quarta-feira, 6 de junho de 2012

Esperança ou arrastão global?


Esperança. Esta é a palavra chave que pode ser encontrada facilmente em praticamente todas as análises de mercado nesta quarta-feira. Como de costume, alguns dados negativos divulgados hoje foram deixados de lado para manter a justificativa positiva dos analistas de plantão.

Por exemplo, você ficou sabendo que a agência de classificação de risco Moody's rebaixou hoje o rating de seis bancos alemães? Eis a lista: DekaBank, Landesbanken LBBW, Helaba, a filial alemã do Unicredit, NordLB e por último o Commerzbank (segundo maior banco alemão). Segundo a Moody’s, “as decisões são o reflexo do risco crescente de novos choques provenientes da crise da dívida na zona do euro”.

Você ficou sabendo também que havia uma grande expectativa do mercado sobre a reunião do BCE (Banco Central Europeu) que terminou hoje? Esperava-se o anúncio de um corte na taxa básica de juros, atualmente em 1%, para aumentar a flexibilização monetária na zona do euro. A taxa de juros foi mantida, sem alterações. Além disso o BCE não indicou nenhum medida, mesmo que de curto prazo, para destravar o mercado interbancário europeu, bem como promover alívio (leia-se injeção de recursos) aos bancos problemáticos da região.

Mas o que se ouviu por aí foi exatamente o contrário. “O cenário econômico provocou uma onda de otimismo nos mercados” (como?). “Os investidores acordaram esperançosos com a Europa e Estados Unidos” (mais uma vez, como?). Tem mais: “Expectativas de que as autoridades europeias anunciarão medidas para socorrer os bancos da Espanha” (primeiro: a Espanha está negando socorro aos bancos? Não, o Bankia é uma prova disso. Segundo: há mais de uma semana alguns líderes europeus estão pressionando os alemães nesta questão, portanto a “esperança” já existia). Finalizando com a clássica do FED (Federal Reserve): “a autoridade monetária poderá adotar nova rodada de estímulo à economia norte-americana” (essa é velha mas sempre “funciona”. Lembrando que a operação Twist iniciada ano passado ainda está em andamento com término programado para este mês).

Ainda sobre o FED, o Livro Bege divulgado hoje mostra sinais de crescimento moderado da economia norte-americana nos dois últimos meses. Ou seja, não é um cenário catastrófico que exige mais uma rodada de estímulos monetários.

Percebe-se então que esta esperança citada pela maioria das mídias que cobrem o mercado é um motivo que pode ser observado, talvez, com a passagem de Vênus entre a Terra e o Sol.

As vezes o motivo é tão simples que torna-se difícil enxergá-lo. Porque será que os mercados asiáticos subiram forte nesta madrugada (inclusive Bombay na Índia que possui uma forte correlação com o Ibovespa), ou mesmo porque a Europa acordou em alta antes mesmo desta “onda de esperança”? Os índices mundiais estavam prontos para disparar um repique a qualquer momento e foi o que aconteceu. Difícil é acertar o dia exato, que foi escolhido a dedo pelos grandes players.

A maioria das bolsas europeias formaram fundo de curto prazo nos dois últimos dias engatando um movimento de repique. Hoje os índices europeus fecharam em forte alta. Em Wall Street o índice Dow Jones soltou um martelo de fundo na segunda-feira, subiu devagar ontem e hoje disparou. A média móvel simples de 200 períodos foi recuperada limpando as operações vendedoras de curto prazo. Movimento idêntico ao S&P500.

  
O caso mais intrigante fica por conta do Ibovespa. Após duas semanas trabalhando fundo intermediário de curto prazo na região dos 53k, o mercado acabou perdendo esta linha de suporte no pregão de ontem. Vários stops de posições compradas (acreditando neste repique) foram acionados. Pivot de baixa detonado e a massa entrou vendida no rompimento. Prato cheio para quem estava lá pronto para comprar esses papéis mais baratos.

O volume de negócios acima da média (superior a R$ 7 bilhões) denuncia que a armadilha estava armada e os players fizeram a festa. Hoje foi o golpe final, mas o movimento de acumulação estava acontecendo há pelo menos uma semana, conforme post do dia 31/05/2012: “Tem tubarão na praia” (recomendamos ler novamente este post, mesmo que seja apenas os 4 primeiros parágrafos).

Com este fechamento o Ibovespa conseguiu marcar fundo em 52.5k e romper a LTB rápida de curto prazo. O primeiro alvo desta pernada poderá jogar o índice para testar a linha central de bollinger.


Desejo a todos vocês um ótimo feriado! Estaremos aqui na sexta-feira para fazermos o fechamento da semana.

