terça-feira, 3 de julho de 2012

De olho na temporada de balanços


A desaceleração da economia mundial, bem como a piora recente nos indicadores de atividade industrial em diversas economias do planeta, poderá deixar o mercado ansioso para esta nova temporada de balanços trimestrais que começarão a ser divulgados durante este mês.

Os investidores deverão analisar os números com atenção redobrada para avaliar qual a gravidade do impacto nos resultados das empresas provocado pelo desaquecimento da economia mundial. Em Wall Street as previsões de lucro operacional estão em média 0,8% a menos do que as projeções feitas no trimestre anterior.

Alguns especialistas em macroeconomia e fundamentalismo estão com estimativas ainda mais pessimistas do que a média dos investidores em Wall Street. Scott Davis, da Barclays Capital, disse que os riscos estão crescendo com o aprofundamento da recessão na Europa e desaquecimento da indústria na China. As empresas ainda poderão reavaliar o cenário futuro e suas estimativas de receita (reduzir) conforme desempenho apresentado neste segundo trimestre.

O mercado também está de olho no petróleo, já que desde o último domingo a Europa está embargando a commodity iraniana. Esta medida acabou provocando uma reação do Irã, os deputados do país querem propor uma lei para fechar o Estreito de Ormuz aos petroleiros que transportem a commodity a países que aprovaram sanções contra o Irã.

O Estreito de Ormuz é o ponto estratégico mais importante no mundo para rota do petróleo. Quase 40% dos navios que transportam a commodity passam por esta região. Provavelmente o Irã está apenas blefando (mais uma vez) para tentar levantar o preço do barril de petróleo, pois não tem autoridade para bloquear o Estreito de Ormuz além de não possuir forças navais suficientes para tal ação.


Conforme podemos observar no gráfico acima, o Irã conseguiu o que queria. Em apenas 3 dias o preço do barril disparou quase 10 dólares, saindo de 78,00 dólares para 87,50 dólares. Este movimento acabou atraindo os especuladores de commoditys para comprar petróleo, devido à confirmação de fundo, ajudando ainda mais inflar o preço do barril.

Em Wall Street o dia foi de pregão reduzido devido ao feriado do Dia da Independência que ocorre amanhã. Mesmo assim o índice Dow Jones conseguiu passar pela zona de resistência em 12.9k, acionando pivot de alta. Próxima parada será a resistência psicológica em 13k.


No Brasil o índice Bovespa segue com força total em sua pernada de alta formada a partir do fundo duplo em 52.5k. Hoje o índice rompeu de uma só vez a linha central de bollinger e LTB que vem do topo em 69k. São mais de 3.000 pontos de alta em apenas 3 dias e por isso mesmo os gráficos intradays estão muito esticados. Isso pode significar que poderemos ter algum respiro/correção antes de testar a próxima resistência em 57.6k.



Observação: Pessoal o Finanças Inteligentes fará uma pausa e as análises serão retomadas no dia 01/08/2012. Vou torcer para que todos vocês façam bons negócios durante o período em que estarei ausente. Fico muito feliz ao observar a evolução de muitos participantes nos comentários do blog, vocês estão de parabéns e no caminho certo! Eventualmente poderei passar aqui uma vez ou outra para responder os comentários ou palpitar em alguma coisa.

Sucesso a todos e até mais!

39 comentários:

  1. Pô, vamos ficar um mês sem as melhores análises do mercado? rs
    Pausa merecida após tanto conteúdo diário de qualidade.

    Abrs

    ResponderExcluir
  2. Torço que vc esteja entrando de férias.

    Blog muito bom. Sentirei falta dos seus comentários nesse mês.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boas férias!

    Abraços,
    TR

    PS: por falar em uma boa análise, alguém aí sabe o que se deu com o Viver de Renda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele mudou o sistema do blog e para postar mensagem só se for convidado.

      Excluir
  4. Po isso é hora de entrar em férias???

    ResponderExcluir
  5. boa noite FI.

    só uma pergunta rapida,fi eu comprei nas opçoes valeg42.vou dormir comprado e com medo de amanha cedo abrir em baixa,tive q dar uma saida e por isso nao consegui vender,srsr .
    qual seu chute pra manha na abertura?

    obrigado e um bom descanço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resistência perigosa de curto prazo em 40,25/40,30 barrando o papel. Amanhã pode ser tranquilo, abertura bem light, porque Wall Street estará fechada.



      Valeu pessoal!!! Aquele abraço!

      Até mais!

      Excluir
  6. FI, boas férias, até logo!!!
    Ivngomes

    ResponderExcluir
  7. ESTERCO DA BOLSA4 de julho de 2012 11:42

    Quando você voltar a analisar o mercado no começo de agosto, você terá a sensação que passou um ano fora do mercado, e não um mês. Será que daqui pra lá teremos o apocalipse da bolsa abaixo dos 48k ou a bolsa irá voltar aos patamares acima dos 60k do início do ano? É difícil prever, mas acho que o mercado só vai decolar de novo quando os estrangeiros resolverem voltar. No mês de junho o saldo dos estrangeiros ficou negativo em quase 800 milhões. Eu acho que após a temporada de resultados, nossa bolsa deverá ter uma certa baixa que motivará os estrangeiros a voltarem pra bovespa, pois encontrarão muitas empresas boas com os preços lá no chão.

