terça-feira, 5 de junho de 2012

Escorregando na contra mão


Os dados negativos da agenda econômica não causaram impacto significativo nas bolsas mundiais que estavam operando no momento das divulgações. Muito pelo contrário a maioria dos índices subiram, com exceção do nosso Ibovespa que fechou na mínima do dia estourando o suporte de curto prazo.

A teleconferência dos ministros de Finanças do G-7 não gerou nenhum tipo de medida ou indicação de que algo será feito. Foi divulgado apenas que “as autoridades concordaram em monitorar os acontecimentos de perto antes da cúpula do G-20, em Los Cabos” (reunião marcada para o final do mês de junho, no México).

primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, voltou a afirmar que a UE (União Europeia) “precisa solucionar as dúvidas sobre o projeto do euro reforçando a integração e criando uma união bancária comum e os eurobônus.” Aproveitando o embalo do primeiro-ministro, Cristobal Montoro (ministro do Orçamento da Espanha), cobrou uma medida rápida das autoridades dentro da UE para ajudar os combalidos bancos espanhóis.

Além disso, o índice gerente de compras composto da zona do euro caiu para 46,0 pontos no mês de maio, ante 46,7 em abril. Mesmo assim a maioria dos mercados na Europa fecharam mais um dia no positivo mantendo o movimento de repique puxado basicamente por ações de instituições financeiras. Na França o índice CAC teve alta de 1,07%.  Na Itália o FTSE subiu 0,63%. Até a Espanha subiu, o Ibex fechou com 0,45% de alta. Na Alemanha o índice DAX registrou queda de 0,15% pelos motivos citados no post de ontem.

Em Wall Street os índices também subiram. Dow Jones fechou em alta, bem como o índice S&P500. Podemos observar no gráfico abaixo que o Dow Jones tenta se afastar um pouco da linha de suporte em 12k. O martelo de segunda-feira segue válido, mantendo o movimento de repique no curto prazo.

  
No Brasil o índice Bovespa se descolou dos demais índices mundiais e fechou o dia perdendo vergonhosamente sua principal região de suporte de curto prazo. O rompimento dos 53k acionou mais um pivot de baixa em uma região gráfica onde há poucas linhas relevantes de suporte. O lado positivo é que conseguimos sair desta zona de congestão e o mercado indicou que a próxima pernada é para baixo.


33 comentários:

  1. Respostas
    1. Ostra,

      Está querendo ir lá heim. Tendência de baixa detonando pivot em nível de sobrevenda alto, bolsa está sem comprador. Vamos monitorando.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  2. A grande palavra do teu texto hoje, sobre o Ibov, é "vergonhosamente". Embora creio que dias vergonhosos no Ibov aconteçam algumas vezes a cada ano. E nem dá pra culpar petróleo, metais e outros emergentes, que não caíram de ontem pra hoje...
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,

      Foi exatamente por isso que utilizei esta palavra. Você está antenada heim? É isso aí! rsrs...
      Passei o olho em praticamente todos os índices que geram influência sobre o Ibovespa e não encontrei nada. Escorregão local mesmo, justo no dia em que a Sra. Dilma disse que "quem apostar na crise vai perder de novo". Esqueceram de avisar pra ela que o pessoal está ganhando desde os 69k.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. Desisti de vender índice depois q vi o volume e a amplitude do candle que rompeu o suporte. Além disso, achei estranho esse rompimento ocorrer com o dólar caindo. abs. Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente está perigoso vender o índice, pois a qualquer momento pode vir um repique mais robusto e complicar a vida dos vendidos. Também achei este rompimento do suporte esquisito. Pode ( eu disse pode) ser um falso rompimento. Amanhã as coisas vão ficar mais claras. Abraços

      Excluir
    2. Henrique,

      Dormir vendido nessas condições (nível de sobrevenda elevado e sequência de quedas no semanal) não é pra nós meros sardinhas. Deixa os players fazerem o serviço, nós pegamos só uma lasquinha rss.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    3. Anônimo,

      Pode ser que tenha ficado um pouco esquisito devido ao volume que não foi tão alto assim. Muita gente preferiu esperar pra ver o que acontece. Amanhã tem um complicador maior pois é véspera de feriado e alguns operadores podem "enforcar" a sexta-feira.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. meu Deus que tombo, duvido que 48k vai segurar essa porrada, só vamos parar nos 30k isso sim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 30k ? Vamos nos 8k !

      Excluir
    2. povo exagerado!!!

      Excluir
    3. Pessoal, vamos com um passo de cada vez =)

      Por enquanto tendência de queda no curto e médio prazo. Mercado em bear market. Vamos monitorando.

      Abcs a todos!

      Excluir
  5. achei estranho o movimento hoje, não esta batendo... pelas 15:30 o movimento foi de pânico total, pensei que grécia já tivesse ido pro saco...dolar caindo com ibov despencando...humm sei não hein...bear trap???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Foi uma boa jogada isso sim. Tudo parecia que seria mais um dia de congestão, pregão de lado se arrastando pra fechar logo e de repente veio a pancada no final. Players deram um tapinha até chegar nos stops ali perto dos 53k e o mercado se encarregou de fazer o serviço de acioná-los, no leilão de fechamento deram mais um tapa pra fechar o dia com o "serviço bem feito". Pra ser um bear trap amanhã teria que retomar os 53k e de preferência acionar pivot de alta no curto prazo.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Que é para onde está rumando hoje. Minha mão tá coçando...

