segunda-feira, 4 de junho de 2012

O chucrute está ficando doce


Grande parte dos mercados europeus fecharam o pregão desta segunda-feira em alta puxados pelas ações de instituições financeiras. O repique aconteceu após as declarações de Olli Rehn, comissário de Assuntos Econômicos e Monetários da União Europeia. Rehn defendeu que o Mecanismo de Estabilidade Europeu possa emprestar recursos diretamente para os bancos da zona do euro (posição cuja Alemanha é contra) e que certamente aliviaria, em partes, a pressão no mercado interbancário dentro da zona do euro.

Olli Rehn aproveitou as declarações de George Soros, feitas em um festival de economia realizado em Trento na Itália, para fazer uma pressão ainda maior em cima da Alemanha. Soros enfatizou que nada poderia ser feito dentro da zona do euro sem o apoio alemão. Este apoio significa, entre outras palavras, uma maior flexibilidade do país em relação às políticas monetárias do bloco.

“A crise provavelmente chegará a um ápice no terceiro trimestre deste ano. Até lá, a economia alemã também terá enfraquecido de forma que a chanceler Angela Merkel vai ter ainda mais dificuldade do que hoje para persuadir o público alemão a aceitar quaisquer responsabilidades adicionais em relação aos outros membros da UE".

A sensação de que o cerco está se fechando para os alemães permitirem esta flexibilização refletiu nas bolsas de valores. O índice CAC na França fechou praticamente de lado, pequena alta de 0,04%. Na Itália o índice FTSE teve alta de 1,19%. Espanha repicou forte com o índice Ibex subindo 2,88%. Na Inglaterra os mercados não funcionaram devido ao feriado. E na Alemanha o índice DAX caiu 1,19%. As ações dos bancos foram as responsáveis por este repique de alta, com exceção, evidentemente, da Alemanha.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou o pregão desta segunda-feira em leve baixa. O candle de fechamento no gráfico diário é um martelo próximo à região do suporte psicológico em 12k, o que pode significar a formação de um fundo temporário no curto prazo com objetivo para fazer um reteste sobre a média móvel simples de 200 períodos rompida com violência na sexta-feira passada.

  

No Brasil o índice Bovespa fechou o pregão de lado devolvendo todo o ganho conquistado durante o dia (na verdade foram vários momentos de pequenos sobe e desce). O candle de fechamento é um doji lápide que indica indecisão. Encontra-se ainda espremido entre a linha de suporte em 53k e LTB mais rápida iniciada a partir do topo intermediário em 62k. Enquanto não houver o rompimento de algumas destas linhas não haverá indicação de pernada, mas os dias desta congestão de curto prazo podem estar contados (um ou dois dias), pois o espaço está acabando.


47 comentários:

  1. Eles querem destruir a Alemanha mesmo.

    Se a Alemanha permitir isso, a Europa irá para o buraco rápido pois os Alemães são o que seguram o bloco.

    Parece que a Inglaterra de novo vai rir a toa tal qual na segunda guerra..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pobretão,

      Acontece que, em partes, a crise foi causada pela distorção gerada pela própria Alemanha dentro do bloco. O que fizeram pode ser comparado ao efeito de um câmbio depreciado para ganhar competitividade externa.

      A economia da Inglaterra também não está muito boa, mas pelo menos não embarcaram no euro.

      Abcs, boas férias aí

      Excluir
  2. A Alemanha é a unica cabeça pensante da Europa, é o melhor pais do mundo, aqui o pessoal fala mal da china, dizendo que estão acabando com as nossas industrias devido a mão de obra barata lá do oriente. Mas a Alemanha é hoje o pais que atrai mais capital chinês devido ao alto nivel de mão de obra germânica, mesmo que seja cara, mas a Alemanha sozinha não vai aguentar segurar a Europa por muito tempo.
    Vamos vero o bixo que vai dar.

    Um abração!!!

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord,

      Realmente a mão de obra na Alemanha é ótima, muito qualificada, só discordo no "preço". Ela é barata, quando comparada com os demais países dentro do bloco. Isso que é pouco divulgado e faz uma diferença enorme dentro de um regime de moeda única. Assim você se torna mais competitivo e ganha mais mercado. Vamos ver, ainda dá pra virar o jogo lá rsrs..

      Abcs, bons negócios!

      Excluir
  3. Olá FI, hoje tivemos no intraday topo duplo em 54K, o recado dos bears foi muito claro, esta linha suporte nos limites pra mim é apenas psicológica pois o suporte já está perdido, o repique já ocorreu, mais um pouquinho pra baixo e aciona o monte de stops, a queda de nosso mercado fica o governo atribuindo á crise européia más na verdade o problema é aqui, não tenho dúvidas que o governo Dilma ficará nos gráficos como a maior queda da bolsa Brasileira...estarei esperando pacientemente;
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Esta linha dos 54k está fazendo uma pressão maior sim porque está recebeu ajuda da LTB que não foi rompida. Mas amanhã a linha de tendência abaixa mais um pouco e a resistência dupla perde o efeito. Ainda estamos em congestão de curto prazo, o rompimento de algumas destas linhas vai indicar a próxima pernada (repique ou manutenção da tendência de baixa). Curioso é que não voltamos mais aos níveis atingidos um pouco antes da posse da presidente.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. o titulo do post merece um premio a parte :)

    Apice da crise no 3º trimestre, ou seja, até lá tudo andando de lado e nada se resolve? Ta ficando entediante, sou ansiosa e preferia q tudo desmoronasse logo, já q vai feder, q comece o qto antes.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostra,

      Hahah este é um dos prazeres do Sr. Mercado: tentar acabar com a paciência ou atrapalhar a disciplina dos investidores.

      Seria bom se estas promoções chegassem logo. A notícia está espalhando rápido e já está formando uma fila do lado de fora pra comprar rsrs.. Mas sem os cartazes amarelos das promoções não tem como fazer negócio.

      Abcs, bons investimentos!

      Excluir
    2. Espero que até lá eu tenha resolvido meus problemas com a banda larga... kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. O título do post foi ótimo! Ri muito mesmo!

      Dona Ostra, espera eu fazer meu caixa antes de tudo desmoronar... rs

      Essas declarações de megainvestidores devem ser solenemente ignoradas por nós, na minha humilde opinião. Explico:

      1) Ninguém sabe o que vai acontecer.

      2) Só servem para aumentar o pânico, forçando pequenos investidores a vender no fundo.

      3) Se são verdadeiras, já estão precificadas pelo mercado, pois nós somos o elo mais fraco da corrente e recebemos todas as notícias por último.

      Ótimo post FI!

      KEEP TROLLING AND WORK HARD!

      Excluir
    4. Eike Rico,

      Bom momento para turbinar a plataforma rsrs... Fica de olho aí pra não te enrolarem

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    5. Investidor Troll,

      Sim e pode acontecer também da situação macroeconômica piorar mas mesmo assim os mercados subirem. Já ví isso acontecer muitas vezes. O Soros tem razão na parte política e econômica, mas nada garante que o mercado reagirá conforme estes acontecimentos. Por isso que eu gosto de dizer: o mercado é soberano, ele manda, agente obedece rsrs..

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. NTNB-Principal 2035 subindo.

    Se a inflação vier acima da expectativa, pode ser que essa NTN-B passe os 5% aa.

    Os bancos captam CDB de 8,5% e emprestam ao governo por 5% + IPCA. Para que os bancos vão emprestar para o povão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Bem observado, a 2036 está subindo mesmo e as outras nem tanto. Os bancos ganham mais emprestando para o povão, mas sempre estão de olho no risco (inadimplência), é tudo calculado.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  6. A Euforia do Investidor Com o Brasil Acabou

    http://blog.kanitz.com.br/2012/06/a-euforia-do-investidor-com-o-brasil-acabou.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+stephen_kanitz+%28Stephen+Kanitz+the+blog%29

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porteiras abrindo. Daqui a pouco eu volto pra ler esse artigo.

      Excluir
    2. O que ele chamou de "micro-managing" na verdade é o bull market in politics (http://www.financasinteligentes.com/2012/05/brasil-e-um-bull-market-politico_10.html)

      No final ele misturou um pouco as coisas, mas pelo menos não deixou de falar a verdade.

      Abcs,

      Excluir
  7. 8 sinais de que estamos à beira do apocalipse econômico, segundo Raoul Pal
    Analista prevê colapso bancário e surgimento de um novo sistema financeiro até 2013

    http://exame.abril.com.br/economia/noticias/8-sinais-de-que-estamos-a-beira-do-apocalipse-economico-segundo-raoul-pal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, olha o que a Exame está fazendo pra chamar audiência. O autor desse texto pegou pesado demais!!! Fica difícil até de debater um texto desse, pois praticamente todo o conteúdo é contraditório/sensacionalista. Só faltou falar com todas as letras que o mundo vai acabar rsrs...

      Excluir
  8. Acho que a Bovespa está de férias...

    ResponderExcluir
  9. kkkkk

    Acho que o pessoal achou que a BM&F iria enforcar a semana toda devido ao feriado de quinta-feira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dois dias de tédio na bovespa... Será que vão montar o gran finale na sexta?

      Pegar o povão de folga?

      Excluir
    2. desceram o fumo na petro e ogx

      Excluir
    3. Acordaram! O porrete foi rápido. Vamo que vamo!

      Excluir
  10. FI,

    Tem conhecimento de algum fundo, CDB ou LCI que tenha rendimento vinculado ao IGPM?

    Minha corretora me ofereceu LCI com IGPM + 1,6%, mas to achando pouco.

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Desconheço pois o governo parou de negociar títulos indexados pelo IGPM. Essa LCI é com lastro?

      IGPM + 1,6% está ruim. Nessas condições é melhor pegar tesouro direto IPCA + 3,5% ou 4%.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. FI,

      O que seria o lastro?

      Tem a garantia do FGC.

      Abraços,
      Sir Income

      Excluir
    3. É como se fosse uma garantia. Qual é o motivo da instituição captar dinheiro via LCI? Normalmente são operações de financiamento. Você tem de um lado o empreendimento (ou seja o imóvel) e do outro lado o credor (o investidor). Você estará colocando o seu dinheiro neste fundo, mas em compensação exige uma garantia, que no caso das LCIs são os próprios imóveis. Ou seja, você compra o papel, mas ele estará com lastro (o imóvel).

      Não sei se deu pra entender pois escrevi correndo. Mas é basicamente isso, uma garantia.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    4. PS: O FGC é outra coisa. Em caso de quebra da instituição financeira.

      Excluir
    5. Eu achava que todos LCIs tinham lastro em imóveis.

      Excluir
    6. Sir Income,

      Teoricamente todos deveriam ter. Se você pedir a corretora tem que te "mostrar" esse lastro.

      Excluir
  11. Momentos de tensão!
    OGX tá azedando a parada.

    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá buscando o valor intrínseco...

      Excluir
    2. É mmo. Tô quase ficando vendido (950) com stop em 10.Acho que compro antes nos 9.

      Excluir
    3. Azedou geral com a perda nos 53k. E foram bem espertinhos, limparam muitos stops alí em baixo, inclusive o meu kkkkkkkk

      Mas pelo menos agora ficou bom pra trade. Vamo que vamo!

      Abcs a todos

      Excluir
  12. Respostas
    1. Hoje acho que não. Vamos ver o candle de fechamento.

      Abcs,

      Excluir
    2. E o DÓLAR cai tanto quanto Ibov!!
      Uma prova de que a moeda não varia só de acordo com o bom ou mau humor dos mercados, COMO EU SEMPRE DISSE!!
      BC vendendo e não tem comprador!!
      Subiu na especulação e cai fácil.
      O dólar só sobe com vigor quando os juros americanos subirem, ou quando a economia brasileira ficar muito, mas muito ruim, com desemprego alto, por exemplo.
      Dólar até pode subir em dias de pânico nos mercados, mas logo cai.
      Carla

      Excluir
    3. Carla,

      É isso aí. Mais uma aula do Sr. Mercado com o dólar. Vamos ver se a mídia aprende né? rsrs...

      Abcs, bons trades

      Excluir
  13. Fechando assim vai ficar feio.
    Agora só o G7 salva.
    A coisa no Brasil tá tão ruim que nem o trânsito de vênus poderemos assistir... rsrsrsrs
    Mas estamos 300% preparados pra marolinha, relax...
    OGX perdeu as pregas bonito. Vale tá segurando a bagaça.
    No momento em que escrevo ibov a 52666. Sugestivo, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Não sei nem se o G7, ultimamente a maioria dessas reuniões/conferências estão sendo improdutivas.

      Hehe, engraçado é porque estão querendo socar aqui mesmo com Dow Jones de lado. Vamos ficar de olho nesse fechamento.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Olá pessoal, viram ai que o suporte já era à dias, sem o gás dos gringos não tem jeito, um peso de 40% na bolsa não é brincadeira!!!
      Ivngomes

      Excluir
    3. Ivngomes,

      É isso aí. Você estava cantando essa pedra há um bom tempo. Parabéns pelo acerto

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  14. Sangue frio aí, pessoal. Sai no stop, e logo teremos nova tentantiva de compra, de novo. Está dando tempo de sair ileso. Vamo que vamo... (E o Ivngomes tá com moral hoje hein! hahaha...)
    Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Mercado não está fácil, mas pelo menos está dando pra brincar um pouco na arena sem levar uns hematomas rsrs.

      Abcs,

      PS: segura o homi agora kkkkk

      Excluir
  15. OGXP bateu 9,03 na mínima... Os ursos tão batendo pra valer no Eike...

    Essa é para o especulador sair com o pote de ouro ou sem as calças... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse papel é bom de operar, costuma respeitar bem a AT. Nesse ponto temos que agradecer ao nosso amigo Eike rsrs...

      Abcs,

      Excluir