42 comentários:

  1. Olá FI!

    Então estão querendo que a gente acredite que a crise acabou, né? Faz-me rir... hehe

    Para onde o mercado vai, eu não sei. O que sei é que fiz uma péssima venda há duas semanas, meio que tomado por soberba. Resultado: stopado hoje. Bem-feito pra mim! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Troll,

      Hehe, esta crise está longe de acabar. Mas acontece que os mercados não seguem obrigatoriamente apenas a macroeconomia. Existem outras particularidades que influenciam nos movimentos dos índices, pode ser um padrão técnico, uma exposição excessiva de posições contrárias vulneráveis, posicionamento dos grandes players e por aí vai...

      Mas é assim mesmo. Não há como ganhar todas. Mercado tem todo dia e as oportunidades continuarão surgindo.

      Abcs, bom feriado!

      Excluir
    2. Há fortes indícios que o momento é para se ganhar dinheiro com trades, pois a tendência é de queda mesmo. Nada melhorou na macroeconomia (na verdade está cada vez pior)....

      Um abraço a todos!

      Excluir
    3. Eike Rico,

      Sempre dá pra ganhar dinheiro com trades e nesses últimos 5 anos de sobe e desce tem sido a melhor opção tanto para rentabilizar o capital, quanto para minimizar riscos + custo de oportunidade perdida. Só não pode cair na tentação rsrs.. Estratégia e gerenciamento de risco tem que ser impecável.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. Pois é,gente. Ontem eu li em muitos fóruns de sites ligados à corretoras e quase todo mundo acreditava em uma bela pancada hoje indo até,quem sabe,testar os 50k e muitos abriram venda no índice ontem,perto do final do pregão,para carregar. Eu quase fui um desses,mas resisti à tentação. Se observarmos bem, o volume na perda do suporte foi muito fraco,denunciando um provável falso rompimento. Parece-me que os players estavam advinhando que a massa iria fazer exatamente este movimento e estavam lá aguardando a hora certa para entrarem na compra.Quando tudo está muito certo e óbvio demais, cuidado. Abraços aos amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Os players sabem como a massa opera, principalmente por AT, então fica fácil pra bater carteira. Por isso que o importante para nós, meros sardinhas, é ter uma estratégia bem definida. Independente do que acontecer temos que estar preparados para agir e vamos saber o que fazer conforme nosso sistema.

      Abcs, bom feriado!

      Excluir
  3. Olá FI, eu fui um destes que papou um stop hoje kkk iniciei uma posição que estava de olho há algum tempo num papel com pouca liquidez.

    Acho que o ibov só vai sossegar quando bater nos 48k, mas se na segunda puxar para o lado dos 55k que venha o bendito repique!

    Abraços e bom feriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Alternativo,

      Pegaram eu também kkkkkkkk
      Eu estava comprado acreditando nesse repique mas condicionei o meu stop financeiramente com o lucro que tinha arrancado no mesmo dia operando vendido à descoberto. Assim não perderia caso o índice estourasse pra baixo (queimaria a gordura do dia). Meu stop acabou ficando um pouco curto e levaram o meu ontem. Mas não tem problema, o importante é seguir em frente e manter a estratégia firme, aconteça o que acontecer.

      Abcs, bom descanso!

      Excluir
  4. o duro de postar com anônimo é isso...cantei a bola ontem, achei o movimento muito estranho...bear trap total hoje, movimento orquestrado por algum grande player...galera que lançou ITM petro e vale cuidado...acredito em um movimento noovamente igual a este até o fechamento da série F, faltam seis pregões para o final...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro que vc falou isso, mesmo sendo Anônimo... Inventa um nick aí, ué.
      Carla

      Excluir
    2. Anônimo,

      Foi sim eu lembro!
      Humn... fechamento da série vai ser perto das eleições legislativas na Grécia..

      Abcs, bom feriado!

      PS: vamos resolver esse seu problema inventando um apelido pra você

      Excluir
    3. Carla,

      Se ele não inventar um nick eu mesmo invento rsrs, tal como foi com o Anônimo do BC.

      Esse aí poderia chamar: "O Senhor dos Traps"

      Abcs, bom feriado!

      Excluir
    4. Quais series da vale e petro?

      Excluir
    5. Sir Income, temos vencimento de opções da série F dia 18/06...grandes players podem repetir este movimento visto nesta segunda e terça, com muito maus intensidade, subindo agora, quem sabe buscando os 56k e uma queda muito forte com fundo nos 47k...mercado no momento só pra DT...extremamente complicado pra sardinhas...

