sexta-feira, 22 de junho de 2012

Fechamento da semana


A sexta-feira de agenda fraca e poucas novidades no cenário macroeconômico praticamente não alterou o panorama desta última quinta-feira. A única novidade na Europa foi a reunião dos líderes de Itália, França, Espanha e Alemanha onde ficou acertado que será apresentado um pacote de medidas de crescimento estimado em 130 bilhões de euros na cúpula da União Europeia que acontece na próxima semana.
Não foram divulgados maiores detalhes deste pacote, mas parece que a intenção é tentar compensar os efeitos negativos das medidas de austeridade que estão sendo adotadas em diversos países da zona do euro.
Internamente o Credit Suisse divulgou um relatório de análise sobre a situação dos bancos brasileiros. O cenário, segundo o relatório, é negativo e afirma que as instituições financeiras estão entrando em uma era de baixa rentabilidade devido aos juros baixos, spreads em queda e inadimplência alta. O Credit Suisse projetou que o ROE (retorno sobre o patrimônio líquido) médio dos bancos brasileiros ficarão em torno de 15% a 16%, sendo que a média dos últimos anos era de 18%. Segundo a instituição este poderá ser o maior declínio em mais de uma década.
Ainda no cenário interno a Petrobras divulgou agora pouco um reajuste de 7,83% para o preço da gasolina e de 3,94% para o preço do diesel. Para impedir que este aumento chegue às bombas de combustíveis e conseqüentemente pressione os indicadores de inflação, o Ministério da Fazenda informou que reduziu a zero a alíquota do CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - imposto incidente na comercialização destes combustíveis).
Em seu comunicado a Petrobras disse que “esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.

Acontece que este comunicado da Petrobras não bate com a realidade da commodity no mercado. O último reajuste de combustíveis da Petrobras aconteceu em outubro do ano passado quando o preço do barril de petróleo tipo light estava oscilando na casa dos 80,00 dólares. Este reajuste também foi compensado por uma redução na alíquota do CIDE pelos mesmos motivos apresentados nos parágrafos anteriores. Hoje a companhia anunciou um novo reajuste e olha só onde está a cotação do barril de petróleo.


Novamente em 80,00 dólares, praticamente no mesmo lugar. A diferença é que neste período o preço subiu e corrigiu recentemente. Curiosamente em outubro de 2010 o preço do barril também estava na casa dos 80,00 dólares. E adivinha onde o barril de petróleo estava em outubro de 2009? Não é possível, 80,00 dólares? É isso mesmo, estava lá oscilando na casa dos 80,00 dólares o barril.

Ao que tudo indica o novo reajuste de combustíveis anunciado pela Petrobras está relacionado com o plano de investimento da companhia para o período de 2012 a 2016 que leva em consideração esta correção (aumento) nos preços para fortalecer o caixa da empresa. Sem este aumento não haveria recursos suficientemente necessários para a Petrobras colocar em prática o seu plano de negócios/investimentos.

Vamos agora analisar o fechamento das principais bolsas mundiais começando pelo índice Dow Jones nos Estados Unidos. Candle de baixa colado abaixo da resistência psicológica dos 13k, mesma região por onde passa a linha central de bollinger. Em um primeiro momento é natural aparecer força vendedora neste ponto do gráfico, mas se o mercado não conseguir passar por esta região teremos a formação de um topo descendente no semanal.


Na Alemanha o índice DAX sentiu a LTB que vem do topo histórico deste ano e fechou com um candle de pavio longo superior que indica indecisão ou possível sinalização de topo. Se esta linha de tendência de baixa não for rompida, a média móvel simples de 200 períodos poderá ser testada nas próximas semanas.
  
  
Na China o principal índice da bolsa de Xangai fechou a semana em forte baixa, renovando nova mínima e alimentando a tendência de queda no curto prazo. Deverá testar o suporte em 2.2k já na próxima semana e se esta linha não agüentar, o índice irá acionar pivot de baixa com objetivo inicial para testar o fundo histórico deste ano.


No Brasil o índice Bovespa fechou a semana com um candle de pavio longo superior relevante, mas não pode ser considerado uma estrela cadente (sinal forte de reversão) pois há um pavio longo inferior visível e sua localização não está em um possível topo de tendência (semanal, apenas 3 candles).


Mas não podemos desprezar o sinal do pavio longo superior bem abaixo da LTB que vem do topo em 69k. Revela claramente que houve uma inversão no mercado com abertura de posições vendidas nesta última quinta-feira bem no ponto de pullback da LTA do ano passado.

Bom pessoal vamos encerrando por aqui nossas atividades. Desejo a todos vocês um excelente final de semana!

Posts da semana:

44 comentários:

  1. TA VIRANDO UM SONHO ESSA TENDENCIA DE ALTA,NAO VEJO A HR DE DECOLAR RUMO AOS 57,58,60 ETC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Chegou perto dos 58k (máxima em 57.6k formando topo) mas a partir desse ponto os ursos começaram a entrar. Mercado inverteu a mão em uma região importante, vamos ver até onde vai. Tem bastante linha de suporte (porém não são fortes) até os 52.5k.

      Abcs, bom sábado

      Excluir
  2. Será que tá querendo desenhar um o-c-o?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huummnn... pode ser. Ou ainda um o o - c - o o.

      Mas eu prefiro não dar relevância a essas figuras, desenhos ou formações porque a análise pode cair na tentação de tentar adivinhar o futuro. E todos nós sabemos que análise técnica não foi feita pra isso, apesar de existir inúmeros cursos no mercado com esse objetivo rsrs...

      Abcs pessoal e bom sábado

      Excluir
    2. FI, buenas tardes! Concordo que prever o futuro é coisa de guru troxa. Mas, eu já li um estudo americano que provava matematicamente e com boa eficácia estatística a formação do o-c-o. Contudo, não confirmou a mesma coisa com o-c-o-i. A situação era mais ou menos a seguinte: até que se forme o segundo ombro nada pode ser feito, seria pura advinhação. Confirmado o segundo ombro, a probabilidade de rompimento da linha de pescoço e confirmação da figura é enorme. Se bem que daí a psicologia de mercado me parece ser o ponto mais determinante para o desenrolar da situação. É só imaginar todos vendo a mesma coisa no gráfico. É uma espécie de profecia autorrealizável.
      um abraço.
      LFB

      Excluir
    3. LFB,

      Gostei do assunto. Você teria o link desse estudo?

      []'s,
      Sir Income

      Excluir
    4. Buenas LFB!

      Sim, é uma das figuras da AT com maior eficácia e funciona mesmo. Mas eu acabo desconsiderando essas formações porque, pelo menos pra mim, acaba manipulando minha forma de enxergar o gráfico, o que não é bom. Um exemplo: temos o lado esquerdo do ombro formado e a cabeça, só faltando finalizar o lado direito do ombro e romper a neck line para confirmar o o-c-o. Isso me induz a acreditar (mesmo sabendo que existe a possibilidade de não acontecer) que os preços irão cair. Ou seja, a figura desenhada rouba minha atenção e acabo desprezando o que tanto gosto na análise técnica: formação de candles, linhas e médias.

      Para resolver esse problema tive que desconsiderar totalmente essas formações. No final das contas não faz muita diferença (pra mim) pois a confirmação de uma figura/formação normalmente se dá por uma quebra de suporte/resistência, rompimentos de pivots ou linhas de tendência.

      Abcs, bom sábado

      Excluir
    5. Sir Income, boa tarde. Desculpe a demora em responder. Mas com me pauto pela qualidade de informação (para manter o nível do blog do FI, é claro), não posso escrever besteira. Então, pesquisei melhor e encontrei um estudo sobre o mercado brasileiro. Parece ser um trabalho sério, pois foi publicado na Revista Brasileira de Finanças e baseado no trabalho de OSLER, C.L. e CHANG, P.H.K. Head and Shoulders: Not Just a Flaky Pattern, Federal Reserve Bank of New York staff report 4, 1995, do qual havia me referido.
      O link é do trabalho brasileiro é: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbfin/article/viewFile/1330/1038

      Um abraço.
      LFB.

      Excluir
  3. Pois é, enquanto o mundo reclama de gasolina chegando aos U$ 2,00/galão nós aqui aceitamos fácil a tese de que os U$4,50/galão que pagamos é pouco e a Petrobras só tem futuro subindo... Vamos acompanhando a China, que agora chegou aos U$ 5,00/galão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edward Firmo,

      Muito boa sua observação. Normalmente os grandes países produtores de petróleo tem preços da gasolina mais barato, mas aqui é diferente talvez porque a produção seja totalmente concentrada na Petrobras. E não é só pela questão do petróleo ser monopolizado, o etanol, que poderia ser uma alternativa de preço mais baixo, mal consegue competir com os preços da gasolina. Aí voltamos para aquela velha história do custo Brasil...

