segunda-feira, 25 de junho de 2012

Mais um tombo na Bovespa


O índice Bovespa fechou esta segunda-feira com uma queda de 2,95% aos 53.895 pontos, porém este não foi o único tombo do dia. Falhas no sistema de envio de cotações travaram inúmeras plataformas operacionais e Home Brokers. A partir das 13:13h (que número mais propício não?) ninguém mais conseguia enxergar as oscilações nos preços dos ativos, apenas os corretores nas mesas de operações.

Apesar desta falha grave no sistema, não houve paralisação dos negócios. As ordens foram aceitas normalmente para os investidores que resolveram operar no escuro ou com o corretor narrando o pregão pelo telefone. Esta pane no sistema acabou comprometendo a análise do dia, o volume financeiro (estava consideravelmente alto até o momento da falha) ficou abaixo dos 5 bilhões e certamente alguns players deixaram de operar ou prorrogaram suas estratégias para amanhã.

Quem estava com operações abertas para encerramento no dia sentiu-se forçado a liquidar suas posições no escuro, apesar de que o índice praticamente andou de lado desde o momento da pane. Com esta queda o índice Bovespa acabou perdendo sua linha central de bollinger e rompendo mais uma vez dois suportes para baixo: 55k e 54k. O fechamento ficou em 53.895 (reparar que no gráfico o fechamento está 84 mais abaixo) e a próxima região de suporte está na linha dos 53k e última prega em 52.5k. Aguardar confirmação amanhã, com os negócios voltando ao normal.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em baixa com uma leve recuperação no final onde a Bovespa não acompanhou devido à pane no sistema. O fechamento ficou exatamente colado na linha central de bollinger fazendo o papel de suporte. Se esta linha for perdida o índice poderá testar a região dos 12.4k (próximo da média móvel simples de 200 períodos).

  
As bolsas na Europa também fecharam em queda dando seqüência à pernada de baixa iniciada na semana passada. A renúncia do novo ministro de Finanças da Grécia, Vasilios Rapanos (tomou posse na semana passada), por problemas de saúde, poderá desfalcar a Grécia em uma “importante” reunião de cúpula da zona do euro a ser realizada na quinta-feira desta semana.

Nesta reunião será discutida a possibilidade da Grécia poder renegociar alguns dos termos do pacote de ajuda ao país, mas sem a presença do ministro das Finanças a Grécia poderá sair perdendo.

Hoje a Espanha entrou com um pedido formal de ajuda europeia para seus bancos, mas não revelou maiores detalhes. Com certeza não agradou a agência de classificação de risco Moody’s que está com o dedo no botão para rebaixar novamente o rating dos bancos espanhóis. O ministro da Economia da Espanha, Luis de Guindos, apenas disse em sua carta que gostaria de aceitar a oferta de 100 bilhões de euros da UE (União Europeia) e que espera concluir o pacote até o dia 9 de julho. Que beleza heim? É só isso que precisa fazer pra receber 100 bilhões de euros?

64 comentários:

  1. Fiquei revoltada com a pane!! Claro q não tive coragem de negociar nada, estava esperando p entrar comprando, e qdo fui ver, nada se movia, sem comentarios...

    Alias, a pane deve ser um prato cheio p quem gosta de teoria da conspiração rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostra,

      Pior que a BM&F demorou para avisar e não travaram os negócios. Ficou tudo funcionando no escuro.

      Mais uma pra coleção de panes. E sempre nos dias importantes rsrs..

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. Ostra? Mulher? Ah, uma amiga...
      Sobre a pane não me revoltei muito. Essas coisas podem acontecer. Até que, por ser Brasil-sil-sil, esses problemas com a Megabolsa não acontecem muito.
      Carla

      Excluir
    3. Sim Carla, mulheres existem nesse mundo, vc não está só rsrsrs

      Mas vamos admitir q é estranho acontecer isso qdo a Petro ta desabando, dia de alta nunca vi dar pane :P

      Excluir
  2. se fosse no futebol, o canto da arquibancada seria mais ou menos assim...vergooonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, verrrgggooonnnhhhaaaaaaaaaaaaaaaaa, bovespa sem vergonha!!!

    salvaram um duplo CB na petro que também é outra vergonhhhhaaaaaaaaaaaa, vergonhhaaaaaaaaaaaaa, vergonhhhhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa empresa sem vergognha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrss... calma! Estamos no Brasil meu caro, fazer o que né...

