sexta-feira, 15 de junho de 2012

Um show à parte das bolsas


Ignorando a sequência de dados negativos da agenda econômica semanal ou mesmo o sensacionalismo da mídia com relação as eleições gregas deste domingo, as bolsas deram um show à parte nesta semana para deixar qualquer analista de queixo caído. O desempenho dos índices está sendo positivo e não é pra menos. Para evitarmos sermos repetitivos sugerimos releitura do post publicado no dia 06/06/2012: Esperança ou arrastão global?

Esta semana nada mais é do que uma continuação do movimento que se iniciou no início deste mês. O mais importante, e serve como aprendizado, é reconhecer a superioridade do mercado, bem como a indicação de seus movimentos. Macroeconomia não é uma plataforma de negociação, mas sim apenas uma das variáveis que podem influenciar, ou não, o desempenho dos mercados. Não cabe a nós, investidores/especuladores, adivinhar para onde o mercado vai (pra isso existem os gurus) e sim tentar aproveitar as oportunidades dentro das nossas limitações e estratégias.

Se o mercado passou a ser comprador, por mais que os dados negativos continuem aparecendo na agenda econômica, ele vai continuar comprador até o dia em que esta tendência seja revertida. Isso aconteceu recentemente no início deste ano, quando as bolsas subiram forte (com um certo respaldo da injeção de liquidez do BCE) e a crise na Europa continuou a mesma de sempre. Os problemas no mercado interbancário e da dívida soberana são os mesmos do ano passado.

Portanto vamos focar naquilo que está influenciando o desempenho das bolsas recentemente: o repique técnico, que por sinal é um evento global.

Começando pela matriz Dow Jones podemos observar mais um candle semanal de forte alta dando seqüência ao movimento de repique iniciado a partir do fundo na região de suporte forte dos 12k. Quase 700 pontos reconquistados pelo movimento de repique em apenas duas semanas, não é pouca coisa. Outro fator importante é a retomada da LTB que vem do topo histórico do Dow Jones (região dos 14.2k), marcando um bull trap no gráfico. Índice segue no movimento de repique, sem sinal de fundo e rumo a barreira de resistência nos 12.9k/13k (barreira psicológica)


Na Europa os principais índices acionários fecharam a segunda semana consecutiva em alta. A bolsa de Atenas na Grécia subiu mais de 10% nesta semana e até mesmo o índice DAX fechou em alta, mesmo com a situação apertando para Alemanha flexibilizar sua política dentro da zona do euro. Com o fundo confirmado na região dos 6k, colado na média móvel simples de 200 períodos, o índice DAX segue no movimento de repique rumo a próxima resistência em 6.5k.


Na Ásia a bolsa de Xangai (China) também fechou a semana em alta, mesmo após o rompimento da LTA de curto prazo na semana passada. Ficou impossível sustentar esta onda de baixa na China (curtíssimo prazo) com todo esse movimento de repique nas bolsas ao redor do planeta. No médio e longo prazo a história é outra, tendência de baixa. 

   
O principal índice do mercado indiano também fechou mais uma semana em alta após o fundo confirmado sobre a média móvel simples de 200 períodos. Houve bear trap sobre a LTA de 2009, que limpou as operações vendidas do mercado (tal como aconteceu aqui) e agora o índice caminha para testar a linha central de bollinger.


No Brasil o índice Bovespa emplacou o seu segundo candle consecutivo de alta no semanal confirmando fundo (com bear trap) sobre a LTA de 2008. Os pregões continuam bem voláteis mas a tendência de alta (curto prazo) segue prevalecendo. O movimento de repique ganhou força adicional após o rompimento do pivot de alta no gráfico intraday. Neste ritimo o índice segue para atacar a sua LTB principal que vem do topo em 69k.


Quando tudo estiver incerto e confuso, foque nos gráficos e deixe o mercado te guiar. Aconteça o que acontecer você estará preparado e saberá o que fazer, pois quem estará te guiando é um simpático senhor que comanda todo esse show. O senhor Mercado.

Com a Grécia pegando fogo ou soltando foguetes, o importante mesmo é que todos vocês tenham um ótimo final de semana!

Posts da semana:

42 comentários:

  1. FI, destaco as partes abaixo do seu texto. Por que é dão difícil os pseudos gurus entenderem isto?

    "superioridade do mercado"
    "Macroeconomia não é uma plataforma de negociação, mas sim apenas uma das variáveis que podem influenciar, ou não, o desempenho dos mercados. Não cabe a nós, investidores/especuladores, adivinhar para onde o mercado..."

    Abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jônatas,

      Pois é meu amigo, pelo que esses pseudos gurus falam por aí, era para o Brasil estar cheio de "Warrens Buffets", "Georges Soros", e por aí vai rsrs..

      Abcs, bom sábado!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Espero que essa maré azul continue na próxima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil Rodrigues,

      A maré está boa né? É isso aí, por enquanto ainda está dando pra aproveitar. Vamos ver até onde vai.

      Abcs, bom final de samana

      Excluir
  4. Mais um texto sensato e honesto. Parabéns!
    Tenho lido muita gente falar que antes de um crash (justificam isso usando o resultado da próxima eleição na Grécia) vem uma grande alta (o que temos visto nas últimas semanas). Como você interpreta essa máxima, FI? Caso o partido Syriza vença, ou caso não haja mesmo luz no fim do túnel (frase proferida pela Dilmona hoje), esses elementos não se sobrepõem à AT?

    Abrs e parabéns novamente por mais um texto rico em infomações e, ao mesmo tempo, fácil de entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Tudo bom Paulo?

      Isso acontece mas não é uma regra, nem sempre é assim. O pessoal gosta de dizer isso porque muita gente se sentiu traída e trapaceada com o Investment Grade em 2008 (Brasil se tornou grau de investimento poucas semanas antes do crash do subprime). Eu me lembro muito bem dessa época, a bolsa era de certo modo bem popular (pois só subia), muitos abriram conta em corretora e quando saiu a notícia muita gente comemorou como se fosse um título de copa do mundo. Era uma euforia danada, até eu comemorei rsrs. Então dá pra entender esse sentimento de traição/trapaça. Como se fosse uma manipulação ou pegadinha das agências de classificação de risco. Mas na verdade uma coisa não teve nada a ver com a outra. Mercado estava muito esticado em 2007, vivendo momentos de euforia plena, iria acabar despencando de uma forma ou de outra.

      Ano passado quando os mercados caíram (não foi exatamente um crash daqueles, vamos dizer assim: uma amostra grátis de um crash) não houve a famosa grande alta. O mercado estava em uma congestão e acabou estourando para baixo. Nesse ponto a AT mandou sair ou operar vendido. Pra mim nenhum tipo de análise vai conseguir prever o que poderá acontecer no mercado. Mas existem alguns pontos ou sinalizações para o investidor ficar mais atento, como por exemplo a situação do mercado em 2007/2008.

      Obrigado e bom final de semana!

      Excluir
    2. Você tem razão. 2008 foi o ano que fiz meu primeiro aporte na bolsa rs. Coincidentemente, eu estava na semana do Expomoney, em SP. Era engraçado e ao mesmo tempo trágico ver aquele monte de estandes de corretoras vendendo maravilhas e, nos monitores do evento, o circuit break rolando solto. Você sabe que ainda tenho muito que aprender, já cometi grandes erros em bolsa, mas penso que a crise de 2008, de alguma forma, sirva para nos deixar mais atentos, como você pontuou.

      Obrigado pela resposta.

      Excluir
    3. Nossa, imagino como deve ter sido essa Expomoney! rsrs...

      Ah mas no mercado é assim mesmo, vivendo e aprendendo sempre! Quem nunca cometeu erros na bolsa que atire a primeira pedra. Eu já cometi vários, principalmente em 2008 que foi uma pancada dura de aceitar. Mas sinceramente sou muito agradecido por ter cometido esses erros pois foi o melhor aprendizado que poderia ter. 2008 foi uma "aula de pós-doutorado" do Sr. Mercado e se estamos aqui hoje é porque sobrevivemos. E olha que nesse teste poucos conseguiram passar.

      Abcs,

      Excluir
  5. Carrefour de saída da Grécia em véspera de eleições decisivas

    http://www.youtube.com/watch?v=h9pwF73dMlg&feature=g-u-u

    A situação já tá mais do que feia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual a novidade disso? há anos está essa mesma conversa!!

      Excluir
    2. Mercado consumidor muito fraco na Grécia. Carrefour fez bem em vender sua participação lá. Mercado varejista está fervendo é nos países emergentes.

      Abcs, bom final de semana!

      Excluir
  6. Olá, observem que estamos tendo arrancadas especulativas tipo inside-bars, muito cuidado que tem tuba na área, o mercado está vendo ouro em bijuteria...
    FI tenho alguns terrenos afastados da cidade, em 2009 não valiam nada e hoje sim, vou aproveitar a onda imobiliária e vender todos e em um momento propício comprar papéis de boas empresas nas áreas de petroleo, mineração e financeiro, quais suas preferidas???
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Quem tem terreno hoje tem ouro na mão! Dependendo da área que estão localizados os seus terrenos eu continuaria neste mercado, não iria pra bolsa de jeito nenhum. Se a área está crescendo talvez seria uma boa vender alguns terrenos para aproveitar o boom e parte dos recursos levantados com a venda de alguns terrenos iria investir na construção de outros. Se a área tiver projetos de urbanização ou mesmo para instalação de empresas, supermercados, ou quem sabe algum parque fabril aí você está feito meu amigo!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  7. Ótimo post!
    Não adianta ficarmos presos às notícias, afinal de contas, todos os acontecimentos terão reflexo nos gráficos. A questão é justamente sabermos ler e interpretar os gráficos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wolverine,

      Obrigado! Exatamente, o gráfico é o melhor amigo do investidor desde que utilizado com a devida prudência e imparcialidade.

      Abcs, bom final de semana

      Excluir
  8. Finanças,
    obrigado pela resposta sobre o DIVO, mas ainda sigo com dúvidas.
    Quer dizer que as oscilações do preço do ETF não tem nada a ver com as negociações e sim, segue as oscilações do idiv?

    No dia que eu vi o preço estava em 32,20, a venda em 33,00 e a compra, também em 32,20. Isso é normal? Por exemplo, parece que o preço de venda (R$33,00 - corretora vendendo) seguiu o idiv, mas o de compra seguia o preço do ETF.

    Agora mudando um pouco de assunto, o atual preço da BBAS3 me parece bastante tentador. Acredito que a redução dos juros não justifica tanto pessimismo, até por que os juros não caíram tanto quanto as propagandas mostram. O perigo fica por conta da inadimplência, que vem aumentando. Não sei se vai, mas o governo deveria começar a agir por esse lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fi, amanhã pela noite teremos um panorama sobre a grécia, se vier o pior as portas vão estreitar na próxima semana!!!
      Viu o baita bear trap da petromico?? Tenho notado que quando a papel toma uma surra a empresa solta algum comunicado ou entrevista na mídia, é pra isso que os grandes telões que a presidente tanto falou na Tv servem!!! A grande amiga da Dilma vai falir a Petrobras!!!
      Ivngomes

      Excluir
    2. Hoffnung,

      Exatamente. As oscilações do ETF seguem o idiv independente do book ou independente se tiver ou não negociações.

      Se você viu uma ordem de compra a 32,20 e outra de venda somente em 33,00 então é porque estava no encerramento dos negócios ou na abertura, onde não atua o formador de mercado. Normalmente o Itaú deixa um espaçamento de 0,10 entre compra e venda pra manter a oscilação do ETF igual a do idiv. Exemplo:

      Ordem de compra: 32,20 25.000 Itaú
      Ordem de venda: 32,30 25.000 Itaú

      Nesse caso o formador de mercado está fornecendo a devida liquidez tanto para quem quer comprar, quanto para quem quer vender. Ele (o formador de mercado) só não tem a obrigação de fazer negócio. Ou seja: ele fornece a liquidez, mas os negócios quem faz somos nós. Se ninguém fizer negócio, o ETF não iria sair do lugar até o momento em que aparecer um comprador ou vendedor, porém o preço de compra ou venda deverá estar dentro deste espaçamento do formador de mercado que segue as oscilações do idiv.

      BBAS3 é uma excelente empresa pra formar carteira de longo prazo. Está barata (não chega a ser uma pechincha) e os fundamentos são ótimos. A AT dela é que está um pouco feia. Está rompendo congestão pra baixo.

      Abcs, bom sábado!

      Excluir
    3. Ivngomes,

      Acho que vai acabar não acontecendo nada. Os investidores fizerem o contrário, aumentaram o risco antes das eleições gregas comprando bolsa nas duas últimas semanas e vendendo dólar americano (ainda é um porto seguro).

      Ví sim, parece que pulou uma meia dúzia de peixe grande nela rsrs..

      Abcs,

      Excluir
    4. Finanças,
      obrigado pela resposta. Olhei as cotações no final do pregão, exatamente como você comentou.

      A única desvantagem que vejo no BB são as atendentes, rsrsrs, no Itaú e principalmente, no Bradesco são bem mais bonitas, rsrsrsrs

      Abraços, bom domingo!