    Eu me identifico como ESTERCO DA BOLSA porque me sinto insignificante diante deste mercado tão gigantesco. Como gosto muito de plantas, sei que o esterco mesmo sendo insignificante, pode ter um grande valor quando se une a plantas de qualidade. Vivo procurando boas empresas para me unir a elas a fim de valorizar meu dinheiro, que é insignificante pro mercado, mas que é muito importante para mim.

    Boas férias, e volte logo, pois tenho aprendido muito com suas análises que acompanho desde outubro de 2011.

    ResponderExcluir
  8. Boas férias!
    Só vou ter que me acustumar a não abrir a página do blog, como faço religiosamente.

    Eduardo.

    ResponderExcluir
  9. poxa, quase 1 mes é muito tempo para nos abandonar :P
    boas férias!!! aproveita o descanso merecido, até a volta
    beijão

    ResponderExcluir
  10. boas ferias, e que volte com a mesma qualidade nas analises!!!

    ResponderExcluir
  11. boas férias FI, te esperamos em agosto.
    abraços
    Ivan Carlos

    ResponderExcluir
  12. Boas férias FI! Aproveite bastante e gaste uns dividendos, rsrs!

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  13. Sentirei falta das análises.A leitura desse blog já virou uma rotina para mim antes de dormir!

    abs

    ResponderExcluir
  14. De nada adianta ganhar dinheiro sem saber como aproveitá-lo !!!
    Até nessa hora tem que saber ser um bom investidor !
    Investir em bem estar !!!

    ResponderExcluir
  15. Boas férias FI !

    Abraço !
    Anônimo da alll

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho uma duvida. Foi noticiado agora que a Embratel desistiu de comprar as acoes da Net, ou seja, fechar capital. Alguem já leu sobre isso? Qual a opiniao de voces?

    ResponderExcluir
  17. Boas férias cara, sentiremos saudades das suas fantásticas análises e comentários.

    ResponderExcluir
  18. legal, deixa eu dar uma sugestão.
    Tira estas letras laranjadas do seu blog, deixa a da logo mas tira dos títulos e das propagandas.
    Pra ler o blog é uma tristeza, a cor é ruim de ler e mesmo não olhando pra ela ela fica refletindo na tela, parece uma lanterna nos olhos.
    O blog é seu e voce faz o que quiser, fica a sugestão

    ResponderExcluir
  19. Ibov voltando pra casinha

    ResponderExcluir
  20. não demora muito pro Ibov perder esse suporte de 52.xxx,
    aí "acho" que vai ser mais uma porrada pra baixo, lá nos 48k, vamos acompanhando e operando a tendência.
    bom trades a todos.
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isso mesmo, tinha plotado uma possível linha de um canal de alta de curto prazo e já foi perdida hoje, o pior é que foi perdida tbm uma Lta de longo prazo o que pode sinalizar teste no forte suporte mensal em 29~30k.
      Ao meu ver é preparar os R$ para promoções, os 48k serão defendidos, será um bom ponto de entrada nas Blue...
      Ivngomes

      Excluir
  21. Essa declaração da Dilma foi demais. Agora o PIB não importa, mas sim as crianças e adolescentes.
    Ontem foi um dia que gostaria de ler um comentário do FI.
    hahahaha
    Abç
    Anônimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala sério, a gente tem cara de trouxa né? poderia ter ficado quieta. Até parece que nossos governantes investem pesado em educação. Todo mundo quer ser professor com o salário de miséria que se ganha, sem falar nas condições das escolas públicas. Dilminha, no quesito educação esse país leva de lavada dos outros, fica quieta minha filha!!

      Excluir
    2. Tirei do site do UOL, eu vi que o Quênia está na 93 posição, puxa como estamos bem hein!!!

      O Brasil manteve a mesma posição do ano passado e ficou no 88º lugar de 127 no ranking de educação feito pela Unesco, o braço da ONU para a cultura e educação. Com isso, o país fica entre os de nível "médio" de desenvolvimento na área, atrás de Argentina, Chile e até mesmo Equador e Bolívia. Entre os objetivos a serem atingidos estão ampliar a educação infantil, universalizar o ensino primário, combater as desigualdades de gênero na área e melhorar a qualidade.
      bom fds a todos.
      Ivan

