quarta-feira, 20 de junho de 2012

FED mais pessimista


O presidente do FED (Federal Reserve - banco central dos Estados Unidos) anunciou hoje, ao final da reunião do comitê de mercado aberto, a prorrogação da Operação Twist até o fim de 2012. Este programa foi implantado no ano passado e estava com prazo de encerramento para este mês. Isto significa que o FED vai continuar vendendo títulos de curto prazo e recomprando títulos de longo prazo até dezembro deste ano para continuar baixando as taxas de juros de longo prazo.

Não houve anúncio do “tão esperado” QE3 (quantitative easing 3), derrubando a tese simplória de que os mercados subiram nestas duas últimas semanas por expectativas quanto à novos programas de relaxamento quantitativo do FED. De fato os mercados até subiram (em tese deveriam desabar já que a expectativa não foi confirmada, não é mesmo senhores analistas da mídia em geral?) após o anúncio de que não teríamos QE3, apenas a prorrogação da Operação Twist.

O FED ainda se mostrou mais pessimista ao reduzir sua estimativa para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) deste ano para a faixa de 1,9% a 2,4%. Lembrando que a última previsão do FED para o crescimento deste ano estava na faixa de 2,4% a 2,9%. As previsões de expansão para 2013 e 2014 também foram reduzidas.

Ben Bernanke afirmou também que o banco central estava otimista demais com a recuperação da economia e que os dados econômicos mais recentes estão um pouco decepcionantes. Sobre o mercado de trabalho, o FED reconhece que a recuperação está mais lenta do que o previsto. A taxa de desemprego poderá fechar este ano levemente acima dos 8% (continua alta).

Mesmo assim os mercados subiram ignorando por completo este pessimismo ou mesmo a falta de um QE3. Quando Bem Bernanke começou a falar os mercados operavam em baixa de aproximadamente 1%, em poucos minutos após o seu discurso as bolsas dispararam devolvendo praticamente toda a perda do dia.

O índice Dow Jones fechou em leve baixa deixando um spinning top que indica indecisão. A LTA de curto prazo, mesmo com sua inclinação bem íngreme, ainda consegue fazer pressão compradora sempre quando o índice chega perto ou realiza o toque. Esta linha não se sustentará por muito tempo, mas já fez um belo dever de casa mostrando a força de um mercado bull (curto prazo) desde o toque nos 12k.

  
No Brasil o índice Bovespa também terminou o dia indicando indecisão, a diferença está no candle de fechamento: um doji, que por sua vez carrega uma relevância maior além de estar posicionando em um possível topo ascendente de curto prazo. A linha de suporte em 56.7k foi respeitada, bem coma a LTA que vem dos 52.5k e LTB dos 69k. O mercado respeitou tudo hoje, mas como o espaço acabou entre estas linhas poderemos ter uma indicação amanhã se iremos realmente formar um topo ascendente de curto prazo a partir da pernada iniciada em 52.5k.


25 comentários:

  1. boa noite FI.
    ontem mandei a respeito de opçoes,qual seu chute pra manha.comprei hj petrg.vo durmir comprado com medo pra manha,rsrsr.qual sua opiniao,qual seria mais provavel de subir bastante daqi pra frente,petr,vale ou ogxp?

    obrigado des de ja.grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite anônimo,

      Ainda acho tudo muito puxado no intraday pra dormir comprado. O risco da operação é maior. PETR4 tem soltado candles de pavios longos no gráfico horário sempre que chegou perto dos 20,10. VALE5 está perigosa também. OGXP3 foi lá nos 10,00 e perdeu suporte. Está boa pra vender e se perder os 9,73 aciona pivot de baixa no intraday e pode dar mais uma oportunidade pra venda rápida.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. cai cai balao cai cai balao, cai na minha mao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs... essa aí é do fundo do baú heim?

      Abcs,

      Excluir
    2. Uma quedinha no Ibov pra fazer fundo ascendente seria bom, né. Menos interessante é o Dow cair e fazer topo descendente. Mas hoje tô feliz, que meu Coxa vai pra final da Copa do Brasil!!!
      Carla

      Excluir
    3. Carla,

      Seria ótimo formar funco ascendente bem trabalhado, a pernada ganharia mais força e ficaria mais saudável. Haha, milagres acontecem né! Boa sorte na final rsrs...

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. FI, bom dia! Você vê chance de decisões como a do FED de ontem, serem tendenciosas para oscilarem o mercado como desejam e desfrutarem em seguida? Digo isso, porque vejo algumas vezes umas posições mais pessimistas e passado um período, emitem um parecer otimista e aí o vento muda de direção. Abs,
    ZéPiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ze Piu,

      Bom dia! Acho que não. O FED monitora Wall Street bem de perto (além da Ásia e Europa), mas suas decisões são respaldadas pelos dados da economia norte-americana. O FED deve-se manter isento ao mercado, apesar de que muitos chefões de Wall Street vão parar dentro da diretoria do FED. Eventualmente (em situações atípicas e adversas) o FED, em conjunto com outros órgãos do governo, pode entrar em cena para tentar acalmar os mercados, como aconteceu em 2008. Fora isso o jogo é livre em Wall Street.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. Lançamento do QE3 seria "desperdício de munição" do Fed, dizem analistas

    http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/2472194

    kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha nossa!!! Quanta baboseira rsrsrs...

      Esse Infomoney é uma piada. Pior que esse mesmo pessoal ficou buzinando nos ouvidos do mercado nas duas últimas semanas só falando de QE3. Além de não admitirem que erraram feio, ainda mostraram o nível de conhecimento e entendimento do mercado. Estão perdidinhos.

      Mercado 10 x 0. E depois dessa seria melhor se ficassem calados e aproveitassem a oportunidade para aprender um pouco com essas aulas ao vivo do Sr. Mercado rsrs..

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. Interessante são os mercados inundados de capitais especulativos, estão de toda forma segurando os indices..
    Ao que tudo indica a Petromico terá um reajuste nas distribuidoras, cogita-se algo em torno de 10%, muito pouco para a presidente que esperava no mínimo uns 20%.
    Ontem a Ogxp3 deu sinal de venda, Bbas3 ao meu ver está bem configurada tbm para se iniciar ponta vendida com stop barato;
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Esse capital especulativo deve permanecer por muito tempo ainda no mercado. Criaram monstros (deixaram os bancos e firmas de investimentos ficarem grandes demais) e agora teremos de alimentá-los para o mundo não entrar em colapso até o dia em que consigam desmembrar essas grandes instituições. Não estamos nem perto de começarmos o processo de desalavancagem do sistema, pelo contrário ainda estamos alavancando para evitar uma catástrofe.

      Tem muito papel vendido no curtíssimo prazo. OGXP3 já deu outra venda rápida estourando pivot no intraday, foi buscar milimetricamente a LTA de curto prazo.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Então FI,
      Ontem li numa entrevista com Armínio Fraga o seguinte: "As principais economias ainda estão em um processo de desalavancagem que deve durar alguns anos." Assunto novo pra mim... Qual seria o objetivo disso? Diminuir processo financeiro (especulativo) e aumentar processo produtivo?
      Carla

      Excluir
    3. Carla,

      Eu não li a entrevista mas talvez ele estaria se referindo ao processo de desalavancagem do sistema produtivo. Com todos esses problemas no mercado financeiro (e o estouro em 2007/2008) os bancos reduziram as linhas de financiamento para se protegerem deles próprios. A desconfiança aumenta e as empresas se protegem evitando investimentos, diminuem a produção, cortam gastos (demitem). É menos dinheiro circulando no sistema e a economia sofre. Efeito em cadeia.

      A tentativa de alavancar a economia gerou esse processo de injeção de capital dentro das instituições financeiras. Mas esqueceram de combinar com os bancos para darem sequência ao processo e fazer esse dinheiro chegar na economia. Então a economia está desalavancada e o sistema financeiro está alavancado.

      Agora como desalavancar o sistema financeiro e alavancar a economia para gerar crescimento? Essa resposta o Ben Bernanke está procurando há mais de 4 anos. A cada 10,00 que você injeta no sistema, 1,00 ou 2,00 vão parar na economia.

      Abcs,

      Excluir
    4. Bem, FI, isso do sistema produtivo estar diminuindo, e estar sendo favorecido o sistema financeiro eu entendo... Vou investigar mais um pouco pra ver o que Armínio Fraga quis dizer...
      Delfim Netto também disse que os EUA são quem está fazendo mudanças estruturais importantes. Vamos estudar quais mudanças são essas, e se tendem a se espalhar pela Europa.
      Carla

      Excluir
    5. Carla,

      Sim seria interessante. Sobre os EUA realmente, ocorreram mudanças estruturais importantes dentro das organizações. As empresas nos EUA tiveram que aprender na marra a serem eficientes para não fecharem as portas. Reduziram custos de produção, as linhas de produção estão cada vez mais informatizadas/robotizadas e eficientes, focaram em produtos com boa margem de lucro, algumas reduziram market share, reduziram o quadro de funcionários (eliminando excesso de funções até certo ponto "desnecessárias", bem como excesso cargos elevados). Resultado: as empresas ficaram mais competitivas e passaram a contar com mais dinheiro em caixa. O grande prejudicado é aquele trabalhador "padrão" da indústria. Cada vez mais cria-se menos postos de trabalho mesmo quando a economia cresce (já era assim antes da crise do subprime).

