sexta-feira, 8 de junho de 2012

Selic caminha para ficar abaixo dos 8% ao ano


A ata do Copom (Comitê de Política Monetária) divulgada hoje revela que a lenta recuperação da economia brasileira, bem como o agravamento da crise internacional, estão entre as principais preocupações do Banco Central, fato que permitirá a autoridade monetária prolongar um pouco mais a política de afrouxamento monetário. A redução das projeções para a inflação, após o último resultado positivo do IPCA em maio (registrando inflação de 0,36%, abaixo das estimativas), também corroboram para a manutenção de cortes na taxa básica de juros.

“O Copom entende que, dados os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento, qualquer movimento de flexibilização monetária adicional deve ser conduzido com parcimônia”. Esta é basicamente a mesma linguagem utilizada na penúltima ata da reunião do Copom, realizada no mês de abril, que antecedeu este último corte de 0,50 p.p. na taxa selic.

O Copom fez questão de reforçar preocupações com o crescimento do PIB ao utilizar o termo “bastante gradual” para se expressar sobre a lenta recuperação da economia brasileira (crescimento minguado de 0,2% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o último trimestre do ano passado).

Outro fato interessante é que o Banco Central continua "insistindo em trabalhar" com a inflação no centro da meta em 2012 (atualmente em 4,5%, patamar que dificilmente será alcançado), mas mantêm as projeções de inflação para 2013 fora da meta. Se observamos que são necessários pelo menos 6 meses para economia sentir os efeitos da redução/aumento da taxa básica de juros, podemos concluir que os trabalhos para 2012 estão encerrados e para 2013 o Banco Central trabalha com projeção de IPCA fora do centro da meta.

Isso significa que a autoridade monetária almeja prolongar o afrouxamento monetário dando prioridade para o crescimento à base do consumo interno, mesmo que este modelo evidencia sinais de esgotamento. Em um primeiro momento podemos estimar um novo corte de 0,50 p.p. na próxima reunião do Copom a ser realizada nos dias 10 e 11 de julho (reduzindo a taxa selic para 8% a.a.) e pelo menos mais um corte subseqüente de 0,25 p.p. ou 0,50 p.p. na reunião do dia 28 e 29 de agosto, proporcionando assim uma taxa básica de juros abaixo dos 8% a.a.

É extremamente importante que o investidor continue evitando aplicações em renda fixa, mantendo o que havíamos destacado no post do dia 08/03/2012 quando a taxa de juros caiu para 9,75% ao ano. Não há como manter o conservadorismo das carteiras de investimento ao mesmo tempo em que se almeja um retorno real (descontando inflação + I.R. + taxas de administração, performance, carregamento, entrada, saída, etc) sobre o investimento minimamente aceitável.

As possibilidades para se obter uma boa rentabilidade sobre o capital dentro do mercado financeiro estão restritas (pois envolvem um risco maior) e inviáveis para o investidor de pouco conhecimento ou para o operador que não aprendeu a especular. A única opção acabou sendo a renda variável, porém a pontuação atual do índice Bovespa refere-se ao mesmo patamar atingido em 2007 com a utilização do método de reinvestimento dos dividendos (lembrando que o Ibovespa é uma carteira teórica que faz esta reaplicação automática dos dividendos refletindo, portanto, no desempenho do índice).

Perceberam como as condições dentro do mercado financeiro não estão boas para aquele investidor padrão de longo prazo? A válvula de escape seria a renda variável, mas conforme demonstrado no parágrafo anterior, são 5 anos de congestão/estagnação o índice Bovespa. É por isso que insisto nessa questão da especulação e/ou timming. Se o investidor aprender a especular ou pelo menos saber o momento, mesmo que seja aproximado, de comprar e vender (comprar na baixa e vender na alta, o segredo mais conhecido do mundo e por incrível que pareça o mais ignorado também) não terá dificuldades para remunerar o seu capital no mercado financeiro independente das condições do momento.

Existem outras opções de investimento dentro do mercado imobiliário, bem como na economia real (perceberam que este é o objetivo do governo? fazer parte deste capital empossado no mercado financeiro procurar a economia real aumentando o investimento privado, gerando mais emprego, renda e fomentando o crescimento), mas que também envolvem um nível maior de conhecimento, dedicação e risco.

Sabemos como é difícil para o ser humano aceitar mudanças, ainda mais quando o assunto envolve o seu patrimônio financeiro. Uma simples solução para aquele investidor padrão de longo prazo é realocar recursos para um ETF que faz a réplica do IDIV (Índice de Dividendos) da BM&FBovespa.

“O IDIV é composto pelas empresas listadas na BM&FBOVESPA que apresentaram os maiores “dividend yields” nos últimos 24 meses anteriores a seleção da carteira. Não estão incluídas nesse universo empresas emissoras de BDRs e empresas em recuperação judicial ou falência

Resumindo, a metodologia é bem simples não? Quem mais remunerou o acionista nos últimos 24 meses entra para o índice e quem não remunera bem ou deixou de apresentar um bom yield está fora. Isso por si só garante a formação de uma carteira conservadora, relativamente segura, composta em sua grande maioria por empresas bem fundamentadas, ao mesmo tempo em prioriza “fluxo de caixa” ao investidor (fundo) para que estes dividendos possam ser reinvestidos.

Mas será que esse índice de dividendos funciona mesmo? Vamos tirar a prova e observar o seu desempenho desde a sua data de criação, em 2005.


Satisfeito? Metodologia simples & retornos consideráveis. Se compararmos com o benchmark do mercado de renda variável, o Ibovespa, a rentabilidade do índice de dividendos é nitidamente superior. Mesmo sendo um índice conservador, o IDIV conseguiu ultrapassar o seu topo histórico de 2008 (momento pré-crise) há muito tempo.

Atualmente o único ETF disponível no mercado que faz a réplica do IDIV é o fundo DIVO11 do Itaú que cobra uma taxa de administração de 0,50% ao ano. Não estou fazendo propaganda do fundo, muito menos recomendando compra. Esta é apenas uma solução viável ao investidor que merece ser estudada. Maiores informações estão disponíveis neste link. Leia o regulamento do fundo antes de tomar qualquer decisão.

Passando por um giro rápido nos gráficos semanais dos principais índices mundiais podemos observar que esta foi a semana do repique. Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou o semanal com um marubozu de alta confirmando linha de suporte e fundo nos 12k. A LTB foi rompida e abriu espaço para retestar os 12.7k em algumas semanas.

   
Na Europa o índice DAX (Alemanha) também fechou a semana em alta mostrando um alívio no gráfico após a forte queda da semana anterior. O índice formou um fundo, ao primeiro momento temporário, sobre a média móvel simples de 200 períodos semanal e pode manter este movimento de repique por mais algum tempo.


Na China a bolsa de Xangai se destoou do mercado e fechou a semana em baixa perdendo a LTA de curto prazo se afastando ainda mais da linha central de bollinger. Poderá buscar a região de suporte em 2.2k na próxima semana.


Para efeito comparativo vamos observar o desempenho do índice Bombay na Índia. Candle de forte alta confirmando fundo, que estava sendo trabalhando há três sememas, sobre a média móvel simples de 200 períodos. Este engolfo em forma de marubozu na Índia cria expectativas positivas para o rompimento da LTB intermediária.


Finalizando no Brasil, o índice Bovespa enfim conseguiu fechar a semana em alta após uma seqüência de seis quedas consecutivas. O candle confirma fundo sobre os 53k (mais precisamente em 52.5k com direito a bear trap) onde trabalha uma nova zona de congestão de curto prazo devolvendo os candles para dentro das bandas de bollinger. Para o movimento de repique pegar força faz-se necessário romper a máxima desta semana para ganhar impulso rumo ao teste da LTB que vem do topo em 69k.


Bom pessoal, vamos encerrando então nossas atividades nesta semana. Um ótimo final de semana a todos vocês! Até segunda-feira!


Posts da semana:

40 comentários:

  1. Primeira parte do texto esta perfeita, esta realmente dificil conseguir boa remuneraçao p carteira, eu queria ficar longe de trades/especulaçao mas esta dificil fazer isso.
    Bom final de semana por ai
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ostra,

      Não tem mais aquele almoço grátis no mercado financeiro rsrs.. Mesmo com essas opções fora da renda fixa, a tendência é que a rentabilidade das carteiras de longo prazo continuem caindo. Realmente não dá pra ficar longe dos trades, para quem tem o método, é questão de sobrevivência.

      Abcs, bom final de semana!

      Excluir
    2. Ostra, e a segunda e terceira partes?

      Excluir
    3. Max, a ultima parte esta como sempre: excelente :) vai de encontro com o q citei no blog hj, ta tudo com cara de repique de curto prazo

      Qto aos ETFs nao tenho muito o q comentar, pois desconheço
      Bjs

      Excluir
    4. Ainda bem que faço parte da turma dos trades agora... kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Hehe, seja bem vindo Eike!


      Abcs pessoal, bom sábado!

      Excluir
  2. que congestao chata é essa ou cai de uma vez ou sobe,nao da nem pra fazer trade.

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Não tem jeito, a maior parte do tempo o mercado passa em congestão. As pernadas são boas pra operar, mas são rápidas. Pra operar congestão tem que ter muita paciência, esperar cair no ponto de entrada (suporte ou resistência), não alongar muito o trade, reduzir o spread e mandar logo pro bolso se não o mercado toma de volta.

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
  3. "porém a pontuação atual do índice Bovespa refere-se ao mesmo patamar atingido em 2007 com a utilização do método de reinvestimento dos dividendos (lembrando que o Ibovespa é uma carteira teórica que faz esta reaplicação automática dos dividendos refletindo, portanto, no desempenho do índice)."

    Poderia explicar melhor essa parte? Começando com "porém" dá a entender que o nivel da bovespa hoje igual a 2007 seria ruim, mas vc cita a RV como a única alternativa que sobrou para quem está na RF e quer mais rendimento, então o fato de estarmos com a bovespa baixa não seria uma vantagem para quem vem da RF?

    Boa a dica do IDIV, seria o único etf que investiria pelo meu perfil, mas eles tem que melhorar a liquidez senão fica difícil. Em vez disso ficam lançando mais esse ecoo11 para diluir mais ainda a liquidez do segmento etf. Até adiaram o ipo dela, a coisa tá feia mesma, nem com garantia de recompra o povo quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu entendi certo PB, ter que ir para RV fazer trades para ganhar dinheiro nesse momento.

      Excluir
    2. Primeiro Bilhão,

      Sim claro. Esta passagem foi para demonstrar como está sendo ruim segurar posição em renda variável por muito tempo. Uma das justificativas para um hold segurar sua posição está no método de reinvestimento dos dividendos, mas poucos sabem que o próprio Ibovespa já faz isso, o que reflete no desempenho do índice. Falando de uma forma bem grosseira, se o Ibovespa fechar o ano no 0x0, com um DY médio de 5% a.a., significa que na verdade o desempenho das ações em carteira foi negativo em 5% (exceto dividendos). Isso demonstra como o mercado está penalizando o investidor tradicional de buy & hold. Esse é um fenômeno global e não localizado, o S&P500 por exemplo está há 10 anos preso dentro de uma gigantesca congestão. Por isso entendo como é importante, nos dias de hoje, saber pelo menos comprar na baixa e despachar os papéis na alta.

      Por estarmos no mesmo nível de 2007 sem dúvida pode representar uma boa janela de entrada pra quem está de fora e quer entrar na renda variável, pois em tese estaria abrindo posição em mercado de baixa. Como a tendência ainda não acabou e ninguém sabe onde será o fundo, seria bom que essas compras fossem realizadas de forma escalonada conforme o índice for caindo. E o mais importante, quando o mercado voltar a subir essas compras devem ser pelo menos protegidas com stop (ou seja, o lucro que você tirou do mercado você não vai devolver caso ele inverta a mão novamente). Lembrando que deve-se preservar uma boa parte do capital para compras pesadas em momentos de crash, onde as verdadeiras promoções aparecem.

      Este IDIV é um índice que poderá ser uma alternativa à renda fixa (ETF: DIVO11), pois é uma carteira relativamente conservadora visando unicamente ações boas pagadoras de dividendos. Definitivamente a liquidez não é um problema, justamente porque o ETF é uma réplica do Índice de Dividendos. É simples, se a carteira teórica do Índice de Dividendos subir, o ETF vai ter que subir também independente se não tiver nenhum comprador no book. Mas como isso é possível? Através do formador de mercado, que no caso é o próprio Itaú. O Itaú sempre vai fornecer liquidez ao ETF para que o mesmo tenha variações idênticas ao Índice de Dividendos da BM&FBovespa. Por isso muitas vezes você acaba comprando/vendendo o ETF com próprio Itaú, ele forma o book tanto para venda, quanto para compra.

      Esse ECOO11 é uma réplica do Índice de Carbono Eficiente da BM&FBOvespa e a carteira deste índice não tem nada a ver com o meio ambiente rsrs... Fico impressionando como o pessoal explora bem o marketing. O desempenho desta carteira também não é bom. Está praticamente no mesmo nível da data de criação da carteira teórica, em 31/08/2010.