      Excluir
    3. José Wilson,

      Que olé do mercado! Pegaram os ursos de jeito, em plena véspera de feriado, além de raparem os stops do pessoal que estava acreditando no repique (inclusive o meu). Gráfico horário confirmou fundo em 52.5k.

      Mantenha-se fiel a sua estratégia. Sangue frio, cabeça de monge e vamo que vamo rsrs...

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  6. Pegadinha do dollar, BC comprou a rodo... o dollar ia disparar no final da tarde, grigos caindo fora....

    Bear trap o caral%#

    ResponderExcluir
  7. DoLLar?

    Pegadinha foi o ibov perdendo suporte sem volume.

    Amanhã promete.

    ResponderExcluir
  8. Hoje vai ter Repicão ??? Comprado em bbas3 a 19,13 !
    Vamo que vamo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio,

      Por enquanto é pullback sobre a linha dos 53k. Teria que furar e fechar acima pra ganhar em cima dos vendidos que abriram posição ontem. BBAS3 está sem fundo, mas se firmar acima dos 18,80 pode dar um gás. Estou de olho no intraday dela.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  9. Uma boa hora para revisitar este post. Mesmo que por razões diferentes.
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem, esqueci de referenciar...
      http://www.financasinteligentes.com/2011/09/ole.html

      Luiz

      Excluir
    2. Luiz,

      Legal! Já que você indicou acabei relendo este post também. Concordo, é um bom momento.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  10. Brasil precisa parar de insultar investidores estrangeiros, diz economista de fundo inglês

    http://g1.globo.com/platb/thaisheredia/2012/06/06/brasil-precisa-parar-de-insultar-investidores-estrangeiros-diz-economista-de-fundo-ingles/

    ResponderExcluir
  11. Olha o repique aí...
    Anônimo do BC é só alegria!
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo do BC,

      Repique dos fortes, pegou muita gente, volume de 2,5 bi até agora confirma movimento (isso porque hoje é véspera de feriado).

      Candle de fundo no horário em cima dos 52.5k, engolfou os dois candles das duas últimas horas do pregão de ontem e ainda rompeu LTB intraday dos 62k.

      Abcs, parabéns pelo trade!

      Excluir
    2. FI,
      Justamente pelo feriado o volume deve ser alto.
      Dji subindo forte e voltando acima da mm200.
      Se a alta se confirmar, ninguém vai querer ficar de fora já que não dá pra deixar pra amanhã. rsrsrs
      Se bobear ibov busca 54500 ainda hoje, aí vai ficar bonito demais.
      Vamos com calma pra não criar falsas expectativas, mas estou confiante que o repique será forte.
      Já já vamos saber se o beige book foi o responsável pela alta ou se vai botar água no chopp da galera. heheheh
      Abç

      Excluir
    3. Dow Jones está bonito. Está recuperando a mms200 da mesma forma que perdeu.
      Ibov já ficou bonito rompendo a LTB rápida, agora precisa só fazer confirmar este fundo ascendente e detonar o pivot (melhor visualizado nos 15 minutos. 54k é o topo/resistência de curtíssimo). Mas temos que ter ciência que até o momento é só um movimento de repique, a mms200 está esperando o seu pullback. Não sei se vai chegar até lá mas costuma acontecer.

      Abcs,

      Excluir
  12. Ibov ontem perdeu os 53k "vergonhosamente", e hoje voltou com o rabinho entre as pernas... hehehe Tivemos que fazer umas comprinhas às pressas, pagando pedágio. Ibov pilantra desavergonhado!
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer compras só porque subiu?? É apenas repique dentro de uma forte tendencia de baixa, petro, vale, bbas3, entre outras de peso pouco se mexeram, estas não andando dificilmente Ibov irá longe em seu voo galinácio!!!
      Dolar está montando fundo novamente, sinal vermelho ao meu ver p/ os comprados;
      Ivngomes

      Excluir
    2. Ivngomes,
      Sim, fiz compra porque subiu bem, com volume, e deve ir mais um pouquinho. Estou operando repique, já estou com 4% de lucro, e espero vender com uns 7 ou 8% de lucro. Belíssimo trade contra tendência. O pior que pode acontecer é eu ter que sair com 1 ou 2% de lucro. Dólar nunca participa das minhas decisões... hehe.
      Ah, sim, peguei OGXP3 porque bateu num suporte mensal importantíssimo. E mais, é possível que eu faça, em breve, uma venda na mesma OGX, pois se perder esse suporte deve cair uns 50%!
      Carla

      Excluir
  13. Carla,

    Limparam o mercado rsrs.. Tiraram os stops do pessoal que já estava posicionado na compra acima dos 53k e ainda pegaram os bears no trap. Vida de sardinha não é fácil hehe, mas faz parte do jogo. A nossa parte do bolo é sempre a menor.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir