terça-feira, 28 de agosto de 2012

A indireta do BoJ


O BoJ (banco central do Japão) reduziu hoje, pela primeira vez em quase um ano, sua avaliação para o crescimento econômico do país. O governo japonês disse que a desaceleração do crescimento global pesou sobre suas exportações, piorando as perspectivas de recuperação da terceira maior economia do planeta.

Esta avaliação negativa do governo, na véspera de rodadas importantes de diversos banqueiros centrais, reforça a expectativa por novas medidas de estímulo por parte do banco central do Japão, além de pressionar os demais banqueiros (principalmente o FED) a tomarem medidas semelhantes.

Apesar da avaliação negativa do Japão, os mercados oscilaram pouco nesta terça-feira mantendo praticamente o cenário traçado no dia anterior. Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em leve baixa perdendo a linha central de bollinger. As declarações de David Riley, diretor da Fitch, ameaçando cortar o rating “AAA” dos Estados Unidos após o primeiro semestre de 2013 caso as questões fiscais e orçamentárias não forem solucionadas, não tiverem impacto no mercado.


O pregão na Bovespa foi de pouca oscilação, devolvendo as perdas ocorridas na segunda-feira. O índice continua brigando com a linha central de bollinger e segue indefinido no curtíssimo prazo apesar do rompimento de uma LTB curta. O volume financeiro continua muito baixo.


Finalizando, o Financial Times soltou nesta terça-feira uma matéria importante sobre o Brasil abordando um assunto no qual estamos comentando aqui no blog há algum tempo. A tendência dos investidores em buscar oportunidades de negócio fora do ambiente do mercado financeiro. O jornal avalia que a taxa selic em um nível historicamente baixo pode levar o investidor estrangeiro a investir menos na dívida pública e mais na infraestrutura, em busca de maiores retornos.

23 comentários:

  1. China é sufocada por estoques de mercadorias
    Desaceleração da economia faz enorme quantidade de produtos não vendidos abarrotar as lojas, entupir os pátios das concessionárias de veículos e encher os armazéns das fábricas

    http://economia.ig.com.br/criseeconomica/2012-08-24/china-e-sufocada-por-estoques-de-mercadorias.html

    Acorda Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que nunca vou conseguir entender porque uma empresa mantêm estoque alto. Só na China mesmo rsrs.. Tudo bem que estão temendo a inflação dos alimentos e aumentando os estoques, além de brigarem com o preço do minério de ferro no mercado internacional.

      Deveriam ter reduzido a produção já no ano passado quando a Europa começou a mostrar sinais de recessão. Os europeus são os maiores compradores dos produtos chineses.

      Abcs, bons negócios

      Excluir
    2. Acho que eles não usam just in time porque são brigados com os japoneses rs

      Excluir
    3. rsrs...

      Também deve ser pressão o tempo todo do governo para as empresas manterem o nível de produção.

      Excluir
    4. Hahahahahaha... certeza: "Aqueles japoneses Toyotistas!" é uma espécie de lema.

      Abraços,
      TR

      Excluir
  2. http://comecarinvestir.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que a mídia brasileira não levanta esta bandeira contra este absurdo. E não é por acaso, as montadoras estão entre os seus principais clientes que compram espaço publicitário nos veículos de comunicação.

      Só mesmo uma matéria de fora para dizer isso, não precisa nem saber inglês pra entender:

      Brazil's Ridiculous $80,000 Jeep Grand Cherokee

      http://www.forbes.com/sites/kenrapoza/2012/08/11/brazils-ridiculous-80000-jeep-grand-cherokee/

      Excluir
    2. No meu condomínio tem gente com BMW zero de 130 mil. detalhe, o apartamento custou 140 mil...

      Excluir
  3. Bom dia!

    Pregão está bom hoje. OGXP3 apanhando feio de novo. VALE5 afundando bonito, mas acho que estão levando os stops da massa que entrou nos calls das corretoras nos últimos 3 dias.

    Quando fizerem a limpa pode repicar forte. Brincar no playground de player é tenso rsrs

    Abcs, bons negócios a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa queda está seguindo as quedas mundiais.

      Primeira Lei de Eike Rico: Aonde a europa vai, o ibovespa vai atrás... kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Volume está bem alto. Duas horas de pregão já girou quase a metade do volume de ontem.

      Abcs,

      Excluir
  4. A queda aqui está bem mais forte. Matriz ainda devagar, vamos monitorando! Se lá acelerar pode complicar ainda mais aqui.

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe a candle que está formando no gráfico mensal. Briga vai ser boa no final do mês.

      Excluir
    2. Candle vendido, bem feito. Pavio longo superior bem abaixo da média simples de 20 períodos.

      Abcs,

      Excluir
  5. Vale ===> quase -4%

    Arre égua! rs

    Os ursos estavam de férias?

    ResponderExcluir
  6. Garganta seca dos ursos rsrs, fizeram uma limpeza nos stops do pessoal que entrou nos calls das corretoras... Esticaram a venda até 31,95 mas aí já não é lugar pra novas operações vendidas, na minha opinião. Acabei pegando ela perto da mínima, mas só um pouquinho porque brincar no playground é perigoso hehe

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa queda toda se deve ao rompimento do suporte ou tem algum fundamento aí no meio? To monitorando para ver se entro em algum ponto de reversão

      Excluir
    2. Angelo Manosso,

      Sim tem fundamento. Maior comprador da Vale está enfrentando um processo de desaceleração no crescimento e o preço do minério de ferro está despencando no mercado. É claro que este cenário não será eterno, mas é nos momentos ruins que as oportunidades aparecem.

      Rompimento de suporte foi bem no momento do call das corretoras. Muita gente acabou entrando pra pegar este repique no suporte da Vale. Como a maioria desse tipo de operação é armada com stop (e as corretoras conseguem enxergar onde os stops estão posicionados), bastou arrebentar o suportão pra levar os stops da massa. Efeito dominó.

      Abcs, bons trades

      Excluir
    3. Entendido! No Blog do Ricardo Gallo tem algumas informações bem interessantes postadas recentemente sobre possível manipulação de dados do governo Chinês em relação à sua economia, vale a pena dar uma olhada.

      Excluir
    4. Olhei lá.

      Realmente, não são confiáveis os dados do setor industrial do governo chinês. Por isso sempre utilizo o PMI do Instituto Markit e HSBC pra fazer as análises. É bem mais confiável e imparcial.

      Abcs,

      Excluir
    5. Não resisti, tô comprado em VALE5 para LP, mas quando bateu em 32,00 reais não resisti...R$ 2.500 para uns exercícios de trader.

      Excluir
    6. Acho que eu vou virar o dia com ela, vamos ver. Boa sorte aí! Agora é só gerenciar o lucro

      Abcs, bons trades

      Excluir