sexta-feira, 29 de junho de 2012

Um pequeno grande passo


A desacreditada reunião dos líderes europeus encerrada nesta sexta-feira conseguiu enfim encontrar o caminho para reestruturação do euro lançando um programa extenso, complexo e de longo prazo rumo à união fiscal, bancária, política-econômica e democrática.

Após 14 horas de intensas discussões, os líderes da zona do euro concordaram com uma série de medidas para sustentar a união monetária e reduzir os custos de empréstimo dos países em dificuldade de captação de recursos no mercado. Uma jogada política (blefe inteligente) entre os líderes espanhóis e italianos garantiu o primeiro passo de um grande avanço dentro do euro. Os governantes destes países ameaçaram impedir a criação do pacote de medidas para promover o crescimento na zona do euro (pacote de 120 bilhões de euros levantado recentemente com aval da Angela Merkel) para pressionar a Alemanha aceitar as medidas propostas na reunião e aliviar os custos de empréstimos que Espanha e Itália estão enfrentando.

Com isso os líderes europeus concordaram em permitir que os fundos de resgate injetem recursos diretamente nos bancos problemáticos da zona do euro a partir de 2013 (sem precisar de passar pelos governos dos respectivos países), além de estarem liberados para intervenções nos mercados de títulos públicos para dar suporte aos países em dificuldades de emissão.

A primeira grande crise do euro está abrindo os caminhos para a criação de uma união bancária (com a criação de uma supervisão bancária europeia), fiscal e política. Para isso as autoridades deverão propor um calendário de longo prazo para criação de um Tesouro nacional (envolvendo toda a zona do euro), abrindo novas portas para implementação do eurobônus. A união política permitirá vetos a orçamentos nacionais e limites à emissão de dívida dos países.

Mesmo saindo derrotada da reunião, Angela Merkel disse que o Parlamento alemão manterá poder de veto sobre qualquer proposta de uso do fundo de regaste e/ou mudanças no modo de atuação. A chancelar alemã também destacou que liberar assistência financeira aos países-membros não significa abandono das medidas de austeridade fiscal, que por sua vez deverão ser cumpridas conforme as exigências da União Europeia.

Ainda restam muitas dúvidas a serem esclarecidas ao mercado (principalmente quanto as condições de ajuda), além de muito trabalho pela frente. A crise da Europa não chegou ao fim, as dívidas soberanas não podem ser deletadas do sistema e a recessão se faz presente em boa parte das economias do bloco. Porém este pode ser o primeiro passo de uma longa caminhada rumo à união entre países nunca antes vista na história do capitalismo. Se vai dar certo ou não isso é outra história, para ser contada daqui ha um bom tempo.

As bolsas de valores ao redor do planeta reagiram muito bem com esta notícia na Europa. O mercado asiático foi o primeiro a abrir após o término da reunião dos líderes europeus. A bolsa de Xangai na China recuperou nesta sexta-feira boa parte das perdas sofridas na semana, mas não foi suficiente para fechar no azul. O candle de fechamento não pode ser considerado um martelo de fundo, porém deve-se prestar relevância ao pavio longo inferior colado na banda de bollinger próximo a região de forte suporte em 2.1k.


Na Índia o principal índice da bolsa de Bombay fechou a semana em forte alta rompendo a linha central de bollinger dando seqüência à pernada de alta iniciada a partir do fundo sobre a média móvel simples de 200 períodos. Deverá testar a LTB formada a partir do topo em 21k nas próximas semanas.


Na Europa os mercados fecharam a semana em alta mostrando um movimento de forte recuperação nesta sexta-feira. O índice DAX fechou na máxima, colado na zona de resistência em 6.4k e LTB de curto prazo. Passando por esta região terá caminho livre para testar a linha central de bollinger nas próximas semanas.
  
   
Em Wall Street o índice Dow Jones também fechou a semana em alta, colado na máxima, bem próximo a zona de resistência psicológica dos 13k. Conseguiu se afastar da LTB rompida que vêm do topo histórico após um bear trap (voltando pra dentro da linha e retomando-a logo em seguida). Se o índice conseguir passar pela região dos 13k terá boas chances de testar novamente o topo deste ano na região dos 13.3k.


No Brasil o índice Bovespa fechou a semana em baixa, mas isso não tirou o brilho da invertida de mão no mercado. A região de suporte em 52.5k foi testada e respeitada formando um fundo duplo e mostrando aparecimento da força compradora que estava ausente desde os 57.6k.


