terça-feira, 12 de junho de 2012

Quem manda é o Sr. Mercado


O noticiário econômico desta terça-feira esteve repleto de pessimismo, mas mesmo assim os mercados fecharam o dia com uma boa alta. A ausência de justificativas para este movimento nas bolsas praticamente obrigou a mídia levantar novamente a hipótese, bastante remota, de que o FED (Federal Reserve) poderá agir com um novo quantitative easing na intenção de estimular a economia norte-americana. As autoridades do FED se reunirão nos dias 18 e 19 de junho e provavelmente não haverá anúncio de um novo pacote de estímulo econômico.

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating de 18 bancos espanhóis nesta terça-feira devido à possibilidade de deterioração ainda maior das carteiras de certos bancos do país. "Isso é particularmente verdade para os bancos cujas carteiras de empréstimos são pesadamente expostas aos setores de construção e bens imóveis, e para aqueles com base de capital baixas", disse a agência.

O Banco Mundial divulgou hoje que a economia global crescerá 2,5% este ano, abaixo da expansão de 2,7% registrada no ano passado. “Os mercados globais de capitais e o sentimento dos investidores provavelmente permanecerão voláteis no médio prazo, dificultando a adoção de medidas de política econômica”, disse o diretor de projeções de desenvolvimento do Banco Mundial, Hans Timmer. Ele ainda completou dizendo que “neste ambiente, os países emergentes devem concentrar-se em reformas que melhorem a produtividade e os investimentos em infraestrutura ao invés de reagirem a variações cotidianas no ambiente internacional”.

O mercado não deu a mínima pois Wall Street está em ritmo de faroeste. Pregão ao estilo bang-bang com o mercado dando tiro para os dois lados. Observem o sobe e desce dos quatro últimos candles no Dow Jones, deixando qualquer especulador, que está dormindo na posição, de cabelos em pé. Este movimento também está presente no índice S&P500. Agora temos um forte candle de alta no Dow Jones bem acima da linha central de bollinger projetando teste sobre a LTB e conseqüentemente os 12.7k em caso de rompimento da linha de tendência.

  
No Brasil o índice Bovespa fechou o pregão com uma boa alta confirmando suporte de curto prazo na região dos 54k, além de formar fundo ascendente no gráfico horário. A linha central de bollinger foi retomada e se rompermos esta região dos 55.4k (preferência levando também os 55.8k) teremos pivot de alta acionado jogando mais força no movimento de repique.


32 comentários:

  1. FI, vc já ouviu aquela história que o morimbundo dá uma melhorada e depois cai morto? Esse repique está me cheirando a isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou mais sua previsão. Aliás nem considero previsão, pois estamos assistindo a uma faxina na EUropa e o que ainda deve aparecer de lixo, é suficiente para derrubar mais um pouco o mercado. 50, 45, sei lá. Acredito que depois das eleições na Grécia, vai dar até frio na barriga. Lembra do tobogã?

      Excluir
    2. Eike Rico,

      Já ouvi sim rsrs... e hoje já tomou outra patinada na abertura

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    3. Ze Piu,

      Exatamente, a faxina mal começou na Europa. Só vamos ter uma luz quando a Alemanha resolver ceder um pouco. Por macroeconomia o mercado estaria bem mais abaixo dos níveis atuais, mas existem outras variáveis que também influenciam nos desempenhos dos índices então o jeito é utilizar todas as ferramentas para acompanhar, operar e quem sabe traçar algumas perspectivas.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  2. Boa Noite Finanças Tudo certo ?
    Finanças me faz um favor,na Verdade são dois.
    O Primeiro, estou Descontente com certas Politicas no Banif
    e Gostaria de sua Opinião,voce Conhece a Icap ou a NovaInvest.A Primeira é Palpite a Segunda é uma Amiga que faz a Intermediação e vou ter ate como Operar Vendido em Opções.Mais o que o Amigo me Recomendaria ?
    O Segundo Favor é em Relação a Tesouro Direto,tem como me dar uma Explicação Tipo :
    Tem Codigo ?
    Tem Prazo ?
    ou seja como Funciona a Operação em si.
    Desde já Agradeço a Atenção.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! tudo bom e aí?

      A NovaInvest eu não conheço, a Mycap (da Icap) sim. Se você procura custo baixo pra operar com home broker acho que a Mycap te atenderia. O sistema deles não é ruim, comparando com as concorrentes de custo baixo. Mas se você procura operar via mesa aí a escolha teria que partir mais pela credibilidade do corretor (existem bons e ruins profissionais), bem como oferecer descontos suculentos porque a tabela Bovespa é um roubo. Se você tem um contato bom na NovaInvest pode ser melhor, inclusive na questão do atendimento.

      Sobre o tesouro direto, a corretora tem de oferecer a plataforma pra você comprar/vender. Você vai ter uma lista de títulos oferecidos pelo governo e o respectivo vencimento. Basicamente você compra dívida para o governo te pagar na data de vencimento do papel. Os papéis disponíveis são:

      NTNB (paga juros semestralmente)
      NTNB-P (só paga os juros na data do vencimento do título)
      As NTNBs são títulos pré-fixados + IPCA. Por exemplo, hoje o governo está vendendo NTNB-P 150515 aos 3,91% + IPCA. Isto significa que no dia 15/05/2015 o governo irá te pagar o valor deste título + variação do IPCA durante todo esse período + 3,91%.

      LTN
      NTNF
      Estes títulos são totalmente pré-fixados. Por exemplo, hoje o governo está vendendo LTN 010115 aos 8,85%. Isto significa que no dia 01/01/2015 o governo irá te pagar o valor deste título + juros de 8,85% ao ano independente do que acontecer com a taxa de juros.

      LFT
      Estes títulos são indexados pela taxa selic. Isto significa que no dia do vencimento o governo irá te pagar o valor deste título + o rendimento da taxa selic no período.

      Espero que tenha ajudado. Qualquer coisa volte a perguntar.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. Quer saber sobre o Tesouro Direto, clique aqui e vá direto à fonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dinheiroqrende,

      Interessante esse link, parece ser bem explicativo!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. Para fomentar o debate... rs

    Prefira investimentos que gerem renda, diz Rio Bravo
    Coordenador das estratégias de investimentos da gestora onde é sócio de Gustavo Franco, Paulo Bilyk diz que momento agora é de buscar renda com dividendos e aluguéis

    “Alto giro de carteira não é coisa para investidor pessoa física”, dispara o sócio da Rio Bravo. De acordo com ele, o caminho para o investidor individual fazer seu patrimônio efetivamente crescer, não importando o volume de seus investimentos, é realmente a visão de longo prazo. “O investidor fica tentado a gerar ganhos rápidos, mas tem pouca capacidade financeira para as perdas que vão ocorrer no curto prazo. Os custos de girar muito a carteira são altos, e seria preciso gerar um excesso de ganhos para haver compensação. Todas as séries históricas mostram que isso a pessoa física não consegue fazer”, diz.

    http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/prefira-investimentos-que-gerem-renda-diz-rio-bravo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Hehe, o cara puxou a sardinha, descaradamente, pro lado dele. Totalmente imparcial no texto, porque esse é o negócio da Rio Bravo.

      Outra coisa que não faz sentido é dizer que "a minha estratégia está certa, a sua está errada". O investidor pessoa física pode girar carteira e fazer a operação ser lucrativa, a diferença é que alguns conseguem outros não. Tudo vai depender da estratégia estar bem encaixada de acordo com o perfil/sistema do investidor, isso que é importante.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  5. Há tempos não lia algo interessante no Onfomoney: http://www.infomoney.com.br/europa/noticia/2464039-resgate+bancos+espanhois+pode+ate+piorar+situacao+zona+euro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Wilson,

      Interessante mesmo. Mas cuidado com algumas partes do texto, o autor pega dados do presente e condiciona a situações do passado para projetar um cenário futuro em que nada mudaria na Europa. Evidentemente que a situação é muito complicada mas isso obriga as autoridades se mexerem para evitar, pelo menos, o pior.

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  6. “Traders do JP Morgan não entendiam o risco das operações…” Jamie Dimon, Ceo…
    Posted on June 13, 2012
    O CEO do JP Morgan disse isso à bancada do Congresso americano, em referência à perda de mais de USD 2 bilhões proveniente de operações de mercado com derivativos. Precisa dizer mais alguma coisa?

    http://tradingcafe.wordpress.com/2012/06/13/traders-do-jp-morgan-nao-entendiam-o-risco-das-operacoes-jamie-dimon-ceo/

    É brincadeira isso???? Lamentável!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior não é isso, o pior é acreditar no blá blá blá desses caras e sair espalhando as notícias deles por aí, como se fossem os Gurus.

      Enquanto Warren Buffett, que utiliza a mesmíssima estratégia há mais de 40 anos, costuma ser ridicularizado.

      Impressionante!

      Excluir
    2. Hehe, pra mim é conversa pra boi dormir do JP Morgan. A corda sempre arrebenta pro lado mais fraco.

      JP Morgan tem uma parte do mundo na mão e por isso faz o que quer no mercado. Como há pouca regulação no mercado de derivativos, podem ter se aventurado demais.

      Abcs,

      Excluir
    3. dimarcinho,

      JP Morgan tem "carta branca" do FED. Uma potência financeira, solta em um "playground sem regras", que não pode quebrar e ainda conta com o aval do governo para socializar os prejuízos no pior dos casos. Pra um banqueiro é como deixar o doce na mão de uma criança.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. É isso aí FI, quem manda é o Sr. Mercado, a regra é clara.
    Se petro e vale seguirem bvmf e ogx.... huumm.... 56k é logo ali.
    Só falta o patrão tirar o IOF pro dólar despencar e ibov pegar carona na cauda do cometa pela via láctea.
    Abç
    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo do BC,

      Olha o pivot de alta aí no intraday. Próxima resistência agora é nos 56.7k. Será que o seu patrão vai anunciar alguma coisa hoje? De política hoje já basta o show de absurdos ao vivo na Globonews sobre a CPI do cachoeira.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Mete um fibo no fundo (52500) e põe a retração de 61,8% nos 56700.
      Bingo!
      Objetivo 59200 onde passa a mm200 no diário.
      Ali eu pulo fora.
      Abç
      Anônimo do BC

      Excluir
    3. Essa CPI do Cachoeira está mostrando como o estado é grande e corrupto. Com tanta abundância de dinheiro, poder e facilidades, é "óbvio" que quem pode vai tirar proveito, via intermediários como esse Cachoeira aí. Vamos admitir que isso é um problema cultural bem brasileiro, e amplo, não só de alguns contraventores.
      Arnaldo

      Excluir
    4. É disso que eu to falando Anônimo do BC!

      Aos 60k vou vender tudo ficar vendido em vale, se ela ficar abaixo dos 33 anota aí que teremos novo fundo abaixo dos 48k e quem sabe testamos o fundo de 2008 ainda este ano!

      Anônimo dos 60k

      Excluir
    5. Anônimo dos 60k,

      Parece boa sua estratégia. Vamo que vamo!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  8. Que volatilidade é essa!
    Tenso!
    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DJI em cima da mm200 = volatilidade. Avisei...
      Carla

      Excluir
    2. Volatilidade pegando fogo.

      Limparam alguns stops do pessoal que comprou no pivot de alta.

      Abcs,

      Excluir
  9. "CEO do JPMorgan diz que traders que perderam US$ 2 bilhões não sabiam dos riscos"
    Ah, essa foi demais!! Estrapolou na cara-de-pau! Aprenderam com políticos brasileiros.
    Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele andou assistindo as CPIs e aprendeu direitinho kkkkkkk

      Excluir
  10. IBOV = alta
    Dólar = alta
    Petróleo = baixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Essa conta aí não está fechando heim. Commodities no geral também caíram.

      Abcs,

      Excluir