segunda-feira, 2 de julho de 2012

Rodada de PMIs confirma receio dos bancos centrais


Segunda-feira recheada de indicadores importantes fornecidos pelo Instituto Markit, em conjunto com o banco HSBC, confirmam o receio dos bancos centrais quanto ao crescimento da economia mundial. Pode-se observar uma piora nas condições de negócios tanto nos países emergentes quanto nos países desenvolvidos.

Começando pela Ásia, o Índice Gerente de Compras (PMI na sigla em inglês) do setor manufatureiro da China caiu de 48,4 pontos em maio para 48,2 pontos no mês de junho, aumentando ainda mais o processo de contração na atividade industrial. Por outro lado a atividade industrial na Índia segue em expansão, com este mesmo indicador batendo 55 pontos este mês, contra 54,8 pontos no mês passado.

Na Europa o Índice Gerente de Compras do setor manufatureiro na zona do euro continua registrando contração na atividade industrial. No mês de junho o indicador atingiu 45,1 pontos, ante 44,8 pontos registrados no mês de maio, mostrando que o ritmo de contração diminuiu um pouco. Lembrando que uma pontuação acima de 50 demonstra expansão da atividade industrial e abaixo de 50 pontos indica contração.

A atividade industrial nos Estados Unidos segue em expansão, porém o ritmo caiu de 54 pontos em maio para 52,5 pontos no mês de junho (de acordo com os dados do Instituto Markit). A situação no Brasil é ainda pior, atividade industrial continua em contração e o ritmo está aumentando bastante conforme podemos observar no gráfico abaixo:


O indicador caiu de 49,3 pontos em maio para 48,5 pontos no mês de junho, registrando a maior queda em 8 meses. Ou seja, a deterioração da atividade industrial no Brasil está mais forte mesmo com as inúmeras “medidas de estímulo”, intervenções no câmbio e cortes na taxa básica de juros que vem acontecendo rotineiramente desde o ano passado.

Todos nós sabemos que as condições de negócio dentro do país não são boas, porém a economia brasileira tem sido afetada também pelo desaquecimento da economia mundial juntamente com a queda nos preços das commodities. O JP Morgan Global Manufacturing PMI (índice do Instituto Markit em parceria com JP Morgan para medir a atividade industrial global) caiu para o nível mais baixo em 3 anos. Em maio o índice indicava expansão aos 50,6 pontos, porém no mês de junho a pontuação despencou para 48,9 registrando forte contração.

As bolsas na Europa fecharam mais um dia em alta mantendo a seqüência do movimento iniciado na semana passada. Nem mesmo a taxa de desemprego da zona do euro divulgada hoje pela Eurostat (11,1%, recorde histórico) desanimou os operadores de mercado que se mantiveram firmes na ponta compradora. Há uma expectativa de que o BCE (Banco Central Europeu) irá cortar a taxa básica de juros em 0,25 p.p. nesta quinta-feira.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou o dia de lado, deixando um doji de indecisão bem na região de rompimento do pivot de alta. Caso não consiga acionar este pivot, poderá soltar uma configuração de topo duplo e testar novamente sua LTA de curto prazo.

  
No Brasil o índice Bovespa abriu o dia em queda, mas conseguiu se segurar na região de suporte intermediária em 54k. O teste desta linha de suporte foi bem sucedido proporcionando abertura de novas posições na ponta compradora (destaque para o volume baixo), que acabou levantando o índice na parte da tarde. O fechamento ficou exatamente abaixo da linha central de bollinger, que deverá fazer o seu papel de resistência amanhã. Esta é a última barreira antes do provável teste na LTB.


12 comentários:

  1. FI, enquanto o Buffet vai de BNSF Railway, eu vou de alll3 ! heheheheheheh
    Hoje essa safadinha me deu muita alegria !

    Bons trades
    Anonimo da alll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Tudo bom?

      Ela ficou devendo uma puxada forte na sexta-feira mas hoje "lavou a égua" rsrs.. atrasadinha mas foi. Já está com um bom lucro, agora é só administrar!

      Abcs, bons trades

      Excluir
  2. FI, Você teria como me fornecer um link para o PMI Industrial HSBC – Markit? Antecipadamente agradeço. Na oportunidade gostaria também de expressar meus cumprimentos pelas suas matérias aqui publicadas (sempre de excelente nível).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Sim claro. O link é este aqui: http://www.markiteconomics.com/Survey/Page.mvc/PressReleases

      Obrigado e até mais!

      Abcs, bons investimentos

      Excluir
  3. Dolar em região de suporte, se não se segurar por ai haverá mudança da tendência, bom a Lta curta já foi rompida.
    Mudo então minha estratégia pois certamente o ibov entrará novamente numa terciária de alta;
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Com a mão do BC pode furar fácil esse suporte no dólar. Desempenho do ibov está muito bom desde a formação de fundo duplo nos 52.5k, até mesmo para intraday está surpreendendo. Está subindo em linha reta.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
  4. Oi, estou vendo oportunidade de venda em Usim5, Csna3, Bbas3 está testando banda superior de uma deriva, meio complicado más dá uma venda com stop curto..a usim5 tá melhor..à conferir.
    Ivngomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivngomes,

      Com o rompimento da linha central de bollinger e LTB no ibov fica difícil operar na venda. A próxima resistência agora são os 57.6k, aí sim pode dar uma boa venda rápida, ainda mais se chegar lá bem rápido.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    2. As vendas que me refiro são as de resistencias que oferecem starts mais curtos, trade mais agressivo, vamos acompanhando...
      Novamante me programei para entrada na Petr4 e na Usim5 semana passada e passei batido, sempre aquele temor da violinada, é fogo!!!
      Ivngomes

      Excluir
    3. Ivngomes,

      Mas é assim mesmo. Não dá pra entrar em todas. O importante é que sua estratégia estava correta e o seu sistema está bom pra operar. Uma dica pra perder esse "temor de violino" é entrar com pouco recurso (por exemplo: entre com 1/5 do valor que você iria operar no trade), mas sempre respeitando à risca o seu sistema. É isso aí, mercado tem todo dia. Vamo que vamo!

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    4. Valeu, obrigado, mercado montando topo hj, dolar engolfando, creio que os gringos deram o empurrão de manhã pra começar o rapa dos compradores de topo.
      A figura do Ibov nestes dias está meio complexa, más no geral uma congestão após forte queda, não temos uma Lta definida e preços em geral abaixo das médias lentas..
      Amanhã é feriado na matriz, pregão esvaziado más com viéz baixista.

      Ivngomes

      Excluir
    5. No intraday aliviou um pouco, esta perna de alta (a partir dos 52.5k) foi mais forte do que a anterior (subiu mais rápido). É feriado na matriz aqui fica parado, fácil pra jogar pra qualquer lado rsrs

      Abcs,

      Excluir