A LTA de 2008 conseguiu segurar mais uma vez o movimento de queda no índice, mesmo após o início de rompimento que não foi confirmado justamente no último pregão da semana. O candle de fechamento é um martelo colado na banda inferior de bollinger em região de forte suporte. Esta formação vai abrir espaço para testar com mais força a LTB que vêm do topo em 69k (aumentando as probabilidades de rompimento).

Bom pessoal, vamos encerrando nossa análise por aqui. Desejo a todos vocês um excelente final de semana! Segunda-feira estaremos de volta.

Posts da semana:

22 comentários:

  1. Olá FI!

    Ainda não vejo motivo para euforia, mas mercado no curto prazo é assim mesmo: flutua ao sabor das notícias. O IBOV está se segurando acima dos 52K há um bom tempo. Perdendo esse suporte, acho que a coisa fica bem feia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Troll,

      Esta reunião na UE se destacou das demais. Agora temos medidas aprovadas para aliviar o mercado interbancário e o mercado da dívida soberana. Falta agora trabalhar em cima deste plano e acertar os detalhes, que com certeza não será fácil. Ainda vamos ter muita discussão na Europa e divergências de opiniões, mas pelo menos agora temos um norte definido: consolidação da união monetária, criação de uma união fiscal, bancária, política-econômica e democrática.

      O mercado reagiu bem as notícias, mas não significa que os 52.5k serão o fundo histórico e a partir de agora entraremos em um ciclo bull de alta no longo prazo. Temos sim um bom fundo duplo de curto prazo (52.5k segurou mais uma vez) bem acima de uma importante LTA (a de 2008). Se perdermos esta sustentação nos próximos meses ficará difícil até mesmo para segurar nos 48k/50k.

      Abcs, bom sábado

      Excluir
  2. Será um oba-oba até uma notícia ruim de peso surgir....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike Rico,

      Sim e não podemos esquecer que boa parte das economias na zona do euro estão em recessão ou estagnação. Estamos também em um processo de desaceleração na economia mundial, incluindo os emergentes que foram a válvula de escape em 2008/2009. Este ano ainda vamos ter eleições nos Estados Unidos e o elevado endividamento do país provavelmente será um dos temas dos debates.

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
  3. Bem isso é so o inicio, semana que vem outra noticia negativa e desaba tudo de novo kkkk.
    Mas quem se dessa vez seja diferente, vamos aguardar.
    Boa sorte por ai.
    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord Caçador,

      Vai saber né? rsrs... Angela Merkel fez questão de ressaltar o poder de veto do Parlamento alemão sobre qualquer pedido de liberação de recursos do fundo de resgate. Isso por si só gera uma incerteza no mercado. Vamos ver como será a postura da Alemanha a partir de agora.

      Pra você também boa sorte e bom final de semana

      Abcs,

      Excluir
  4. ola, com fortes gaps fica comprometida qualquer entrada no momento. Ao meu ver eh mais um voo galinacio. Mas cautela o dolar ontem furou 2 suportes direto. Tem espaco ate os 1.90. Eh o divisor daguas. Caso perca vira tendencia p baixa. Neste caso temos de montar estrategia pois os estrangeiros estaram de volta e ja viu sobe tudo. Nao poderemos perder esse trem porque outro vai demorar muito. ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivngomes,

      No curto prazo passa muito trem no mercado rsrs... Podemos perder vários desde que pegamos os poucos trens que vão para a estação certa. Já no longo prazo as melhores oportunidades aparecem após o pânico de queda nas bolsas.

      Pra fazer AT do dólar temos que infelizmente enxergar com a visão do Mantega. Acho difícil ver o dólar abaixo de 1,90. O governo vai começar a resmungar demais na mídia, voltar a falar em guerra cambial, blá blá blá, criar medidas pra lá e pra cá, intervenções do BC no câmbio, etc.

      Abcs, bom sábado!

      Excluir
  5. Tou comprado até o talo !
    Minha ggbr arrebentou a boca do balão !
    Só minha alll que poderia ter ido melhor e passado da resistencia dos 8,50.
    Mas vamos lá... tou otimista !

    Bons trades a todos !
    Anonimo da alll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo da alll,

      É isso aí meu caro. Entrou no timming certo agora é só administrar o lucro no swing-trade! As blue chips acabam reagindo com mais força porque foram as que mais sofreram nesta última pernada de baixa e os estrangeiros gostam de girar em cima delas.