      Excluir
    5. Hoffnung,

      rsrsrsss..

      Sobre o ETF experimente observar as cotações entre 10h30 até 16h30.

      Abcs, bom início de semana!

      Excluir
  9. PS:

    Grécia se mantêm viva na Eurocopa, bom sinal. Vai todo mundo votar feliz amanhã rsrss..

    E olha como são as coisas. É bem capaz de pegarem a Alemanha na próxima fase, já com o novo líder grego eleito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a Grécia que é o berço da civilização ocidental. O início das leis de democracia, justiça e liberdade. Muito da arte e ciência que hoje desfrutamos começou lá. Os filósofos, matemáticos, o teatro. Como podem perder-se os povos, hein. Triste mesmo.
      Carla

      Excluir
    2. Carla,

      Pra você ver como a política consegue destruir uma nação..

      Abcs, boa semana!

      Excluir
    3. Hahahahaha, FI o catenaccio funcionou em campo e também nas urnas...

      Mas até quando a felicidade vai durar?

      Acho que acaba nas quartas na EURO e na quarta-feira que vem na política.

      Excluir
    4. Hehe, do jeito que a Alemanha está jogando é bem capaz de atropelarem a Grécia.

      Merkel vai poder ir pro estádio e soltar tudo o que ficou entalado na garganta nesses últimos anos. kkkkkk

      Abcs,

      Excluir
  10. Eu quero é que a Grécia afunde hoje e a a bovespa entre rm coma com circuit breakers como em 2008.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camaleão Faminto,

      Hehe, mas temos que ser pacientes. Crashs são oportunidades quase que únicas e sempre irão aparecer no mercado, com a Grécia sendo protagonista ou não.

      Abcs, boa semana

      Excluir
  11. Boa noite, FI.

    Ja acompanho ha um tempo seu site e indico... é muito bom. Parabéns.
    AT ainda não é meu ponto forte... poderia me explicar oq é uma bull/bear trap?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anônimo,

      Sim claro. bull trap é armadilha/pegadinha para touros (comprados) e bear trap é armadilha/pegadinha para ursos (vendidos).

      O aparecimento dos traps está relacionado com a análise técnica. Normalmente acontece quando o mercado emite um bom sinal para comprar, os especuladores abrem posições compradas e posteriormente ocorre uma forte reversão derrubando o mercado obrigando esses especuladores que abriram posições compradas saírem com prejuízo. Portanto foram pegos em uma armadilha, chamada de bull trap. O inverso disso seria um bear trap.

      Sempre que tiver dúvidas não exite em perguntar. Estamos aqui pra isso.

      Abcs, boa semana

      Excluir
    2. Entendi... o Stormer tem um setup chamado "realização frustrada" baseado nisso... e funciona... hehehe... Boa semana. Abs

      Excluir
    3. Bruno,

      Normalmente os traps são sinais fortes de reversão. É só estar do lado certo que o mercado se encarrega do resto.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  12. Nova Democracia venceu na Grécia e vai ganhar mais 50 cadeiras no parlamento. Agora é só formar o governo de coalizão.

    Uma vitória principalmente do mercado como um todo, que subiu nessas duas últimas semanas ignorando todo o sensacionalismo da mídia. Mesmo assim o Nova Democracia já havia afirmado que deverá renegociar o rígido plano de austeridade fiscal (se prepara Merkel), portanto esse não é o capítulo final da novela.

    E vamos ter Alemanha x Grécia também na Eurocopa rsrs...

    Abcs a todos e bons negócios nesta semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobe no boate e cai no fato?

      Excluir
    2. Chegando agora, pelo visto não perdi nada rsrs...

      Pra mim não mudou nada, continua tudo na mesma, mercado ignorando as notícias e a macroeconomia.

      Vamo que vamo!

      Abcs

      Excluir
  13. vo torcer pra grecia... estive na bavaira mes passado. nao vi nada de austeridade naqueles lados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clerton,

      Bacana! Eu não conheço, mas dizem que é uma região bem próspera.

      Abcs, boa semana

      Excluir
  14. Ibov armando um pivozinho bonito no intraday.
    Creio que testaremos a resistência em 56700 ainda hoje e se fecharmos acima a coisa fica bem interessante.
    Abç
    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo do BC,

      É isso aí. Não chegou exatamente nos 56.7k mas eu considero como teste quando chega perto. Sentiu a resistência em um primeiro momento, o que é perfeitamente normal.

      Abcs, bons trades

      Excluir