      Abcs, bons investimentos!

      Excluir
    3. Eike Rico,

      Certo. Mas ainda assim, para quem não tem interesse em trades, não gosta ou não sabe, a alternativa 2 seria essa opção de investimento no índice de dividendos.

      Abcs,

      Excluir
    4. Ok FI entendi agora. Eu sabia desse lance do reinvestimentos dos proventos no ibovespa e de fato quem comprou o indice a 54000 em 2007 está na mesma nominalmente até hoje, mesmo reinvestindo os proventos. Na mesma não, porque a inflação fez o ganho real ficar negativo. Desanimador. De fato o B&H tradicional deixar a desejar. Prefiro ir vendendo na medida da valorização de uma ação para comprar outra que esteja mais barata e assim ir girando a carteira.

      Sobre a liquidez do divo11, eu falei que era pouca, porque eu fui ver no site do itau e na media varia de 10k a 50k de reais, tendo alguns picos de mais de 1kk. Mas se o itau comparece na outra ponta para fechar a transação, então não tem o problema de ficar dependendo de outro investidor na ponta contrária e assim a liquidez se ajusta a necessidade.

      Excluir
    5. Primeiro Bilhão,

      Exatamente, se indexarmos o Ibovespa pelo IPCA acho que o topo histórico estaria lá perto dos 90k atualmente.

      Ah sim, a liquidez dos negócios é realmente baixa porque este ETF não é divulgado pela mídia. Observe o papel do formador de mercado nesta próxima segunda-feira. Após a abertura dos negócios o Itaú entra lá pelas 10h30 e define o book. Ele entra com ordens gigantescas nas duas pontas e vai alterando os valores de compra/venda conforme o índice de dividendos vai oscilando.

      Abcs,

      Excluir
  4. É realmente preocupante esse negócio da bovespa andar de lado. Sem DY perde até pra inflação. A questão é que trata-se de uma grande aposta ao investidor de longo prazo não desfazer de papéis nunca (como pregam alguns 'gurus', o que me dá medo). O fato da DJIA ter subido 30% desde 2012 mostra que o Brasil está MUITO longe dos EUA em termos de robustez economica e vai demorar um século pra isso mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L.,

      Sim é bem preocupante. Analisar o histórico de desempenho das bolsas para traçar uma estratégia de investimentos para o presente/futuro, baseado nos gurus que ganharam dinheiro no século passado é muito perigoso. A bolsa de hoje não tem nada parecido com aquela de antigamente, só o endereço continua o mesmo. Apenas uma curiosidade: hoje 70% do volume no Dow Jones é resultante de operações de alta frequência. No Brasil este número deve chegar a 20% este ano na Bovespa e tende a aumentar cada vez mais nos próximos anos. O mercado evoluiu muito e o investidor tem se adaptar ao meio.

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
    2. FI,

      Acredito que as operações de alta frequência prejudicarão justamente o trader. Ainda mais os de períodos curtos. Um bom trade system vai dar poucas falsas entradas. Essas operações de alta frequência acabam por aumentar a volatilidade. Essa alta volatilidade acaba por destruir alguns trade system.

      Já para o investidor de longo prazo, a volatilidade no curto prazo não representa muita coisa.

      Não concordo com a ideia de comprar todo mês independente da cotação. Esse método pode até ser uma boa poupança, mas não me parece razoável comprar a mesma ação cada vez mais cara.

      Abraços,
      Sir Income

      Excluir
    3. Sir Income,

      Certamente prejudicarão aquele "trader de cartilha". Nesses casos é melhor nem entrar. Por isso é importante aquela fase da observação na oscilação dos preços dos ativos antes de abrir as operações. O trader vai ter que identificar oportunidades de acordo com o seu sistema. E ainda em operações curtas tem que saber onde está a probabilidade maior dos robôs aparecerem. Por exemplo, em linhas de suporte/resistência os HFTs adoram limpar os stops do pessoal da AT básica, principalmente em ativos de alta liquidez.

      O que acaba prejudicando o buy & holder é esse grande número de adeptos à operações curtas. Antigamente a maioria do pessoal entrava na bolsa pra segurar (portanto a tendência é subir mesmo ao longo do tempo), mesmo porque não existiam todas essas plataformas real time para dar suporte nas operações. Hoje isso já é bem diferente.