      Excluir
  22. Esse é o grande problema, o PT tem projeto de poder e não de governo, viram ai o "Brasil carinhoso", uma verdadeira democratização da compra de votos, essa distribuição de dinheiro está acabando a nação, sou totalmente à favor de programas sociais más não desta forma, deveriam tem implementado os cartões sociais para se usar em supermercados principalmente...
    Bom quanto aos mercados, até quando vão ficar na base do "faz de conta", nunca vi tanto esforço em segurar as bolsas, incrível..uma hora a casa cai!!!
    Observem como a Petrobrás via sua presidente tem feito uma verdadeira maratona de notícias sempre que o papel toma uma pancada, assisti uma entrevista dela e deu pra notar o descontentamento com as cotações, este gap de ontem foi impressionante e entalou no topo do canal baixista, imaginem os milhares de minoritários apostando numa alta segunda, e se não vier será outro gap pra baixo!!
    Ivngomes

    ResponderExcluir
  23. Tanto na fenomenal baixa da crise de 2008, quanto na grande baixa de agosto de 2011 e agora nesse mês de julho de 2012, o gráfico mensal do ibovespa respeitou fortemente a média móvel simples de 89 períodos. A última vez que esta média foi rompida no gráfico mensal aconteceu em setembro de 2002. Acho muito pouco provável que o ibovespa fique abaixo dos 48k, pois não acho que tenhamos nada de tão apocaliptico que faça nossa bolsa perder esta importante média que não é perdida há uma década. Podemos até chegar nos 50k ou mesmo nos 48k, mas abaixo disso é algo muito pouco provável, pois até na crise de 2008 a média de 89 períodos foi respeitada no gráfico mensal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, especialistas afirmam que a crise atual será mais demorada, á julgar os fundamentos estarem se deteriorando aqui no Brasil minha perdepção é que os 48K serão em principio defendidos porém não à ponto de mudar a fuga de capital estrangeiro o que resultará em algum momento futuro teste na região dos 30K com muitos papéis "baratos", observe que aos poucos Blue-chips estão perdendo os fundos de 2008, isso já sinaliza o que vem pela frente;
      Ivan

      Excluir
  24. Olá pessoal! Como estão todos vocês, tudo bom por aí?

    Pelo visto parece que não estou perdendo nada heim rsrss.. Ibovespa brincando em mais uma congestão básica entre 53k (52.5k fundo) e 57k (57.6k topo).

    Até mais e já que hoje é sexta-feira bom descanso a todos!!!

    Forte abraço!!

    ResponderExcluir
  25. Agosto ta chegando e a primeira semana eh o terror

    ResponderExcluir
  26. avisa o FI pra ele vir rápido senão vai perder a grande venda do ano kkkkk

    ResponderExcluir
  27. Olá amigo do site Finanças Inteligentes,

    Sou responsável pelo site emprestimo.org, um guia sobre a melhor forma de utilizar crédito, tornando-o um aliado e não um inimigo. Além de gerar leads para instituições financeiras parceiras é uma plataforma que possibilita ao usuário informar-se sobre educação financeira, tipos de empréstimos, dicas, investimentos, tirar dúvidas no fórum, etc. À maioria dos visitantes pertence às classes C e D e o site já recebeu mais de 180 mil visitantes únicos, movimentando um valor estimado de, aproximadamente, R$ 12 milhões em solicitações de empréstimos pessoais e consignados, valor que vêm crescendo mês a mês. O emprestimo.org está entre as primeiras posições na busca do Google quando o termo buscado é “empréstimo”.

    Se você achar interessante a nossa proposta de trabalho, gostaria muito de colaborar com o seu site através de um "guest post", algo que seja pertinente com o nosso público ou a proposta que apresentamos em nosso portal.


    Um abraço,


    Guilherme da Luz
    www.emprestimo.org

    ResponderExcluir
  28. Os touros se soltaram...queria ver a cara do Urso do Infomoney agora!

    ResponderExcluir
  29. Ibov dando o ultimo respiro antes do crash de 2012
    Timing perfeito, como sempre.
    Semana que vem comeca a desgraceira.

    Sardinhada animada, ja se fala em TH nos foruns... Hahahahahahaah
    Eu me divirto com a desgraca alheia, vao comprar topo de novo.

    Anonimo do BC

    ResponderExcluir
  30. Mercado não dá dinheiro fácil pra ninguém, até o Zé da esquina estava na venda coberta achando que ia para os 42K, teve que recomprar, agora ele acha que é TH, mataram os ursos...
    Ivan

    ResponderExcluir
  31. Pra mim eh respiro antes do mergulho, aquela aliviada nos indicadores pra engordar a venda e enganar quem eh bobo.
    Nao duvido de um teste nos 59,5 k pra arrumar uns compradores de topo.
    Ate os sardinhas estavam apostando numa perda dos 52,5k, tava na cara que vinha um repique mais forte antes do crash.
    Como disse, o timing foi perfeito, como sempre.
    Vem tsunami por ai, pode apostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, só fiquei lamentando o timing na Usim5 que perdi, um belo raly pra quem pegou.
      Hoje os players mostraram a cara, vamos ver no que dá, nunca vi tanta manipulação de informações pra segurar os mercados e ainda por cima promessas que não serão cumpridas, parece que todo mundo esquece dos trilhões já jogados no ralo!!!
      Ivngomes

      Excluir
  32. Ainda bem que está retornando, acompanho já ha muito tempo.Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir