não vou Encerrar minha Conta,só que quero outra Corretora para Negociar pelo HomeBroker Ações e Opções.
    A Duvida que Tenho é em Relação a Liquidez.
    Sou Obrigado a Encerrar a Posicão só na Data do Vencimento ou pode ser na Hora que eu quiser ?
    E na sua Opnião, qual destas que voce Mencionou, o Amigo acha Atualmente mais Vantajosa.jà que aquele Fundo Renda Fixa Tesouro Direto que meu Banco me Oferceu. Voce Comentou que no Atual Momento não seria mais tão Interessante.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. macr3,

      As ordens!

      Você não é obrigado a carregar os títulos até a data de vencimento. Você poderá liquidar quando quiser, o governo faz os pagamentos todas as quartas-feiras. Mas eu recomendo comprar visando carregar os títulos até o vencimento, porque se você liquidar antes vai correr o risco de devolver o papel pro governo com prejuízo. Isso porque os rendimentos durante a vigência do título costumam oscilar bastante, para cima ou para baixo.

      O "menos pior" de todos no momento são as NTNBs. Comprar pré-fixados ao final de um ciclo de afrouxamento monetário não é bom negócio. Como a taxa de juros está baixa, e o juro real muito pequeno também, não está compensando alocar capital para renda fixa nesse momento. Mas seria interessante você começar a investir no tesouro direto com valores pequenos só para ir pegando o jeito e observar a dinâmica do mercado de juros futuros. Saber o momento certo de comprar um título com uma boa taxa faz muita diferença.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. Os gregos são os petistas da Europa... mamar na vaca todos querem, mas quanto a segurar o boi todos correm! Que inveja da Alemanha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heavy Metal,

      E mamaram por muito tempo até chegar num ponto que se tornou insustentável.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. O mercado ultimamente anda cego surdo e mudo. Noticias negativas vindas de todos os lados, tanto no front doméstico quanto externo e nada de mexer com o bom humor dos pessoal .
    A questão é “até quando”?
    Eu é que não vou embarcar nesta alta sem fundamentos do ibovespa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabricio Santos,

      Tendência de baixa no médio prazo segue firme e forte. No curto prazo os mercados estão repicando, estava precisando dar uma aliviada. Semanal estava caindo em linha reta.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Eu já andei percebendo isso que quando vem uma cacetada no Ibovespa frequentemente tem uma alta forte sem fundamento antes. Dá a impressão que os investidores pensam: vamos aproveitar enquanto dá...

      Excluir
    3. Olá, só calouros e os realizadores de lucro é que estão comprando, é ficar de olho quando houver um sinal de reversão e este for confirmado escolher um bom papel para operar vendido, Ogxp3, Usim3-5, Bbas3, Petr4-3, tem muitas...
      Bom este repique pode se estender mais um pouco, tem espaço para +- 3%, vamos ver!!
      Ivngomes

      Excluir
    4. Eike Rico,

      Isso ocorre quando os players estão distribuindo (desovando posições), mas controlando o mercado para não cair. Sempre quando o mercado começa a subir nos repiques a massa gosta de entrar comprando, porque a cultura do investidor PF é basicamente comprar após uma queda. O problema é que nessas horas fica difícil controlar a ganância e sair fora da posição antes de chegar a nova onda de baixa, aí você já viu... começa o desespero e a queda acentua com o acionamento dos stops.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    5. Ivngomes,

      Das que você citou OGX é a que eu mais gosto de monitorar e operar. Papel bom pra fazer day-trade. Acho que se a OGXP3 perder os 9,03/9,00 (psicológico) até o Eike vai entrar vendido nela rsrsrs...

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. Respostas
    1. Saimon_Rijo,

      Como está o ar aí na montanha? Deixa um lugar aí pra mim kkkkkk

      Abcs,

      Excluir
  6. Não entendo as reclamações! Pra Bolsa, não há nada melhor que crises!!! Claro, sabendo aproveitar, né... =)
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,

      Um crash seria muito bem vindo rsrs... Não tem coisa melhor do que comprar no pânico. Volatilidade alta também é bom pra operar, mas tem que ser rápido no gatilho.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Será que depois de todo esse tempo cozinhando, uma possível saída grega ainda geraria um Crash?

      Excluir
    3. Desconfio que a Grécia já não incomoda tanto. Os grandes bancos já devem ter se preparado pra o calote. Poderia ter um crashzinho básico na hora, mas não duraria mais que um ou dois dias. É o que "acho"...
      Carla
      FI, não tem coisa melhor que comprar no pânico. São meus melhores trades!...

      Excluir
    4. Eu acho que se a Grécia sair de forma organizada o impacto será bem menor porque em tese a UE estaria preparada para salvar parte do sistema financeiro credor dos títulos gregos (provavelmente haverá calote). Vai prejudicar também a emissão de títulos públicos dos demais países no mercado financeiro, o BCE teria que ligar a maquininha de euros novamente pra gerar demanda pra esses títulos. O problema maior não é a saída da Grécia, mas sim as consequências no mercado interbancário e da dívida soberana.

      Abcs,

      Excluir
  7. Saindo 800 milhoes de euros dos cofres gregos todos os dias e eles querem o que? Acho que pra uma economia podre como a da Grecia o melhor pro mundo seria eles sairem da zona do Euro mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L.,

      Pessoal está temendo o pior. Estocando comida e dinheiro. Se eles saírem de uma forma organizada o impacto poderá ser menor, mas mesmo assim seria um grande abalo pra zona do euro.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  8. Eike Batista desabafa
    “Há uma distorção louca no mercado... estão distorcendo o mundo hoje, não adianta acessar o mercado de capitais”, com essas palavras Eike Batista desabafou e anunciou ontem que não pretende mais abrir o capital da AUX na bolsa de valores e agora procura um sócio para o negócio de mineração de ouro, prata e cobre do grupo EBX. Eike afirma estar negociando, com diversos interessados, a venda privada de 49% do capital da AUX, um negócio que poderá movimentar até US$ 2 bilhões. Eike também está em conversações para a venda mais uma participação do grupo EBX para um fundo soberano de um país asiático por US$500 milhões, no entanto, sem revelar de qual país ou o percentual em negociação.


    Eike espertinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Imagino a quantidade de pessoas que caíram no gogó do Eike... Mercado ficou saturado pra ele, vendeu até demais. O mercado ficou louco? Aham sei... como diz a dona Filomena: ô coitado!

      Abcs,

      Excluir
    2. Pode isso, Arnaldo? rs

      O cara atestou que vendeu caro. Que acabou a moleza! rs

      Não duvido que ele venda essa AUX para a JBS com dinheiro emprestado pelo BNDES.

      E do jeito que tá indo, é capaz da OGX ser adquirida pela Petrobras.

      A MMX pela Vale... E por aí vai...

      O dom desse camarada é ser amigo do governo. rs

      Apesar que quem compra empresa que não gera lucra já devia saber que tudo pode dar errado.

      Excluir
    3. Não perco meu tempo lendo sobre o Eike... Mas parece um desses caras que tira muito proveito das "amizades" com o poder. E também é criativo e talentoso. "O talentoso Ripley" ... haha...
      Arnaldo

      Excluir