      Parabéns pelo trade!

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
  6. O aluguel da OGX aumentou mais de 50% em 1 mês e continua alto. O pior é o peso dessa ação no índice.

    http://www.dadosdabolsa.com/Aluguel/OGXP3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só a Ogx, siderurgia, bancos, petrobras aumentaram ontem posições alugadas, estão esperando para dar a cacetada em breve. Incrível na Usim5, estou acompanhando bem de perto, lembro-me muito bem da Ciel3, passou um bom tempo änalistas" metendo páu e os papéis derretiam sem parar, eis que em determinado dia soltaram um relatório recomendando compra que os valuatios estavam atrativos e pronto virou mão..
      Observe que no G60 novamente foi rompida uma Ltb e já está entrando em região de sobre-compra, mais um ou dois dias de alta pra vir alguma correção e/ou reversão..
      ivngomes

      Excluir
    2. Olá pessoal,

      Realmente aluguel nas alturas, mostra como tem bastante gente vendida no papel. Mas isso é um perigo pra quem abriu venda tarde demais. Se o papel mostrar uma reversão esse pessoal todo que montou venda no fundo vai acabar saindo ou levando stop aumentando ainda mais a pressão na subida dos preços.

      Abcs,

      Excluir
    3. Olá FI, cassino mesmo, más dando uma olhada pra traz sempre que monta uma inside-bars dessa tem uns doji em seguida pra tomar rumo. Estou ativando novamente minha conta na corretora e estou pensando o que vou tomar de aluguel e esperar pra ver, tem muita gente com papel na mão só esperando uma vez que é bem barato dependendo da quantidade.
      Sexta tivemos movimento dos estrangeiros, meu palpite é ainda um ou dois dias de pequena alta, dolar bater cabeça em 1,90 e depois volta da pressão vendedora, será mais uma tentativa de romper este suporte..ou perda desdes 1,90..quem sabe!!
      Ivan

      Excluir
    4. Ivan,

      Sim, entrou "carne fresca" na bolsa mês passado (fluxo de investidores pessoa física aumentou), vamos ver o que os players irão fazer. Acho que amanhã pode pesar na venda, mas é só um chute rsrs..

      Abcs, bons trades

      Excluir
  7. boa noite FI.

    quais dos papéis entre vale,petr e ogx esta bom para c operar em opçoes no curto prazo.sei q nao é sua praia,rsrs.da uma analizada pra mim.

    obrigado.grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Anônimo,

      Vamos lá, AT de curto prazo:

      PETR4: Difícil. Não perdendo 17,30 continua respirando. Mas esse doji no diário complicou pra montar posição, deixou o jogo aberto pra segunda-feira. Papel muito vulnerável pra levar um novo tranco.

      VALE5: Outra difícil porque também deixou esse doji no diário. Essa pelo menos tem uma resistência ali nos 39,40 onde tem acontecido as últimas aberturas de posições vendidas. Se não furar aí corre o risco de fechar o GAP no intraday em 38,33

      OGXP3: Papel totalmente vendido. GAP de fuga monstro bem no rompimento do pivot mais importante de médio prazo. Mas pra brincar nela agora é como apostar no cassino. Vai ter que ser na sorte até esperar o papel acalmar um pouco e trabalhar uma tendência ou congestão. Começando a desenhar uma resistência no intraday em 5,60 e suporte em 5,13.

      Espero que tenha ajudado. Como o curtíssimo prazo está um pouco difícil acho que seria melhor esperar abrir segunda-feira pra analisar os movimentos do mercado.

      Abcs, bons trades

      Excluir
  8. Tem urso saindo chamuscado da OGXP3 rs

    Será que titio eike entrou comprando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir Income,

      Tem mesmo rsrs.. Aqueles aluguéis nas alturas estavam um perigo pra quem vendeu atrasado. Acho que foi movimento de mercado mercado mesmo.


      Abcs,

      Excluir
    2. Como diz o Arnaldo, lance normal rs

      Abcs,

      Excluir
    3. Para quem entende, essa deve ter dado um bom day trade.

      Excluir
    4. Eike derrubou o ibov e levantou de novo rsrs. Impressionante a volatilidade na OGX, pena que não encaixa AT pra operar aí pois daria um belo trade

      Abcs,

      Excluir