sexta-feira, 1 de junho de 2012

Estamos mais vulneráveis do que antes


Liliana Rojas-Suare, co-autora de um estudo de resistência aos choques econômicos, realizado pelo BIS (Banco de Compensações Internacionais), mostra que, ao contrário do que dizem as propagandas políticas, a América Latina está mais vulnerável a crises do que em 2008.

Este estudo leva em conta variáveis ​​como dívida externa, reservas, exportações, conta corrente, crescimento do crédito e taxas de juro. Comparado a 2007, a posição orçamentária atual dos países latino-americanos piorou, a dívida líquida pública aumentou ligeiramente e as taxas de crescimento econômico são menores.

"A América Latina, em relação a muitas outras regiões do mundo, é forte. O problema é que ela está mais fraca do que era em 2007", disse Liliana. E adivinhem qual país do continente mostrou um enfraquecimento mais acentuado entre 2007 e 2011? Bolívia? Venezuela? Equador? Não, não e não. “É nóis memu companheiru”.

Curioso observar que duas semanas antes de sair este estudo do BIS ouvimos em alto e bom som do nosso governo que estamos 300% mais protegidos. As informações dos nossos líderes políticos estão totalmente desencontradas com as informações levantadas por esta pesquisa do BIS. Alguém está errado nessa história. Quem será?

O governo exalta nossas reservas em dólar como um verdadeiro escudo anti-crise. O que na prática realmente não deixa de ser verdade, mas esta é a nossa única vantagem. O Brasil tem agora 374 bilhões de dólares em seus cofres, ante 200 bilhões de dólares em meados de 2008, ótimo. Mas ninguém conta o outro lado da moeda: pagamos caro para aumentar nossas reservas, mais do que valem esses dólares que possuímos hoje, pois emitimos dívida no tesouro (pagando juros acima dos 10%) para captar o recurso e financiar a compra de dólares pelo Banco Central.

Além do baixo crescimento, queda nas exportações e nos preços de commodities, temos menos espaço para utilização das políticas monetária (afrouxamento, liberação do crédito) e fiscal. A taxa de juros está sensivelmente menor do que a praticada em 2007, ao mesmo tempo em que a inflação segue mais alta. Na parte fiscal já estamos sufocados pois aumentamos bastante o gasto público como ferramenta para sairmos rápido da crise em 2008, este (gasto) por sinal mantido até os dias de hoje. Estamos atingindo a meta de superávit primário graças ao aumento recorde de arrecadação.

Para um país basicamente exportador de commodities, como o Brasil, a desaceleração da economia mundial é bastante preocupante e não há “escudo dolarizado” que agüente o tranco. Vamos observar logo abaixo o Commodity Related Equity, que mede os preços praticados no mercado de commodities em geral:


Os preços entraram em forte correção após uma bela subida de 2009 a 2011. Quase 50% de toda esta alta já foi devolvida pela correção dos preços e não há sinais de interrupção neste movimento. A LTA de sustentação foi perdida abrindo espaço para mais quedas buscando objetivo imediato na mínima registrada ano passado (com sérios riscos de perda deste patamar).

Focando exclusivamente no petróleo podemos observar um movimento semelhante. A LTA de sustentação foi perdida acelerando a queda no preço do barril. Destaque para a intensidade da queda (caindo em linha reta), tudo indica que os preços deverão visitar a região dos 75,00/76,00 dólares por barril. Se o petróleo perder esta faixa de preço, será acionado um perigoso pivot de baixa com forças inclusive para jogar o mercado de petróleo em crash.


Os receios quanto ao agravamento da crise mundial estão fazendo alguns investidores realocar recursos em títulos públicos de países seguros como Estados Unidos e Alemanha (este com alguns títulos pagando 0% ou taxas negativas). O ouro também voltou a ser procurado nas duas últimas semanas após formação técnica de fundo conforme podemos observar logo abaixo.


O fechamento semanal dos mercados mundiais também revelam esta fuga de ativos de risco. O índice Dow Jones fechou com um forte candle de baixa voltando pra dentro de uma LTB que vem do topo histórico. Este movimento pode ser caracterizado como bull trap sobre a linha de tendência e reforça os sinais de mercado bearish. A região dos 12k poderá ser testada nas próximas semanas.


Na Alemanha podemos observar também um forte candle de baixa acelerando a queda do índice DAX. Abaixo do patamar psicológico dos 6k, não há regiões de suportes relevantes para tentar segurar a força vendedora. Próxima linha estará em 5.4k coincidindo com o traçado da LTA de 2009.


Na China a bolsa de Xangai está longe de abandonar este canal de baixa, mas pelo menos fechou a semana em leve alta. A linha central de bollinger não foi rompida e o índice segue trabalhando dentro de um triângulo ascendente.
 
  
No Brasil, país de pior desempenho entre os BRICs e lanterninha dos emergentes, o índice Bovespa fechou a semana em baixa ameaçando invalidar o candle de indecisão (possível fundo temporário) da semana passada. As condições para um repique são boas pois a LTA de 2008 está sendo respeitada, bem como a região de suporte nos 53k (criada a partir de candles de pavio longo inferior no diário). O problema todo é a fraqueza da força compradora, apesar de conseguirem segurar bravamente os 53k, não há continuação do movimento.


Parece que o mercado está testando a possibilidade de sair um repique desta região. Duas semanas seguidas de testes e a pernada não saiu. Isso significa que os ursos estão com a faca e o queijo na mão. Basta arrebentar os 53k para baixo na próxima semana que o candle de indecisão será invalidado, a LTA de 2008 será perdida e mais um pivot de baixa será acionado acelerando a queda respaldada pelo movimento de abertura das bandas de bollinger semanal.

Bom pessoal, semana que vem com cara de “ou vai ou racha”. Desejo a todos um ótimo final de semana e bom descanso. Estejamos preparados para a próxima batalha.

Posts da semana:


65 comentários:

  1. impressionante como passo o dia inteiro colado na tv e na net e vc sempre mantem o padrao de trazer alguma noticia que nao foi comentada em nenhum grande meio durante o dia!!!!!

    bom trabalho!!!
    continue assim!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clerton,

      Obrigado! Eu não sou lá grandes coisas mas a informação da mídia, em relação aos mercados, realmente deixa muito a desejar.

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
  2. Eai FI! otimos graficos, a china lateralizando proximo da resistencia parece ser um bom sinal, mas o cirkuit break por aki está proximo de ser acionado, realmente os precos estao otimo para comprar qualker empresa ate ambv3 q nao caia hj xegou a bater -5% q momento bom para comprar bolsa, sempre remando contra a maré! abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eaí Saimon_Rijo,

      Eu acrescentei mais alguns gráficos porque estão em um ponto interessante perdendo linhas de tendência e acelerando movimento de queda. Hehe, não sei se vai ter circuit break ou pânico de baixa, mas se tiver provavelmente será bem pior do que o ano passado. Anzóis e redes de pesca já estão prontas, mas ainda estou só especulando. Pegando e devolvendo o peixe rsrs...

      Abcs, bom sabadão aí

      Excluir
  3. Excelente post. Tema extremamente relevante, embora pouco discutido na mídia tradicional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dinheiroqrende,

      Obrigado! Sim muito relevante para nós que estamos no mercado, no meio da arena. Se depender da mídia ficamos no escuro.

      Abcs, bom descanso

      Excluir
  4. FI,

    Bons comentários.

    Obrigado pela análise do petróleo. A viabilidade do petrosal não era 100?

    Continuamos sendo o país do futuro até escolhermos melhores políticos.

    []'s,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      As ordens! Momento bem propício pra falar do petróleo já que acelerou bastante o movimento de correção. Queda em linha reta, lembra 2008. Acho que o pré-sal só é viável até os 60,00. Mas esses estudos podem estar desatualizados.

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
  5. FI. Excelente post. mais uma vez parada obrigatória para termos um comentário interessante sobre o mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mstarfire,

      Obrigado! Espero estar colaborando com alguma coisa nessas paradas obrigatórias rsrs..