      Mas o investidor merece no mínimo uma explicação da BM&F.

      Abcs, bons investimentos

      PS: é uma vergonha mesmo

      Excluir
    2. Senta aí FI, pois a "explicação" vai demorar rsrs

      Excluir
    3. Hehe, me empolguei. Melhor tocar o barco e fingir que nada aconteceu rsrss..

      Abcs,

      Excluir
  3. Essa Moody's não perde tempo (e sempre quando as bolsas estão com as porteiras fechadas). Acabou de anunciar que cortou o rating de 28 bancos espanhóis.

    Olha a lista: Banco de Valencia, Dexia Sabadell, Banco CAM, NCG Banco, Catalunya Banc, Banco CEISS, Bankia, Cajamar Caja Rural, Ibercaja Banco, Liberbank, Bankoa, Caja Rural de Granada, Confederación Española de Cajas de Ahorro (CECA), Banco Pastor, Unicaja Banco, Kutxabank, Banco Sabadell, Banco Popular Español,
    Banco Cooperativo Español, Bankinter, CaixaBank, Caja Rural de Navarra, Caja Laboral, Banca March, Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, Santander Consumer Finance, Banco Espanol de Credito, (Banesto) e Banco Santander.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resumo: o sistema bancário inteiro da Espanha! kkkk

      Excluir
    2. Eike Rico,

      rsrs pior que é mesmo... sobrou até pro Santander e BBVA

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. O que que foi isso hoje, hein?

    Se não fosse por um amigo me ligar contando eu não acreditaria...

    Mas é aí que nascem as oportunidades, consegui uma cotação "clandestina" e tive que aproveitar e encarteirar um lotezinho de petr4 por 17.80, fazer o que né? não resisti... rsrs

    A liquidez ficou baixíssima, nunca tinha visto cotação de petro praticamente pulando de 5 centavos em 5 centavos, surreal.

    Vamos ver o que o mercado nos reserva amanhã, centenas de stops foram pulados hoje.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Alternativo,

      Nessa aí eu também não resisti. Peguei no fechamento também, bem no suporte. Caiu forte no intra abrindo GAP e sem repique devido à pane. Dependendo como for eu despacho amanhã mesmo.

      Depois da pane a liquidez foi dinheiro de pinga na bolsa. Acho que nunca vi um mercado tão parado assim, qualquer "milzinho" fazia estrago nas cotações rsrs..

      Abcs, bons trades

      Excluir
  5. FI, pelas poucas bolsas que estão abertas, parece que vai vir fumo amanhã de novo...

    Shanghai Composite -36,76 (-1.63%)
    STRAITS TIMES INDEX (Singapura) -12,83 (-0.45%)
    NZSE 50 2,55 (0.07%) (estabilidade)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsas asiáticas estão precificando o mercado de hoje, pra amanhã só vale ver o SP500 futuro.

      Excluir
    2. E quanto está o SP500 para amanhã IA? Nunca vi esse índice e não sei aonde ver...

      Excluir
    3. http://finance.yahoo.com/indices?e=futures

      Excluir
    4. Eu acompanho por aqui

      http://finance.yahoo.com/indices?e=futures

      até agora está estável

      Excluir
    5. Obrigado Clerton.

      Se é o que eu estou entendendo, SP500fut está estável e o DJIfut está tomando um tombo.

      O que vale? só o SP ou eu levo o DJ em consideração?

      Excluir
    6. DJI já fechou, olhe a hora do último negócio.

      Excluir
    7. IA, eu costumo ver as bolsas mundiais pelo Yahoo entre 07:00 e 10:00 e normalmente a média delas (de alta ou baixa) dita o rumo do Ibovespa. Muitas bolsas caindo é queda no Ibovespa. Estou certo ou foi pura sorte até agora?

      Excluir
    8. Eu só olho o SP500 futuro até o IBOV futuro abrir, quando o IBOV futuro abre, é ele que manda.

      Excluir
    9. IA, É uma ferramenta interessante. serve para complementar a análise. Muito obrigado.

      Excluir
    10. Fiquei um bom tempo observando DJI e SP500. Normalmente DJI manda mais, mas já vi algum dia que o SP liderou a patota, e algum dia que até a Nasdaq puxou o carrinho. E o esperado é que andem justos né.
      Carla

      Excluir
    11. Parabéns pela participação de todos enriquecendo os comentários!

      Pra mim Dow Jones é a matriz, carrega as 30 mais de Wall Street. Gira um volume absurdo. S&P500 costuma andar junto. De vez em quando, um ou outro (Dji ou S&P) antecipam um movimento técnico que o outro irá cumprir. Daí gera esse acerto.

      Sobre índice futuro, mercados asiáticos e europeus eu só olho uma hora antes da abertura do Ibov.

      Abcs a todos e bons investimentos

      Excluir
  6. Fiquei pensando será que essa falha foi providéncial?
    Pois em matéria de dinheiro não tem ninguém bobo. Isso deveria ser objeto de analise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord Caçador,

      Com PETR4 despencando 9% literalmente em linha reta, sem repicar, em menos de 3 horas vai saber o que está por trás disso. Só sei que momentos antes de aparecer a pane, o volume financeiro nela estava colossal. Iria chegar fácil nos 1 bilhão na metade do pregão.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. muito bem bando de sardinhas do FI
    continuem operando e enchendo o meu estomago porque continuo com muita fome


    abraços do urso infomoney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, sempre achei muito bom as sardinhas do infomoney operarem. Tenho ganhado muito fazendo o contrário do que dizem por lá. Especialmente aqueles moderadores losers que impõe a opinião e a vontade deles aos outros. Continuem assim, por favor, PARA NOSSA ALEGRIA!

      Excluir
    2. Assim, só para registrar o fato biológico: Tubarões não comem sardinhas.

      A preferência é para peixes com maior potencial calórico (Atum, p.ex.) ou mamíferos (focas e leões-marinhos de preferência).

      Excluir
    3. haha... este blog me diverte...
      Arnaldo

      Excluir
  8. FI, no post anterior houve um sobre o tal O-C-O e o Sir Income me pediu umas informações. Eu demorei para respondê-lo e não sei ele viu, então vou postar aqui a resposta, Ok?
    Segue:

    "Sir Income, boa tarde. Desculpe a demora em responder. Mas como me pauto pela qualidade de informação (para manter o nível do blog do FI, é claro), não posso escrever besteira. Então, pesquisei melhor e encontrei um estudo sobre o mercado brasileiro. Parece ser um trabalho sério, pois foi publicado na Revista Brasileira de Finanças e baseado no trabalho de OSLER, C.L. e CHANG, P.H.K. Head and Shoulders: Not Just a Flaky Pattern, Federal Reserve Bank of New York staff report 4, 1995, do qual havia me referido.
    O link do trabalho brasileiro é: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbfin/article/viewFile/1330/1038

    Um abraço.
    LFB."

    PS.: espero que seja útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LFB,

      Obrigado por compartilhar o conhecimento.

      []'s,
      Sir Income

      Excluir
  9. Bom dia pessoal!

    Essa passou sem chamar muita atenção ontem mas a verdade é que o Votorantim também está com problemas devido a alta inadimplência provocada principalmente pelas operações com financiamento de veículos.

    Recebeu uma injeção de capital de emergência do BB e do Votorantim Finanças (R$ 1 bilhão cada).

    ResponderExcluir
  10. Caso Petr4:

    Governo pronuncia intenção de aumentar o combustível ==> alta de 1,50%

    Governo aumenta o combustível ==> queda de 9,00%

    Que bruxaria é essa? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      É a bruxaria de ser uma empresa que trabalha conforme os interesses do governo rsrss..

      Abcs,

      Excluir
    2. toda vez que o governo coloca o dedo a ação despenca, não importa o que ele faz

      Excluir
    3. Anônimo,

      Ter o governo como sócio majoritário dificilmente será um bom negócio para o minoritário.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  11. Será que a inadimplência terá tanto impacto também nas empresas de varejo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelo Manosso,

      Boa pergunta. Acredito que inicialmente não pois as vendas no cartão de crédito protegem o varejo contra inadimplência (atualmente o volume de vendas com pagamento em cheque é muito pequeno). O problema ficará na mão de quem financiou estas dívidas. Hoje, boa parte das vendas a prazo no varejo (mesmo que não sejam via cartão de crédito, como por exemplo o famoso carnê) passam por financeiras ou bancos. Uma televisão vendida a prazo no varejo, torna-se um título negociado no mercado financeiro. O sistema compra esta dívida, o varejo recebe à vista e as financeiras/bancos ficam com os recebíveis.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Então o varejo tem muito a se beneficiar com as novas medidas. Após a queda da bolsa ano passado, BBAS3 chamou a atenção por não recuperar valores como os outros papéis, provavelmente jogo de informações privilegiadas

      Excluir
    3. Sim. Aliás o varejo não tem do que reclamar. Um dos melhores setores da economia atualmente, aliás vem sendo um dos melhores negócios há uns 2 ou 3 anos pelo menos. E nem precisamos de números, basta reparar como os centros comercias se multiplicaram nas cidades.

      Abcs,

      Excluir
  12. Fi,

    Será que teremos uma nova mínima para PETR4 hoje?

    []'s,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está tentando fixar fundo no intraday na região dos 17,80. Superando com força os 18,15 ou perdendo com força os 17,80 pode sair mais uma boa pernada pra operar.

      Abcs,

      Excluir
    2. Entro dessa congestão rápida nos 15 minutos dá pra brincar também nessa faixa de preço.

      Excluir
    3. Parece que tem força vendedora em 18,05...

      Excluir
    4. Olha lá, já tocou de novo nos 17,80 e voltou rsrs. Pela quarta vez no dia. Olha como tem robô fazendo caixa nessa congestão da petro.

      Excluir
    5. O movimento é muito rápido...

      Excluir
    6. Sim, por isso que gosto de dizer que aí é playground de player. Se for embarcar na onda deles tem que ser rápido no gatilho.

      Excluir
    7. tubas enchendo o carrinho de petr4 entre 17,76 e 17,80

      estão comprando barato pra vender caro no proximo repique...

      Excluir
    8. Por enquanto estão deitando e rolando no spread. Assim que eles confirmarem esse fundo terá um GAP aberto lá nos 19,05 pra fechar. Vamos ver.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  13. FI,

    Uma dica. BVMF3 fez fundo no gráfico de 60 minutos? Se sim, melhor esperar confirmar rompendo os 10,00?

    []'s,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fundo em 9,60 com reteste no intraday (então foi um fundo duplo). A compra boa com stop barato foi nessa região do suporte (9,60), agora dá pra operar rompimentos que é mais arriscado. Passando de 9,97 tem chão livre até os 10,12.

      Abcs,

      Excluir
  14. eu sou um tuba comprando Petro,

    sardinhas tontas do blog FI vendam para mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é tuba do mercado fracionário.
      Faz a limpa no book.
      Aliás, escolheu bem o ativo: petro.
      hahahahahaha
      Abç
      Anônimo do BC

      Excluir
    2. sou sardinha e to comprando tbm, tubas vendam pra mim

      Excluir
    3. Opa! Tem tubarão na área. Tô chegando!

      Cordialmente,

      Rêmora (peixe-piolho)

      Excluir
    4. não sou sardinha, nem tubarão, sou uma ostra!!
      (e não resisti a piada boba depois de ler o peixe-piolho rsrs)

      Excluir
    5. kkkkkkkk

      eu sou um plâncton e não tenho nadadeiras para fugir!

      Excluir
    6. Esse tuba do início tá mais pra Cabeça-de-Bagre. Termo usado pra bobo, mané, bocó.
      Carla

      Excluir
    7. Vixi, sem tanta agressividade. Vamos discutir o mercado.

      Excluir