      A diferença é que os Estados Unidos também estimulam o empreendedorismo, pesquisa e tecnologia. Portanto mesmo com a redução nos postos de trabalho dentro da indústria, há espaço e oportunidades no mercado para quem quer buscar o seu lugar ao sol.

      Abcs,

      Excluir
  6. Bom dia FI! Estou acompanhando diariamente seus posts e gostaria de parabenizá-lo pela qualidade das informações! Eu estava lendo sobre os axiomas de Zurique (um deles aparece aqui no seu site), e um me chamou a atenção, o 2º Axioma Menor, que diz "Resista à tentação das diversificações." Qual sua opinião a respeito dele? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelo Manosso,

      Obrigado! Seja bem-vindo ao nosso blog!

      Sobre diversificação vai depender muito do perfil e objetivo do investidor. É uma estratégia boa para quem quer minimizar os riscos aceitando uma rentabilidade baixa da carteira (na verdade você praticamente não sai do lugar, o investimento cresce mais em função dos novos aportes do que o capital que já está lá investido). O problema desta estratégia também é que o investidor/operador nunca vai conseguir entender, aprender e aproveitar as verdadeiras oportunidades do mercado pois a estratégia não estimula este aprendizado e permite que você fique acomodado com o rendimento mediano da carteira.

      Eu por exemplo evito ao máximo diversificar, sigo as minhas próprias regras e estratégias, e gosto de ser bem agressivo na minha posição quando achar que deve ser. Quando o mercado oferece uma excelente oportunidade de negócio, entendo que o investidor deve saber aproveitar ao máximo de acordo com o seu sistema, estratégia e gestão de risco. Mas se você estiver engessado com uma carteira diversificada, essa oportunidade rara será desperdiçada.

      Gosto de dizer que o mercado é como uma arena de negócios. Tem gente querendo comprar e tem gente querendo vender. A maioria dos negócios são ruins. Então se você está disposto a entrar nesta arena, deve saber ou tentar aprender pelo menos fazer/enxergar um bom negócio.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Entendido, diversificação seria aconselhado para quem não tem tempo de operar no mercado. As vezes esse papo de "diversifique com no mínimo 10 fundos imobiliários" me soa como "contribua com 10 corretagens para nossos cofres".

      Excluir
    3. Olá povo que frequenta o QG do FI, boa tarde!
      Concordo completamente com o Angelo Manosso. Para ter certeza disso faça a seguinte "experiência": entre em contato com o pessoal do atendimento ao cliente da sua corretora e diga que quer diversificar seus investimentos para minimizar os riscos que a bolsa vem oferecendo por conta da alta volatilidade dos últimos tempos. Dúvido que todas as sugestões (ou pelo menos a maioria) não serão muito mais vantajosas para a corretora do que para você. Hoje me parece que a melhor diversificação fica por conta de comprar cotas de alguns ETF's, como o BOVA11 e o DIVO11, como já ressaltou o FI neste mesmo blog há alguns dias. Dúvido que vão te sugerir isso. Vão tentar te empurrar uma "cesta de ações" com a justificativa de que tem o beta menor que o Ibov e que pagam bons dividendos.
      Um abraço.
      LFB
      PS.: não odeio corretoras nem os corretores que nelas trabalham. O sistema é que é desse jeito.

      Excluir
    4. LFB,

      Mas não tenha dúvidas. É assim mesmo. Nos bancos também é a mesma coisa. Como você mesmo disse, é assim que funciona o sistema.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. Petróleo WTI -3,74% US$ 78,40

    Visitando o fundo de 2011. Situação delicada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Detonou congestão de curto prazo para baixo, gerando mais força para a tendência de baixa. Próximo alvo: 75,00 dólares/barril.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  8. Oi FI eu cheguei agora da rua, fiquei fora o dia todo, só sei que antes do almoço, o ibovespa estava em -0,5% e agora a noite vi que fechou em -2,9%... acho que aconteceu uma cagada no meio do caminho, agora que vou ler as noticias.

    Um abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord Caçador,

      Não aconteceu nada expressivo que não seja de conhecimento do mercado. Foi uma inversão de mão dos mercados, entraram posições vendedoras após o candle de indecisão de ontem.

      Abcs, bons negócios

      Excluir