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
    2. Mas a OGX está chegando aí para resolver a situação da gasolina cara no Brasil. Não teremos mais monopólio... kkkkkkkk

      Excluir
    3. Sir Income,

      Heheeh boa! Ouvi dizer também que o governo vai fazer todas as reformas estruturais necessárias para melhorar sensivelmente o ambiente de negócios no Brasil kkkkkkkk

      Abcs,

      Excluir
  4. Uma pergunta totalmente off topic...
    Durante estes 3 ultimos anos eu só operei no mercado comprado a vista em blue ships. Sem daytrade pois não tinha tempo (cursando residência médica). Antes disso eu operava daytrade usando a wintrade como corretora e vendo os gráficos em tempo real na advfn. Agora minha residência acabou e quero voltar a operar daytrade. Estava usando o itautrade só por comodidade e agora quero ir para uma corretora que me de maiores possibilidades e preços melhores.
    O que vcs me recomendam de corretora e plataforma para observar os gráficos em tempo real?

    PS: Paraben pelo blog FI, acompanho sem postar há muito tempo, irei me tornar mais ativo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taiga,

      Obrigado! Apreça mais sim!

      Bom, acho que esse link do ranking de corretoras do Bussola do Investidor vai te ajudar bastante:

      http://www.bussoladoinvestidor.com.br/guia_corretoras/

      A Mycap é uma das que parecem ter melhor custo x benefício. Recentemente eu vi uma propaganda da nova plataforma da rico, excelente pra quem opera day-trade, tudo num só clique e muito rápido. Vale a pena conferir também.

      Abcs, boa semana

      Excluir
  5. Taiga, eu opero day-trade pela mirae asset, pago R$2,90 por ordem executada, não tem mais barato no mercado. A plataforma de operações é muito boa. O que peca nesta corretora é não ter conta margem e não poder realizar vendas descobertas via home bruke. Para realizar venda descoberta somente abrindo um termo e a operação é via mesa.
    Graficos, cotações on-line e book de ofertas eu acho que não tem melhor do que a advfn.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Sir Income,

      Pegando o dólar na fonte (o americano), está numa tendência boa de alta desde maio do ano passado. Recentemente detonou mais um pivot de alta e a partir desse nível são poucas as resistências.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. FI,

    Já operou minicontratos de índice futuro?

    []'s,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Mercado futuro para o especulador é uma maravilha. Não tem coisa melhor. Eu só não fui ainda porque gosto do meu sistema pra operar mercado à vista e boa parte dele não está adaptado para mercado futuro. Mas as vezes aparecem umas oportunidades tão boas que acabo operando BOVA11 rsrss. Vale ressaltar que os riscos são maiores, exige um conhecimento maior e psicológico bem preparado. Aconselhável estudar bastante os movimentos técnicos do Ibovespa bem como a própria dinâmica do mercado futuro. Se por exemplo um operador manter e prolongar uma posição contra o mercado pode afundar bonito. É muito importante também operar via mesa, de preferência com um corretor com bastante experiência em mercado futuro e que atenda as suas necessidades.

      A grande vantagem (além da "facilidade" em operar índice - não tem aquelas jogadinhas de player como no mercado à vista) é a alavancagem, corretagem barata e não precisar desembolsar um centavo pra operar, apenas oferecer a garantia (que pode ser um investimento em renda fixa) e pagar a diferença ao final do dia.

      Abcs,

      Excluir
    2. FI,

      Perguntei por causa desta matéria: http://www.infomoney.com.br/colunistas/noticia/1764522

      Queria entender alguns pontos. Se tem chamada de margem (ajuste de gatanria) todos os dias? No caso a carteira serviria de garantia, mas pode ter uma chamada alta se o índice explodir?
      Ou seja, risco ilimitado na alta?

      Abraços,
      Sir Income

      Excluir
    3. Sim, todos os dias a financeiro é ajustado. Se você não zerar a posição tem que virar o dia ajustando os valores (a diferença) debitando ou creditando na sua conta. A garantia é para corretora permitir a quantidade de mini-contratos que você poderá operar e caso ocorra algum evento adverso ela não ficará responsável pela dívida do operador. Pode sim ter uma chamada alta, porque a operação é alavancada e quanto mais o índice avançar contra a sua posição, pior fica. Por isso é importante não ficar contra o mercado e a maioria das operações são curtas pois é mais seguro.

      Abcs,

      Excluir
  8. Pregão parado. Justo hoje que estava bom de operar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ver. Essa BVM&F volta e meia da umas mancadas em dias críticos!

      Excluir
    2. Volta e meia esse Mega Bolsa trava e sempre nos dias importantes.

      Que meleca, e não tem previsão pra voltar.

      Excluir
  9. Será que esse travamento pode ter sido ocasionado pelas operações de alta frequência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flash crash (aquelas quedas rápidas e fortes) eu não vi. Nem na OGX e nem na PETRO que são os papéis de maior peso em quedas de 7%. Caíram de forma gradual sem pânico, se algum robô deu pane teria caído uns 10% em questão de segundos.

      Bom, é o que eu acho. Esse sistema da bolsa que é ruim mesmo rsrs...

      Excluir
    2. Se voltar com leilão, aí ferra as estratégia de muita gente!

      Excluir
  10. Pelo menos está dando pra cancelar as ordens que estavam em aberto e enviar novas ordens. Mas acho devem acabar cancelando tudo antes de voltar.

    ResponderExcluir
  11. No fórum do Bastter, estão dizendo que o mega está funcionando e o mercado está em andamento. Parece que o problema é só na parte dos Home Broker.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo. Confirmei agora na corretora, o sinal só está chegando para a mesa de operações mas estão aceitando as ordens do HB.

      Excluir
  12. Pessoal está funcionando mas é só na mesa. Vai entender.

    Vamos voltar no tempo rsrs. Cotação só por telefone:

    Cotação agora: 15:14h

    Ibov: 53.9k - 2,77%
    VALE5: 38,07
    PETRO4: 18,11
    OGXP5: 8,74

    Podem enviar ordens via HB que está aceitando. É só o sinal que não está chegando para os HBs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sinal vai, mas não vem kkkkkkkk

      Putz!

      Imagina quem ficou vendido e acha que está parado. Sacanagem a BVMF continuar...

      Excluir
    2. Nossa, pode levar chamada de margem da corretora achando que ainda está -3%. Ou então o pessoal que saiu e deixou stop. Quando dá uma pane eles costumam cancelar tudo. Eu abri uma ordem no escuro, vamos ver se pega. Operando gráfico imaginário kkkkkkkkk

      Excluir
  13. Tá tudo muito devagar, parece que até os players estão sem operar

    VALE5: 37,98
    PETR4: 18,04
    OGXP3: 8,70
    BBAS3: 19,06
    ITUB4: 27,31
    BBDC4: 29,33
    CSNA3: 11,10
    GGBR4: 16,23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PETR4 sendo castigada...

      E a dona da bagaça (BVMF3), descendo a ladeira forte?

      Excluir
    2. Está nos 9,84
      Até que ela não está caindo tanto. Por enquanto rsrs... Vamos ver amanhã

      Excluir
  14. Pegaram BBAS3 no escuro. Perdeu mínima 18,95 agora.

    ResponderExcluir
  15. Pregão sem volume nenhum praticamente, qualquer um que entrar com uma ordem pesada vai fazer um estrago.

    ResponderExcluir
  16. Nova rodada:

    Ibovespa: 53.7k (perto da mínima)
    VALE5: 38,02
    PETR4: 18,03
    OGXP3: 8,68
    CSNA3: 11,15
    ITUB4: 27,29
    BBAS3: 18,92
    BBDC4: 29,29
    GGBR4: 16,23

    ResponderExcluir
  17. Enquanto isso, no fórum do Bastter: "Não temos infraestrutura direita nem na bolsa."

    ResponderExcluir
  18. Fechamento Ibovespa: 53.8k (queda de 2,95%)

    Pouca coisa mudou.

    ResponderExcluir
  19. Devem ter cancelado os stops. Joguei um troco no suporte da petro e não vi acionamento de stop porque fechou 3 cents abaixo apenas.

    ResponderExcluir