quinta-feira, 28 de junho de 2012

O sinal amarelo dos bancos centrais


Assim como o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos), o Banco Central do Brasil aumentou recentemente suas preocupações com o crescimento econômico mundial e conseqüentemente suas projeções para economia brasileira estão mais pessimistas do que antes.

Na semana passada Ben Bernanke, presidente do FED, se mostrou mais pessimista em seu discurso após o termino da reunião do comitê de mercado aberto.  As estimativas de crescimento do PIB americano foram reduzidas, bem como as projeções de melhorias no mercado de trabalho.

O Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central do Brasil divulgado nesta quinta-feira mostra uma redução na previsão para o crescimento da economia brasileira neste ano. A estimativa caiu de 3,5% (último relatório) para 2,5% devido à lenta recuperação da atividade econômica. Este número, se confirmado, será menor do que o fraco crescimento registrado no ano passado.

O documento revela uma nítida preocupação do BC com relação à piora no cenário externo. “O cenário econômico mundial continua com perspectivas de baixo crescimento por um período de tempo prolongado”. A palavra “prolongado” utilizada no relatório é bastante preocupante pois indica que a desaceleração na economia mundial está longe do fim.

As projeções para a inflação em 2012 também pioraram. Segundo o BC, o IPCA fechará este ano em 4,7% (portanto, fora da meta de 4,5%), ante previsão anterior de 4,4% (dentro da meta). Esta é a primeira vez que o Banco Central admite, mais uma vez, não conseguir fazer a inflação convergir para o centro da meta.

O barulho provocado no mercado pelas ações das empresas do Sr. Eike Batista acabou desviando, de certa forma, atenção dos investidores. E não é pra menos, uma grave crise de confiança e credibilidade relacionado ao Eike Batista estourou no mercado e as cotações de suas empresas estão sendo duramente penalizadas. Alguns ativos esboçam movimentos de pânico generalizado que lembram os momentos de crash nas bolsas de valores.

Os negócios envolvendo as ações OGXP3, por exemplo, foram paralisados duas vezes durante o pregão de hoje para tentar acalmar o mercado. Mesmo assim as ações fecharam o dia com uma queda superior a 19%. MMXM3 perdeu 17%, OSXB3, CCXC3 e PRTX3 fecharam com uma queda superior a 10%, enquanto LLXL3 e MPXE3 caíram cerca de 8% e 2% respectivamente.

Com este peso o índice Bovespa fechou mais um dia em queda testando a última região de suporte (52.5k) capaz de evitar uma nova pernada de baixa no médio prazo. Houve início de rompimento desta linha, mas a falta de volume não confirmou o movimento. Amanhã é o último dia útil do mês e vamos poder observar se os gestores estarão animados (ou terão bala na agulha) para levantar os rendimentos das carteiras. Lembrando que a maioria trabalha para fechar acima do Ibovespa, portanto se as carteiras estiverem com uma certa folga em relação ao benchmark, não haverá necessidade da famosa “puxadinha de final de mês”.

  
Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou o pregão em leve baixa após uma rápida recuperação no final por conta de um possível pacto de crescimento no valor de 120 bilhões de euros cogitado na reunião de cúpula da União Europeia. Houve um falso rompimento da LTA de curto prazo que ajudou na forte recuperação perto do fechamento levando os stops das operações vendidas abertas hoje.


30 comentários:

  1. FI, fiz a feira hoje; Recomprei os papeis que vendi semana passada, 10% mais baratos. Alll, ggbr e csn.
    Acreditando numa virada de mão do mercado...
    Bons trades !

    Anônimo da alll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo da alll

      O seu timming está correto pois 52.5k é a linha de suporte mais importante para evitar uma nova pernada de baixa. O stop está barato também, apesar do risco estar mais alto. Boa sorte!

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. coisa linda, e a cruz3,ambv3,eter3,fjta4...tudo em torno de 5 a 10% na semana! acoes do pecado é o ouro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saimon_Rijo,

      Verdade. Tenho observado também que a maioria das small caps bem fundamentadas não estão caindo tanto quanto as blue chips. Apesar de que na última puxada do ibov elas andaram pouco também.

      Mercado está focado mais nos ativos de liquidez para especular e deixando as smalls de lado.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. Parece que o mercado entendeu de uma vez por todas que as empresas do meu clone são empresas pre-operacionais. Mas mesmo assim acho que ele não merecia passar pro isso, FI.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike Rico,

      O seu clone está passando por uma grave crise de confiança e credibilidade no mercado. Esse é o problema principal, as empresas nem tanto.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  4. No post de ontem houveram comentários como se os leiloes fossem decididos arbitrariamente... não existem regras definidas para chamar leilão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Sim, podem acontecer a qualquer momento. Normalmente quando o volume financeiro aumenta muito rápido no papel e por consequência a volatilidade sobre causando uma grande distorção nos preços, a BM&F trava as negociações. O papel então fica congelado por alguns minutos e posteriormente é feito um novo leilão durante o pregão para retomada dos negócios.

      Isso é feito para tentar acalmar o mercado e impedir grandes oscilações no preço.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  5. Promoção: http://desmond.imageshack.us/Himg140/scaled.php?server=140&filename=nonameol.jpg&res=landing

    http://kibeloco.com.br/2012/06/27/o-do-5/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse povo não perde uma!

      Sobre a promoção: "Vou não, quero não, posso não" rsrs...

      Excluir
  6. boa noite fi.

    sera q com essa mudança do diretor presidente da ogxp3 tera na sua opiniao uma alta,sera q faria alguma diferença pra esse ativo,qual seu chute.uma outra analize q gostaria q fizesse é da petro lixo,c teria alguma probabilidade de uma alta ja q o ativo caiu demais tambem.

    grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anônimo,

      Pra mim essa mudança no CEO da OGX pegou muito mal. Se existe algum culpado nessa história toda, com certeza não é o Paulo Mendonça. Agora o papel pode repicar a qualquer momento porque a queda foi muito forte. Nesse tipo de situação (pânico no papel) não há como fazer análise técnica. Tudo pode acontecer ou estourar pra qualquer lado.

      Se a PETR4 precisasse de subir porque caiu demais então ela está atrasada há uns 3 ou 4 anos rsrs. Mas falando sério agora, tendência de médio prazo nela não é boa, continua vendedor. Última região de suporte relevante está lá nos 17,30. Abaixo disso o papel poderá visitar as mínimas do crash em 2008.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. FI,

    Acho que o Tombini viu que neste mês o IGPM bateu no teto da expectativa. Quero ver como vai se comportar o BC se o PIB encolher e a inflação começar a subir.

    []'s,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Um cenário desse tipo seria desastroso porque você fica impossibilitado de estimular a economia devido as fortes pressões inflacionárias. Mas acho que estamos longe de passar por uma estagflação. Esse ano a inflação não corre risco de sair do controle (crescimento muito fraco), "apenas" fechará fora do centro da meta mais uma vez.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. O mercado vira igual o tempo em algumas cidades do Brasil. Após as boas notícias vindas da reunião de ontem na Europa, nossa bolsa deve confirmar um respiro nos 52.5k como opinei ontem. Quem vai decidir se teremos um fundo duplo forte são os grandes players do mercado. Nós sardinhas, devemos ficar na cola dos tubarões, pois comprar próximo das regiões de suporte é nosso maior objetivo. Não devemos ficar tristes por errarmos os fundos, mas felizes por comprarmos próximos a estes fundos.

      Bons negócios a todos!

      Excluir
    3. Esterco da bolsa,

      Disso tudo, é isso aí! Abertura aqui hoje promete ser forte. Ásia fechou com uma boa alta, Europa bombando e futuros positivos. Méritos para quem entrou ontem em cima do suporte em 52.5k. Como eu não entrei, vou ficar de olho pra fazer uns day-trades hoje.

      Abcs, bons negócios pra você também

      Excluir
  8. é hoje que os sardinhas deste blog terão dia de piranhas.
    aproveitem bem o dia/semanas e engordem bastante porque nos proximos meses terei que acumular muita gordura para o proximo inverno.

    Urso Gordo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Urso que só fica a beira do rio comendo sardinha não engorda. Touro que espera o mato crescer no pasto também não engorda. Especulador não pode torcer para o mercado ser bear ou bull, o importante é ter uma estratégia definida que te permita aproveitar as oportunidades do mercado, independente de que lado esteja.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. O Urso Gordo aí (ou Cabeça-de-Bagre), claramente vestiu a carapuça do "não-sei-AT" que o Anônimo do BC pôs nele. Logo, vai ficar a beira do rio procurando sardinhas!!
      Tá ofendido e desconta o fracasso em blogs e fóruns. Pronto falei.
      Carla

      Excluir
    3. É isso aí Carla!

      Vamo que vamo!

      Abcs, bons trades

      Excluir
  9. Hoje tem repicão !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abriu muito forte. Maioria dos papéis deram 2% apenas na virada da noite sem negócio. Agora com 40 minutos de pregão e já estamos com mais de 700 milhões de giro. Fechamento semanal, mensal e trimestral, tem bastante player na arena.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  10. ai que voce se engana.
    urso que fica a espreita do rio comendo sardinhas engorda muito porque não faz nenhum esforço, só fica com a bocona aberta esperando os sardinhas entrarem felizes da vida, afinal este é a sua funçao na cadeia alimentar meu caro colega.

    se voce é um dos sardinhas, não fique triste, pois voce esta sendo util e benefico.

    Urso Gordo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fi, este repique está sem volume na abertura, nessas horas players retiram as vendas por um tempo esperando acumular e depois vir a cacetada, ainda tem muito até mais tarde, pensei que este suporte fosse mais fraco, tá osso duro, continua na briga!!!
      ivan

      Excluir
    2. Ivan,

      O volume informado pelo site da Bovespa está acima dos 2 bilhões, é um giro alto pro horário. Os suportes de fundos são os mais fortes na minha opinião pois coincide AT clássica com as ondas elliot. Fundo de onda com fundo de pernada.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    3. Esse fundo seria para operações curtas ou longas?

      Excluir
    4. Sir Income,

      Até o momento é fundo para operações curtas.

      Abcs,

      Excluir
  11. Eike Batista despenca no ranking das maiores fortunas após perdas relevantes

    http://correiodobrasil.com.br/eike-batista-despenca-no-ranking-das-maiores-fortunas-apos-perdas-relevantes/477777/

    Oh dó! A sorte dele é que o BNDES tem juros baixinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Ah, com certeza a hora que precisar rsrs. Eike é bastante familiarizado com o governo e esse ano temos eleições.

      Abcs, bons negócios

      Excluir