      Abcs, bom descanso

      Excluir
  6. Olá pessoal, é incrivel cono a lição de 2008 segue despercebida, não se deve no mercado ter esperanças, amor, crença e seja lá o que for, apostar quando o mercado grita que "vou cair"...
    Quem estiver assim, por favor saiam e estudem, estudem e estudem porque algo está errado e só vão perder...
    Muito modestamente quando eu afirmar que mudou a tendencia botem fé, perdi muito e muito na bolsa, dinheiro que muita gente trabalha uma vida e não consegue, muitas lições aprendi!!!
    Anonimo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Exatamente. Mas creio que muita gente aprendeu a lição em 2008, mesmo os que foram expulsos do mercado, pois o fluxo de investidores pessoa física não para de cair há mais de 4 anos.

      O que funciona mesmo não é adivinhar pra onde o mercado vai e sim ter a estratégia definida para saber o que fazer independente do que acontecer. E principalmente estar psicologicamente preparado para ambos os casos.

      Abcs, bom sábado

      Excluir
  7. Olá FI, o suporte já está perdido, apostasr nas mínimas é equívoco, e ainda mais numa figura de triangulo descendente, agora~é ficar de olhop nos 48k que pra mim é o suporte dos suportes, ivangomes
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Pelo intraday está bem difícil mesmo de segurar nos 53k, mas a linha ainda não foi rompida. O equívoco na verdade é não ter estratégia definida. Você pode entrar em qualquer ponto ou movimento técnico, desde que o setup tenha um bom índice de retorno. Situação do Ibov no médio prazo não está boa, alguns papéis perderam fundo do ano passado, commodities perdendo a linha de sustentação, poucas linhas de suporte forte, etc..

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
  8. Amigo, furando os 53k, a proxima parada eh nos 48k?

    abs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      A escada está assim:

      - Tem uma faísca de linha ali nos 51k (fraco)
      - Depois o patamar psicológico dos 50k (médio)
      - E o próximo degrau está nos 48k (médio)

      Ainda está muito longe pra falar disso, mas se perder 48k pode buscar os 43k.

      Detalhe é que não tem nenhuma linha forte de grande relevância, tal como os 60k por exemplo.

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
  9. Estava acompanhando o movimento do ouro nessa semana e ele fez um movimento de alta realmente intenso p cima, vejo ele como um termometro dos mercados e ao q parece ficou ainda mais pessimista, repique de alta? To duvidando um pouco.
    Só sei q Isso de ficar andando de lado ja cansou rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostra,

      Foi bem intenso, duas semanas mostrando aumento considerável da força compradora. Também vejo o ouro com uma das opções "seguras" para fugir dos ativos. Pela situação macroeconômica, pode ser que não seja um mero repique. Hehe, 53k (uma linha que não existia como suporte) está dando trabalho, sinal de que alguns players podem ter montado posição aí e estão brigando entre sí. Vamos ver semana que vem, ursos ficaram com a vantagem.

      Abcs, bom descanso

      Excluir
  10. Ibovespa andando de lado, médias se aproximando, bandas vão se estreitando, uma hora vai estourar aí vamos ver para que lado vai. Bom fim de semana a todos.
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      É isso aí. Estão armando o bote, olho vivo na próxima rodada!

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
  11. FI, observando o gráfico de longo prazo nota-se uma esticada forte a partir de 2002 no petróleo, na época custava 25u$$ o barril, por se tratar de comodity creio que voltará aos patamares históricos..
    Se perder este suporte que vç aponta provavelmente teremos dúvidas da viabilidade do pré-sal, ai vai ser lona nas petromico...
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Sim, foi um período de boom nas commodities, tudo subiu bastante na década passada (até estourar em 2008). Se perder esse suporte vai acionar um baita pivot de baixa, queda em linha reta, pode até panicar o mercado de petróleo. O problema é que já perdeu uma importante LTA. Pessoal que especula em petróleo está com a mão pesada na venda.

      Abcs,

      Excluir
    2. Não seria esse o motivo da OGXP3 estar apanhando bastante nestes últimos meses?

      A Petromico pelo menos é operacional.

      Excluir
    3. Sir Income,

      Seria um dos motivos. Você sabe como são as empresas do Eike né rsrs.. A natureza do papel é atrair especulação, AT funciona bem aí.

      Abcs,

      Excluir
  12. FI, acompanho seu blog a algum tempo. Parabéns pela alta qualidade de seus artigos e por conseguir redigir com qalidade todos os dias da semana.

    Possuo investimentos de longuissimo prazo e gostaria de começar a fazer investimentos prazo mais curto com base na análise gráfica.

    Se você puder, gostaria que me recomendasse um livro ou material de estudado que me desse embasamento para começar a operar. Já possuo conhecimentos básicos no assuntos (disponível no site da corretora).

    Obrigado,
    Rudan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudan,

      Obrigado! Infelizmente análise técnica está muito banalizada no mercado. De imediato recomendo fugir desses cursinhos, DVDs, gurus e analistas com bolas de cristal. Para aprender AT, primeiramente você precisa agregar conteúdo, sugiro leitura dos livros "Como se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso" e "Candlestick" ambos estão relacionados neste link:

      http://www.financasinteligentes.com/p/leitura-recomendada.html

      O segundo passo é começar a observar os movimentos técnicos dos ativos. Você vai perceber características diferentes de movimentos e padrões. Até aqui você não precisa operar. Este passo é importante (e lento) porque análise técnica nada mais é do que a construção do seu sistema/estratégia para operar. Isso vai depender muito das suas particularidades (principalmente no lado psicológico). É recomendável que o método seja 100% seu ou pelo menos adaptado.

      Feito isso você começa a testar o seu método utilizando o lado esquerdo do gráfico. Isto é, voltar no histórico e observar se este método tem um bom percentual de acerto. Em caso positivo você começa a operar com valores bem reduzidos para testar o seu método na prática, é nessa hora que você percebe os efeitos psicológicos. Você deve se sentir extremamente seguro com a sua estratégia "faça chuva ou faça sol".

      O mais importante: a verdadeira aula de aprendizado será lecionada inúmeras vezes pelo Sr. Mercado. E não tenha pressa, isso demanda tempo (tempo = anos e não meses ou semanas).

      Qualquer dúvida volte a perguntar.

      Abcs, bons estudos!

      Excluir
  13. Obrigado FI. Respondeu minhas dúvidas.

    Abraços, Rudan.

    ResponderExcluir
  14. Olá FI, ainda não na proxima semana "o vai ou racha", o mercado esta no G60 em um bonito triangulo descendente, bom geralmente rompe para baixo, á não ser que fatores fundamentais o desconfigure, o objetivo é nos fundos deixados em outubro passado, vamos ver quem ganha está briga!!!
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de mencionar que o ouro esta rompendo mais um TH aqui no Brasil, mais um alerta aos comprados, sempre que rompe ocorrem fortes quedas e montagem de fundo importante nos próximos meses!!
      Ivngomes

      http://img850.imageshack.us/img850/7545/ouro250gr.jpg

      Excluir
    2. Todos os sites e fóruns sobre mercado estão afirmando que vai perder os 53k.
      Só por isso já apostaria em fundo do ibov.
      Devemos ser gananciosos quando os outros tem medo. Se errar, o stop é curto. É perto de zonas de sup/res que devemos entrar.
      Na hora H todo mundo se caga e esquece tudo isso.
      No mais, DJI e DAX perderam a mm200 sexta-feira. Aqui, já perdemos há dias, sangramos e encontramos um suporte.
      São 3 toques (sombra) nos 53k, o suficiente para definir como suporte.
      Estamos 3.000 pontos abaixo da mm21, espaço bom para um repique.
      Vão dizer: mas se a gringolândia abrir em queda, vamos cair. Sim, é verdade.
      Mas lembrem-se que DAX em queda de 4% perdendo mm200 e dji perdendo a mesma média com dados horrorosos sendo divulgados, tudo no mesmo dia, não foi suficiente para perdemos os 53k.
      Ninguém quer abrir venda ali, ifr indica sobrevenda e macd cruzando pra cima.
      Resumindo, vejo fundamentos gráficos e medo na área. Por isso aceitei o risco e fiz uma entrada. Lembrando que o stop é curto, trade contra-tendência, tem que saber fazer.
      Stop loss de 1000 pontos e stop gain de pelo menos 3.000 pontos até a mm21. Tá ruim?
      Abç
      Anônimo do BC

      Excluir
    3. Booooaaa, Anônimo do BC!!!!!
      "Todos os sites e fóruns sobre mercado estão afirmando que vai perder os 53k. Só por isso já apostaria em fundo do ibov."
      haha... Concordo contigo!! Quando todo mundo fala que vai perder fundo importante, é hora de comprar!!!
      Também acho que Dow e DAX podem vir testar a mm200.
      Eu estou com pequena compra em Itub4 e BVMF3.
      Se cair, saio com pequeno preju, e lá pelos 50/51k compro muito de novo!!!
      Arnaldo

      Excluir
    4. Olá, vçs são os da "teoria contrária", com este triangulo descendente no G60 após forte queda eu teria muito "medo" de ir contra a tendência, bom tem papéis muito esticados para baixo, as Usim, mmxm3, ogxp3 por exemplo estou de olho em possíveis repiques, e mais um detalhe na matriz foi confirmada uma bandeira de baixa..
      Boa sorte p/ vçs!!!
      Ivngomes

      Excluir
    5. Calma Ivngomes...
      Ninguém aqui está certo de um repique. Do jeito que estamos, tanto pode cair mais como repicar. Creio que traders ousados têm que fazer algumas pequenas apostas de repique. Se não der certo, sai no stop, e entra no próxima oportunidade.
      Eu até acho que pelo "pânico" podemos esticar um pouco a queda, mas também "devo" fazer pequenas apostas de repique. Meu "trade system" é assim.
      Arnaldo

      Excluir
    6. É isso aí pessoal,

      Boas discussões! Se todo mundo tiver o mesmo ponto de vista a renda variável seria uma renda fixa =)

      Excluir
    7. Pois é amigos, tudo está indicando que iremos perder os 53k, da mesma forma que há algumas semanas todos davam como certo o rompimento dos 70k e olha onde viemos parar. Não quero dizer com isso que a partir de amanhã vamos retomar a tendência de alta,mas fiquemos atento com o senso comum da massa.Como dizia um plantador de milho: "Atrás de uma alta vem uma baixa e atrás de uma baixa vem uma alta." Abraços

      Excluir
    8. Tem aquela história, que pra mim virou uma lenda, do Joseph Kennedy que liquidou toda a sua carteira de ações após receber conselhos de um engraxate. Um dia depois aconteceu a black thursday e a bolsa de NY quebrou.

      Acredito que seja uma lenda pois muito provavelmente ele já estava com planos para liquidar sua carteira, como um bom especulador que era, além de ser insider (pai do ex-presidente dos EUA). A conversa com o engraxate foi apenas um motivo a mais, ou um "empurrãozinho" psicológico que ele estava precisando para tomar uma decisão difícil.

      Abcs,

      Excluir
  15. Olá FI!

    Ótimo post! Eu nem vou mais ficar elogiando seus textos, pois é o mesmo que chover no molhado... rs

    No curto prazo, tudo pode acontecer e não há como prever. Acho que quem investe em bolsa não tem que se preocupar com o futuro. O que nós (pequenos investidores) podemos fazer é apenas analisar o cenário macroeconômico para saber qual alocação mais favorável para os aportes, se é RF ou RV.

    Analisando o cenário atual, vc acha que a atual crise do Euro é pior do que a de 2008? Pq se for, então a queda nem começou. Não que quedas me assustem, na verdade são boas para formar carteira, porém, estou numa situação de "caixa zero". Ou seja, se o IBOV for a 30K esse mês, perco a promoção... rs

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Troll,

      Hahah que nada!

      Sobre a crise do euro ela é consideravelmente pior do que a crise de 2008. Na verdade ela é uma ramificação da deterioração do sistema financeiro que estourou em 2007 avançando para os mercados de dívida soberana. Então temos duas frentes nessa crise que devem ser combatidas/solucionadas:

      - a primeira é no sistema financeiro. Será preciso limpar esses ativos podres, bem como instituições "semi-falidas" para que o sistema volte a operar normalmente com liquidez no mercado interbancário permitindo assim um fluxo maior de crédito indo para a economia (com um sistema seguro e limpo os bancos deixariam de empossar dinheiro dentro dos bancos centrais como medida de proteção). A solução de curto prazo está, infelizmente, na fusão destas instituições bem como estatização, mesmo que parcial, de algumas outras.