      Excluir
  5. eai FI! pelo visto o ibov fez mais um degrau p baixo, hj foi o melhor dia para entrar vendido, deve derreter dps do feriado rumando pro fundo! abrço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saimon_Rijo,

      Eita! Mesmo furando os 54k? Boa sorte aí! Pra vender iria preferir esperar um pouco.

      Abcs, bom feriado aí!

      Excluir
  6. Esta alta do IBOV com o dólar subindo me deixou cabreiro. abs. Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique,

      Problema é que perdemos um pouco esse padrão dólar-ibov. As vezes isso acontece. Mas vamos observar.

      Abcs, bom feriado!

      Excluir
  7. FI, parabéns por mais uma ótima análise e obrigado pela resposta via FB.
    Seu blog é fundamental por conta da imparcialidade e visão clara de mercado. Espero que cada vez mais pessoas acessem e participem. É um ótimo canal, especialmente porque em alguns forums não é possível nem postar, vide o infomoney, que tem uma inexplicável ditadura de controle de mensagens. Que o alto nível dos artigos e das mensagens se mantenha por aqui.

    Bom feriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Rafael,

      Obrigado, as ordens!

      Aqui é o nosso espaço, sempre vamos fazer o possível para que as informações, análises e opiniões sejam úteis para o nosso desempenho no mercado. Todos nós saímos ganhando com esta boa participação nos comentários!

      Abcs, bom descanso!

      Excluir
  8. Hj foi lindo...facin, facin de operar rsrsrs só que não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Wilson,

      Vamos ver se dá prosseguimento nesta sexta-feira. Mas só de marcar fundo ali nos 52.5k já foi uma vitória para os bulls. Hoje seria um bom dia pra operar, mercado bem volátil, China surpreendeu os mercados cortando a taxa básica de juros em 0,25 p.p. e por outro lado Bernanke sinalizando que não haverá estímulo monetário por enquanto. Muitos ingredientes pra sacudir os pregões rsrs...

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  9. Um pouco de descontração rs

    para as sardinhas com carinho! Pq vida de tubarão não é fácil! rs

    http://www.youtube.com/watch?v=hAuHcqUGEmo&feature=related

    ResponderExcluir
  10. Esse é o famoso repique, só isso, caiu demais e sugiu algumas pechinchas esporádicas, é muito cedo pra dizer que algo mudou na economia mundial, hoje foi só um movimento de tubarões e as sardinha acompanharam os movimentos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou virando aqueles peixes que vivem de comer os parasitas dos tubrarões... kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Lord Caçador,

      Sim até o momento é um mero repique e nada mais. Na economia tudo continua na mesma. Está bom pra operar blue chips que estão oscilando bastante. Principalmente a tal da OGX rsrs..

      Abcs, bom feriado!

      Excluir
    3. Eike Rico,

      É o jeito né? Pra gente só sobra a lasquinha. Mas antes isso do que nada não é? rsrss...

      Abcs,

      Excluir
  11. Suas análises de mercado são perfeitas! Combinam a seriedade que todo analista deveria ter com o senso de humor, fundamental ao ser humano... Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor em Ação,

      Obrigado! Faço o possível pra escrever alguma coisa que presta rsrs..

      Parabéns a vocês pelos comentários que são ótimos!

      Abcs, bom feriado!

      Excluir
  12. FI, tudo certo? Então, eu quero saber o que mudou para melhor na macroeconomia. A Espanha pagou juros mais altos para rolar suas dívidas hoje; os bancos espanhóis precisam de 40 a 80 bi de euros para não quebrarem; não teve eleição na grécia; as altas dos últimos pregões motivadas por um anúncio de QE3 foram mixadas hoje. E tem mais uma série de coisas, como por exemplo, o mercado de trabalho americano que não anda bem. Só corte de juros na china parece pouco para tanto ânimo, principalmente quando lembramos que fizeram isso para conter a desacelaração de sua economia e os efeitos ainda são incertos. Acho que a montanha russa de setembro a dezembro de 2011 está de volta. E não vai melhorar antes do fim do mês, depois das eleições na grécia e da reunião da UE. Abraço. LFB PS.: aquele das ADRs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tudo bom LFB e você?