      Também não concordo com esta estratégia de escolher papel pra comprar mês a mês durante anos ou décadas. É muito difícil acertar um papel pra manter um bom desempenho durante tanto tempo no meio de tantos ativos na Bovespa. Nesse caso acho que seria melhor escolher um ETF provisoriamente.

      Abcs, bom sábado!

      Excluir
    4. FI,

      Não consigo enxergar um fundo de pensão operando no curto prazo ou utilizando alta frequência com todo seu capital. Você acha isso viável?

      Abraços,
      Sir Income

      Excluir
    5. Sir Income,

      Acho que a maioria dos estatutos de fundos de pensão não permitem isso. Fundos de pensão devem ser mais conservadores também. Mas em compensação existem outros fundos mais ativos, como os hedge, que são especialistas nisso.

      Abcs,

      Excluir
  5. Olá, ótima abordagem, o Ibov está refletindo a fuga dos gringos, o ambiente aqui não está nada favorável para se manter capital especulativo, a Dilma foi bem clara em seus objetivos, vamos ver no que dá..
    Estatisticas mostram que 75% de quem opera na RV perde, e que 30% dos profissionais acertão os trades, então para se entrar nessa guerra tem que se estar ultra preparado.
    FI, vamos ficar atentos neste final de semana, se nada de concreto sair para se combater o crash europeu teremos fortes quedas, minha opinião é que nada será feito pois estão perdidos, é um efeito dominó e a Alemanha não vai sozinha salvar todos!!
    Más de qualquer forma o mercado aqui é vendedor, curto, médio e longo prazos em baixa.

    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Exatamente. Ganhar dinheiro em tendência de alta, como aconteceu em 2009, é extremamente fácil. Compra em qualquer ponto e fecha os olhos rsrs.. Tudo subiu, inclusive as porcarias.

      Eu acho que mesmo se sair novidades boas neste final de semana, não vai mudar muita coisa na Europa. Será um pequeno passo, no meio de uma dezena deles, para a resolução da crise. Acho que a Alemanha vai ter que acabar cedendo em alguns pontos.

      Abcs, bom final de semana!

      Excluir
  6. FI,

    Além do IDIV, o IVBX (Índice Valor BM&FBOVESPA) e o IEEX (Índice de Energia Elétrica) já ultrapassaram o topo de 2008.

    Essas três carteiras juntas tem 78 papéis diferentes (alguns papéis aparecem em várias carteiras).

    No período de 4 anos, essas 78 empresas foram um belo B&H. Mesmo quem comprou no topo, conseguiu ter lucro.

    Acredito que o problema não seja o B&H.

    Agora é preciso muito cuidado ao seguir o principal índice. Veja que esse três índices não estão na mídia. Não adianta um player bater nesses índices. O player precisa de manada.

    O que você acha? Essa assunto é delicado, mas bom de conversar.

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Muito bem observado. O IVBX e o IEE são índices que também romperam o TH de 2008. Mas estes não podemos comprar pois não existem ETFs disponíveis no mercado. Então servem apenas para consultas/estudos e não para fazer dinheiro rsrs...

      A arrancada das cias elétricas foram show de bola, mas fico com o pé atrás até terminar este processo de revisão tarifária. Passando esta fase, poderá apresentar boa oportunidade novamente.

      O Índice de Utilidade Pública, também rompeu TH de 2008, mas este já possui o ETF pra comprar (UTIP11). Não indiquei por causa do peso excessivo em cias de energia elétrica e por ter subido muito refletindo o bom desempenho dos últimos anos. A taxa de administração dele é "mais salgada" também: 0,69% ao ano. Quem sabe após a revisão tarifária não apresenta uma boa oportunidade de compra barata?

      Dentro destas 78 empresas, algumas pecam um pouco na análise fundamentalista. Mas mesmo assim, acertar uma escolha que pode dar certo por tantos anos no meio de quase 500 ações (acho que é esse o número total de ações disponíveis na Bovespa) é bem difícil. Além de tudo tem que contar com a sorte rsrs.. Mas se as compras forem realizadas durante os períodos de pânico, aí a história é outra.

      Abcs,

      Excluir
  7. Vivemos um paradoxo, pois no momento em que as aplicações em renda fixa começam a apresentar resultados irrisórios, vemos a renda variável cair.

    Concordo que uma carteira de dividendos apresentaria com folga rendimentos superiores aos projetados para os fundos de renda fixa. Resta uma dúvida se observamos a composições dos fundos de dividendos a prevalência são de empresas de energia elétrica. As quais encontram-se com as concessões com vencimento em 2.015, com algumas exceções, e também vemos o processo de redução de tarifas de energia.
    A renda fixa não estar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Sim, existe este peso em empresas de energia elétrica na carteira de dividendos. A seleção das empresas que compõe o índice é feita de "forma automatizada". Dada as devidas proporções acho até que a carteira está bem diversificada com estaque pra área financeira.

      TOP 3:
      Materiais básicos/Mineração 19,62%
      Utilidade pública/Energia elétrica 19,51%
      Financeiro/Serviços Financ Diversos 15,30%

      Os dois próximos segmentos também estão correlacionados com a área financeira com 10,11% e 7,80% de peso na composição da carteira teórica do índice.

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
  8. Olá Fi, qual sua esxpectativa para esta semana?? Bom quando a China flexibilizou sua economia imaginei que por aqui iria dar uma boa arrancada, eis que micou, então é de se esperar em breve continuação da pressão vendedora, sexta passada o mercado ficou meio travado, bears na espera e bulls com receio de entrar na compra.
    Estou na espera para acionar meu setup na ponta vendida..
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Até então o índice está mantendo o repique com fundo nos 52.5k. Acho que mantêm esse movimento, não apareceu ainda um topo ascendente nos 60 minutos. Está assim mesmo, bears levaram um trap e estão mais acuados e os bulls estão tentando pegar mais confiança pra manter a força do repique. Esta semana vai ser boa, pode dar pontos de entrada. Estamos chegando perto das eleições gregas também, mais um ingrediente pra volatilidade.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  9. Oi Ivn,
    Você menosprezou minha comprinha semana passada, mas eu a mantenho. OGXP3 com 4% de lucro. Vamos ver se não vale a pena esta compra contra tendência, né?... Óbvio que sei que estamos em tendência de baixa, mas eu também opero repiques. Abração aê!
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa Carla, vi sim vç entrou exatamente no suporte mensal na Ogxp3, é que desde que nosso mercado entrou em baixa que tenho deixado mais de lado. Vç diz 4% de lucro então suponho que já encerrou o trade?? Bom, eu só contabilizo algo quando liquido a posição, sexta foi interesssante, entraram na venda na abertura e a maioria teve de recomprar com pequeno lucro ou preju, é sinal que os papéis vão andar mais um pouco, como o triangulo foi deconfigurado pode agora lateralizar más creio que a figura de continuação continua firme, estamos em baixa por motivos internos..
      Meu email é ivngomes@gmail.com, poderemos trocar informações de trades, e parabéns pelo trade!!!
      Ivngomes

      Excluir
    2. OGXP3, compra encerrada na abertura. 9% de lucro.
      Carla

      Excluir
    3. Carla,

      Parabéns! "Lucrasso" no bolso!

      Abcs,

      Excluir
  10. Respostas
    1. A semana já começou quente, bem volátil.

      Abcs,

      Excluir
    2. Testando 54k, agora como suporte. Haja volatilidade!

      Excluir
    3. Ursada usando o jogo de derrubar no período da tarde.

      OGXP3 derretendo... A Carla vai soltar foguete rs

      Excluir
    4. Ogxp3 é papel perigoso, quanto á petromico caso o Ibov perca de vez este suporte vai ficar difícil segurar o forte suporte de 2006-08, bom tem alvo teórico em torno dos R$ 11,xx onde passa uma Lta que ficou só nos gráficos, será???
      Vale5 atençao que deverá buscar os R$ 25,xx caso perca esta grande região de congestão;
      Ivngomes

      Excluir
    5. OGXP3 é muito boa de especular. Mas não é tão fácil, pois ela costuma dar umas enganadas, movimentos falsos, trairagem... Com muuuuuito cuidado e paciência, é boa sim.
      Se ela perder o 9,00, vai dar uma venda linda. Mas... cuidado que ela é traiçoeira! haha...
      Como o Dow está em cima da mm200, podemos ter alguns "falsos" movimentos.
      Carla

      Excluir
    6. Eu gosto da volatilidade da OGX. Ibov sobe 1% ela bomba 5%. Ibov cai 1% ela despenca 5%. rsrs...
      Isso é bom, aumenta o spread. Só tem que tomar um pouco de cuidado porque ela adora lamber uns stops perto das linhas de suporte/resistência, então tem que deixar uma folga.

      Abcs a todos! Que dia heim? Segunda-feira já começou nervosa rsrs...

      Excluir