      - a segunda é o próprio estado. Sabemos que a austeridade fiscal é extremamente necessária para que os países possam ficar solventes novamente e assim conseguirem rolar dívida no mercado pagando bônus menores. Esse é um ponto importante pois reduziria o stress no mercado além de impedir um contágio dentro do sistema financeiro. Estas medidas acabam sacrificando o crescimento no curto prazo, o que para muitos é inaceitável mas não há outra solução para colocar um ponto final neste problema. O que poderia amenizar a situação nos mercados e permitir que os países consigam crescer (pouco) ao mesmo tempo em que possam dar prosseguimento a política de austeridade fiscal é fazer com que a Alemanha acabe com este desequilíbrio dentro da zona do euro (competitividade) aumentando a base salarial do país além de permitir a criação do eurobônus.

      Creio que isso acabará sendo feito, mesmo que de forma gradual, pois caso contrário o euro poderá entrar em colapso e um dos grandes prejudicados será a própria Alemanha. Os líderes políticos tentam prolongar ao máximo a solução amarga, o que acaba causando todo esse stress no mercado, mas pode ter certeza que antes mesmo do "juiz bater o martelo" os mercados já estarão apontando para cima.

      Abcs, bom domingo!

      Excluir
    2. FI, o problema da estatização é que os governos terão que absorver as enormes dívidas dessas instituições semi-falidas, certo? Mas os governos já estão além do limite do endividamento. Vc acha que apenas austeridade fiscal e corte de benefícios são suficientes?

      Poxa, IBOV a 30K de novo e caixa zerado vai ser "soda"...

      Um abraço!

      Excluir
    3. Investidor Troll,

      Sim, alguns teriam que emitir dívida aumentando o endividamento. É uma situação apenas para contornar o problema no curto prazo e a austeridade faria o serviço no longo prazo.

      Hehe, calma que ainda estamos longe dos 30k, talvez nem chegue perto. Quem manda é o Sr. Mercado, vamos acompanhando com um passo de cada vez. E caso você perca uma futura oportunidade, tenha paciência porque outras com certeza surgirão pela frente.

      Abcs, bons negócios!

      Excluir
  16. Se estamos mais vulneráveis, então uma fuga do dólar deve fazer os juros subirem, da mesma forma que aconteceu em 2007/2008. Será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Pode sim, ainda mais com a taxa baixa. Mas acredito que até as eleições não teremos aperto monetário..

      Abcs,

      Excluir
  17. bolsas asiáticas sangrando já na abertura. como diria galvão "haaaaja coração"

    amanhã deve ser mais um dia de sangria

    só olhando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mauricio,

      Hehe, ou como dizem nos rodeios: "seguuuura peão"

      Mas confesso que só começo a olhar os índices 1h antes da abertura das porteiras aqui.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  18. Não estou gostando desta onda de resgates do FGC. O último caso antigo foi o banco Santos em 2004, esporádico. Desde então não aconteceu nada grave no sistema a ponto de chegar em uma intervenção. Mas em 2011 voltaram os resgates com o Banco Morada, Oboé e Rótula (sem contar com o Panamericano). E agora essa com o rombo do banco Cruzeiro do Sul.

    Atenção redobrada com os bancos pequenos agora. Normalmente ondas de resgates costumam acontecer nas crises ou anteceder um evento de turbulência.

    Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos bancos são realmente sólidos em caso de crise?

      Excluir
    2. Sir Income,

      São sim, melhores do que muitos lá fora. Principalmente os grandes. Não sei o que está acontecendo com o BC, de uns tempos pra cá começou a "comer mosca" com os bancos pequenos.

      Abcs,

      Excluir
  19. Infomoney Sexta-Feira a noite:
    "De olho no cenário externo, Ibovespa deve caminhar para a sétima queda semanal"

    Infomoney Segunda de manhã:
    "Ibovespa retoma alta se superar resistência dos 55.766 pontos"

    Infomoney quando ibov buscar 59500:
    "Rumo aos 70.000"

    hahahahaha zueira

    Abç - Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que você não viu o MarketWatch, do WSJ, ontem à noite, afirmando que segunda-feira o Dow abriria com forte queda, por ter perdido a mm200 na sexta!!!
      Petróleo já parece querer reagir. Está na mm200 do semanal.
      Arnaldo

      Excluir
    2. Hehe, isso acontece direto. Está pior do que cara e coroa. Esses sites são bons pra dar risada e nada mais rsrs...