      Exatamente. Ainda tem o fato da Fitch manter perspectiva negativa pro rating dos EUA ameaçando cortar após as eleições presidenciais no final deste ano. Isso por si só poderá gerar um tremendo mal estar no mercado pois alguns fundos são obrigados a aplicar parte do capital em papéis AAA por pelo menos duas agências de classificação de risco (Moody's, S%P ou Fitch). Ingredientes para manter os mercados voláteis por um bom tempo é o que não faltam.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  13. Olá FI!
    Acha que esse repique tem força? Não entendi o fundamento dessa subida, estou com ordens de compra ainda que não foram executadas num nível mais abaixo, cerca de 3% do small e 2% do Bova, acha válido manter ou comprar pra não perder esses preços ainda baixos? Minha estratégia é para LP (19 anos) e só compro, não vendo ativos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General Investidor,

      As vezes entender a dinâmica do mercado é tão importante quanto entender os fundamentos do mesmo. No seu caso, utilizando uma estratégia dessas eu não esperaria cair mais 2% pra comprar. Não vai fazer muita diferença. Você faz aportes mensais? 19 anos só comprando e não vendendo é muita coisa rsrs.. Além de sofrer com a perda maciça de capital durante os crashs (o prejuízo de uma queda é maior do que o lucro de uma alta), você vai ter que contar com a solvência do administrador de fundos que você está aportando recursos.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta FI :)

      Sim faço aportes mensais, variando em ETF e FII dependendo da quantidade que está alocada na carteira. E se o TD tiver uma boa taxa, compro um pouco também.
      O bom de fazer planejamento para longo prazo é que vou comprando nesses "crashs" e meu capital não é perdido, abaixo o preço médio. Eu aplico em PIBB11 e SMAL11 administrados pelo Itaú e pela iShares respectivamente, antes desse prazo penso em dissolver as cotas e montar uma carteira com ações bem diversificadas é que no momento os custos dessa operação iam liquidar quase 5% da minha carteira.

      Abraços!

      Excluir
    3. As ordens!

      Entendi. Achei que você queria ficar com o ETF por 19 anos, menos mal. Não tenha pressa em fazer a mudança para ações individuais e você pode fazê-la de forma gradual. São as compras no crash que irão fazer a diferença lá na frente, então é sempre bom ter recursos disponíveis para comprar nesses momentos.

      Abcs,

      Excluir
  14. general investidor ,

    entender o mercado está difícil mesmo .Ações caindo e subindo muito parece opções o negócio mesmo e aproveitar o movimento é sempre operar com controle de risco , tive essa problema nos meus 5 anos de trade de não usar o controle de risco e esperando que a ação não cairia mais depois de cair quase 50% , o pior que caiu ainda mais até aos 90% .Portanto , a grande dica " controle de risco " .Não tente adivinhar o mercado você vai acabar ficando louco , alias muito louco .... abs

    ass: ARRISCATUDO

    OBS : NÃO EXISTE MAIS ISSO DE LONGO PRAZO SE VC PENSAR DESSE JEITO VC VAI PERDER DINHEIRO , MUITO DINHEIRO E OPORTUNIDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. arriscatudo,

      As vezes é difícil entender o Sr. Mercado, mas se conseguirmos fazer dinheiro nele está bom demais rsrs.. Operar sem controle de risco é pior do que apostar nos cassinos. Vivendo e aprendendo, o próprio mercado é a universidade do investidor.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Olá ArriscaTudo,

      Obrigado pelas dicas e realmente adivinhar é difícil, mas o pior é comprar no impulso e ver movimentos totalmente contrário do esperado. =/
      Quanto a não existir longo prazo eu não acredito nisso e não existe nada que prove o contrário, até hoje a Bolsa só venceu no longo prazo e trades consomem o capital dos pequenos investidores como eu.

      Abraços!

      Excluir
  15. A propósito: Os candles do Dow Jones, S&P500, DAX, CAC, Ibex, jogaram água no chopp que estava descendo redondo no mercado.

    ResponderExcluir
  16. Olá FI, saiu na mídia que a Csn conseguiu liminar em que o cade autoriza operar as ações usiminas em bolsa, vç chegou á ler?? Ao meu ver isto tem impácto neutro para os papéis, o que vç acha?? Estou esperando mais uns trancos na Usim5 para comprar uns lotes, aquele suporte de R$ 6,xx que te falei ano passado que esperava na perda da congestão, já está perto...
    Estou vendo aqui no blog algúns leitores contando vitórias e outros derrotas ontem, estou no lado neutro, nada muda em minhas convicções e como se vê o mercado está sendo guiado por boatos, parece brincadeira!!!
    Vamos ver amanhã como amanhece o humor, petróleo deu uma virada poderosa hoje...
    Ivngomes
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Eu não acompanhei sobre o processo mas se a CSN conseguiu a liminar então pode ser que continuem comprando novas ações da Usiminas na bolsa. E pra comprar grandes volumes você tem que socar do outro lado, isso pode acabar resultando em compras mais baratas. Normalmente fazem isso. Mas pra investir na empresa visando longo prazo seria interessante pegar mais informações, de preferência com o depto de RI, porque os números fundamentalistas estão horríveis e pela AT dá até medo.

      Abcs, bons negócios

      Excluir