segunda-feira, 11 de junho de 2012

Por trás dos 100 bilhões


Os espanhóis bem que tentaram evitar, mas ficaram sem saída e sem dinheiro. O pedido de solicitação à UE (União Europeia), para recaptalizar alguns bancos do país, foi enfim realizado estrategicamente neste final de semana. Os ministros de Finanças da zona do euro já estavam preparados e atenderam prontamente ao socorro da Espanha abrindo uma linha de crédito de até 100 bilhões euros através do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira e/ou Mecanismo Europeu de Estabilidade.

Ainda faltam alguns detalhes importantes, um deles está em como será esta transferência de recursos. Olli Rehn, comissário europeu para Assuntos Econômicos e Monetários, disse que o fundo de resgate somente pode emprestar recursos para os países da zona do euro e não diretamente para os bancos. Isto significa que a quantia de 100 bilhões será transferida ao governo espanhol, o que poderia caracterizar tecnicamente um resgate soberano, tal como aconteceu na Grécia, Irlanda e Portugal. Após receber esta quantia, ficará a cargo do governo repassar (emprestar) esses recursos aos bancos necessitados do país. Vale a pena ressaltar que os bancos Santander, BBVA (Bilbao Vizcaya Argentaria) e Bankia (este passa por um outro processo de resgate) não estão incluídos na lista dos 100 bilhões.

Outro ponto que se tornou evidente foi o fato da Espanha admitir que perdeu acesso ao mercado ao solicitar ajuda da União Europeia. O país está encontrando dificuldades para rolar sua dívida e seria praticamente impossível captar estes 100 bilhões adicionais no mercado nas atuais condições de demanda baixa e juros (bônus) altos. O rebaixamento no rating do governo espanhol na última semana colaborou para manter os investidores longe dos títulos públicos espanhois. Por outro lado a confiança do mercado ficou ainda mais abalada, pois ficou claro que o governo espanhol estava escondendo o jogo (referente à insolvência do sistema financeiro) durante todo esse tempo.

A solicitação de ajuda foi feita no final de semana e não foi por acaso. O governo temia que o mercado penalizasse sua própria dívida, forçando o país a subir os juros (bônus) para encontrar demanda. Ao fazer a solicitação no sábado, o governo ganhou um dia de mercado fechado para tentar acalmar os ânimos e baixar a poeira.

Mas a estratégia não funcionou e as bolsas, que estavam subindo, inverteram a mão. O yield médio dos títulos de 2 anos da Espanha subiram de 3,46% para 4,33%. Nos títulos de 5 anos o yield subiu de 4,31% para 5,35%. Para os títulos de 10 anos o yield subiu de 5,74% para 6,04%.

Para completar a Itália divulgou hoje contração de 0,8% no PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre de 2012, comparando com o último trimestre de 2011. A terceira maior economia da zona do euro entrou oficialmente em recessão no quarto trimestre do ano passado, com um retrocesso do PIB de 0,7%, depois de um recuo de 0,2% no terceiro trimestre de 2011. Portanto, com este resultado, a Itália segue afundando cada vez mais na recessão.

Com isso o índice Dow Jones que abriu em alta, inverteu a mão na parte da tarde após chegar perto da resistência em 12.7k e começou a cair fortemente soltando um candle de engolfo com pavio longo superior relevante. A linha central de bollinger foi perdida abrindo espaço para que a média móvel simples de 200 períodos seja retestada novamente.

  
No Brasil o índice Bovespa também virou a mão após abrir o pregão em forte alta. O candle de fechamento é uma estrela cadente de baixa relevância. A pernada de alta que originou esta formação é muito curta e pode ser apenas um movimento dentro desta nova zona de congestão de curto prazo entre 56k e 53k (pontuação aproximada). Percebe-se também um bull trap após o rompimento da máxima da semana anterior, bem como rompimento falso da linha central de bollinger. Temos um topo de curtíssimo prazo confirmado e sem sinal de fundo ascendente. A perda da linha nos 54k poderá jogar o índice para retestar os 53k, bem como a última prega em 52.5k.


33 comentários:

  1. FI.. o que você acha que vai acontecer com a Gafisa?
    Acho que mantém a escalada ou vem surpresa por ai?

    Esse movimento de alta esta indo na contramão do mercado.

    O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veigalex,

      Eu não acompanho muito esta empresa pois nunca gostei dela rsrs.. Na verdade não gosto muito deste segmento, mas abro uma exceção para os FIIs.

      Pela AT dá pra perceber um belo repique após a surra que o papel levou. Tem uma resistência em 2,92 que será difícil de romper. Hoje deixou um candle com pavio longo superior, além de um falso rompimento da linha central de bollinger. Eu não entraria comprado nesta situação atual. Pelo contrário, perdendo mínima de hoje no intraday pode dar mais uma venda rápida amanhã.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. Mais uma vez os tubarões se anteciparam às sardinhas e abocanharam-nas.O raciocínio é simples: hoje o mercado está eufórico com a ajuda à Espanha e vai subir forte,mas amanhã voltam à mente as preocupações de sempre,tais como: Essa ajuda financeira será suficiente ? Quem será o próximo país a precisar de resgate ? A Grécia vai mesmo sair da zona do euro ? E então teríamos um dia de queda, porém eis que ela resolve se adiantar e aparece na parte da tarde acionando milhares de stops. Está na hora de mudarmos de estratégia,pois estamos nos tornando presas fáceis. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Exatamente. Uma forma de evitar isso é reduzir o spread da operação, visar trades rápidos e sair rápido da posição. Mercado volátil é assim mesmo, se bobear demais ele toma o lucro de volta.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  3. Tenho pouco a pouco migrado da renda fixa para papéis pagadores de dividendos (+ de 6% a.a.), encontrando múltiplos bastante atrativos, a fim de obter um rendimento maior e uma proteção contra inflação. Sei que posso ter perdas no curto prazo, mas acredito que no longo (ou até mesmo no médio) prazo acho que a estratégia dará resultado. BBAS3, p.ex. está abaixo do valor patrimonial. Vale5, por incrível que pareça, está pagando excelentes dividendos (8,2 % a.a.). Será que o mercado irá penalizar ainda mais essas pechinchas? Sinceramente, não acredito numa ruptura do Euro. Se porventura deixarem a Grécia sair, é porque a decisão foi muito pensada e projetados os danos de tal saída ocasionaria. Gostaria de saber sua opinião pois, s.m.j., o capitalismo não acabou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha BBAS3, na minha opinião, é uma excelente opção pra formar carteira de hold. Tanto para dividendos, quanto para crescimento. VALE5 já fico com o pé atrás. Não acho que estão uma pechincha, mas realmente estes papéis não estão caros, estão relativamente baratos. Pra chegar na famosa promoção tem que aparecer um crash. Muito improvável pensar na ruptura do euro, ou mesmo a saída da Grécia. Por outro lado existem planos de contingência o que é bom, caso a situação exija uma expulsão da Grécia na zona do euro, ela poderá ser feita de forma organizada. Mesmo assim o mercado interbancário e das dívidas soberanas iriam sofrer um impacto. A questão toda é trabalhar para evitar o pânico.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  4. Ótima análise FI! Seu blog já virou uma das minhas fontes favoritas para consultar notícias. A primeira vez que visitei achei meio pessimista, mas agora vejo um tom neutro, informativo e sempre muito bem redigido.

    Esse pedido de empréstimo da Espanha no final de semana só reforça o fato de que muita coisa pode estar acontecendo pelos bastidores e nós, pequenos investidores, devemos procurar ler com cautela e evitar ao máximo operar influenciado por notícas. Somos sempre os últimos a saber, e tais notícias já chegam até nós devidamente precificadas. Eu busco informação apenas para não ficar alheio ao que ocorre no mundo.

    E se estamos prestes a presenciar o fim do capitalismo, então não adianta nada vender e colocar na renda fixa... hehehe

    KEEP TROLLING AND WORK HARD! >:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Troll,

      Obrigado! As vezes pode soar um pouco o tom de pessimismo quando o assunto é macroeconomia e os mercados ignoram alguns dados (e sobem). Isso acontece e mídia acaba deixando de noticiar algo importante que deve ser de conhecimento do investidor. Estar preparado é bem melhor do que ser pego de surpresa =)

      Com certeza. A mídia dá o tom da notícia conforme o humor do mercado, o que não faz sentido. Notícia boa, pode ser uma notícia ruim se os mercados estiverem caindo e vice-versa. Nós precisamos analisar os dados da forma mais neutra possível para tentar enxergar o que está realmente acontecendo (se é bom ou ruim) e traçar algumas estratégias.

      Hehe... se o capitalismo não acabou com a grande depressão, é porque "não acaba nunca mais".

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. Capitalismo é a própria alma do homem livre, ambicioso, empreendedor, competitivo etc, etc...
      Arnaldo

      Excluir
  5. rumo aos 53k, é nóis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs... calma

      Tem que perder 54k primeiro. Olho no lance!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  6. Esses europeus... Quanto mais mexem, mais fede...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike Rico,

      Esconderam tanta sujeira debaixo do tapete que acabou o espaço rsrs..

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  7. O irônico disso tudo é assistir à Eurocopa...

    Olho Espanha, Itália, Grécia, Irlanda, Portugal...é muito divertido.

    Se Alemanha, França ou Inglaterra ganharem é de uma sacanagem sem tamanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alemanha vai acabar ganhando kkkkkk

      Excluir
    2. José Wilson,

      Verdade rsrs... e o bicho está pegando na euro. Só tem jogo bom!

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    3. Anônimo,

      Ganhar até no futebol é sacanagem! rsrs..
      Imagine Alemanha x Grécia. Merkel assistindo jogo nas tribunas ao lado do Alexis Tsipras (líder dos radicais). Hehe, chamem os seguranças

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  8. O dia começou bem, mas parece que vai rolar o vira.

    http://www.youtube.com/watch?v=LLTRZGBb_0k

    ResponderExcluir
  9. Para rir.
    Quando tiverem tempo, olhem esse artigo do Citibank de fevereiro desse ano. Muito filtro nas leituras.
    abraços.

    ResponderExcluir
  10. sorry. segue artigo:
    http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE81800Y20120209

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs... não acertam uma. Se seguir essas recomendações você acaba comprando topo e vendendo fundo.

      Abcs,

      Excluir
  11. FI, gostaria que vc me explicasse por que o modelo de crescimento com base na demanda se esgotou. Quais os dados que vc se basei para chegar a essa conclusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandman,

      O próprio resultado trimestral do PIB mostra estes sinais de esgotamento. Os números do endividamento e inadimplência altos também confirmam um certo esgotamento na demanda. Isso não significa, necessariamente, que a demanda será arrefecida, apenas para demonstrar que o governo já explorou este potencial. Portanto será mais difícil crescer daqui pra frente baseado em um modelo focado apenas no consumo interno.

      Se os níveis de endividamento e inadimplência caírem, ou mesmo se a renda das famílias aumentarem, haverá então mais uma "brecha de crescimento" a ser explorada a partir da demanda. Mas o bom seria mesmo se o governo mudasse o foco para a indústria. Basta proporcionar um ambiente melhor de negócios que teremos um crescimento mais sustentado e com bastante potencial no longo prazo.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  12. Fala aí pessoal, tudo certo?
    Voltei de viagem, de volta ao mercado.
    Ibov bastante volátil.
    Dólar é que tá estranho, mercado segue na queda de braço com o BC. Vamos ver no que dá.
    Abç
    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Tudo bom e por aí?

      Está muito volátil, mas pelo menos agora podemos observar no intraday um topo e fundo ascendente a partir dos 52.5k. Na minha opinião ficou até um pouco melhor pra acompanhar e operar.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  13. Ibov, vale5, itub4, bvmf3 e outros fechando na máxima.
    Sugere continuação do movimento amanhã.
    Ibov fechou acima da mm21.
    Aos terroristas de plantão: "I´m sorry". Ibov vai a 59500 antes da caos final.
    Abç
    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa!... Depois que você largou essa #$&#*% de dólar, teus comentários melhoraram 100%!!!
      Arnaldo
      Ah, aproveito pra dizer "I'm sorry" para o Wall Street Journal, que afirmou, há uma semana, que o Dow despencaria por ter perdido a mm200!!
      hahaha...

      Excluir
  14. Agora entendi. Vc se basei nos numeros da inadinplência e do endividamento das familias. Agora, a redução dos juros faz com que esse endividamento seja reduzido, mas concordo com sua analise. Na realidade temos três politicas macroeconômicas, que são, além da monetária a fiscal e a cambial. Ao meu ver teriamos que promover uma reforma tributária que gerasse condições pro crescimento sustentado.
    Valeu, FI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandman,

      É isso aí. A política fiscal precisa ser revista também, o governo gasta muito mas investe pouco. Reforma tributária nem se fala, é de suma importância para o Brasil.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
    2. FI, bom dia!
      Estou do outro lado do mundo.. hehe

      Primeiramente gostaria de dar os parabens pelo seu blog. Apesar de ser leiga no assunto de investimentos, adoro ler os seus comentarios pela qualidade e seriedade dos temas. Estou fazendo um esforco tremendo para "entender" o que vc fala mas, com a persistencia eu chego la!!

      Gostaria de saber o que vc acha da alocacao de ativos! Eh que tenho um perfil conservador e estou interessada em aplicar uma parte da renda em renda fixa, Fundos imobiliarios e acoes.

      Obrigada desde ja pela sua atencao!

      Excluir