      Excluir
    3. Infomoney é mesmo uma piada... Mas esse do Wall Street Journal deveria ter mais cuidado! hehe...
      Arnaldo

      Excluir
    4. Hehe também. A segunda profissão de qualquer jornalista que cobre o mercado deveria ser de operador..

      Excluir
    5. Olá, é site bancado por corretoras totalmente direcional, coitados os minoritários que entram na bolsa por notícias, no momento Ibov testa os 54K como resistencia, está aumentando o peso e a corda já já se parte....
      Ivngomes

      Excluir
    6. Ivngomes,

      Sim, ali tem que ficar bem atento com as informações "prestadas" rsrs...

      O que está travando o movimento do Ibov é esta LTB desde os 62k, esta linha está barrando tudo. Ursos deram muita moleza hoje, pra mim o pregão está bull, dependendo apenas de furar esta LTB.

      Abcs,

      Excluir
    7. PS: está bonito ver o afunilamento entre LTB e 53k. Mais um ou dois pregões e define logo.

      Excluir
  20. É tudo uma loucura, ano passado até o início deste ano, o Brasil era o "melhor" lugar para se investir no mundo. Agora, parece que estamos, desculpe a expressão, na merda.

    O mercado é bipolar.

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Problema é que o governo conseguiu fazer o mais difícil: estragar a festa.

      Agora somos classificados como: “Bull Market in Politics”. Pra explicar melhor vou citar o que escrevi no post do dia 10/05:

      "Este termo, criado em 2008 pelo hedge-fund Clarium Capital, é utilizado para caracterizar um cenário de intervenção do Estado (acima do normal) sobre a economia"

      "Historicamente, países classificados como “Bull Market in Politics” penalizam o desempenho do mercado de capitais. Há um desinteresse geral dos investidores em comprar ações, além da deterioração dos múltiplos."

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  21. "Quebrou: Banco Cruzeiro do Sul sofrerá intervenção hoje
    O Banco Central deve decretar hoje uma intervenção no Banco Cruzeiro do Sul (CZRS4), segundo reportagem da Agência Estado. O banco ficará sob o Regime de Administração Especial Temporária e o Fundo Garantidor de Crédito cuidará da gestão. Ainda segundo a reportagem os auditores do Banco Central encontraram um rombo de R$1,3 bilhão, criado em condições similares à do banco PanAmericano (BPNM4). Mesmo após rumores de que o banco BTG Pactual, atual controlador do PanAmericano, estaria interessado na compra do Cruzeiro do Sul, as ações da instituição registraram perdas de mais de 40% na semana passada, mostrando que havia algo de errado. As ações preferenciais da instituição também mostraram uma movimentação atípica no dia 18 de maio, registrando um volume de negociação 182 vezes superior à média dos últimos trinta dias. O Banco Cruzeiro do Sul não emitiu nenhuma nota de esclarecimento em relação a este volume atípico de negociação, e emitiu uma nota apenas após solicitação da BM&FBOVESPA sobre a notícia de uma possível venda da instituição veiculada no jornal Valor Econômico, na qual afirmava que analisava permanentemente alternativas estratégicas para seus negócios."

    Mesmo esquema do Panamericano? Vai saber mais quantos bancos fizeram este esquema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Isso na prática não poderia ter acontecido de forma alguma pois o BC fiscaliza tudo. Não sei o que está acontecendo dentro do BC, isso não é comum acontecer e não é o primeiro caso..

      Excluir
  22. Petróleo só no curtíssimo prazo pode derreter.

    Os produtores simplesmente fecham a torneira e esperam o oferta e demanda se equilibrarem...

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dimarcinho,

      Sim, depois que criaram a OPEP ficou mais fácil fazer este controle da "torneira". Mas esta queda abrupta recente é típico de especulação. Desmanche de algumas posições compradas em commodities realocando para ouro, treasuries ou mesmo títulos alemães.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  23. Respostas
    1. kkkkkk

      Patinou o dia inteiro e fechou esborrachada no chão. Mas ainda estou mantendo minha posição.

      Excluir
    2. haha, chocho mesmo...
      Dias assim é melhor não fazer nada.
      Também tenho umas pequenas comprinhas. Depois daquele trap que levei, diminuí um pouco a ganância! hehe...
      Arnaldo

      Excluir